Autor |
Mensagem |
Casper Veterano
|
# set/14 · Editado por: Casper
============================ MTRX-s - mini review. ============================
Trata-se de um sequenciador MIDI (não gera nenhum som, apenas comandos) capaz de enviar notas, padrões de bateria e controles CC's para sintetizadores. É capaz de receber e mandar comandos via USB e/ou via MIDI (DIN5) simultaneamente, podendo ser mestre (envia clock e comandos de começo e fim) ou escravo (recebe os mesmos comandos).
http://i60.tinypic.com/2hi8foj.jpg
É um sequenciador da "velha guarda": controla-se as notas e parâmetros em tempo real, pode-se salvar de forma independente sequências de notas, baterias e mensagens CC de forma independente. Isso demanda um tipo de planejamento de pensamento um pouco diferente de um arranjador tradicional. Toda ação que se gaz sobre os botões acontecem imediatamente ou vai acontecer em segundos, portanto o fluxo de trabalho tem que ser um pouco planejado mentalmente. Isso gera erros, claro, mas a flexibilidade que se ganha com isso vale a pena, na minha opinião.
O modo com que se entram os dados é bastante peculiar: existem 8 botões centrais com LEDS ao redor que, ao pressionar o botão e girar o encoder da direita, muda-se o parâmetro. Os botões restantes servem para navegação nos (muitos) menus do sistema. Esse método tem vantagens e desvantagens. A maior desvantagem é que duas mãos são necessárias para a maioria das ações. A vantagem é que, apertando botões simultâneos e girando o encoder, os dados de tudo que está apertado é afetado. Depois de um tempo o fluxo fica muito natural. O vídeo está ruim mas dá para ter uma ideia da coisa:
O primeiro contato foi muito positivo: é um equipamento muito agradável e bem feito.
Como é um "projeto aberto", pode-se modificar o software e mudar o firmware a qualquer momento, mas somente um pode funcionar de cada vez. No momento existem 3:
1)Seq X4 2)Jam Machine 3)Custom
O firmware que veio junto foi a Seq x4 v.1. Trata-se de 4 sequenciadores independentes capazes de manipular 4 sintetizadores, sendo que cada sequenciador é bem independente um do outro.
A ideia é boa, mas navegar em tantos menus o tempo todo é complicado. Como nessa versão não é possível ainda salvar os dados em vários segmentos, é mais complicado de usar na vida real e tem uma função mais experimental.
Em seguida, testei o firmware "Jam Machine", e foi uma experiência mais interessante. Trata-se de um sequenciador melódico + sequenciador dedicado para bateria. Realmente intuitivo e divertido de usar. Usei-o apenas apenas no modo Mestre, sem usar um computador. Tudo funciona como deveria, só encontrei duas coisas que me incomodaram um pouco:
1) Ao mudar a direção da sequência (frente, para trás, ping-pong) muito rapidamente (modo Casper-insano) e em BPM's altos, o sequenciador da bateria "engasga" de uma forma estranha.
2) Quando na edição dos controles de CC o encoder perde muitos números (eu acho que é por isso que deve a atualização LCD em vários campos simultâneamente). Depois de editado, tudo funciona perfeitamente.
Devo ressaltar que o modo de salvar e recuperar os dados, sem ter que parar nada e em tempo real é muito bem pensado.
O terceiro modo (custom) serve para enviar dados para o computador, essencialmente para controlar VST's e DAW's, e pode receber o feedback desses softwares para atualizar os LEDS e o LCD. Não testei esse modo, porque não tenho interesse nesse tipo de coisa.
Vou testar modos escravos e como eles se comportam com o computador. No geral, fiquei muito satisfeito com o equipamento.
Abaixo uns sons, o MTRX-s é a única fonte se sequencias:
https://app.box.com/s/8u7z6263b6vv115bv5rq
https://app.box.com/s/3o32xlab310egsfwaf6e
https://app.box.com/s/gz8vx2zwm9mgv01vjqe3
|
silvG8 Veterano |
# set/14
· votar
Grande mestre jedai Casper,
Excelente o seu review.
Em toda honestidade, estava esperando o que o sr. iria falar a respeito do bichinho e como mostraria o que ele é capaz. Estou apaixonado por isso! É simplesmente fenomenal!!
Vamos a cada parte.
Achei legal o lance de alterar vários segmentos simultaneamente pressionando vários botões e girando o encoder. De uma forma geral você apresentou bem o que é o instrumento, mas gostaria de perguntar o seguinte: como é a qualidade da construção?
Entre os modos, o SeqX4 me parece muito interessante, mas eu teria o problema de salvar as coisas, como você mesmo já disse. O Jam Machine parece o que tenho com o Anushri, mas podendo usar uma bateria externa de minha escolha.
Tenho pensado qual seria a forma mais eficiente de me divertir com um setup portátil. O Ambika foi a primeira peça deste novo projeto, que conta agora também com o Anushri, mas acho que falta uma drum machine. Cheguei a cogitar o MTRX-s, mas acho que pra minha atual situação não teria vantagem. Ele será sim, um excelente gadget no meu futuro próximo, por permitir seqüências de forma divertida e intuitiva, mas acompanhando meus outros sintetizadores maiores (já que o Ambika e o Anushri possuem sequenciador interno).
Dentre as suas criticas, a única que me preocupou um pouco foi o lance dos CC. Como assim ele pula valores? Ele pula em relação a posição dos LEDs ou ele simplesmente omite alguns valores?
Eu tenho pensado cada vez mais em instrumentos criativos de empresas pequenas, e a Fyrd parece estar preparada pra esse novo mercado. Gostei bastante das suas observações e adorei o vídeo! Foi o primeiro que eu consegui acompanhar de verdade o que estava sendo feito. O vídeo da própria Fyrd é excelente, mas tive que ver e ouvir algumas vezes pra entender totalmente
Mais uma coisa... no modo Jam, é possível construir seqüências maiores, com 16 steps por exemplo? Existe algum método onde a seqüência é expandida?.
Obrigado por esse excelente mini-review! É um puta sequenciador!!
|
silvG8 Veterano |
# set/14
· votar
Só um detalhe adicional... precisamos encontrar um forum de acordo com o nosso gosto atual. Conversar sobre coisas diferentes aqui, e até no Gearslutz é brincar de falar sozinho...
Sabe algum legal? Tentei o MuffWiggler, mas ainda não estou participante...
|
Casper Veterano
|
# set/14
· votar
Caro silvG8:
A construção é sólida, mas é de acrílico. Eu não pisaria nele, se é que me entende. As laterais são de madeira, e poderiam ser melhores. Vou trocar as laterais, tenho dois pedaços de imbuia separados para isso. O encoder é excelente.
Acho que me expressei mal na descrição de pular valores. No menu de setup dos CC's , escolhe-se um dos bancos de CC (de 1 a 8) o botão a ser editado (de 1 a 8) e o CC (de 1 a 127). Para ajustar os dois primeiros parâmetros ele vai suave (de 1 a 8), mas de 1 a 127 ele vai 1 1 2 3 4 4 4 5 5 6 7 8... entendeu? Vai engasgando na programação, mas atinge todos valores. E isso somente na programação. Depois disso, tudo flui perfeitamente. Eu programei dois bancos para o Minitaur, é uma mão na roda. Permite fazer umas brincadeiras (por exemplo mudar o cutoff do filtro) sem tirar a mão do sequenciador.
As sequências podem ser de 8, 16, 24, 32, 40, 48, 56 ou 64 steps. Eu uso basicamente de 8 e 16. Na verdade, a de 8 é tão flexivel (dá para controlar a "distância" entre as notas) que monto sequencias de 8 com cara de 16. Vou fazer um vídeo disso.
Acho que podemos montar um clube dos usuários com equipamento mais alternativo do Brasil. E poderemos brincar com eles, quando as camisas-de-força estiverem frouxas...
|
Edson Caetano Veterano
|
# set/14
· votar
Casper Kkkk em se tratando do veio Casper, nunca vão afrouxar as camisas de força kkkk, vai manda uma Jamzinha vai... Quem sabe não entra 3 músicos para desfrutar da sua base fantástica
|
_BLACKMORE_ Veterano |
# out/14
· votar
Coisa linda!! :) Vou só urubuservando por aqui ... :)
|
silvG8 Veterano |
# out/14
· votar
Casper Interessante... são informações que consigo encontrar sozinho, mas nada melhor do que a experiência de tocar um bicho desses. Os Mutable Instruments são a mesma coisa.
Entendi todo o lance dos CC e etc. No final das contas, na hora de realmente usar não faz diferença... importante isso né? Heheheh!
Hoje esbocei o começo de uma música pro nosso esquema lá. Depois compartilho alguma coisa no email. Ainda não sei direito como vou proceder, já que meu MacBook tem me deixado na mão por causa da bateria e engate de recarga, que precisam ser trocados.
O encoder e botões, na minha opinião são os mais importantes nessa situação, já que troca-los envolve um longo processo de busca por opções melhores. Meu Ambika teve um problema com o click do encoder e o colega americano se ofereceu pra trocar e enviar de volta sem custos, mas não compensa... como é possível usa-lo sem o click, pouca diferença fará na minha vida. De qualquer forma, ele vai me enviar um encoder de outra marca por correios, só esta tendo problema em encontrar o tamanho certo.
O acrílico deixa o bicho bonito! A madeira realmente parece barata, e eu também trocaria...
Obrigado pelas informações. Surgindo coisa nova e etc. compartilhe!
|
Casper Veterano
|
# out/14
· votar
Botei o MTRX-s para controlar uma DAW genérica (MULABS), gerando todas as sequencias e controlando os botões dos VST's. Utilizei um método de sincronismo interessante, o tal do MTRX-s Fyrd Instrument Lock System (FILS).
Quem quiser detalhes técnicos tem no site do fabricante.
|
INNARELLI Membro Novato |
# out/14
· votar
pelo amor de Deus dá nervoso isso esse som sei la da uma náusea. vontade de tomar um doce.
|
INNARELLI Membro Novato |
# out/14
· votar
Casper como vc fez isso? dawn é software, né?!
|
Casper Veterano
|
# out/14 · Editado por: Casper
· votar
Caro INNARELLI:
DAW - Digital Audio Workstation (estação de trabalho de áudio digital) é geralmente composta por um sequenciador + gravador de áudio multipistas + suporte para VST's. Geralmente é uma plataforma baseada em software, mas pode ser hardware também.
Exemplos:
Ableton Live Adobe Audition Apple GarageBand Apple Logic Pro Ardour Cakewalk Sonar Cockos REAPER FL Studio Pro Tools Renoise Samplitude Sony ACID Pro Steinberg Cubase Steinberg Nuendo Propellerhead Reason
A que eu uso (MU.LAB) nem está na lista.
|
INNARELLI Membro Novato |
# out/14
· votar
Casper °° mas essa é lista de softwares ou hardware?
|
Casper Veterano
|
# out/14
· votar
Caro INNARELLI:
Por favor, pare de desvirtuar o tópico. Se quiser saber o que é cada um da lista, pesquise na internet.
Ou abra um tópico para isso, por exemplo:
"Cubase é software ou hardware?"
Obrigado pela compreensão.
|
Synth-Men Veterano |
# out/14
· votar
O pequenino é um grande sequenciador.
|
silvG8 Veterano |
# out/14
· votar
Casper Gostei do sequencer com o DAW. Deu pra ter uma idéia de como seria controlar vários sintetizadores ao mesmo tempo.
Venho cada vez mais pensando que preciso de uma solução melhor pras minhas partes rítmicas, e cada vez mais penso no LXR da Sonic Potions. Embora meu Anushri tenha uma DM interna divertida e simples de usar, ter algo que consiga editar eu mesmo vai fazer muita diferença.
Achei legal pois ao que tudo indica, o sequencer para DM do MTRX é semelhante ao do Anushri... parece ser baseada em uma matriz, com os padrões jogados em um mapa. Bem simples de usar e pratico.
Gostaria de ver o MTRX sequenciando seus brinquedos todos (Nord Drum, Mopho, Minitaur, etc.)...
Muito legal suas adições ao pequeno review. Vou dar uma olhada no tal do Fyrd Lock num sei o que.
É isso! :)
|
Casper Veterano
|
# out/14
· votar
Mais um exemplo de sequência no MTRX-s:
|
silvG8 Veterano |
# out/14
· votar
Casper Legal o vídeo veio Casper! Gostei da brincadeira!! Acho que é a primeira vez que VEJO você tocando e não somente ouço suas invenções. Fico feliz que o sr está cada vez mais adepto de vídeos. Acho que é um formato muito bom pra mostrar como as coisas funcionam. Isso é Gary Numan?? E sou meio retardado pra esse tipo de cultura musical...
|