Autor |
Mensagem |
willshouter Membro Novato |
# dez/15 · Editado por: willshouter
Pessoal, toco violão a 7 anos e teclado a 2. Busquei conhecimento sobre composição , gravação , técnica e etc. Ainda falta muito para me declarar pronto para realmente compor. Tem muito instrumento, muito recurso e um dos que eu sempre estive curioso é esses ''teclados'' ou mixers, não sei. Que criam sons e ambiências para as musicas. No meio musical que eu ouço toda banda usa isso, e eu realmente queria saber o que é, pra que realmente serve. Vou dar um exemplo , no vídeo abaixo e uma das bandas que eu gosto, os 3 usam um tipo de teclado. Queria saber pra que que serve cada um deles, e qual som é de qual ? Desculpe minha ignorância mas é muita coisa pra ser absorvida e eu sou meio afobado. Vllw pessoal.
https://www.youtube.com/watch?v=IEBjFcqmb40 O vídeo
|
PianoGlauco Veterano |
# dez/15 · Editado por: PianoGlauco
· votar
willshouter
Assunto extenso, mas vou tentar dar uma resumida...
Existem as seguintes categorias de teclados:
- arranjadores (tem uma banda completa dentro, com vários timbres e ritmos). Muito usados por tecladistas-solo.
- sintetizadores (com ênfase na PRODUÇÃO de novos timbres por parte do músico e manipulação dos mesmos via knobs - que são os botões de girar, o que confere a eles uma cara de "mixer"), muitos deles têm poucas oitavas e vêm até com microfone para usar o recurso de vocoder, pois o que interessa é a capacidade de gerar novos efeitos, manipulando o formato de onda do timbre inicial, com filtros e distorções.
- workstations - esses já têm como objetivo uma produção mais completa, podendo exercer funções de síntese, mas obrigatoriamente são samplers e apresentam muitos recursos para que possam ser utilizados em estúdios (ao vivo também, mas não é a prioridade).
- pianos digitais - o nome já diz: são focados em timbres de piano (pianos acústicos, elétricos, órgãos, cordas, cravo - eventualmente alguns apresentam coral)
E no clipe mencionado vejo que eles usam workstation (um nord?) sintetizadores e um piano (que ficou fantasma ali, mas serviu pra ostentar e dar água na boca, hahahaahahah).
Espero ter ajudado de alguma forma Abraço!
|
willshouter Membro Novato |
# dez/15
· votar
Certo, e em relação aos pedais. Observei que no vídeo há um momento em que o vocalista se abaixa e faz tipo um ''mix'' usano o knob de um pedal. Eles me parecem ser os mesmo de guitarra. São ou existem pedais próprios para esses sintetizadores ou Workstations ? Brigadão.
|
manasses.ss Veterano |
# dez/15
· votar
willshouter Duas coisas interessante que ví nesse vídeo e não sei se é seu mesmo ponto de vista. Em 1º são os efeitos de simulando meio ambiente (trovão, chuva, pássaros e etc.) que geralmente agente encontra em quase todos os sintetizadores e workstation; Em 2º e um efeito paralelo a voz do cantor que pode ser produzido no estúdio ou pelo vocoder uma função dos sintetizadores no qual você conecta um microfone no teclado e pode adicionar efeitos digitais à voz.
|
willshouter Membro Novato |
# dez/15
· votar
Sim cara, esse exemplo do tal Vocoder pode ser claramente vista em mais uma das bandas que eu gosto. Sleep Party People, onde todas as musicas tem efeito no vocal. Esses Workstation e Sintetizadores me parecem bem complexos e um pouco complicado de se manipular. Alguém sabe uma dica ou algum recurso que possa servir de preparo, pra evitar que eu saia simplesmente gastando dinheiro com qualquer coisa. Realmente estou interessado no assunto.
|
willshouter Membro Novato |
# dez/15
· votar
https://www.youtube.com/watch?v=iesQbG3luBo
Neste outro vídeo dá pra ver claramente os instrumentos. Todos são Sintetizadores ? Me parecem bem iguais, tirando o do baterista que parece ser um simples teclado. Os demais são uma ''bagunça'' de Teclas e Knobs. E eu percebo uns sons ao fundo bem agudos e chiados, como se estivessem tocando sozinho , ou simplesmente tocaram a nota e o acorde teve sustaim e ficou ecoando por mais tempo que o normal, deve ser um efeito ? Foi mal, eu to, super curioso.
|
PianoGlauco Veterano |
# dez/15 · Editado por: PianoGlauco
· votar
willshouter
São pedais de guitarra... O barato dos caras é deformar o som, rsrsrs... Existem parâmetros que podem dar o sustain ao vivo mesmo... E também podem haver pistas sequenciadas pré-gravadas...
E eles mexem com sintetizadores e workstations (que deve ter as pistas pré-gravadas).
Bom, sou pianista (já fui tbm "tecladista" por um tempo, mas não é mais a minha praia há quase 20 anos), então não tenho elementos pra me expandir nas explanações. Mas deve ter muito material bom por aí sobre síntese sonora e sintetizadores... Santa internet... Vai fuçando que dá pra aprender muito...
Fora que tem uma galerinha bem fera por aqui mesmo...
|
willshouter Membro Novato |
# dez/15 · Editado por: willshouter
· votar
PianoGlauco
Cara, pesquisando aqui descobri que um deles usa um Sintetizador Nord Stage 2. Fui ver suas funções e recursos, e realmente tem muita coisa, sem falar do preço bem em conta ( risos), cerca de 25.000 Reais. Eu queria criar sons meio ambientes como na musicas retratadas a cima, sem muita nota, mas com notas que fiquem bastante tempo, e que tenha efeitos bonitos e tragam certa harmonia e paz. Busco um estilo um pouco psicodélico talvez, mas, um pouco mais melancólico, sem nada agitado. Você acha difícil conseguir um som desses ? A julgar pela função que um instrumento desse tem, e em relação ao meu ''capital'' kkkk, daqui uns anos, 3,500 seria o suficiente pra obter um desses para afins ? Encontrei este Roland Sh01 Gaia, nessa faixa de preço. Não estou com pressa, só muitas duvidas e desculpe se estiver tomando seu tempo e dos demais e talvez falando um monte de bobagem.
E ainda sobre o estilo que gostaria de tirar, mais um exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=9qKuG1zFpic . Isso me encanta, e infelizmente não tenho ninguém próximo para me dar Informações. Obrigado.
|
silvG8 Veterano |
# dez/15
· votar
willshouter Sim, um Gaia pode produzir os sons que procura. Ainda assim, existem opções melhores. Uma delas é o Novation Ultranova ou Mininova, pois permite uma síntese mais complexa.
Esses sons são de música ambiente, muitas vezes categorizados como "pads". Tem muita coisa legal e entender todo esse universo de criação sonora não é algo simples - requer alguma dedicação durante um tempo - depois tudo fica mais simples.
Minha recomendação é procurar entender um pouco melhor como funciona um teclado básico, para depois descobrir como criar seus próprios sons.
|
PianoGlauco Veterano |
# dez/15
· votar
Obrigado pelo reforço, silvG8 - só pelo pseudônimo (alusão ao Fantom G8) já dá pra deduzir que manja desses paranauês... Concordo plenamente contigo... O Gaia é muito legal! Assisti a um vídeo demonstrativo... Tive tbm a oportunidade de brincar um pouco num XPS-10 na Expomusic deste ano (não sei se o custo-benefício vale a pena).
Outra ideia, willshouter é começar a usar emuladores virtuais de synths antes de sair gastando grana séria com isso...
Abraço!
|
willshouter Membro Novato |
# dez/15
· votar
Caras, não achei nenhum emulador de Sintetizador na net. E o Mininova que me recomendaram não encontrei a venda. Andei olhando o som do Roland JD-Xi e do Korg Triton Taktile 49. Conhecem algum desses ? obs: toquei teclado na igreja já, mas era digital, então não tinha tantas opções como esses sintetizadores. Vllw, abraço.
|
PianoGlauco Veterano |
# dez/15
· votar
Como falei antes: estou por fora sobre essa parte de sintetizadores...
Mas de qqr forma, segue um link com vários plugins...
http://www.vst4free.com/index.php?plug-ins=Synthesizers
Só não sei como instalar, que programas precisa ter, etc...
|
Ismah Veterano |
# dez/15
· votar
PianoGlauco
Nord Stage 2 (<3) será?
É muito amor por esse key, eu tinha só visto o vídeo e lido teu primeiro post rsrs
willshouter como se estivessem tocando sozinho , ou simplesmente tocaram a nota e o acorde teve sustaim e ficou ecoando por mais tempo que o normal, deve ser um efeito ?
Pode ser um efeito que foi novidade a uns 3 séculos que se chama pedal de sustain,. Originalmente ele retira os abafadores de feltro que deixavam o som mais staccato das cordas do piano, e assim as cordas podem ecoar livremente até parar. Isso é efetivo para todas as teclas pressionadas depois de apertar o pedal.
No digital (acho que alguns analógicos também) a nota soa até que se solte o pedal, ou conforme o caso, soa imitando a realidade.
Existem alguns outros pedais, o sostenuto, que sustenta apenas as pressionadas quando se aciona o pedal. E o "suave", "solo" ou "una corda", move os martelos para o lado, fazendo com que atinjam apenas uma corda, invés das três, que atingiria normalmente. É um controle de dinâmica, e volume.
Os primeiros órgãos foram os de tubos, e foram pensados para substituir uma orquestra inteira (por isso inúmeros registros). Estes, usam pedais completos para fazer os baixos, e geralmente dois teclados (um pra cada mão), mas podendo ter inúmeros.
Busco um estilo um pouco psicodélico talvez, mas, um pouco mais melancólico
Dá uma escutada no que chamam de doom, gothic metal e tal... Mandrágora Scream, Poema Arcanus e por aí vai...
3,500 seria o suficiente pra obter um desses para afins ?
É uma grana legal, mas antes de gastar com um key, aprenda sobre. Um livro de síntese analógica pode ter mil páginas, e ainda ser incompleto. Não é um assunto que vc domina de hoje pra amanhã, muitos desistem pela complexidade do tema.
toquei teclado na igreja já, mas era digital, então não tinha tantas opções como esses sintetizadores.
Muito provavelmente um synth analógico custa bem mais que 25mil. Mas... hoje o bolso é o limitador majoritário para quem toca teclado.
PianoGlauco Só não sei como instalar, que programas precisa ter, etc...
Usando versões stand alone - faz tempo que não vejo uma, acho que o Chris Hein Horns foi a última, e se baseia no Kontak Player - ou com um VST/VSTi Host
Geralmente nos baixados nesse site vem um arquivo *.dll que é o VSTi em si, aí vc precisa do VSTi host. A maioria dos programas de gravação fazem isso nativamente, mas é meio contra para uso ao vivo.
A discussão sobre quem é melhor segue aqui http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/132782/
|
PianoGlauco Veterano |
# dez/15 · Editado por: PianoGlauco
· votar
Ismah
Tbm acho que é um Nord, rsrsr... Pra quem gosta é um prato cheio... E obrigado pelo suporte sobre VST/VSTi!
Enfatizando novamente: larguei mão dessa parafernalha toda para focar exclusivamente no piano, pois é meu instrumento de formação e Alma...
Claro que o assunto é complexo, mas meter a mão é tão importante quanto ler, rsrsrs... Senão a gente desencoraja demais o moço ou convence de que tem que ser técnico em eletrônica pra tocar num sintetizador...
E quanto ao pedal, é verdade... É só inverter a chave, que ele fica de "normalmente ligado" para "normalmente desligado", então o sustain para quando vc aciona o pedal...
Quem quiser dar uma olhada nas minhas brincadeiras: www.youtube.com/glaucodevita www.soundcloud.com/glauco-de-vita
Abraço!
|
willshouter Membro Novato |
# jan/16 · Editado por: willshouter
· votar
Então caras, estou de volta. Nesse tempo andei pesquisando muito sobre esses teclados, e quanto mais eu pesquiso mais eu vejo que não sei de nada. Porém vendo os vídeos, eu percebo que estou começando a ter uma noção. Consigo visualizar quais são os tipos de teclados, o que ele está usando para fazer os ''sons'' e ''ambiências''. Porém, percebi que sozinho isso vai ser muito difícil, então queria saber se existem aulas ou professores que são especializados nisso, ou a gente simplesmente aprende na ''vivência'' ? Um estudo melhorado sobre gravação me ajudaria na manipulação deles ?( Workstation)
Outra dúvida, visando o meu interesse musical, que seria produzir esse tipo de música, seria melhor eu estudar mais sobre o Workstation ou continuar nos synths ? Ou os 2 ? Porque pelo o que pesquisei, o Workstation vem com o sintetizador podendo criar novos tímbres, e conta com o sequencer, que seria ''exatamente?'' o necessário pra criar tudo, e outros coisas.
Obs: Vendo teclados Synths, econtrei um Roland XPS-10 e o julguei perfeito para quem está começando como eu. Pois ele não tem menu, as teclas, o EQ estão tudo na cara. Seria uma boa para obter experiência ?
|
fernando tecladista Veterano |
# jan/16
· votar
conta com o sequencer, que seria ''exatamente?'' e onde você grava a musica, boa parte grava somente enventos midi, outros até trabalham com áudio, mas nos dias de hoje se você já sua alguma DAW, protools, cubase, sonar e etc.... o sequenciador no teclado acaba sendo desnecessário
|
Ismah Veterano |
# jan/16
· votar
PianoGlauco
Estou te seguindo por lá...
convence de que tem que ser técnico em eletrônica pra tocar num sintetizador...
Se for analógico, ou eletro-mecânico, e não tiver grana pra bancar o técnico recomenda-se. rsrs
willshouter existem aulas ou professores que são especializados nisso, ou a gente simplesmente aprende na ''vivência'' ? Um estudo melhorado sobre gravação me ajudaria na manipulação deles ?( Workstation)
Muita coisa dá para descobrir solito. Existem alguns cursos de síntese, mas nada que deva se preocupar por hora. Foque em aprender a tocar, depois em manipular.
fernando tecladista boa parte grava somente enventos midi, outros até trabalham com áudio
Seu herege!
|
PianoGlauco Veterano |
# jan/16 · Editado por: PianoGlauco
· votar
Ismah
Valeu, meu amigo! Forte abraço! Estou seguindo você também!
|
Blueman Membro |
# jan/16
· votar
willshouter
siga este mini curso: https://youtu.be/3F34eljpy3U O Magnus fez uma série de vídeos bem despretenciosos e é o de maior audiência em português no tema até o momento.
|
willshouter Membro Novato |
# jan/16
· votar
Era o que eu precisava. Já baixei o Sylenth 1 e vou começar a acompanhar os vídeos do Canal. Acredito que só uma introdução seja suficiente, o restante eu aprendo sozinho.
Obrigado pela atenção de todos. Um abraço.
|
Blueman Membro |
# jan/16 · Editado por: Blueman
· votar
Se quiser se despreocupar em comprar o sintetizador subtrativo, baixe este daqui: Ichiro Toda Synth1. É muito intuitivo de usar depois de pegar os conceitos básicos de síntese subtrativa.
Para síntese aditiva em FM, recomendo o emulador de Yamaha DX7: Digital Suburban Dexed. De quebra você pode brincar com os famosos sons deste sintetizador tão famoso nos anos 80, sendo seu som mais conhecido o E.PIANO.
E tudo na faixa...
|