Algumas dúvidas teóricas

    Autor Mensagem
    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04


    ae galera eu tava lendo uma partitura e fiquei com umas dúvidas
    Tipo quando tem esse sinal < quer dizer mais fraco e quando tem esse > é mais forte? ou ao contrário?

    Qdo um acorde está em sttacato ele leva 1 só ponto ou precisa de pontos pra todas as notas escritas?

    Gostaria de uma explicação sobre Forte, mezzoForte, piano e pianíssimo se alguém puder me ajudar por favor :]

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Ah mais uma coisa
    se eu tenho o sinal > em várias notas eu vou deixando-as cada vez mais forte ou eu toco-as com a mesma intensidade?

    LeandroDoria
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Quando esse sinal > está ao longo do compasso, é pra ir reduzindo a intensidade da música, e esse <, o oposto.
    Mezzo forte acho q é meio forte em italiano. É referente ao andamento da música. Piano é suave e pianíssimo e muito suave.
    Stacatto acho q é pra tocar a nota bem destacada, tipo ferir a tecla do teclado forte e secamente. Subitamente mesmo. Rapsódia húngara n°2 tem isso mais pra perto do final da música.
    Quanto à quantidade de pontos, não tenho certeza, mas acho q é 1 ponto para cada nota, se não me engano.
    Espero ter conseguido ajudar alguma coisa. Confere depois com O Pianista, que ele poderá te explicar com mais detalhes.

    Falow!!

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Po vc me pirou mais ainda cara, mas ta valendo HAUHAUHAUH
    Eu quero saber o q significa Piano Pianíssimo Forte e MezzoForte na prática cara, como eu executo isso e tal :]
    E o Stacatto eu sei como se executa, mas quero saber se precisa ter um ponto pra cada nota em uma tríade bloqueada (acorde), acho q não mas não custa perguntar.
    E quanto aos sinais < e > ainda to com dúvida

    O pianista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    ScaTMaN
    Dinâmica, quase sempre a maior dor de cabeça dos pianistas está aí, hehe.

    Vamos lá: a ordem de força, na execução, é assim:
    PPP - pianissisimo
    PP-pianísimo
    P-piano
    MF- Mezzo Forte (meio forte)
    F - forte
    FF - fortíssimo
    FFF - fortissísimo
    É praticamente impossível, eu dizer como você deve executar, aí esta a arte da interpretação mas quando mais fraco, mais leve tente executar. Também é interessante ter o controle da força. Por exemplo: uma música que começa em PP e alguns compassos adiante, se vê um FF, com um sinal de crescendo entre eles, deve-se executar um crescendo bem notável, volume deve se destacar bem.

    Mas se há um PP e pouco mais a frente um PPP, a diferença sonora é muito pequena, porque a dinâmica diminuiu sensívelmente e não em grande escala. O controle sonoro, saber quando está alto, se o cresncendo ou diminuendo está bom, se adquire tocando milhares de vezes a mesma peça, até chegar ao "ponto ideal".

    Por exemplo, na sonata "Moonlight" (muito conhecida) do Beethoven, o começo do primeiro movimento é PP mas há diversos sinais de crescendo (>) e diminuendo (<) ao longo da partitura. Uma execução perfeita desta dinâmica minunciosa, exije muito treino e habilidade do pianista. Outra: todos vocês, aposto, reparam na habilidade técnica necessária para se tocar a Rapsódia 2 de Liszt. Mas tente agora reparar, numa boa gravação, a dinâmica do primeiro movimento, mais lento. É lindo de mais.

    Continunando: stacatto é um único ponto por acorde e não 1 por nota.

    Se há o sinal (>) sobre ou sob uma nota, quer dizer um acento na mesma. Quando ocorre vários deles seguidos, a execução precisa ser cuidadosamente calculada, para não haver um excesso de massa sonora. Num caso desse, seria necessário ver se há algum outro sinal de dinâmica, PP, SF algum crescendo ou diminuendo. Caso contrário, levar em conta a "ordem natural" das notas. Se elas estão progredindo, por exemplo de C a G, é natural se aumentar o som cada vez mais, mesmo todas notas tendo ascento. Num caso oposto, de G a C, o normal é se diminuir.

    Lógico, existme diversas situações que o bom gosto de pianista é que vale, ao tentar entender o que o compositor quis dizer. Isso destaca os bons pianistas dos pianistazinhos.

    Espero ter dado uma esclarecida. :)

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Valeu pianista, valeu mesmo AHUAHU eu tava mto grilado pq catei umas partituras que eu já tocava pra dar uma examinada e vi q eu n fazia algumas coisas (pq n sabia o q era na época q tirei) e q se eu fizesse ia ficar mto complicado de tocar, ia transformar o negócio num monstro HAUAHUUHUAH ai eu tava grilado se eu tinha q executar à risca ou posso colocar um pouco de estilo e bom senso pra facilitar ;]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Algumas dúvidas teóricas