Triades de Estrutura Superior

    Autor Mensagem
    wesleymessias
    Veterano
    # jan/09


    Aí pessoal! esse assunto eu não tenho visto pelos tópicos e nem em qualquer outro canto na net.

    Eu utilizo as TES para facilitar a aplicação de tensões e "economizar dedos" na hora de montar o acorde. Principalmente em acordes alterados ou semi-alterados.

    Exemplo B7(b9)(b5)

    Eu faço simplesmente o acorde de B na mão esquerda e o de F na mão direita (só as tensões).

    Cada um posta aí uma maneira de utilizar as TES!

    mazza
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ??????? ô loco!!!

    CheshireCat
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Que economizar dedos o quê! Tem que tocar que nem o Rachmaninov.

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    wesleymessias

    Cara...Aproveite e me diz que que é isso ...TES

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Carlos_Souza_Jr

    Pelo que ele disse no título do tópico é: Tríade de Estrutura Superior.

    Não entendi o nome, mesmo pq, quando vc coloca outras notas adicionais à tríade, ela nao vira tétracorde, ou pentacorde? Ou sei lá que nome se daria... afinal já nao tem apenas 3 notas.

    Nomenclatura à parte, Acho que só vi esse tipo de divisão de acorde em video aulas. Gostaria de saber como ter isso em mente na hora de montar os acordes para a mão direita (com notas que complementam a tríade da esquerda)

    Outra dúvida é: Mantendo a tríade na esquerda, a área do teclado fica restrita apenas as notas mais agudas? Ou se pode usar tríades abertas?

    harofloww
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: harofloww
    · votar


    Gostaria de saber como ter isso em mente na hora de montar os acordes para a mão direita

    acho que ele faz isso (uma especie de acorde invertido) pra facilitar mesmo...

    porque o (b5) cai em um F, o (b9) em C... e o 7 do B é o A... então acaba formando o acorde de F... dai ele usa um acorde F/B... ajuda pensar que o F é a quinta de B...

    flw
    haroflow

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    liliane.coimbra

    HEHEHE Eu queria que ele explica-se de onde vem isso... Não o que significava a sigla

    Até pq nunca tinha ouvido falar dessa forma...

    Triades de Estrutura Superior

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    É um belo macete, mas isso soa bem??

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Carlos_Souza_Jr

    rsrsrs Desculpe. rsrs

    harofloww

    Interessante... obrigada!

    Aleciano Fuckin Roses

    Tb fiquei curiosa pra saber. srsrs

    wesleymessias
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Acho que o pessoal não entendeu legal o tópico. É um conceito de harmonia normalmente estudado juntamente com as escalas alteradas.

    Extração de tríades de estrutura superior

    A escala B7 (alt) - que tem a quinta e a nona modificadas meio tom acima ou abaixo - (si - dó - ré - ré# - fá - sol - lá) possui o acorde de F (fá - lá - dó) e G (sol - si - ré) em sua estrutura harmonica. Cada uma dessas triades representam as notas de tensão. essas tríades, quando tocadas em posição cerrada, por cima do tom básico do acorde (que compreende o trítono e o baixo), resultam em sonoridade rica e são chamadas tríades de estrutura superior (TES). Sua cifragem pode ser explícita: em lugar de B7(alt) pode ser anotado F/B7 e G/B7(pessoal o traço é na horizontal - é que não conseguir escrever aki, diferente de G/B, que seria na diagonal indicando alteração apenas no baixo). Essas posições são fáceis no piano e dificílimas no violão. No caso do acorde alterado, a regra prática é tocar a triade maior uma terça maior (G) ou trítono(F) "abaixo" da cifra B7. Abaixo só o nome pois é tocada no agudo. O traço de fração horizontal representa acorde sobre acorde, em contraste com o traço de fração inclinado representando acorde sobre baixo. Convém lembrar que, neste caso, B7 indica o som básico no acorde inferior (sem a 5ª).

    Ex: B7(alt) ou B7(b9/b5) = F/B7 (com traço horizontal)

    Mão esquerda ( si - ré# - lá ) ou seja, o baixo mais o tritono
    Mão direita (fá - lá - dó) o acorde de F

    Ex2: B7(alt) ou B7(#9/#5) = G/B7 (com traço horizontal)

    Mão esquerda ( si - ré# - lá ) ou seja, o baixo mais o tritono
    Mão direita (sol - si - ré) o acorde de G

    Espero ter ajudado um pouco

    wesleymessias
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Cheshirecat

    Que economizar dedos o quê! Tem que tocar que nem o Rachmaninov.


    se vc conseguir tocar com a mão direita (si - ré# - fá - lá - dó) sem nenhuma dificuldade, tá na idéia então.

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    wesleymessias

    Ajudou Muito!!! Agora entendi perfeitamente...Vai pro meu caderninho de harmonia funcional hehehe

    wesleymessias
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Carlos_Souza_Jr

    só pra te lembrar: normalmente os acordes alterados servem como dominantes em campo harmônico menor, ou então como dominante secundário.

    Exemplo: tom C

    | C7M | Bm7(b5) E7(alt) | Am7..........

    harofloww
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: harofloww
    · votar


    é que não conseguir escrever aki

    não seria o hífen ( - )? ou é na vertical, aquele negócio de concatenação ( | ) ?

    (si - ré# - fá - lá - dó)

    não daria pra ser A - B - C - D# - F? ou perderia algo ("sonicamente" falando...)?

    já que estamos aqui, poderia dar algum(s) exemplo(s) de progressões utilizando esse conceito?

    - Edit -

    quando tava postando não tinha o teu post... foi mal... :P

    wesleymessias
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    O traço é na horizontal entre um acorde e outro em forma de fração:
    C
    E7

    | C7M | Bm7(b5) E7(alt) | Am7.......... poderia se escrita assim (lembrando que vou colocar o traço na diagonal, mas o correto é na horizontal):

    | C7M | Bm7(b5) C/E7 | Am7............

    mão esquerda: mi (baixo) - sol# - ré (essas duas formam o tritono - intervalo de tres tons)

    mão direita: Acorde de C tocado em posição cerrada. se quiser inverter o dó, pelo menos dê um intervalo de 4J da última nota da estrutura inferior

    E-09
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Muito utilizado em jazz/smootjazz, é uma tecnica muito rica, e de difícil assimilação, depende muito do bom ouvido do pianista e bom gosto e conhecimento harmonico, ja to tentando usar ja faz uns 2 meses e tem hora que sai algo legal, mas tem hora que doi o ouvido...

    AGCC
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    wesleymessias
    Quando você for fazer acordes com 7ª, 9ª ou 13º... você geralmente tira a tônica e o 5º grau da mão direita e faz a tônica em acorde oitavado na mão esquerda.

    Ex:
    C7 (9/13)

    M.D.> Mi - Lá - Sib - Ré
    M.E.> C - - - C

    Sacou?
    Qualquer dúvida pergunte aí.

    OBS: Esse acorde que eu citei é muito pouco usado nas músicas "convencionais" é mais usado para MPB, Jazz e BLUES! =]

    Falou!

    AGCC
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    CheshireCat
    Que economizar dedos o quê! Tem que tocar que nem o Rachmaninov.

    Incrível! =|

    SUKE!

    wesleymessias
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    wesleymessias
    Quando você for fazer acordes com 7ª, 9ª ou 13º... você geralmente tira a tônica e o 5º grau da mão direita e faz a tônica em acorde oitavado na mão esquerda.

    Ex:
    C7 (9/13)

    M.D.> Mi - Lá - Sib - Ré
    M.E.> C - - - C

    Sacou?
    Qualquer dúvida pergunte aí.

    OBS: Esse acorde que eu citei é muito pouco usado nas músicas "convencionais" é mais usado para MPB, Jazz e BLUES! =]

    Falou!




    eu faço exatamente isso só que isso não tem a ver exatamente com o topico. mas valew pela dica.
    Na mão direita eu monto primeiro o Sib - ré - mi - lá
    e na mão equerda a tonica oitavada.

    Agora se vc tem um baixo pra te acompanhar, esquece a tônica, monta as tensões e no máximo a terça na mão equerda e a mão direita fica livre pra tocar o tema ou improvisar. Nesse caso vc pode utilizar a versão acima ou se quiser se valer de alguns clusters está na idéia!

    valew pela colocação!

    AGCC
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    wesleymessias
    eu faço exatamente isso só que isso não tem a ver exatamente com o topico. mas valew pela dica.
    Na mão direita eu monto primeiro o Sib - ré - mi - lá
    e na mão equerda a tonica oitavada.

    Meu irmão... o que é que você toca? Esse acorde que você faz deve simplesmente deixar a música muito carregada, não?

    Difícil usar isso tudo, mas beleza haukhakuha... vivendo e aprendendo!

    wesleymessias
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    deixa não eu disse que utilizo o acorde 7 (9) (13) exatamente da mesma maneira que vc só que invertido começando pela sétima.

    o lance dos clusters é um tipo de inversão que deixa um intervalo de semitom.

    Ex: mi - lá - sib - ré - é usado mais na mão esuqerda para fazer o acompanhamento.

    E no jazz não existe música carregada quando o assunto é Tensão.

    Artref
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    E no jazz não existe música carregada quando o assunto é Tensão.

    Taí um dos motivos de eu não conseguir gostar de jazz...rs

    wesleymessias
    Veterano
    # jan/09
    · votar



    Taí um dos motivos de eu não conseguir gostar de jazz...rs


    vc não sabe o que estar perdendo. É o etilo que mais desenvolve a capacidade musical, tanto harmonicamente falando, quanto em relação ao improviso.

    Para se dominar as tensões e utilizá-las em "tempo real" (sem aquela latência gerada pela falta de prática) requer muito estudo e horas de dedicação. Mas depois que vc começa a ver o resultado o seu horizonte musical muda totalmente.

    Artref
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    É o etilo que mais desenvolve a capacidade musical

    Bem, eu discordo. Na minha opinião o erudito, aliado a outros estudos, é igualmente "eficaz". Mas eu acho legal quem toca jazz, improvisa e tals. Só que não é meu estilo e acho tudo dissonante demais, questão de gosto. Esse acorde mesmo aí de cima que vocês discutiram, pra mim é uma coisa totalmente doída de se ouvir...rs

    tiago scott
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    wesleymessias

    Triades de Estrutura Superior é como fazer os acordes destacando as tensões, mas pra mim não depende de utilizar um acorde numa mão e outro em outra mão. Me agrada mais fazer o acorde com todas as suas tensões numa mão e o baixo na mão esquerda, pois dá mais ressonância e beleza ao acorde, tipo aqueles acordes TORTOS que chamam a atenção ex: C 7/9-/13. Nesses tipos de acorde seguindo hârmonia de jazz o que não pode falta é a terça do acorde ex: C 7/9-/13 = Mão esquerda C (tônica) Mão direita Sib (sétima) Db (nona menor) Mí (terça) e sol (Quinta), fora que fica um som muito louco ou bem Jazzing.

    Eu só estou dando esse lembrete, pois principalmente pianista de jazz se preocupa com a tenção e formação do acorde. Por exemplo você já pensou em tocar um stand tipo C 7+/9 , Am 7/9, Dm7/9 e G 7/13- . Como você faz por exemplo o acorde de C7+/9 na hora de improvisar se são 5 notas dó, mi, sol, si, re. Fazer esse acorde na mão esquerda fica horrível, o que geralmente os pianistas de jazz fazem é abrir mão da tônica, e por que? Por que o baixo sempre faz a tônica, ou seja em C7+/9 no improviso você faz Mi menor na mão esquerda e têm o efeito pra quem ouve de C7+/9. Por isso esse lance de acorde numa mão acorde em outra não me agrada muito, mas gosto é gosto.

    Falow brodher.

    wesleymessias
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    cara eu disse exatamente isso acima

    Agora se vc tem um baixo pra te acompanhar, esquece a tônica, monta as tensões e no máximo a terça na mão equerda e a mão direita fica livre pra tocar o tema ou improvisar. Nesse caso vc pode utilizar a versão acima ou se quiser se valer de alguns clusters está na idéia!


    além da tonica eu abro mao da quinta também. a única essencial além das tensões é a terça (pra definir se é maior ou menor)
    outro macete é não sair da região central do teclado com a mão esquerda. fica sempre entre fá e mi, se for sair desta região vc tem que inverter. (entre fá e mi tem todas as notas que vc precisa).

    Exemplo: Dm7 | G7(9/13) | C7M

    Mão esuqerda: Dm7= fá - lá - dó - mi (o contra baixo já está com a tonica)

    G7 (9/13) - fá - lá - si - mi

    C7M = sol - si - ré - mi (agora deu pra usar a quinta e uma nona pra dar um efeito legal.

    Agora com a mão direita é só se divertir no improviso.

    Faça isso com todos os II V I, é um exercício legal.

    Quanto as tríades de estrutura superior, não é obrigatório sua utilização. eu mesmo prefiro até a forma que vc utiliza. só que é um recurso muito utilizado e útil. Poucos métodos trazem este tema. Normalmente vem junto com o estudo das escalas alteradas.

    Mas canso de utilizar C7M na mão esquerda e D na mão direita. Numa região central pro acorde de C7M não ficar "embolado"
    No acorde de C7M não precisa colocar a quinta. Por ter tres notas em cada mão dizemos que uma é a tríade inferior e a outra é a TES.

    L34n
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    E aeh Galera blza!?
    Pow eu estou estudando as triades de estrutura superior aeh pintou uma dúvida.

    Quando eu faço um um C com 7 dominante que é composto por (C-E-G-Bb) as triades que contém a sétima maior tipo triade de E(E-G#-B), de G (G-B-D) elas devem ser evitadas?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/09
    · votar


    wesleymessias

    Eu li em alguma comunidade do orkut sobre a TES. Na guitarra eu vejo as coisas diferentes... de uma forma mais intuitiva. Mas é muito interessante mesmo este assunto. Basicamente eu penso num acorde G (grave) e Ré (agudo)... Só que a minha cabeça não pensa em TES, e vai direto nas tensões que eu quero. O G + D eu vejo G7M(9). Agora dá pra montar uns acordes "loucos" com isso.

    Super Kleber
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    No video demonstrativo deste curso do Alan Gomes ele fala em TES:

    http://www.edon.com.br/loja/osc/product_info.php?cPath=28&products_id= 73


    Possuo o módulo 3 deste curso e gostei bastante, já penso em continuar a coleção..
    Mas sugiro a quem se interessar respeitar o nível a que se destina, pelo menos o meu que é nível intermediário tem que ser intermediário mesmo pra entender.. rs

    pomtwo
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    e ai wesleymessias entao cara andei lendo seus post achei legal esse TES, so que na hora da musica parece que ela nao se encaixa muito legal , entao andei vendo maneiras e encontrei a seguinte

    ME- Si , Fa
    MD- Do , Re#, La ,Si

    achei que essa posiçao soa melhor .. nao sei se foge a regra , mais da uma sobreposiçao bem legal .. e as notas sao as mesmas . podendo ter variaçoes legais tambem tipo :

    ME- Si, Re#, La
    MD- Do, Fa, Si

    ou

    ME- Do, Re#,La
    MD- Si, Fa, La

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Triades de Estrutura Superior