Eu gosto de teclado barato.

Autor Mensagem
waltercruz
Veterano
# jul/14
· votar


Chilly Gonzales é mesmo muito bom.

Eu gosto de teclado barato.

Mas gosto ainda mais de coisas que resolvam meu problema.

Não depreciando, mas colocando o lado de um músico gigueiro: eu toco em n bandas, tenho de tirar n-repertórios e programar n-timbres. Se eu precisar gastar muito tempo para transformar o som do teclado barato em algo que seja mais porrada, esse barato já me saiu caro. Inclusive no meu caso, se eu bato de olho em presets que me remetam a músicas que eu esteja trabalhando, acredite, é uma mão na roda.

Isso posto:

1) Na maioria das vezes nos subutilizamos nossos instrumentos mesmo. Dá pra fazer mais com o que temos.
2) O maior upgrade a ser feito não é o de memória ou tamanho de sample, mas de mentalidade :)

Apenas meus 2 centavos ;)

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/14 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Muito bom o tópico ... e vem muito bem a calhar com o meu gosto musical ...

Hammond (tonewhell)
Minimoog Model D (synth analógico)
Rhodes (qualquer um)

Só teclado antigo ... e não é porque são antigos que são obsoletos (ou baratos), visto que existem inúmeros VST´s e bibliotecas de samples dos bichos .... tem mais antigos por aí?? :)

JeanCarlo
Veterano
# jul/14 · Editado por: JeanCarlo
· votar


sim... Concordo que antigo e obsoleto não andam juntos... Vide Korg Trinity, XP80, Moog....

guibarcelos
Veterano
# jul/14 · Editado por: guibarcelos
· votar


Muito bom esse tópico criado sobre os keys baratos...

só tive deles até hoje, hehehehe

mas um OFF aqui no tópico...sobre keys baratos...

apareceu um troca num recém chegado meu Alesis QS7.1 em um korg X50..

os amigos poderiam me aconselhar se vale a pena?

grato, e desculpem o OFF!

Adler3x3
Veterano
# jul/14
· votar


silvG8

Realmente se gasta muito mais em instrumentos Vsti de qualidade do que até numa DAW top.
E ser for somar tudo e considerar os diversos estilos musicais gasta mais ainda.
E este é um ponto importante que tem considerar.
A tendência é que os teclados estão evoluindo para importar samplers.
E os mesmos desenvolvedores de Vsti, podem começar a fazer isto, se é que já não estão fazendo.

Artref
Veterano
# jul/14 · Editado por: Artref
· votar


Eu estava pensando nesse tópico e tive algumas idéias:

-Não gosto necessariamente do teclado barato em si, mas aprecio muito o cara que toca bem e tira um puta som de um teclado barato. Aqueles que mostram que a arte é mais importante que a tecnologia e o preço do equipamento.

-Vejo na internet muita gente com teclado caro, setup gigante que muda a cada 6 meses. Eu preferiria vê-los com uma peça nova a cada 6 meses e o mesmo teclado. Parece que precisam se auto afirmar através do setup. rs

-Tem muito tecladista que compra um puta teclado de alto valor pra tocar música de valor nenhum. Triste.

-Não consigo aceitar as teclas de alguns teclados baratos. Desses não dá pra gostar, rsrsrs.

-Tinha um usuário do FCC que postava bastante coisa que ele fazia com teclados entry e mid, tirava um puta som. Acho que era o "vmanzoni", cadê ele?

silvG8
Veterano
# ago/14
· votar


Artref
Não se lembra do tiko_y? O cara é um monstro! Vivia colocando excelentes videos aqui, não somente mostrando instrumentos mas tambem seu talento. O cara fazia milagre com um MM6!!

O lance que voce falou das composições é interessante. O real motivo de eu nunca compartilhar minhas melhores composições é muito simples: plagio. Não quero ver banda pop de sucesso fazendo carreira em cima de uma composição minha. Acredite, isso é mais comum do que pensamos...


Quanto ao topico... Continuo de olho num Microbrute - portátil, eficiente, interessante. Vamos ver...

Adler3x3
Veterano
# ago/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


A questão de valor é relativa.
Temos que olhar para outros valores.

Valor:
- pode ser financeiro, ou
- pode ser o valor que se empresta a algo que temos.
No sentido de usar plenamente o teclado e extrair o melhor dele, sem se sentir inferiorizado a outros tecladistas que tem produtos com mais recursos e qualidade;
Ou seja o real valor do instrumento que é reproduzir sons, desde que o executante tenha capacidade para isto.
E o real valor de cada teclado de acordo com a sua finalidade básica:
Workstation, Sintetizador, Arranjador, Piano, Controlador etc...
- o valor do teclado no sentido da qualidade de seus timbres não importando se antigo ou novo;
Na questão de softwares muitas vezes acontece:
- por o software ser free (e muito bom) não de dá valor porque não se pagou nada, e assim acaba não explorando todos os recursos que o programa oferece;
- o software foi obtido por cópia de um genérico;
- Cada DAW tem os seus recursos e plugins, que muitas vezes por questão de simplicidade, estes plugins não são tão bonitos, mas são eficazes, e são negligenciados, e se procura plugins externos que tem uma aparência melhor, mas por outro lado nem sempre são superiores aos plugins nativos da DAW, exemplo : Reaper (term excelentes plugins internos), mas o pessoal fica procurando e usando outros plugins que são inferiores.
- já para um software pago, que foi pago, a tendência é da pessoa dar mais valor, mas isto não significa que um determinado programa seja superior ao equivalente free (na maioria das vezes o pago é superior, mas não é uma regra absoluta);

E o barato, o antigo e o novo, não são excludentes.
A novidade sempre vai fazer parte da vida do músico, mas tem que valorizar o que se tem.
E nunca vamos conseguir estar sempre com instrumentos top de última geração.
E o novo para se integrar ao setup, tem que ter recursos e timbres que realmente façam a diferença. (e aqui volta novamente a questão do valor financeiro, vale a pena gastar, ou pior gastar o que não se pode, e muitas vezes tem que se esperar certo tempo para poder comprar um usado que apareça numa boa oportunidade).
E cada teclado novo exige um certo tempo de aprendizado.
Cada modelo de teclado é uma peça única que tem timbres e recursos de acordo com a sua data de fabricação.
E se desfazer ou trocar por um mais novo pode não ser a melhor opção, pois vai perder timbres únicos. (tudo depende das finanças, e principalmente de ter espaço para guardar os teclados, tem gente que tem mais espaço, outros não tem espaço).

guibarcelos
Veterano
# ago/14
· votar


Adler3x3

Você foi perfeito em seu comentário.
Faço apenas uma ressalva de tudo que por você foi escrito, de que tudo isso resumi-se a vida de maneira geral também.

Por exemplo: Se amanhã a apple anuncia-se que todos os seus produtos receberiam grande queda de preço , e que serão cobrados valores adequados ao que o produto oferece. Digamos, apenas digamos, que o iphone(OFF - tópico teclado), a partir de amanhã, estaria por 500,00 reais. (A maioria das pessoas iriam dizer de a apple não presta ou que o iphone não presta mais, "a maioria", não todos. Tudo isso porque? Porque não seria mais aquele objeto desejado e tão cobiçado, que todos não podem ter. Não estou aqui afirmando que o iphone, assim como os teclados TOPs de linha não valem o que realmente cobram, mas pra boa parte das pessoas, adquirir tais equipamentos vai além de sua necessidade e da sua dedicação em extrair o máximo possível deles.

Vejamos: O cara compra um Kronos, apenas liga-o e toca piano por uns 30 min do dia e desliga...era mesmo necessário um kronos pra isso? mas o dinheiro é de cada um. Mas vejo dessa forma, se o cara quer um kronos, tem dinheiro pra isso, mas vai tocar apenas em casa pra si...Se ele usufruir, extrair as capacidades, realmente, do instrumento, mesmo que seja pra si , já valeu o investimento.
Porém, o que vemos por ai é mais o "Status" social, em tudo na vida...

Adler3x3
Veterano
# ago/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


guibarcelos

Concordo.
Nem sempre um preço baixo competitivo significa baixa qualidade.
Assim como acontece no mundo da moda, também ocorre nos exemplos que você citou.
E entra em cena a questão do Status de querer se mostrar para os outros, quando o que realmente interessa é que a pessoa use o teclado de acordo com o que realmente precisa, tem que agradar a si mesmo, não aos outros.
E assim nem sempre a dica dos outros para o melhor teclado é válida.
Pois muitos querem impor o seu modelo de teclado como melhor.
E depreciam o teclado dos outros.
Aqui no fórum falam muito mal de teclados arranjadores, mas estes produtos são ótimos, no ponto em que são melhores, isto é em fazer arranjos.
E tem a GAS, a compra por impulso sem pensar se realmente precisa disto e vai usar tudo o que o esta comprando.
No caso que você citou do Kronos, este é o melhor teclado para se comprar usado (com pouco ou quase nenhum uso), pois vai passar certo tempo, o sujeito vai desistir do teclado e até comprar outro.
E volta a cena a questão de valor, se é barato, o primeiro pensamento que vem a mente é que não presta, mas isto também não é uma regra geral.
Quanto ao valor (novamente escrevendo sobre valor) dos teclados no Brasil, não vamos esquecer do Custo Brasil, que deixa os preços proibitivos para a maioria dos músicos. (o que é caro aqui no Brasil, lá no exterior é barato).
Se é grátis então? a pessoa não dá valor.

fernando tecladista
Veterano
# ago/14
· votar


Gus79
lembrei agora de outra coisas interessantes do PSS 790/795

os pads abaixo das teclas mandam notas pelo canal 16, você pode selecionar quais notas pelo pad assign, da mesma forma que seleciona os instrumentos de percussão para ele, se quer um dózão no pad1 só escolher o bumbo...se quer um sol no pad2 só escolher o tom eletronico...

então nesse conceito, usar por exemplo um pad de tônica e quinta pra fundo ou suar para disparar loops ai tudo dependo de quem é controlado
e juntando isso com o vector synth, fica interessante
isso de um treco lançado em 1990
esse 790 em comprei porque achei por 80,00, gostaria mesmo de ter o 780 ou o 51

bravo57
Veterano
# ago/14
· votar


Esse tópico, me remete ao Casio CTK 560l ( o casio Sandy e Junior)...kkkk
Vez ou outra eu tocava em um de um amigo meu, e na época eu tinha um CTK-120. Eu não sacava praticamente nada de teclado. Olhava o 560 e ficava embasbacado! E olha que o bicho não tinha nem saida de sustain e nem sensibilidade nas teclas... Pitch Bend? Ãh? O que é isso? kkkkkkkkkkkkk

Pois é, devido a isso, na minha cabeça até os dias de hj me dá a impressão de que esse teclado é muito ¨brabo¨. kkkkkkkkkkk.

Afinal,no 560L eram 5 oitavas, timbres mais definidos ( no meu CTK 120, os timbres pareciam todos variação de algum tipo de flauta, principalmente os de cordas), tocava 100 musicas maneiras, tinha kit de bateria decente, um Piano com Strings que me deixava babando, e até os alto falantes eram mais potentes.

Bons tempos de inocência.

Buhbor
Veterano
# ago/14
· votar


Eu acho que tecladistas tem um perfil um pouco diferente dos outros instrumentistas.
Conheço muitos tecladistas que buscam se afirmar com um setup caríssimo pra usar muito pouca coisa. E isso é muito mais uma regra do que exceção.
Chega ao ponto de um cara 'meia boca' que tem um setup top ter mais moral do que o cara que toca muito com teclados "baratos".

Os caras ligam muito mais pro que ta escrito atrás do teclado do que pro som em si.
Já mostrei os vídeos de um Piano digital da CASIO bem legal pra uns amigos meus, e os caras nem viram só porque é CASIO.

Eu gosto muito dos teclados de entrada atuais: XPS-10, MX61, KROSS...
Eu acho todos muito legais e da pra fazer muito som com eles.

Os teclados que estão entre esses e os tops de linha são excelentes, na minha opinião.

O meu lance é muito mais empatia do que valor financeiro.

Eu tenho um setup de responsa (em minha opinião também): JUPITER 50 e NORD ELECTRO 4 HP. Dispensa comentários cada um deles, mas confesso (aqui entre nós, rs) que me encanto mais com JUPITER 50 do que com o ELECTRO.

Mas quando você diz que tem um NORD, ninguém quer saber mais qual o outro teclado que você tem.

O Electro tem me servido muito mais por causa das teclas pesadas, por isso estava pensando em vende-lo e comprar um RD-64 (teclado barato e bom) e com o resto do dinheiro comprar um Keytar ou um Synth analogico.
Ficaria muito mais satisfeito, mas agradaria muito menos aos amigos instrumentistas (fazer o que?).

Não tenho nada contra o cara que tem condições ter um setup só de teclado top. Se ele usar todos os recursos, melhor ainda. Mas não é isso que me impressiona.

É muito mais entusiasmante ver um cara com um XPS-10 com um Piano ac. bem editado, uma programação de Orquestra bem feita, uns Synths bem criativos, etc.

Isso é o que eu acho, humildemente falando.

JeffersonX
Veterano
# ago/14 · Editado por: JeffersonX
· votar


Buhbor
Os lançamentos de teclados de entrada das 3 marcas mais populares, Yamaha, Roland e Korg feitos nos últimos anos elevaram bem o padrão da categoria. veja o XPS-10 reunindo timbres famosos e aclamados das séries Juno e XP, que dispensam comentários. MX61 possui alguns timbres herdados da consagrada série Motif. KROSS é uma workstation com vários timbres de grandes teclados como Triton e com a qualidade de workstation de quem inventou o padrão, a Korg.

Ou seja, mesmo que você esteja comprando um teclado de entrada, de cara já leva muita coisa herdada de teclados que há alguns anos eram considerados top e um "bom poder de fogo". Claro que top é top. Mas atualmente o mercado de entrada/mais barato já está te entregando bastante coisa e de qualidade.

A CASIO está fazendo um grande trabalho em seus lançamentos mais recentes. Agora é trabalhar bastante o marketing para retirar um pouco do preconceito que muitas pessoas possuem. Eu já tive, mas depois de assistir os vídeos de demonstração em seu canal oficial do YouTube, mudei completamente a minha opinião. Confesso que abri o primeiro vídeo meio que relutante. Mas o tanto de comentário positivo que havia, me forçou a conferir se realmente era tudo aquilo. Poucos segundos e o queixo ficou caído kkkkkkk Acho que foi uma lição pra vida que tive.

fernando tecladista
Veterano
# ago/14
· votar


dando um UP
peguei hoje um PSS-680
mas deu pra brincar pouco até agora

mas estou eu aqui lendo o manual e sempre reparei que manual antigo além de explicar também exemplifica e os de hoje nem tanto

por exemplo a sessão de midi de manual de alguns teclados de hoje, somente fala que você pode usar midi para ligar teclado com teclado ou computador e fala que você pode mudar os canais usando o botão X, e o botão Y você muda o prog change, e na 2 tela do segundo menu apos apertar X 50 vezes é o clock do midi, nada mais além disso falando onde está a função

ai o manual do tecaldinho além de explicar melhor as paradas acima vem os exemplos de ligação e o que acontece e o que mexer para realizar a conexão

a parte mais interessante
o tecladinho em sí tem uma sintese FM de dois operadores, simples mas interessante
então no manual de um teclado simples vem algo como "mexa no botão frequência para alterar a frequência do timbre" dããããã

e lendo nesse
já começa explanando o que é a sintese FM
e alguns exemplos assim:
para criar uma onda dente de serra, você tem que colocar um operador modulando o outro na relação de 1:1 onde por exemplo 250 Hz modulando 250Hz
para ter uma onda quadrada use a relação de 1:3 uma de 250 Hz atuando com 750Hz

não é lindo!!!

Synth-Men
Veterano
# ago/14
· votar


Prezados...

Esse negócio de comprar teclados antigos é muiiiiiiiiito tentador... Isso me dar tic-tic nervoso.... Mas por enquanto eu vou me segurando.

fernando tecladista

Os manuais de instruções antigos eram verdadeiras "mães".

Creio que daqui a algum tempo o manual de instrução será apenas uma folha, escrita apenas na parte de cima, indicando somente onde é o botão de ligar do teclado.

Adler3x3
Veterano
# ago/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Manuais.

Hoje em dia os manuais são sofríveis.
Existem muito mais recursos e menos informação.

Um problema muito sério não só nos teclados mas principalmente nos softwares.
Os plugins de efeitos nem se fala, simplesmente não ensinam como usar o produto.
É que muitos produtos atuais tem uma tecnologia avançada que era usada principalmente por engenheiros de som.
Mas os produtos ficaram populares de fácil acesso aos músicos, entretanto a linguagem de explicar como usar os produtos são muito limitadas.
Muitos manuais simplesmente trazem referências a termos técnicos sem muitos detalhes.
Como por exemplo uma citação de um botão de controle DRY/WET.
Simplesmente no manual só aparece isto. ( O Dry seria o som original sem efeito, o lado Wet a aplicação do efeito).
Para compreender o usuário vai ter que buscar outras fontes de informação do uso do jargão técnico.

Omegaac
Veterano
# ago/14 · Editado por: Omegaac
· votar


Gostei do tópico
Não só gosto como tenho varios Teclados antigos e baratos.
Não abro mão por exemplo do PSR 600, que até coloquei Drive USB.Ele vario timbres que eu gosto como a Guitarra havaiana nº28 (Steel Guitar), as gujitarras eletricas.E alguns ritimos muito bons.
O Psr SQ16 que tem uma acustica melhor que muitos teclado de hoje

fernando tecladista
Veterano
# ago/14
· votar


Omegaac
Não abro mão por exemplo do PSR 600
o meu estava com problema no drive, achei um cara no ML vendendo correia e agora está tudo lindo novamente
o único pecado desse teclado são os strings que são bons para usar com piano+strings, mas não é um strings cheio, o bell strings até resolve, mas não é sempre que se quer sininhos tocando junto
e de bom sempre achei o piano, acordeon, brass, sax... melhor que muito roland da época
tem muito ritmo bom nesse teclado e também a edição de ritmos que resolve o que não tem nele
da parte de midi é muito mas pratico pra endereçar canais que os controladores de hoje

aproveitando o assunto, ainda tem aquele disquete original de demonstração (ou os arquivos dele)

fabiopavan8
Membro Novato
# ago/14
· votar


Recomendo o arranjado CASIO CTK-1550, custou R$ 400,00 agora deve dar uns R$ 520 (na Milsons de Lages pelo menos).

fabiopavan8
Membro Novato
# ago/14
· votar


Sim, a música Within do Daft Punk teve a participação do Chilly Gonzales.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eu gosto de teclado barato.