Apresentação em palco

    Autor Mensagem
    Milenawins
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Milenawins


    Adultos e tímidos acostumam com essa vida de palco, ou é um exercício que deve ser feito ao longo dos anos, se iniciando na infância ou adolescência?

    thandervalle
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Olha essa é uma resposta muito pessoal, acho que varia muito de cada pessoa...Você começou tocar a quanto tempo em público?
    No meu caso eu não sinto nenhum nervosismo, nem em shows de praça,ou fechados quanto mais gente, eu prefiro. Eu comecei com apresentações ainda criança/adolescente, não sei se isso de alguma forma ajudou, mas creio que sim que a pessoa vai se acostumando...

    Mas por outro lado eu conheço um baterista há alguns anos que ele mesmo ja tocando a bastante tempo, e ele fica nervoso e ansioso,com o tempo ele melhorou bastante mas ainda fica um pouco.Conheço outros casos que a pessoa nem se pagar muito ela toca em público...rsrs

    Vai muito da pessoa mesmo,se você estiver tocando a pouco tempo em público, a insegurança no começo é até normal, com o tempo você vai tomando gosto e se acostumando.

    Espero ter ajudado. Vlw.

    Milenawins
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    demorei uns 4 anos para acostumar a tocar bateria em publico e sempre fiquei muuuuuuuuuuuuuuito ansiosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!Mas agora,, é piano e teclado.....mudei de instrumento.........piano nunca toquei em publico, aliás, já sim, em festa, umas tres musicas....
    Quanto a bateria, tbm comecei depois de adulta....daí veio essa duvida, de repente é uma atividade para se começar de cedo!

    keyboardjones
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    de repente é uma atividade para se começar de cedo!

    De modo algum!! :-)
    Claro que a resposta é bem pessoal, como citou o thandervalle. Mas vejo isso como aquela velha história de "a ação cura o medo".

    Imagine aquelas apresentações de trabalhos de aula ou faculdade pra turma toda... Nos primeiros é normal a pessoa ficar nervosa. Mas depois ela pega a manha e já começa a se preparar melhor. Na música é mais ou menos igual.

    Quanto a mim, eu comecei relativamente tarde e me considero tímido. Já toquei inúmeras vezes nos mais variados locais, tanto acompanhado quanto sozinho... Te confesso que fico mais ansioso e nervoso com a espera de subir no palco do que com o show propriamente dito.

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Adultos e tímidos acostumam com essa vida de palco, ou é um exercício que deve ser feito ao longo dos anos, se iniciando na infância ou adolescência?


    A timidez é como uma portão de rocha, revestido de ferro.

    Não chega a levar anos para você se acostumar. Com pouco tempo você acaba dominando o espaço, aprende a olhar para o publico e receber olhares também.

    Tudo flui naturalmente. Se filosofar muito, cada apresentação é um impacto.
    Acabamos nos escondendo atras do book, ficamos sempre com a cabeça baixa, achamo sempre que qualquer olhar é para nos criticar negativamente.

    O negócio é cara para frente, olhar periférico do palco e do publico e um leve sorriso natural no rosto.

    Milenawins
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Vcs começaram com quantos anos?

    Milenawins
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Esqueci de duas vezes que toquei teclado no palco, mas ficou bem mais fácil por serem musicas fáceis e eu ter a companhia da gaita e guitarra.

    Artref
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Artref
    · votar


    Eu toco para público desde os 12 anos de idade, mas falo de estar em cima de um palco, com pessoas lá embaixo apenas se divertindo. Acho que é mais complicado tocar numa sala com silêncio absoluto para pessoas que entendem tanto ou mais que você, isso sim pode ser aterrorizante.

    E depois de muitas tentativas e frustrações e momentos deprimentes e hipóteses de desistir, eu cheguei a conclusão brilhante de que a melhor tática que existe é - permitam-me os moderadores dizer um palavrão, mas preciso explicar direito - "foda-se". "Foda-se" o que vão pensar, foda-se se errar nota, foda-se se tocar mal, foda-se tudo. Sente lá, toque, curta, e foda-se todo o resto.

    Pense assim. Garanto que dará certo.

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Milenawins

    Esqueci de duas vezes que toquei teclado no palco, mas ficou bem mais fácil por serem musicas fáceis e eu ter a companhia da gaita e guitarra.

    As musicas difíceis quando bem ensaiadas também ficam fáceis no palco. Complicado é querer improvisar o arranjo na hora. Isto é complicado até tocando sozinho trancado no quarto.

    Comecei a me apresentar ("kinem" gente grande) aos 16 anos. Foi "osso". Por que eu comecei a tocar praticamente aos 14. Pior é que só tinha adultos sem tempo para me esclarecer duvidas.

    Não foi mole. Não tinha banda. Era eu, o teclado e o equipamento de som. Mas consegui. Eram 3 vezes ao dia praticamente com três ou duas pessoas diferentes cantando.

    Tinha que correr atrás do tom de cada uma. Aprendi as escalas e sequencias de acordes quase que na "marra!". Mas foi. As pessoas não tinham paciência comigo, mas eu tinha paciência com elas. Fui dominando meu espaço. Depois fluiu tudo naturalmente.

    Outra dica para acabar com a timidez é ver as coisas com bons olhos e fazer o que gosta por puro prazer.

    No inicio eu tinha pavor, mas eu sempre fazia questão de estar lá.

    Milenawins
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Bem, entendo!!!Mas aqui, vcs começaram bem cedo né?Esse é meu dilema...., será? rsrsrssr

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Esse é meu dilema...., será? rsrsrssr

    Apesar das diferenças, a sensação é praticamente a mesma.

    Vi muitos adultos estrear também. Vai fundo. Te dou o maior apoio! Encara esse monstro da timidez que ele é fraco. Ensaia e treina bastante. Vai arrebentar!

    thandervalle
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Esse é meu dilema...., será? rsrsrssr

    A idade que você começa a tocar não é nenhum tipo de problema, isso não irá te atrapalhar...Se fosse para te dar uma dica nesse começo, como já falado acima, ensaie bastante as músicas, assim você vai adquirir mais segurança nas músicas. Na hora do show não fique pensando o que o público possa estar achando da perfomance de vocês, se concentre e curta a música. Caso ocorra algum erro, passe por cima , e não fique pensando nele na hora do show, nem depois.rsrs

    E o mais importante se divirta tocando, fazendo alguns shows creio que você já fica estará mais segura, e vai curtir bastante. Vlw.

    Milenawins
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Obrigada pelo apoio gente!!!! Abraços!

    Player One
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    O fato de estar em grupo alivia a tensão na hora do show, como se a carga de ansiedade do momento fosse distribuída entre os membros da banda, principalmente no começo do show.

    O nervosismo é normal, mas, como o Synth-Men e thandervalle já disseram aqui, ensaiar bastante as músicas dá mais segurança para enfrentar a situação, claro, pois fica uma coisa a menos pra se preocupar lá na hora. Hahaha!

    É questão de tempo até você se familiarizar com tudo isso. A gente aprende a lidar com timidez, ansiedade, insegurança e todo o resto. Não estou dizendo que você dará um fim nisso tudo, apenas que terá mais controle. Afinal, a pessoa não "está" tímida, ela "é" tímida, ela não "está" ansiosa, ela "é" ansiosa.

    O principal de tudo é SE DIVERTIR, o resto vem naturalmente. É uma sensação incrível acabar um show e ver que todos (a banda, o público e o dono da festa, do bar, do evento etc) se divertiram. E você vai querer subir num palco outra vez... e vai começar tudo de novo. Só que com você cada vez mais preparado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Apresentação em palco