Peso nas teclas

    Autor Mensagem
    mcorrea01
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: mcorrea01


    E aí, pessoal! Eu tenho um Yamaha P-35 (bem simples), gosto muito de piano e música clássica, especialmente das valsas de Chopin. Eu sei tocar a Valsa do Minuto e agora estou "lapidando" a Grande Valsa Brillhante Op.18. Eu toco muito bem pra quem nunca fez aulas ou cursos.

    Antes eu tinha um teclado e sabia que quando tivesse um piano teria que me acostumar com o peso das teclas, mas tudo bem, eu sabia que depois de um tempo eu iria me acostumar como muitos dizem.

    Porém eu tenho a impressão que não consigo fazer alguns movimentos e utilizar os dedos corretos devido ao peso das teclas, eu procuro várias formas pra conseguir, mas é realmente impossível.

    *Se eu estiver errado me corrijam: principalmente naquelas notas bem rápidas que se alternam entre uma outra, acho que são os "Triplets"*

    Resumindo, eu gostaria de saber se há alguma forma de trocar as teclas do piano. Pelo que li nas especificações o mecanismo de teclas do Yamaha P-35 é o "GHS", e pelo que pesquisei aqui no fórum esse mecanismo não é um dos melhores. Então é isso, é possível trocar esse mecanismo/teclas? Valeu. :)

    jcwap
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: jcwap
    · votar


    mcorrea01
    Eu tive um P-95, se eu não me engano é mesmo sistema de teclas. Cara eu adorava aquelas teclas, como estudei alguns anos piano então sempre preferi teclas com peso, e as do P-95 achava excelente.
    Lembro-me que o P-95 tinha como controlar o peso das teclas, tinha 4 níveis: o 1° era sem sensibilidade; o 2° ficava como que com o teclado sem peso, mas com sensibilidade; no 3° já era meio-pesado; e 4° e último era o mais pesado, que é o que eu sempre usava.

    Gilberto_O_Maximo
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Na verdade, o "peso" da tecla não altera. O que muda é a resposta/sensibilidade ao toque.
    Tenho um P-105 da Yamaha e sempre uso o "4º peso" que o amigo jcwap disse acima. É o que se assemelha mais ao peso do piano acústico.

    No seu P-35 para alterar a resposta das teclas, você deve manter pressionado o botão "Grand Piano/Function" e pressionar uma das teclas A2 (sem sensilbilidade), A#2 (pouca sensibilidade), B2 (sensibilidade média - configuração padrão) ou C3 (alta sensibilidade - a mais indicada para pianistas).

    mcorrea01
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Sim, isso da sensibilidade eu sei, estou falando o peso das teclas (teclas graves pesadas e teclas agudas leves). Uma vez toquei nas teclas de um piano da faculdade, se não me engano era um Clavinova, as teclas eram pesadas da mesma forma que as do meu, porém o toque era sensível mesmo com peso, era como se as teclas tivessem uma espécie de mola, eu sentia a tecla, e não "apertava" como faço no meu, é difícil eu explicar a sensação. Só quero saber se tem como trocar esse mecanismo ou até mesmo as teclas.

    Gus79
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    mcorrea01
    Eu toco muito bem pra quem nunca fez aulas ou cursos.
    Porém eu tenho a impressão que não consigo fazer alguns movimentos e utilizar os dedos corretos devido ao peso das teclas, eu procuro várias formas pra conseguir, mas é realmente impossível.

    o que nos leva de volta a...

    Eu toco muito bem pra quem nunca fez aulas ou cursos.

    Você com certeza vai se desenvolver bastante, se conseguir resolver este problema primordial (que não está no peso das teclas, pode ter certeza). ;-)

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Resumindo, eu gostaria de saber se há alguma forma de trocar as teclas do piano.
    sai muito mais barato tocar de teclado

    como você está entrando nessa de tocar Chopin, iria até uma loja e testaria alguns pianos digitais pra ver o mecanismo deles

    Gilberto_O_Maximo
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Na linha de Pianos Digitais da Yamaha, recomendo o P155. O Mecanismo GH (Graded hammer) é superior ao GHS do P35, P95 e P105.

    mg64
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    A qualidade de um teclado de piano digital não se restringe à simulação do peso dos martelos de um piano acústico. A estabilidade lateral, o amortecimento do caimento ao final do curso das teclas e a precisão de retorno do mecanismo são tão importantes quanto, principalmente em passagens rápidas ou sutis. O sistema GHS da Yamaha, embora pertença à categoria de modelos entry-level, oferece um satisfatório equilíbrio entre conforto e precisão.

    Substituir um mecanismo de teclas de um equipamento por outro, no meu entendimento, é algo, se não impossível, inviável economicamente. A única solução é trocar o piano um modelo superior.

    Lembre-se que, na aprendizagem da técnica pianística, não existem milagres. Exige-se uma sequência de exercícios contínuos, obedecendo à um crescente aumento do grau de dificuldades conforme à capacidade do pianista. Antes de sair trocando o piano, busque se orientar com algum professor ou colega mais experiente para verificar até que ponto algumas deficiênicias podem ser sanadas com exercícios de repetição e velocidade.

    No seu caso, creio que suas dificuldades não estariam relacionadas aos “triplets”, que traduzido para português, são equivalentes às “tercinas”. A execução destas quiálteras não é tão crítica, a ponto de ser influenciada pela qualidade das teclas. Você deve estar se referindo aos ornamentos (trinados, mordentes etc.). Estes sim exigem um teclado com respostas eficientes.

    Rho_drigo
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    mcorrea01

    É como o mg64 disse.

    Por estudar sozinho, acredito que você não tenha
    uma rotina de exercícios progressivos contínuos
    sem riscos de vícios e falhas em sua técnica
    (Me corrija se eu estiver errado).

    Lembrando, que a digitação correta, é algo indispensável
    para quem deseja tocar piano. E isso não vem apenas
    com a intenção de se acertar uma determinada tecla
    com um determinado dedo... Precisa de um estudo
    rigoroso, com repetições, acentuações... articulações...
    Acredite... tudo influencia.

    Já fiz a apresentação uma vez em um recital em um lugar
    que não tinha piano acústico. Fiquei muito com o pé atrás...
    era um Yamaha P-85, com mecanismo igual ao do seu (GHS).
    Nunca havia testado as teclas, mas na hora de tocar, apesar de
    não chegar nem perto do mecanismo de um piano real,
    tudo correu muito bem... o mecanismo é no mínimo, agradável.
    A peça era o Noturno op.48 n.1 de Chopin. Uma peça bem exigente.

    Tenho plena convicção de que não é o mecanismo que te atrapalha.
    Mas as etapas que você precisa passar pra tocar o que você quer.
    Me entenda... acredito sim que você tenha capacidade de tocar
    essas músicas. Mas um professor, te ajudaria a evoluir melhor
    e mais rápido.
    Quanto ao seu piano, continue com ele...
    ele vai sanar suas necessidades por muito tempo ainda.
    (Eu mesmo quase comprei um P-105 esses dias) rsrs.
    Enquanto faz aulas, guarde um dinheiro... algo entre 6 e 15 mil
    para comprar um piano acústico, quando a necessidade
    realmente chegar.

    Abraço.
    Bons estudos.

    pety_ocampos
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: pety_ocampos
    · votar


    Ola bom dia a todos.

    mcorrea01

    Em relacao ao peso de teclas , é que o seu teclado tem peso igual a toda extensao do teclado, o que realmente te faz sentir as notas agudas ainda pesadas.

    No piano acustico, os martelos das notas graves sao maiores, passando a diminuir seu na extensao ...assim quando chega nas agudas o martelo e pesado porem menor....o que te traz mais mobilidade e sensibilidade nelas.

    Os Privias da Casio hoje "quase" todos possuem este mecanismo.
    E o que mais se assemelham a um piano de verdade num piano digital de baixo custo hoje, alem de alguns terem teclas que imitam o marfim dos pianos acusticos.

    Sempre curti os pianos da yamaha e kursweil....e curto muitoo ainda, mas quando sentei em frente ao Privia d amigo meu , quase cai de costa.
    Pela qualidade do som, camadas e pela dinamica das teclas, pouquissima difrenca pro piano acustico que estudo no conservatorio, um Fritz Dobert.

    Entao resumindo...e sem fazer propagando (ja fazendo)... o que poderia procurar daqui em frente e um piano digital é este mecanismo de progressao nas teclas....Seria perfeito para expressao e estudos. Pensa numa teclas confortaveis.
    Vi um modelo da kORG tambem que tem este mecanismo, porem nao conheoc o som.

    segue explicao sobre o assunto

    <a href="http://www.casio-intl.com/br/pt/emi/privia/info/#hummerhttp://ww w.casio-intl.com/br/pt/emi/privia/info/#hummer" target="_blank" rel="nofollow">http://www.casio-intl.com/br/pt/emi/privia/info/#hummer http://www.casi o-intl.com/br/pt/emi/privia/info/#hummer</a>

    Artref
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Não entendi muito bem o post, mas enfim, algumas ideias:

    -Não dá pra trocar as teclas de um instrumento;
    -Chopin e música erudita devem ser tocados num piano acústico, não existe digital pra tocar isso seriamente. Aconselho seriamente se você está nessa direção.
    -São poucas coisas que são *impossíveis* de serem tocadas num piano, provavelmente você não teve orientação sobre a melhor maneira de fazer aquilo, e tome cuidado, pois a não ser que você seja um grande gênio, pode se machucar tentando descobrir sozinho.
    -Procure um bom professor!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Peso nas teclas