Roland D-20 - Informações

    Autor Mensagem
    Roddy Bones
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Roddy Bones


    Bom galera.. já rodei o fórum e não achei respostas, talvez pq eu seja leigo no assunto. Caso tenha algo q já foi já falado antes, me mandem o link por favor e me desculpem por abrir outro tópico.

    Bom, peguei um Roland D-20, totalmente funcionando e tal. Mas como nunca tive um sintetizador tenho algumas duvidas e dentre elas a mais importante pra mim é:

    1- Ele tem slot para disquetes, vi na internet q é possível trocá-lo por um slot de pendrive, certo? A minha pergunta é a seguinte: Consigo adicionar TIMBRES(piano, órgão, etc) nele através dessa porta? Não me interessa ritimos, apenas timbres. Se sim, existem lugares pra baixar esses timbres compatíveis com o meu modelo?

    Vlw galera, to aguardando!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/14
    · votar


    vi na internet q é possível trocá-lo por um slot de pendrive, certo?
    tenho um, e nunca encontrei compativel pra ele, o D20 trabalha com disquete de 2DD e não com 2HD como os outros teclados, fora diferenças de cabeamento e etc...

    Consigo adicionar TIMBRES(piano, órgão, etc) nele através dessa porta?
    somente com disquete de outro D20
    os disquete do D20 usam outra formatação, não é a mesma de um PC, nem a de um MAC, se você colocar um disquete do D20 em um computador esse vai te dizer que não esta formatado

    Não me interessa ritimos,
    nem tem, o teclado só tem loops de batera, 32 fixos e 32 editaveis, você pode utilizar esse loops na trilha de ritmo do sequenciador

    Se sim, existem lugares pra baixar esses timbres compatíveis com o meu modelo?
    ainda deve ter, vai precisar de algum programa editor, e quase fato que ele só rode até o win XP

    tem alguns tópicos aqui já com alguns links e dicas sobre o teclado
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/215961/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/207723/
    e sobre D10 você pode procurar informações já que é o mesmo sem sequenciador
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/314387/

    Roddy Bones
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Vlw mesmo Fernando!! Me ajudou bastante em muitas coisas, mas fiquei com duvidas ainda em outras rs.. espero q possa me ajudar mais um pouco. Bem, vai la:

    *Estou interessado mesmo em adicionar timbres no d-20, principalmente de piano... independente da porta, eu consigo baixar ou comprar timbres e passar pra ele de outra forma... via midi por exemplo? Um cara no youtube tava tocando com um D-10 e disponibilizou um link pra baixar.. disse q pode baixar tanto os para d-10 como para d-20q funciona no meu, procede? Se sim... como posso fazer isso? Vou deixar o link aqui pra vc dar uma olhada pra mim por favor... dentre os patches ele disponibiliza editores e softwares tbm. Me da uma luz rsrs
    Obrigado novamente pela sua atenção

    Roddy Bones
    Veterano
    # out/14
    · votar


    LINK:
    http://solosynt.blogspot.it/p/roland.html

    Roddy Bones
    Veterano
    # out/14
    · votar


    ahh.. eu perguntei pro vendedor do ML se esse drive serve para D-20.. ele disse q sim...será?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-586579079-conversor-emulador-de -disquete-para-usb-_JM

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/14
    · votar


    disse q pode baixar tanto os para d-10 como para d-20q funciona no meu, procede?
    sim, não sei se o D5 também, mas creio que sim

    só o D50 que não
    bom a familia toda é assim

    -D5/D10/D20 que vai mudando o fato de ter sequenciador e loop no D20, só loops no D10 e pelo que lembro o D5 pelo que lembro não tem loop nem sequencer mas tem arpegiador
    mas os timbres dos 3 são os mesmo

    -D50 já é mais top, diferente para programar, embora tenha o mesmo tipo de sintese dos outros, já não tem como usar os arquivos de timbres de um d20

    -D70 é meio fora do ninho, a sintese é diferente, dizem que era pra chamar U50 devido ser proximo do U20, mas o nome D estava mais na moda

    ---------------------------------------------------------------------- -------------------------

    quanto a timbres
    primeiro fato sobre teclados antigos:
    você não consegue baixar, instalar novas amostras de som como se faz hoje, o que você consegue são novas programações com as amostras que já tem no teclado

    só pra dar um outro exemplo, mas pratico pra entender o conceito, aqui eu tenho uma pedaleira zoom 505II eu não consigo instalar uma nova distorção nela, somente encontro novas programações que fizeram com a distorção que tem lá, talvez ache alguem que teve a manha de melhor programar, e soe melhor, mas no final sempre vai ser aquela coisa abelhuda, porque é o que ela oferece

    ------------------------------------------------
    como baixar timbres
    antes de tudo faça um backup: compre disquetes, ainda se vê a venda no ML formate nele vai lá no data transfer tem a parte de disk e de um save all, muito teclado antigo e esse , não tem preload, não dá pra resetar e voltar a programação original, se resetar ele fica com o mesmo timbre "prog ini" em todos os lugares

    ai você instala o editor e abre os arquivos e envia para o teclado
    tem editor que troca a programação inteira de uma vez, outros até consegue enviar um timbre só
    certa vez mandei enviar um arquivo com tudo, mas eu não tinha arquivo aberto, ai o editor resetou o teclado, por isso a importância do backup

    também vai precisar de um cabo midi/usb e de um win XP
    tentei instalar o programa do link, mas não rodou
    vou ter que ressuscitar minha cpu velha parada aqui
    ai eu consigo então ver alguma coisa

    fora isso tem a forma que se fazia na época
    talvez esse editor mostre o valor de cada parametro na tela do pc, ai você entra na edição do teclado e vai informando um a um dos parametros
    ------------------------------------------------------


    ahh.. eu perguntei pro vendedor do ML se esse drive serve para D-20.. ele disse q sim...será?
    vai por mim, não tem, não funciona
    meu D20 deu pau no drive muito tempo atras, ai vi como era, nem em loja de informatica cheia de cacareco velho pra achar algum compativel
    tive a sorte de encontrar outro usuario que teve também um problema e ele conseguiu o original, por precaução o cara comprou 2, passou um tempo vendeu o teclado vendeu o drive depois :)
    o cara já diz que não é compativel com os modelos E66, E86, G600, G800, que pelo que lembro são os de 2DD

    fora isso só serviria para evitar a compra de disquete, como comentei, o disquete tem formatação propria e não é lido no padrão, mesmo que der certo esse pendrive só seria lido no D20, não seria reconhecido pelo windows

    esse lance de formatação propria é estranho de entrar na cabeça hoje, mas antigamente cada tipo de S.O, e computador tinha sua formatação
    o cp500, não lia disquete do solucion 16, que não lia disquete do ibm xt, que não lia o disquete do Macintosh 128K

    --------------------------------------------
    nunca gostei do piano AC dele
    as vezes eu usava um timbre com nome atmosphere que tem nele, tem quase cara de violão mas tem diferença, então servia para coisas mais calmas

    o teclado em sí é uma ótima maquina pra timbres eletronicos
    só pra ter ideia o primeiro timbre que fiz nesse video é dele:
    http://youtu.be/LzKHTKgtY1U

    Roddy Bones
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Cara não tenho nem como agradecer sua paciência e boa vontade de responder varias e varias vezes as mesmas cosias(imagino eu rs) Obrigado mesmo!!

    Bom eu entendi 90% do q vc me explicou, porem na teoria, na pratica não sei se to pronto pra fazer ainda rs

    As informações sobre formatar o disquete e transferência com o cabo midi/usb acho q vão me servir mais pra frente, qnd eu entender melhor sobre tudo isso. Apesar de eu já ter o cabo e conseguir usar o D20 como controlador, a parte de editar os dados ainda não é pra mim!! Mas claro q agradeço demais!!

    Acho q vou me conter por enquanto em editar os sons q já tem nele e deixar o mais próximo do q eu quero.
    Lendo os links q vc me passou eu consegui editar algumas coisas e salvar em "i", porem não sei como "achar" minha edição depois e qnd eu desligo ele nada fica salvo =/

    Sem pressa pra responder.. vou fuçando aqui tbm.. eu te add no face.. se quiser aceitar, prometo não te perturbar muito não rsrs
    Vlw mesmo pela força cara!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Roddy Bones
    vi que tinha alguem novo lá, vou adicionar
    mas vamos colocando as perguntas aqui mesmo que ai vai servir pra mais gente, e até pra consulta futura sua mesmo, facebook pra encontrar conversa antiga é muito chato

    eu consegui editar algumas coisas e salvar em "i", porem não sei como "achar"
    isso de cara dá muita confusão

    primeiro é entender a diferença
    uma é o seletor
    que funciona começando em A11, A12....A18/A21 A22, A23.....A28/A31..... até A88 e depois mesma coisa no banco B B11.... B18/ B21..... até B88

    isso são as alocações dentro de cada um você guarda um "tone"
    os tones são os banco / A / B / i / R / que começa em A01 e vai até A64 e B01 a B 64 e assim com o resto

    quando você aperta edit você tem de cara dois caminhos a seguir
    ou [edit / timbre] ou [edit / tone]

    na parte do edit / timbre você só tem opções de editar valor de bend, tranpose/ se vai ter reverb, ou o assign mode (que é onde define se o teclado corta a ultim, corta a primeira caso estoure a polifonia)
    e também tem o tone select que é onde você escolhe qual tone dos bancos / A / B / i / R / você vai usar

    então com isso você pode fazer algo assim:
    na primeira alocação A11 você pode colocar o tone A04 na alocação A12 ter o A01, no A13 ter o tone i23 na A14 o tone B64.....
    --------------------------------------------------------------------
    outra coisa é o caminho edit/tone
    nesse você tem a edição mesmo de sintese onde cada toque nas telas display é um paramentro: LFO/VCA/VCF e as teclas de dezena de 1 a 8 são os parametros de cada: attack, decay, sustain, tempo1, tempo2....

    você faz suas edições e salva no banco "i" por exemplo: salvou no i19, o botão compare serve pra ver que timbre tem lá antes de apagar

    mas o timbre está salvo e não alocado
    então você precisa usar o edit/timbre
    por exemplo posso alocar no banco A81 esse tone que está no i19

    Roddy Bones
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Obrigado por aceitar Fernando!!
    Sim sim, vou continuar fazendo as perguntar por aqui ;)

    Bom, lendo e fazendo.. ta começando a sair alguma coisa rsrs

    Tipo, estou no modo "multi timbral", então consigo montar um banco de sons aqui na ordem q eu desejar usando o editi>timbre, certo? Exemplo: no banco A11 eu consigo por piano primeiro, órgão segundo, etc.. certo?
    Porem to com 2 problemas:

    1- qnd eu desligo e ligo de novo as edições se perdem

    2- No modo multi timbral ele fica metade com um som e metado com outro, não consigo deixar ele em modo whole?

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/14
    · votar


    2- No modo multi timbral ele fica metade com um som e metado com outro, não consigo deixar ele em modo whole?

    sim, lá no tune/funcion tem o split point é só descer o valor dele, para o maximo que der
    no modo performance você pode fazer cada programa com split ou dual, e cada um com seu reverb e delay, no multi-timbral essas alterações afetam o teclado todo

    1- qnd eu desligo e ligo de novo as edições se perdem
    está salvando?
    > write
    > escolhe o lugar onde vai salvar, (ou deixa a mesma)
    write > enter > write > enter

    Roddy Bones
    Veterano
    # out/14 · Editado por: Roddy Bones
    · votar


    Eu salvo toda vez exatamente como vc descreveu!!! E mesmo assim não segura a edição... é possivel q meu teclado esteja com um problema na memoria? ou eu q estou fazendo algo errado mesmo?

    Por exemplo: falando apenas do modo multi timbral... eu editei o som B14, salvei em i01... depois fui la em B14 edit>timbre>i01.
    Bom oq eu ACHO q eu fiz foi.. editar um som e colar no lugar do B14, certo?
    Mas ai eu desligo o teclado e qnd eu ligo nada foi salvo...

    Ah e qnd eu mudo a oitava do split point, não salva tbm após ligar e desligar... =/

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Roddy Bones
    estranho isso
    muito mais com o split point que é um treco que você mexe, e ele mantem o ultimo ponto que deixou, sem precisar ter que ficar salvando
    e outras funções, afinação, transpose...?

    não teria haver com o fato mas veja o que acontece, tem a funcão memory protect lá no tune/function deixa em OFF e faz as alterações desliga e liga pra ver se mudou alguma coisa
    como comentei, não teria a ver com o fato, a proteção de memoria somente protege de você fazer algo errado te perguntando mais uma vez se tem certeza de salvar, por isso o: write > enter duas vezes, ela não trava a memoria como em alguns teclados, mas sei lá

    ---------------------------------------------------------------------- ---------
    meu teclado uma época atras estava muito estranho, então tive que resetar

    o que você poderia tentar fazer:
    fazendo um backup
    -faz uma alteração em um timbre e salva, na memoria
    -dá um save all disso no disquete
    -então você faz uma outra alteração no mesmo timbre
    -dá um load all e veja se voltou a primeira alteração que fez

    isso pra ver se ele está salvando alguma coisa em disquete
    tendo essa certeza que terá um backup assim podera dar um um reset sem perder os timbres

    como comentei o reset, você perderá todos os timbres do banco i
    pelo que lembro também perde todas as alocações, acho que fica tudo com piano, e perde tudo que tem em performance
    só fica o banco A e B que são presets

    Roddy Bones
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Estranho mesmo Fernando!! Vou tentar fazer o esquema de deixar em off a proteção.

    Em relação ao disquete vou ler mais um pouco sobre isso pra nao ficar te enchendo de perguntas, pois nunca puis um disquete nele. Não tenho disquete e meu pc não tem entrada pra disquete tbm.
    Eu faço uma ideia dos comandos pra salvar no disquete, acho q se eu fuçar aqui eu acho... mas é preciso "preparar" o disquete antes ou só colocar aqui e tentar fazer o back up?

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Roddy Bones
    mas é preciso "preparar" o disquete antes ou só colocar aqui e tentar fazer o back up?

    tem que formatar no teclado, devido o que citei, trabalha com formatação diferente

    Roddy Bones
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Fala Fernando! Bom eu aprendi a mexer mais no d-20 rs
    Bom em relação ao disquete vou comprar um segunda feira e ver oq da.. e em relação a salvar as edições, eu li o manual de cabo a rabo, fiz tudo q tava la e fiz oq vc fez... percebi q no modo performance ele segurava uma vez q eu desligava.. na segunda ele ja voltava ao q era antes.. e no modo multi timbral nem isso. Lendo alguns foruns gringos acho q eu descobri oq é... a bateria interna dele de backup! Abri ele e vi a q bateria tava toda zuada, velha.. ja comprei uma cartela pela net.. faz todo sentido ser ela.. ja q "segurava" a edição só as vezes e por pouco tempo!!

    Vou deixar o modelo dela aqui pra quem tiver esse problema tbm: Bateria Lithium 3v cr2032

    Vlw Fernando, vou testar a bateria qnd chegar e as outras cosias tbm depois eu volto pra falar no q deu! Abraço

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Roddy Bones
    lembrando que se tirar a bateria os banco " i " vai pra saco
    então se tem alguma coisa lá salva antes no disquete

    Roddy Bones
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Pode cre Fernando!! Eu li sobre isso no manual.. tem até uma passo a passo la pra isso, mas eu não tinha nada salvo não.. até pq não salvava mesmo rsrs e to achando q o unico defeito q o meu d-20 tem é o drive de disquete =/

    Aproveitando o assunto, deixa eu te fazer uma pergunta... vi uns caras no youtube disponibilizando uns patches q eles fizeram com um d-10 pra baixar... consigo passar pro meu d-20 através do cabo MIDI-USB? Qual seria o procedimento?
    Abraço

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Roddy Bones
    passo a passo pra te dizer eu vou ter que religar minha cpu com winxp ai até consigo dar uma ajuda mais detalhada, talvez eu consiga isso na semana que vem

    mas o principio é o seguinte
    você vai ter o editor do D20, e nele abrir os arquivos, em alguns você consegue ter mais de uma janela aberta onde você vai abrindo um arquivo e copiando e colando na segunda janela o que te agradou, não dá pra ouvir, mas você vai pelo nome e depois ve o que acontece
    então vai fazendo isso até encher a segunda janela e deve ter algo como "transmitir" então ele manda todos os timbres para o banco " i "

    no teclado você tem que entrar em data transfer
    lá você tem one way e h-shake bulk sel
    one way você consegue trabalhar somente com um cabo, vindo do PC e no midi in do D20, h-shake já precisa estar ligado os dois porque o teclado confere a informação
    eu tinha um editor que só trabalhava em h-shake

    dentro dessas opções você escolher se quer (load) carregar tudo (all) ou só timbres, ou ritmos...

    -------------------------------------------------------
    não lembro se existe algum que você consiga somente ir mandando um de cada vez, muito tempo atras eu mexia com varios e não lembro mais qual fazia o que

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland D-20 - Informações