Gospel Piano - Gosepl Americano

    Autor Mensagem
    D.Dias
    Membro Novato
    # fev/15


    Não sei se já falaram sobre, pesquisei aqui mais não vi se tratar do Gospel Americano de Israel Houghton, Fred Hammond, etc... Coisas do tipo Jamal Hartwell E Cory Henry, progressões... Queria saber se alguem conhece mais sobre essas progressões, video aulas e afins. Tudo o que tenho é isso:

    http://minhateca.com.br/dann.alves/Biblioteca

    André Luiz Keys
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    No Youtube vi coisas legais do Shaun Martin (tecladista do Kirk Franklin).. ele ensina algumas músicas.

    Realmente ouvir bastante Cory Henry e Jamal já dá pra tentar pegar alguma coisa.. claro que tem dezenas de caras tão bons nos EUA.. lá em cada esquina tem um moleque fazendo coisas impressionantes nas teclas...

    soruji
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Na verdade, o Shaun Martin não é tecladista do Kirk. Ele toca com o Snarky Puppy, junto com o Cory Henry. Bacana fazerem um tópico desses, porque queria encontrar uma galera pra discutir isso também. =). Tem um pessoal brazuca no youtube dando umas dicas muito bacanas sobre esses estilos mais pro lado do R&B e do Neo Soul. Pesquise por Gidi Ferreira, Rodrigo Keyboard, e um vídeo de um rapaz que esqueci o nome (alguma coisa Rinney), que tem um vídeo com o título Neo soul - acordes fechados 1ª parte.

    Fiquei empolgado com esse tópico, espero ajudá-los e ser ajudado também, pois sou novo nesse mundo do neo soul. rsrs

    D.Dias
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Valeu ai, comecei as pesquisas recentemente. Agora o segredos de se aplicar o gospel, neo soul está nos acordes mais elaborados ou nas progressões?? Alguma outra dica?

    Ah sim um acorde interessante para se usar como uma preparação para D usando o neo soul

    Eu não sei a nomenclatura correta mais se forma assim:
    http://imagizer.imageshack.us/a/img537/7796/mmOqrc.png

    Daí vai passando de um campo harmônico para o outro.
    É uma preparação do 5º grau para o 4º... Forma o 5º menor e add 9/-7
    No caso se o campo harmônico for C o acorde seria Gm9/-7 e resultaria em F maior natural(4ºgrau).

    É uma dica "manjada" mais ajuda aí a galera

    soruji
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    O "segredo" está nos voincings (distribuição das notas de um acorde nas mãos) e em como eles contribuem para formar o próximo acorde da música sem precisar ficar dando muitos saltos entre uma nota e outra. Quanto mais próximas as mãos estiverem, melhor contribuirá para uma boa sonoridade, isto é, se considerarmos estes estilos citados.

    Com relação a sua dica, é muito interessante, pois é algo que é largamente utilizado nos estilos citados, que são as progressões II - V - I.

    A ideia é ter um acorde alvo, e antes de chegar nele, executar os acordes II - V que correspondem a esse acorde, para então cair nele, que seria o acorde I.

    No exemplo que você deu, se estou em C e quero ir para F, eu aplico a progressão II - V de F, para cair no I que seria o F mesmo. Nesse caso:

    CMaj7 -> Gm7(que é o II de F) -> C7(que é o V de F) -> FMaj7 (que nesse caso é o I de F mesmo).

    Essa é uma explicação conceitual, pois a galera do gospel americano coloca inúmeras tensões nesses graus que antecedem o acorde alvo, o que acaba enriquecendo, e muito a harmonia.

    D.Dias
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Nossa valeu a dica aí man... Me diz você tem algum material? Ou vídeo aula... Tem fazer tipo uma apostila, porque é um material quase que nulo.

    TrinityMaster
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Cara,

    Otimo topico, comecei a escutar mais esse tipo de musica recentemente, tipo Snarky Puppy tem o Cory e o Shaun que vem do gospel, e impressionante como a tecnica é diferente do que eu estava acostumado a ouvir. Acabei entrando nesse mundo mas é bem vasto... uma das coisas que consegui ver por cima ( ultimamente ando meio sem tempo, filho, trampo etc. ) foi o walking up e down, que é vc praticamente usar uma sequencia de acordes para chegar em outro, e um outro esquema que não lembro exatamente o nome, mas era algo como "second Harmony", "second interval" que era acordes formados com intervalos de 2º, se não me engano. Isso dava uma caracteristica para o o acorde que na hora que vi o video lembrei dos cds solos do Cory Henry. Eu tbm não tenho muito material para compartilhar, nem sabia desses caras brazucas que vcs citaram, se alguém quiser compartilhar mais coisas ai, acho que é um otimo topico por se tratar de um estilo com caracteristicas peculiares... estudem tbm Jazz que tem bastante coisa que sai de lá...

    Tem uma musica do Snarky puppy chamada "Lingus", tem uma hora que o Cory vai começar a solar e antes de partir para o lead ele mete uma harmonia monstra no timbre de rhodes( tem muito do gospel ali ) , procurem no youtube, eu não tenho ideia da onde ele tirou aquela sequencia de acordes, se alguém entender mais e quiser compartilhar ai ....rsrsrs

    D.Dias
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    É na Lingus ele faz uma pré do solo com gospel chords... Muito, mais muito elaborada(aqui pra nós leigos rsrs) Sei que o tom da música é Em, que com certeza deve ter outros campos harmônicos envolvido, mais o alvo é Em... O Jamal dar muita dica, e da para vê o que ele usa, se for pausando os vídeos dá para tirar e ir testando.

    André Luiz Keys
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    soruji
    Na verdade, o Shaun Martin não é tecladista do Kirk.

    Verdade. Não me expressei direito. Ele tocou por anos com o Kirk e tem uns vídeos ensinando músicas do Kirk.. rs..

    Abs!

    elnobre
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Tem um pessoal brazuca no youtube dando umas dicas muito bacanas sobre esses estilos mais pro lado do R&B e do Neo Soul.

    Na busca por conteúdo desse tipo vi o anúncio dos cartões de movimento que na descrição dizem que é 120 movimentos. Ao verificar as qualificações do vendedor no mercado livre havia um comentário dizendo que são apenas 12 movimentos, o que muda é a tonalidade, então tem que ter cuidado na hora de comprar coisas desse tipo.

    Fora essa questão do anúncio, alguém já usou esse tipo de material e sabe dizer se funciona mesmo?

    soruji
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Pelo que eu entendi, observando bem por cima mesmo, trata-se de acordes de passagem, para ir de um ponto A, até um ponto B.
    Essas passagens podem incluir II, V maiores, menores, subV, entre outras coisas que são ferramentas harmônicas que você pode encontrar facilmente em livros de harmonia, como os do Ian Guest.
    Acho que existe uma campanha muito forte em torno desse tipo de música em especial, mas muitos dos conceitos aplicados a ela, foram desenvolvidos anteriormente, em especial no jazz.
    Dessa forma, acredito que é muito mais produtivo estudar direto de onde veio a teoria, os conceitos e as ferramentas, para que o conhecimento seja melhor absorvido, a ponto de nós mesmos sermos capazes de criar, e não apenas seguir uma receita pré-estabelecida.

    elnobre
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Alguém aqui já assitiu as aulas do Gidi Ferreira?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gospel Piano - Gosepl Americano