Yamaha PSR 620 não roda MIDI com drive usb, so ritmos.

    Autor Mensagem
    samar
    Veterano
    # mai/15


    Ola, galera!Tenho um teclado Yamaha PSR 620, coloquei um drive USB agora nele, mais ele não roda playbacks MIDI, so roda ritmos.
    Quero ele para rodar midis e nem tão somente ritmos.Alguem por tem uma luz no fim do túnel, por favor???
    Gratoooooo!!

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    samar
    É um teclado mais antigo.
    Leia o manual, se não tiver pegue aqui:

    http://www.nodevice.com.pt/user_manual/yamaha/electronic_keyboards/psr -620.html

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    o que voce já tentou fazer?

    lendo agora entendi que você tem que descer a seta da function para song

    apertar o botão "2" para até aparecer um disquetinho na tela

    então é só escolher a musica e dar play

    ---------------------------------------------
    porém la na pag 73 do manual diz que somente toca arquivo midi em "formato 0"
    midi na verdade tem 3 formatos, mas neste caso de música são o 0 e 1, o fortmato 2 é pra bateria eletronica (nunca vi)

    http://www.maestrofabioprado.com.br/livro/livro.pdf
    está na pagina 16 mas é bacana ler o livro todo pra voce entender a tecnologia toda em sí

    tem programas por ai que fazem conversão, mas como eu venho desde a época do cakewalk / sonar, eu abria os arquivos nele e na hora de salvar, dentro do save tem a opção de formato então é só colocar lá formato "0"

    samar
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Poxa, é vivendo e aprendendo.
    Vou ler o manual completo, porem, ja testei um formato ""0" que encontrei aqui na net e ñ leu.
    Quanto a reconhecer a partição que aoarece em forma de diskete, ele reconhece tranquilo, reconhece os midis mais não le... vou ler o manual e depois posto o resultado aki.......Ha, se alguem tiver ai ums midis no formato "0" e quiser compartilhar ou passar as dicas de como modoficar o formato "1" para o formato "0",, ficarei grato,,,, tenho un smdidis gosple aki se alguem quiser...
    grato

    samar
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Já fiz isso, porem, descobri que so arquivos MIDIS pordem esta em tipos diferentes (existem os MIDIS, MIDIS tipo 0, MIDIS tipo 1 e SMF MIDIS), dai ferrou, onde vou conseguir um conversor pra isso??? Alguem tem uma luz no fim do túnel por favor???
    Agradeço e muittoo!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    ou procura algum conversor no google
    http://www.hitsquad.com/smm/programs/MIDIFormatter/
    (não testei)

    deve dar pra fazer em qualquer DAW
    no Pc meu que ainda tem XP eu faço no cakewalk 3.1, muito antigo, mas como comentei
    também já fiz no cake 8
    é so abrir o arquivo, depois que abriu procura lá em salvar como e tem tem opção de formato do cakewalk ou formato midi, em formato midi tem opção de 0 ou 1
    nos novos não faço ideia, mas entendo que isso é algo que deve ter em qualquer software que voce edite midi

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Tem o site inglês PSR Tutorial Home Page.
    Na sessão "utilities", tem softwares, como por exemplo do Bedesem o "MidiPlayer" que faz conversões de arquivos tipo 1 para tipo 0.
    O foco do Site é mais para os PSRs modernos, mas tem muita coisa lá, que se aplica até a teclados mais antigos como o seu, basta pesquisar e ir a fundo.

    E concordo com o Fernando Tecladista a maioria dos sequenciadores midi e Daws tem este recurso de abrir determinado formato e depois salvar com outro formato.
    E com uma DAW de verdade é possível também integrar melhor o teclado e fazer outras coisas interessantes.

    http://psrtutorial.com/

    http://psrtutorial.com/MB/midiplayer.html

    E tem também do Sorensen:

    http://www.jososoft.dk/yamaha/software/midiformat/index.htm

    e muito mais...

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Meu amiguinho.

    Essa era maior decepção do PSR 620 em toda a sua perfeição, na sua época de ouro.

    Decepcionante, por que os Rolands e Korgs mais antigos como o E16 por exemplo isto não acontecia. Isto só foi concertado na próxima geração, PSR 540, 630, e por ai vai...

    Este foi um dos grandes motivos que me fez migrar para os Rolands na época. Mesmo com toda grandeza do PSR 620.

    Mais pistas, formatos de leituras, controles e compatibilidade com outros teclados.


    SOLUÇÃO:

    No seu caso, provavelmente os arquivos estão em formato 1, e seu teclado só pode executar corretamente o formato 0. A solução será você carregar a sequência num software que reconheça o formato 1 e possa salvar novamente a mesma sequência no formato 0 (a maioria dos softwares sequenciadores p/ Windows pode fazer isso).


    Fonte: http://www.music-center.com.br/index.php?option=com_content&view=artic le&id=237:yamaha-psr620-midi-files-nao-tocam-direito&catid=14:solucoes -faq&Itemid=5

    samar
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Caros colegas, vejo uma complicação nesse tal psr 620, consegui um programa aki e fiz conforme o que vocês falaram,,, abri o arquivo MIDI e salvei do formato 1 para o 0, e nadaaaaaa.
    So vou tentar mais uma vez, se não da nada, desisto e vou comprar um Roland ou outra marca.

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Eu já fiz muito este processo no Anvil Studio. Eu também já tive o XG Lite.

    Prezados, o meu teclado era um Medeli, chinêszão, bem inferior ao seu e o bicho aceitava o formato 0 numa boa. Tanto no disquete, quanto no cabo MIDI.

    Dá uma lida no manual, por que eu acho que o seu teclado está recepcionando o MIDI com as vozes AWM e não com o banco GM.

    O computador manda GM, mas seu teclado recepciona como AWM, isto foi corrigido nas gerações seguintes com o banco XG. Que praticamente é a compatibilidade de transmissão/recepção GM/AWM/GS

    Seu teclado não tem XG, então tenta fazer com que ele recepcione o MIDI no banco GM.

    Já faz muito tempo e agora eu não lembro mais com se faz.

    O meu MEDELI tinha as vozes próprias dele e um banco GM, do qual ficava disponível nos programas multipistas, do qual eu acessava separadamente.

    Desiste não!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    samar
    que tipo de mensagem aparece?
    ou o teclado trava, ou o que acontece de anormal?

    samar
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Pra ser sincero, ele mim parece que recebe o arquivo, como mencionou ai o Shynth-man, pq carrega o arquivo do pendrive, so na execução que trava, vou ler um pouco mais e ver se configuro esse tal AWM.Pessoal, vcs mim ajudam bastante, valeu até mais com um resultado positivo ou negativo, sei la.

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Tem um outro detalhe ai.

    Quando se colocava um disco no formato 720K no PSR620, o arquivo midi é alocado na posição 27 da lista, isto porque da posição 1 a 26, são as canções do proprio teclado se não m engano.



    EDITADO DEPOIS...

    Tem mais, o emulador de pendrive de dois digitos por exemplo, te dá numeros de 0 a 99. Cada um destes numeros representa um disquete, ou seja, cada numero deste é uma partição de 720K ou 1,44M, dependendo da formatação compativel com a leitura do teclado.

    O seu pen drive esta divido em várias partes deste(s) formato(s) e cada parte é numerada de 0 a 99 ou adiante. Cada parte representa um disquete inteiro.

    Em qual partição voce esta gravando os arquivos MIDI?

    O ideal é gravar separado, por exemplo na parte 1 ritimos, na parte 2 timbres, na 3 sequencias MIDI.

    Se voce gravou tudo na parte 1, há uma tendencia destes teclados antigos não buscarem os arquivos nos discos, somente fazendo uma leitura/procura/reconhecimento. Mas sim o usuario seleciona e transfere o arquivo para a memoria RAM do teclado.

    Talvez ele esteja fazendo o reconhecimento/procura/leitura da formatação do disco/pendrive/partições, e ai tenha algum arquivo que ele não reconheça como compativel, travando ou dando mensagens de erro, nao passando para a leitura do arquivo seguinte. Tecnologias antigas costumam fazer isto.

    Será que voce colocou todos os arquivos, MIDI, ritmos, e outros tudo em uma só alocação do seu pen drive?

    O seu pendrive está particionado de acordo com a compatibilidade do teclado?

    samar
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Opsss!!! vou dar uma olhada melhor, o tempo ta curto por aki mais ate fim de semana verei isso.... Agora, estou pensando seriamente em um Roland Juno Di, vi aki uns timbres e mais alguns detalhes e gostei, preço também razoável,,, vou vender um Yamaha S03 que tenho aki e inteirar para comprar se for o caso,,,, mais vou resolver o problema deste PSR 620.. grato amigo e até + com novidades.

    samar
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Há, Alguem pode falar se o Juno Di le arquivos MIDI no formato 1 ou 0??

    samar
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Opsss! achei um teclado razoavelmente bom,, ele é da Roland é o 'EXR 5s,,, tem entrada para diskete (posso instalar um drive USB), 16 canais midi, grava, so não sei se salva ritmos no diskete (posteriormente USB), e também ainda não descobri se le MIDIS no formato " 0 ou 1".... alguém pode dar uma forcinha ai sobre esses detalhes????........ acredito que será melhor que PSR 620.

    samar
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Pessoal, já estou mim decidindo por outro teclado, só estou em duvida qual dentre os quais: Roland GW7, ou prelude 2. Da Yamaha MM6.
    Alguem pode dar uma sugestão por favor, achei o prelude massa, porem, os recursos dos outros são bons.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Yamaha PSR 620 não roda MIDI com drive usb, so ritmos.