Problemas Casio Privia PX3 - tecla afundada

    Autor Mensagem
    sobrevivente
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: sobrevivente


    Olá pessoal. Depois de pouco mais de um ano da compra do meu Casio Privia PX3, ocorreu um problema comigo. Uma das teclas (dó central - C4) afundou enquanto eu estava tocando. O que me causou muita surpresa, pois não utilizei muito o piano, nunca nem saiu de casa!

    Já que passou da garantia, resolvi olhar uns vídeos de desmontagem de pianos digitais, criei coragem e abri para dar uma olhada no problema. Depois de um pouco de sacrifício e trocentos parafusos depois, consegui chegar na parte da estrutura que abriga todas as teclas. Removi a que estava afundada e identifiquei um pedaço de borracha próximo a tecla C4. Em comparação às demais teclas, se nota que falta uma borracha na tecla com problema, e essa borracha é a responsável por deixar a tecla alinhada com as demais. Sem a dita cuja a tecla fica afundada, prejudicando na tocabilidade.

    Removi as teclas vizinhas, e dei uma olhada na estrutura plástica e consegui juntar todos os pedaços, e pasmem, a borracha se partiu em quatro! Não entendi até agora como isso aconteceu pois, apesar de ser uma das teclas mais tocadas, nunca exerci tanta força ao tocar na qual pudesse acontecer isso!

    Enfim, deixo umas fotos para vocês darem uma olhada, até como motivo de curiosidade para saber como é por dentro o Casio Privia PX3. Vou tentar contato essa semana com alguém da Casio em SP na assistência que aparece no site (NTA - NEW TECHNICAL ASSISTANCE).

    Será que há algum lugar que disponibilize essas borrachas para reposição?
    Alguém já passou por isso aí?

    Álbum da desmontagem

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Acho que talvez seja o caso de levar à assistência técnica autorizada mais próxima. Aqui no RS tem a Digisom, em Porto Alegre, mas aí em SC deve ter também.

    sobrevivente
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: sobrevivente
    · votar


    mano_a_mano
    Agradeço sua resposta! Bom, só precisaria de uma pequena borracha, acredito que não precise levar para uma assistência técnica pra isso. Mas é bom saber onde tem essas assistências para ver se consigo arrumar a borracha diretamente com eles. Tentei emendar os pedaços com super bonder, mas o resultado não foi tão bom (já esperava).

    Segue foto do que preciso:

    Borracha
    Borracha2

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    sobrevivente
    só precisaria de uma pequena borracha, acredito que não precise levar para uma assistência técnica pra isso.
    Uma vez já fiz coisa desse tipo num Korg iX300. Uma tecla meio que afundou e corrigi o problema não com borracha, mas com uma pequena bolinha de papel colada com fita adesiva bem na parte de baixo da tecla. Resolveu por um bom tempo.
    Mas levar à autorizada é sempre o melhor.

    sobrevivente
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    mano_a_mano
    Boa alternativa, se não conseguir um contato talvez faça algo assim, hehe. Valeu a dica!

    sobrevivente
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Depois de um tempo estou aqui para atualizar vocês do desfecho deste caso. Entrei em contato com a assistência da Casio, e eles me indicaram a empresa FPS - Fix Pro Service.

    Expliquei a situação para o Julio César do departamento de vendas e conseguimos identificar a bendita borracha. A borracha que se partiu se trata da borracha do contrapeso (Cód.10196930 - HAMMER CAP/WE PX-3S). Solicitei que me enviassem 5 unidades, para ter como reserva, e chegou hoje pra mim. Vou fazer a troca neste final de semana, bem como toda a montagem novamente.

    https://lh3.googleusercontent.com/-AIvvwM7GjFU/Vt4KkLJcvxI/AAAAAAAAAKk /wk5LIwH-5dY/s2048-Ic42/IMG_20160307_200952029.jpg

    Então tá aí, quem tiver esse problema, fica a dica.

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    sobrevivente

    Show de bola!

    Seu esforço valeu bastante!

    sobrevivente
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Synth-Men
    Isso aí! Analisei, e não achei que valeria a pena mandar um piano inteiro para outro estado, somente para consertar uma tecla. As chances de quebrar alguma coisa no meio do caminho é muito grande, por isso decidi arriscar, E de cara aprendi como que funciona um piano digital, hehe.

    Jefferson_CE
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Jefferson_CE
    · votar


    Poxa, camarada, eu estou com o mesmo problema e com o mesmo piano... Duas teclas afundadas. Você pode entrar em mais detalhe como você fez para substituir as borrachas?
    Pode me falar tbm os contatos e valores para adquiri essas borrachas?

    Muito obrigado!

    sobrevivente
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Jefferson_CE
    Eu falei com o Júlio Cesar neste email: vendas01@ntanet.com.br
    Bom, sobre a desmontagem em si, você pode dar uma olhada no meu álbum de desmontagem no primeiro post. O lance é tomar cuidado para retirar todos os parafusos (e são muitos) e ter cautela ao retirar todas as peças. Será necessário retirar o cabeamento do display também, para ficar melhor para manusear. Ali não tem erro, cada cabeamento tem um tamanho específico, não dá pra errar. Só depois de ficar com a estrutura plástica com todas as teclas (sem a carenagem externa, de plástico preto) é que será possível desencaixar as teclas afundadas.

    Quando a tecla afunda, é porque a borracha do contrapeso já era, está rachada ou partida. Retire os restos da borracha e substitua pela nova. A borracha em si há dois vãos atrás e um na frente. A parte que se encaixa é onde há os dois vãos. Se for reparar, todas as teclas e borrachas há bastante vaselina, recomendo colocar na borracha para facilitar o encaixe.

    A borracha saiu R$8,66. Peguei 5 para ter como reserva, e já terei que usar, porque me afundaram mais duas teclas. :(

    Flameschi
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Galera, estou com o mesmo problema com meu Piano Priva PX-3 é incrível que quando uma da problema parece que vem um monte !! Benditas Hammer Cap, vou tentar mandar um e-mail para esse tal de Júlio Cesar, vamos ver se me responde !!

    Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # set/18 · Editado por: Daniel_tecladista15
    · votar


    Bom dia, pessoal.

    Também surgiu um problema em algumas teclas no meu PX-3. As teclas Si3, Dó4 e Ré4 estão se comportando de forma estranha!!!

    Ao pressioná-las, sai um som mais alto, estridente e que às vezes estala. Esse problema é intermitente, mas se pressionar a tecla com força, normalmente ele aparece.

    Será que é algum problema físico tipo sujeira, mal contato, contato desgastado ou será que pode ser um problema eletrônico?

    As teclas não estão afundadas como a de vocês. Será que pode ser o mesmo problema (com as borrachas?)

    Coloquei um pequeno áudio no google drive para vocês avaliarem melhor. Agradeço qualquer ajuda!!!

    https://drive.google.com/file/d/1znEew2d-O3_6LCKhYgb8XOPRMXZ6q1uS/view ?usp=drivesdk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas Casio Privia PX3 - tecla afundada