Música derivada de algorítimos ou "algo ritmos" rsss

    Autor Mensagem
    Taura Teatino
    Membro Novato
    # jun/15


    Não entendo nada de teclados e nem de música eletrônica, porém, analisando o contexto em que vivemos, baseado na informática e na tecnologia, e vendo que, especialmente os tecladistas, parecem estar mais abertos a estas novas opções, diferentemente de outros instrumentos que seguem um padrão mais tradicional / conservador (me corrijam se estiver errado), gostaria de propor uma questão:

    Será que em breve (se já não temos) alguma opção de composição musical (melodia / harmonia ?) totalmente eletrônica, ou seja, criada totalmente artificialmente ?

    Não seria possível, por exemplo, unir estudos a respeito da fisiologia humana e sua capacidade de audição, estudos psicológicos e neurais, que consideram o tipo de som agradável, estimulante ou "viciante", e com base nestas informações, um programa de computador desenvolver uma sequência sonora ideal ou até mesmo aleatória ?

    JJJ
    Veterano
    # jun/15
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    Tem alguns programas, já há bastante tempo, que geram "músicas" completas, tudo em MIDI, a partir de pouquíssimas informações iniciais. Procure sobre "Band in a Box" e "Jammer".

    pianoid
    Veterano
    # jun/15
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    já existe claro, inclusive capazes de compor en determinados estilos, como clássico ou barroco

    sou programador de computador e realmente acho que Bach, Beethoven e cia dariam excelentes programadores. Música é um programa, escrito numa linguagem, pra ser executado por uma cpu: o intérprete :-)

    acho que o teste final para uma AI de verdade seria um Mzart virtual nos impressionar como o verdadeiro

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
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    Taura Teatino

    Escreveu:
    Não seria possível, por exemplo, unir estudos a respeito da fisiologia humana e sua capacidade de audição, estudos psicológicos e neurais, que consideram o tipo de som agradável, estimulante ou "viciante", e com base nestas informações, um programa de computador desenvolver uma sequência sonora ideal ou até mesmo aleatória ?

    Bem de tempos em tempos este tema vem a tona.
    Neste caso o importante são as frequências musicais e suas influências no cérebro humano.
    Um bom programa, que você pode baixar e testar:
    "Neuro Programmer 3"
    Um programa que cria sons isocrônicos e binaurais:

    http://www.transparentcorp.com/products/np/

    Eu tenho a versão completa muito bom.
    Mas existem muitos outros, alguns até gratuitos, mas tem vários que são apelativos ao vício, tipo I-doser, que criam drogas virtuais.
    Não recomendo e acho até que você deveria evitar o uso da palavra viciante, pois isto é uma área muito perigosa, tem que saber o que esta fazendo, e desta forma buscar produtos sérios.
    Eu mesmo estou desenvolvendo uma técnica para compor musicas assim, mas de tempos em tempos dou uma parada e depois retomo os estudos.
    Mas não sou irresponsável a ponto de fazer os outros ouvirem, vou testando em mim mesmo, e posso dizer que funciona.
    Ainda tenho que estudar muito e isto é um projeto a longo prazo.
    Divulguei já faz um bom tempo, um pequeno arquivo que este em código, mas que não prejudica em nada, um pequeno teste.
    Normalmente este tipo de música, cada faixa tem no minimo 10 minutos de duração pode chegar até uma hora.

    https://soundcloud.com/pfranzen/dm-2-minus-experimental

    Só que diferentemente dos produtos comerciais, que no geral são em mp3 com baixa qualidade de áudio eu gravo usando sintetizadores de ponta com altas resoluções de áudio os arquivos ficam imensos, mas vale a pena, depois quando dominar bem a técnica e suas implicações na saúde vou gravar um cd.
    E uso as notas musicais baseadas não nas notas tradicionais mas sim nas frequências.
    Eu faço manualmente nota por nota compasso por compasso, ajustando as frequências (isto não tem um tom ou uma afinação do modo tradicional).

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Synth-Men
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    Taura Teatino

    Boa tarde meu caro!

    '...Não seria possível, por exemplo, unir estudos a respeito da fisiologia humana e sua capacidade de audição, estudos psicológicos e neurais, que consideram o tipo de som agradável, estimulante ou "viciante"...'

    Tem softwares que ajudam muito, mas de forma particular acho muito mais interessante a técnica da física com o equalizador paramétrico e o tuner(afinador microtonal).


    Hoje no mundo fonográfico, na hora de fechar a gravação de um álbum, isto é levado a sério, tanto como uma cirurgia no coração ou cérebro.

    É possível saber através das bandas de frequências, qual altura ou regiões possíveis destas bandas de frequência, são agradáveis para o ouvido e consequentemente o cérebro.

    Para isto utiliza-se simplesmente duas aparelhagens o tuner e o equalizador.

    Isto é muito interessante, pois segundo alguns especialistas, um álbum gravado sem estes critérios, podem encerrar a carreira de um artista.

    Outro detalhe muito interessante é que uma gravação mesmo com um conteúdo de baixo escalão(socialmente/filosoficamente/educativamente) falando, pode se tornar agradável auditivamente ao cérebro, através destas técnicas.

    Também pode-se utilizar a técnica para que o ouvinte preste mais atenção no que o cantor está fraseando, fazendo assim o ouvinte ficar mais atento somente aquela música mesmo em meios a outros sons.

    Destacar alguns instrumentos, simular sensações e muito mais.

    Para isto, os especialistas utiliza uma razão entre o nível de decibel e a frequência atuante do som. Isto por que a zona de audição é enorme e variada de acordo com os emissores de som. Os emissores de som também tem frequência, afinação e volumes variados. Ai é que o negócio fica interessante.

    Ajustar cada instrumento na zona agradável a audição humana.


    O maior utilizador destas técnicas, são as emissoras de rádios. Utilizam praticamente 24 horas por dia.


    Aqui no link, explica a parte científica de maneira muito simples, mas não a aplicação no mundo musical. De uma olhada nas figuras do link.

    http://www.aulas-fisica-quimica.com/8f_07.html


    Editado:

    Aqui tem um link informando como a musica afeta o corpo humano:

    http://musicaeadoracao.com.br/21650/como-a-musica-e-percebida-e-afeta- o-corpo/



    Este link mostra uma pontinha de como a técnica que falei é aplicada na musica, que consequentemente busca o resultado do link acima:

    http://www.somsc.com.br/dicas_frequencias.php

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # jun/15
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    Muito interessante.
    Confesso que a princípio, quando lancei o tópico, o fiz com uma ideia diferente. Fiz pensando basicamente em um momento em que a música, enquanto arte e técnica (prática), ficará relegada à música enquanto tecnologia (no sentido de conhecimento aplicado).
    Para simplificar, uso o seguinte exemplo: com a utilização de um software que "produz música sozinho" ou com o auxílio dele, uma banda de qualidade duvidosa, mas que dispõe de tais recursos, pode se sobressair diante de um bom instrumentista "tradicional".
    E assim, se fortalece a relação música e capital ou música e grandes estúdios...

    Mas aqui no tópico trouxeram interessantes outros exemplos. A aplicação dos conhecimentos para se produzir músicas que "pegam", e não simplesmente, a criação de músicas artificiais ou por uma IE.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/15
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    Taura Teatino

    Muita coisa já foi composta só com base em algorítimos e algumas totalmente automatizadas.

    Quase tudo uma merda...

    Casper
    Veterano
    # jun/15
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    Existem muitos equipamentos interessantes
    baseados em algoritmos que são capazes de
    gerar sequências musicais muito interessantes.

    Os dois que vem à minha cabeça nesse momento:

    Mutable Instruments Grids - gerador "euclidiano" de ritmos
    Grids





    Future Retro - Zillion
    Zillion



    Taura Teatino
    Membro Novato
    # jun/15
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    Traduzindo:
    Sabendo destes estudos e destas tecnologias, sabendo que os comerciais utilizam técnicas de PNL para incentivar a ação dos telespectadores, e sabendo que os compositores de letras também empregam tais técnicas ou conhecimentos, me pergunto:

    O artista (e não cientista) que pega seu violãozinho ou qualquer instrumento e fica esperando a iluminação divina para compor algo de qualidade, tem chances de sucesso ?

    Casper
    Veterano
    # jun/15
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    Caro Taura Teatino:

    O artista (e não cientista) que pega seu violãozinho ou qualquer instrumento e fica esperando a iluminação divina para compor algo de qualidade, tem chances de sucesso ?

    Chance de sucesso em compor algo de qualidade?

    Sim.

    Chance de sucesso em fazer sucesso?

    Nesse caso são mais variáveis envolvidas.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/15
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    Taura Teatino

    Na minha opinião... De boa?

    PNL não passa de pseudociência, de charlatanismo de caça incautos e leitores de livros de auto ajuda!

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/15
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    Todos.

    Tem este site que é bem interessante para ficar ouvindo.


    http://mynoise.net/NoiseMachines/caveWaterNoiseGenerator.php

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