essa projeçao sobre as Triades e Tetrades estao certa?

    Autor Mensagem
    Luziarte
    Membro Novato
    # jul/14


    Olá pessoal eu sou Novo no CifraClub Fórum
    E queria saber a opinião de vocês quanto a essa projeção que criei ontem a noite, apesar de ser bem diferente eu achei um outro método, porém pode ser o mesmo de uma outra forma, bem ta aí:
    Tríade Maior:
    1¤ 5¤ 8¤
    C E G

    Tríade menor:
    1¤ 4¤ 8¤
    C D# G

    Tétrade Maior7
    1¤ 5¤ 8¤ 11¤
    C E G A#

    Tétrade menor7
    1¤ 4¤ 8¤ 11¤
    C D# G A#


    C,C#,D,D#,E,F,F#,G,G#,A,A#,B

    1¤ : C
    2¤ : C#
    3¤ : D
    4¤ : D#
    5¤ : E
    6¤ : F
    7¤ : F#
    8¤ : G
    9¤ : G#
    10¤ : A
    11¤ : A#
    12¤ : B

    Luziarte
    Membro Novato
    # jul/14
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    no acorde de C.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
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    quanto ao nome das notas:
    C E G
    C D# G é o acorde menor, acorde de 3ª menor, então é C Eb G
    C E G A# é acorde de 7 menor então C E G Bb....

    sonoramente é a mesma coisa mas quando você tiver 500 acordes na sua cabeça ofato de chamar algo de # ou b fá muita diferença

    eu não sei se entendi bem o que é isso:
    1¤ 4¤ 8¤ 11¤
    1¤ 5¤ 8¤

    mas já vi gente usando a forma de pensar na escala e achar os acordes
    e é assim que os músicos se comunicam, abaixa a 3ª, aumenta a 5ª adiciona a 9ª mexe na 13ª faz um sus 4ª
    também já vi gente contando semitons
    então de C a E seriam 4 semitons |||C a C#(1) / C#a D (2) / D a D# (3) D# a E (4) |||| e de C a G são 7 semitons o que já dá diferença desse sistema teu, se você adotar o C como "zero" e não como 1 fica igual a esse segundo sistema
    quando você usa um tranpose em +12 ele toca um Dó acima, na sua tabela eu teria que pensar em +13 (ou +11?)
    colocar o tranpose em +7 faz o C soar como G

    se você inventar mais um será somente um teu, outra lingua, outro planeta, você vai encontrar muito material sobre harmonia na internet, mas todos falando o primeiro exemplo que comentei, ai você precisa converter, o que torna o processo lento e música precisa disso rápido
    imagina o BPM comendo a 132 você lendo a primeira vista e você fazendo continha pra descobrir que a 9ª que pediram na partitura é a 15¤ da sua tabela

    Luziarte
    Membro Novato
    # jul/14
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    no caso eu contei todosvos semitons. Por exemplo: 1=C 2=Db ou C# e assim suscessivamente. Entendeu?

    Jube
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Jube
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    Luziarte
    Não querendo desmerecer, mas honestamente eu acho muito mais prático pensar nas escala para montar o acorde, acho que fica mais fácil do que contar semitom por semitom porque se estamos tocando G e pedem para colocar uma 4, eu já sei qual nota é sem ficar contando semitons.

    vadimvv
    Veterano
    # jul/14
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    http://bit.ly/1lZG7p2

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
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    Luziarte
    Entendeu?
    entendi
    no caso eu contei todos os semitons
    na verdade você contou teclas
    de Dó a MI são 4 semitons, porque semitom é um intervalo, e intervalo é a distancia entre uma nota e outra, conta-se quantos saltos e não quantas teclas
    como de dó a mi são 2 "tons" / do a re / e / re a mi / são 3 teclas brancas mas temos 2 tons

    no minimo eu consideraria essa ideia de contar o C como zero,
    0¤ : C
    1¤ : C#
    2¤ : D
    3¤ : D#
    4¤ : E
    5¤ : F
    6¤ : F#
    7¤ : G
    8¤ : G#
    9¤ : A
    10¤ : A#
    11¤ : B
    12¤: C

    você usaria a sua metodologia e ficaria padrão a contagem de semitons como se usa
    veja o exemplo do transpose que eu comentei
    o transpose em + 4 faz o dó tocar um mi, na sua tabela de dó a mi é 5

    ---------------------------------------------------------

    outras coisas que você acaba descobrindo na hora do susto é contar de traz pra frente, por exemplo a 7m é um tom abaixo da tonica e a sexta um tom e meio,
    um acorde de C a 7m é sib duas teclas abaixo (dois semitons)
    mas são regrinhas que servem na hora do susto, o interessante é mesmo você saber o que se passa pra entender como funciona, tendo isso você monta qualquer acorde
    -----------------------------------------------------------

    quanto a nomenclatura pense na escala de Dó

    do - re - mi - fa - sol - la - si - do

    a 3ª do acorde de Dó é Mi já que Mi é a terceira nota da escala
    então a 3ª menor de Dó e Mib não pode ser RE# porque RE é a segunda
    tem partitura que aparece o acorde sus2 se referindo a segunda, vai ficar um tiroteio de RE# e RE normal se começar a mudar os nomes

    a 7ª da escala é Si
    então 7m (acorde C7) é Sib, não Lá # já que lá é a sexta

    como tem os acordes com 5ª aumenta 5+ e quinta diminuta 5-
    5+ será sol# não lab e 5- será solb e não fa#

    marcar Cm como C D# G
    na mesma logica o acorde de Dm será D E# e A fica muito estranho, e dificil de alguem entender porque no Cm se tem duas notas vizinhas: C e D e o Dm tem na verdade o D e F que não são vizinhas

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # jul/14
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