Teclado Roland D-20

Autor Mensagem
hibandx
Veterano
# abr/09


Ola, Galera....

Prazer.... Sou Felipe... Toco em uma banda evangelica...

Tenho um D-20 que peguei em troca a algum tempo ja.... (funciona tudo pelo q sei, rsrs e tá bunitao! ehhe) e gostaria de saber como utilizar o disquete nele, tentei utilizar mas ele diz... " Illegal Disk" , tambem preciso de dicas de como criar novos timbres... e como utilizar ele no notebook com os programas que tambem quero que me indiquem...sobre o cabo mid..... é bom os cabos vendidos no ML? USB-MIDI....

macaco veio
Veterano
# abr/09
· votar


tem que formatar o disquete nele pois ele usava disquetes de 700 e poucos Megas que sairam logo do mercado. Assim tem que formatar os disquetes normais para esse tamanho. Que eu me lembre era isso.

hibandx
Veterano
# abr/09
· votar


ja fiz isso... mas o danado continua dizendo Illegal Disk :P alguma solução?ou seria o drive com problema.....?

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/09
· votar


http://www.synthzone.com/roland.htm

http://users.encounters.be/D50VE/patches.html

http://74.125.95.132/search?q=cache:mPFgCdz0OqMJ:bobbyblues.recup.ch/r oland_d-50/d-50_patches.html+SysExD50&cd=23&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br


Eu tenho um D-50, e esses sites tem bancos para baixar, não sei qual é a compatibilidade com o D-20 mas de qualquer forma é só procurar para o D-20 nesses sites. Cabo Midi/usb serve qualquer um, eu tenho o Prelude e paguei 150 pilas.

Ligando no PC você acha editores para mudar os timbres, organizar os sons, etc...

hibandx
Veterano
# abr/09
· votar


certo.. mas ligando no pc... eu transformo o pc como controlador e o som q escolho no software vai ser tocado pelo teclado certo?

new-dawn
Veterano
# abr/09 · Editado por: new-dawn
· votar


hibandx
kara vc tem q trokar este drive de disk pq é o msm caso dos psr -620, dos korg 01w/fd eles usam tipo de drive mais antigo e o disk é msm diferente!!!!

Quem pode te ajudar é o "fernandotecladista"

ele tem um D20
macaco veio
...ele usava disquetes de 700 e poucos Megas que sairam logo do mercado...
vc quis dizer 700 kb??

AUTOBOT
Veterano
# abr/09
· votar


hibandx

Esse teu problema com o disquete é batata pra quem usou teclado com tecnologia 80/90.

Ocorre que o Roland D-20 usava disquetes 3.5 DD, enquanto os "atuais" disquetes são 3.5 HD

Trocando em miúdos:

1) Pega um dos teus disquetes HD (porque tu só pode tá usando um desses, uma vez que é praticamente impossível encontrar um DD hoje em dia) devidamente formatado;

2) Saca aquele furinho quadrado que tem nesses disquetes (tem aquele da trava de gravação e esse que eu tô falando)? Pega um pedaço de durex comprido o suficiente para tapar ele de ambos os lados.

Pronto, agora você tem um disquete 3.5 DD.

Vai lá e testa ele que o seu D 20 vai reconhecer o bicho.

Abraço.

AUTOBOT
Veterano
# abr/09
· votar


Na figura 3 deste site tem uma imagem com os dois disquetes.

O azul (esquerdo) é do tipo DD e o brando (esquerda) é HD.

Notou que o branco (HD) tem o furinho que o azul (DD) não tem? Então, é só tapar ele com o durex e qualquer equipamento que utilize a tecnologia DD vai reconhecê-lo.

AUTOBOT
Veterano
# abr/09
· votar


O interessante é que muito nego que ainda ussa esses teclados simplesmente acha que "não existem" mais disquetes para os mesmos.

Daí, nem usam o equipamento direito, ficam revoltados porque acham que ele é obsoleto e tal.

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/09
· votar


É um puta teclado, o som é violento.





Um vídeo do Rick Wakeman usando um D-50.

hibandx
Veterano
# abr/09
· votar


sim sim a parada do disquete eu entendi... fiz isso mas o filho da mae dah Disk error 4 (quando vou formata-lo pelo teclado), li no orkut sobre isso, e a galera fala que somente pode ser formatado e lido pelo teclado.... isso procede? vou comprar daki a poko um disquete novo pra ver se vai...nao esqueci do furinho.... ja tapei ele hehehe a mtoo tempo... o leitor faz sempre o mesmo barulho... formata.... tem como trocar o drive dele? adaptar um de pc ou algo assim?

hibandx
Veterano
# abr/09
· votar


e ah... desde ja agradeço mtooo a atenção de vcs galera! obrigado por tudo que ja colaboraram! :)

fernando tecladista
Veterano
# abr/09
· votar


tem que formatar o disquete nele pois ele usava disquetes de 700 e poucos Megas que sairam logo do mercado. Assim tem que formatar os disquetes normais para esse tamanho. Que eu me lembre era isso.

esse disquete só vai rodar nele, o formato é exclusivo desse roland, não pra pra colocar o disquete no Pc salvar um arquivo e abrir no teclado

---------------------------

ja fiz isso... mas o danado continua dizendo Illegal Disk :P alguma solução?ou seria o drive com problema.....?

até pode ser, se for o drive, esquece, quando deu pau no meu drive fiquei um tempo sem usar e acabei encontrando um drive pra ´d-20 no ML, no proprio ML tem um pessoal que faz adaptações de drive comum para esses mais antigo, vi alguns certa vez falando que era só mandar o drive pra ele ver o projeto que o cara tentava montar outro, pelo que sei os do 01/w e 620 não funcionam pra ele
só pra ter uma ideia, me contaram que o W-30 tem 4 versões cada uma com um projeto de drive diferente
-----------------------------




a galera fala que somente pode ser formatado e lido pelo teclado.... isso procede?
sim

nao esqueci do furinho.... ja tapei ele hehehe a mtoo tempo...
não faz diferença, o teclado não procura furinho porque não existia furinho nessa época

manual:
http://media.rolandus.com/manuals/D-20_OM.pdf

----------------------------------

certo.. mas ligando no pc... eu transformo o pc como controlador e o som q escolho no software vai ser tocado pelo teclado certo?
1- você pode usar algum sequenciador pra usar o d-20 como um módulo de som, lembrando que o d-20 não é padrão GM então se rodar alguns desses midis prontos vai soar estranho
2- existem programas e arquivos pra gerenciar a mémoria do d-20, são semi-arcaicos, mas dá pra colocar alguns timbres interessantes, o editor e timbres do D-50 não são compativeis com o d-20

nesse link que o mauro passou: http://www.synthzone.com/roland.htm
tem alguns sites pra d-20, pode procurar também material do D-10 e D-110 que são compativeis

-----------------------
quanto a usar o disquete
hoje praticamente é somente pra backup de timbres, o sequenciador é basico: 8 pistas, sem microedição, não compativel com arquivo midi e leva em media 40seg pra carregar uma música nele e só uma música de cada vez

se você conseguir se entender com algum programa pra PC vai usar o proprio Pc pra backup, os timbres só corre o risco de perder quando acabar a bateria interna, mesmo assim você pode resetar o teclado e trabalhar com os timbres internos

---------------------------
vai postando as dúvidas aqui, só que ultimamente eu estou sem pc em casa, só na lan-house, então alguma coisa vou ter que ler aqui e testar lá em casa

hibandx
Veterano
# abr/09
· votar


mto bons os seus esclarecimentos... obrigado... vamos la... certo, vou desistir da ideia do floppy, vou comprar o cabo midi-usb... mas nao faço a minima ideia d como proceder... funçao e aplicativos... outra coisa... gosto mto do som de piano.. porem gostaria d editar ele, juntar com outro timbre... , como fazer isso?

fernando tecladista
Veterano
# abr/09
· votar


hibandx
gosto mto do som de piano.. porem gostaria d editar ele, juntar com outro timbre... , como fazer isso?

a ideia do teclado é assim:

modo multi-timbral
8 canais midi mais o canal de bateria
a edição do patch só tem controles do tipo: bend 0 a 12 modulação on/off, key shift -24 a +24 e alguma outra coisa basica
reverb e etc... é selecionado lá no "tune/funcion é vai pra todos os canais

e escolha de um timbre pra cada locação, a vantagem é que
você pode alocar os timbres no numero que você quer
por exemplo no edit disso tem dois bancos (a e b) quer são os timbres de fabrica e o banco (i) que é o user
então no local A11 que é o primeiro timbre do seletor você escolher se quer o piano a01 ou o piano a02 ou o sei la oque no b19 ou o piano que você salvou no i40... pra chamar isso quando digitar A11
como eu já conhecia a lista GM de cabeça achei mais facil colocar os timbres mais usaveis na mesma ordem

no modo performance
no edit você tem em patch mais recursos, dá pra fazer um dual ou split ou deixar um timbre só (whole) e no resto da edição você pode escolher o reverb ou delay somente pra aquele timbre
pra fazer um dual você escolhe um timbre pra lower e um pra upper

vou ver em casa qual editor pra PCque eu tenho lá

new-dawn
Veterano
# abr/09
· votar


hibandx
fernando tecladista
gosto mto do som de piano.. porem gostaria d editar ele, juntar com outro timbre... , como fazer isso?


Karas o som de pianos dele é igual ao do "D-50"???
ou seria o ms som dos Xp's ?

hibandx
Veterano
# abr/09
· votar


Fernando...
Otimo.. quanto aos timbres, consegui ter uma ideia... fucei nele e consegui mecher na parte do Dual, Split e Whole, o Whole eu nao sabia o que era e sobre o multi e o performance ficou bem claro pra mim agora pra que servem ehhehe, tb ja to conseguindo colocar os bancos com o split e gravar tb essas mudanças com o comando Write e Enter ehhehe, fiz o pedido de um cabo pra ligar ele no meu note... tenho que ver agora o lance de criar uma sequencia em um ritmo...isso é possivel? quero eu mesmo criar o ritmo e gravar na memoria dele... (acho impossible! mas nao custa perguntar heheheh)

New-Dawn
quanto ao som nao sei... talvez o fernando possa esclarecer sua duvida...

AUTOBOT
Veterano
# abr/09
· votar


fernando tecladista
não faz diferença, o teclado não procura furinho porque não existia furinho nessa época

Discordo, Fernando.

Eu tinha um General Music CD 30 e ele só operava com disquestes do tipo DD. Os do tipo HD (com o tal furinho) ele não reconhecia nem a pau.

Na época que comprei (1996) o "apareio", levei até um susto. Mas logo - graças a internet - descobri a solução para o problema, que é a mesma que eu repassei pro hibandx.

Ou seja, esse furinho não é só enfeite.

Abraços.

hibandx
Veterano
# abr/09
· votar


rsrs pois olha! o meu nao reconhece nem um dos 2 mais heheeh desisti...vou pegar o cabo midi mesmo acho q vai resolver minha intenção....

hibandx
Veterano
# abr/09
· votar


http://www.snetcommerce5.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=t1_ex_prod &codprd=68329&cd=kgmfZY8;CQdkc&cdgc=gehdZc09{Sgj&sid=id48qe56rkvbpdaou udpupmv03-1196965704&gclid=CI_r77rb8JkCFQOeFQodHkzaRw

esse cabo serve pra mim?

fernando tecladista
Veterano
# abr/09 · Editado por: fernando tecladista
· votar


AUTOBOT
não faz diferença, o teclado não procura furinho porque não existia furinho nessa época

Discordo, Fernando.


alguns teclados tem procuram o tal furinho
mas no D-20 sempre usei qualquer disquete e nunca tive que tampar furinho
pelo que li o lançamento do D-20 é de 1987 o disquete de 3,5DD é de 1984 o 3,5HD só em 1987 (fonte wikipedia) então como o projeto do d-20 começou antes, nem tomou conhecimento de que apareceria um disquete maior no mesmo ano de lancamento

diferente do 01/w que também trabalha com DD e como tem a opção de carregar midi esse disquete que tem os arquivos midi tem que ter o adesivo e formatar em DD se não o "PC" não reconhece, já o disquete pra backup também não faz diferença já que também é formato exclusivo, não me lembro do meu psr-600 mas acho que este tem que tampar furo também
mas no caso do tópico o D-20 não faz diferença

quando saiu o D-20 disquete de 3,5 era praticamente novidade por aqui cada um na moeda de hoje acho que deveria custar uns 20,00 lembro que era caro pra dedeu pra comprar "um"

-------------------------------



hibandx
tenho que ver agora o lance de criar uma sequencia em um ritmo...isso é possivel?
quero eu mesmo criar o ritmo e gravar na memoria dele...
explica melhor

o que dá pra fazer é gravar um pattern do numero 51 até o 88
só que funciona igual a uma bateria eletronica
você grava um pattern simples de um compasso, se a sua levada precisar usar 2 compassos da pra enganar e gravar usando a formula de compasso de 8/4
não existe como gravar fill-ins intro e etc... se precisa de alguma virada tem que ter outro pattern com a virada e mudar e voltar manualmente

no sequencer dá pra gravar uma trilha ordenando os patterns, essa trilha fica na memoria mesmo quando desliga o teclado


esse cabo serve pra mim?
sim

fernando tecladista
Veterano
# abr/09
· votar


new-dawn
Karas o som de pianos dele é igual ao do "D-50"???
ou seria o ms som dos Xp's ?


acho que nunca ouvi piano do d-50 mas o d-20 e o d-50 tem muita waveform igual então deve dar pra fazer, de XP tá meio longe porque essa série D e antes da JV que é de antes da XP

tem essa demo aqui:
http://www.synthmania.com/Roland%20D-110/Audio/Factory%20Patches/A11%2 0AcouPiano1.mp3

http://www.synthmania.com/d-110.htm
tem outros timbres aqui, mas dá pra fazer muito melhor do que estes timbres de fábrica

hibandx
Veterano
# mai/09
· votar


agora to me batendo pra fazer o cabo midi comunicar com algum programa... tipo... nao sei nem o que fazer .. tenho o teclado e o cabo... como faço pra passar o timbre do note pro teclado?

fernando tecladista
Veterano
# jun/09 · Editado por: fernando tecladista
· votar


hibandx

vê estes links:

http://www.harmony-central.com/Software/Windows/d10ctw1a.html

http://www.synthzone.com/lakata/d10tips.htm (lista de comandos para ligar o teclado em modo de teste)

http://www.epsilonx.com/rolandla/synth-d20.htm

http://www.avtandil.narod.ru/d20e.html

http://thesybersite.com/downloads.htm (manual)

http://roland.d.freeservers.com/
dando um click no link "d-20" tem lá varios arquivos de timbres
e no link software tem o editor do d-10 que é o mesmo do d-20
não lembro se é nesse programa onde eu posso abrir varios arquivos em janelas diferentes, e ir copiando no ctrl C-V os timbres que gostei para uma outra janela de arquivo novo

pesquisa estes links que nem lembro direito mais o que tem em cada um e depois troca outra ideia aqui

-----------------------------------

falando em d-20
o meu nesse sábado levei pra usar e ele só funcionou até a metade do show, depois não saia da tela de abertura
ainda falta ver se ele hoje resolve funcionar novamente, ou vou ter que abrir novamente e fazer outro limpa pra ver se volta por mais uns mêses

rafáli
Veterano
# nov/10
· votar


Oi amigos me desculpem ,sei q esse forum é antigo mas, acabei de adquirir um d20 e nao achei nada sobre esse assunto , ele ta todo bagunçado as vezes nao entra o timbre o drive nao le por causa do formato ,tem como dar reset nele ? como faço me ajudem por favor

fernando tecladista
Veterano
# nov/10
· votar


tem como dar reset nele ?

tem ligar o teclado segurando TUNE/FUNCTION + WRITE
só que isso somente limpa a memoria não executa um "preload" como nos teclados mais novos
mas os bancos A e B de "tones" que existem dentro do edit continuam lá com seus timbres ROM o que se perde são as performances e patch as configurações do tone (edit>>timbre)
a performance pelo que lembro aparece tudo como "initial data"
você pode ir depois do reset configurando "um a um"

ou
dos link que postei antigamente este ainda existe:
http://roland.d.freeservers.com/

tem lá um editor pra d-10/d-20 e alguns arquivos de timbres

quanto ao disquete só funciona no proprio teclado, tem que ser formatado nele e salvo coisas nele pelo teclado
não adianta pegar um disquete no PC salvar arquivos e tentar ler no D-20
carregar timbres do Pc somente com o software e cabo midi

o drive do d-20 trabalha com uma forma propria de formato de trilhas e setores, não é o padrão de PC

Gus79
Veterano
# fev/11
· votar


Pessoal, comprei um D-20. Como gosto de teclados antigos, gostei do bichinho.

Ele tá funcionando bem, mas tá feinho demais. O painel tá todo preto, sem nenhuma serigrafia.

Tô pensando em tentar encontrar algum D-20 queimado para me vender a carcaça (ou até o synth inteiro), para desocupar o espaço do dono e dar um fim digno para o finado.

Será que alguém conhece algum proprietário de D-20 queimado?

fernando tecladista
Veterano
# fev/11
· votar


Gus79

parabéns

sobre serigrafia

eu estou faz pouco tempo com um D-50 e no canto dos graficos esta metade apagado deve ser pelo vício do dono antigo de ligar o teclado colocando a mão no painel

aqui tem uma destas graficas rapidas que fazem de tudo: xerox, cartão visita.... e serviços mais profissionais :impressão de cartaz, ploter e mais trocentos serviços

andei conversando meio sem compromisso e sem eles terem visto o teclado e comentaram da hipótese de se adesivar essa área

comentei que era dificil encontrar fotos, todas que vi estavam em angulo e tinha brilho do flash, eles comentaram de se fazer com a imagem que tem no manual, comentei do lance da cor do adesivo X cor do painel, há opção de se fazer o adesivo transparente somente com os graficos impressos nele

Gus79
Veterano
# fev/11
· votar


Cara, até pensei nessa possibilidade, mas a imagem que tem no manual que eu tenho (em pdf) é muito ruim, borrada...

Talvez se eu mandasse imprimir em branco sobre adesivo transparente só os nomes das funções que ficam abaixo dos botões, juntamente com o gráfico da direita... e colasse um por um abaixo dos botões...

Pelo menos a serigrafia ROLAND D-20 da parte posterior do teclado está boa. ;)

Mas cho que seria legal mesmo trocar o painel superior. Só falta encontrar agora um D-20 sem uso por aí.

fernando tecladista
Veterano
# fev/11
· votar


Gus79

é fica na espera vendo o ML ou alguma comunidade de orkut
só de comentario, vi um D-5 essa semana, não lembro se era queimado ou se só a carcaça

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teclado Roland D-20