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Luziarte Membro Novato |
# jul/14
Olá pessoal eu sou Novo no CifraClub Fórum E queria saber a opinião de vocês quanto a essa projeção que criei ontem a noite, apesar de ser bem diferente eu achei um outro método, porém pode ser o mesmo de uma outra forma, bem ta aí: Tríade Maior: 1¤ 5¤ 8¤ C E G
Tríade menor: 1¤ 4¤ 8¤ C D# G
Tétrade Maior7 1¤ 5¤ 8¤ 11¤ C E G A#
Tétrade menor7 1¤ 4¤ 8¤ 11¤ C D# G A#
C,C#,D,D#,E,F,F#,G,G#,A,A#,B
1¤ : C 2¤ : C# 3¤ : D 4¤ : D# 5¤ : E 6¤ : F 7¤ : F# 8¤ : G 9¤ : G# 10¤ : A 11¤ : A# 12¤ : B
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Luziarte Membro Novato |
# jul/14
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no acorde de C.
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fernando tecladista Veterano |
# jul/14
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quanto ao nome das notas: C E G C D# G é o acorde menor, acorde de 3ª menor, então é C Eb G C E G A# é acorde de 7 menor então C E G Bb....
sonoramente é a mesma coisa mas quando você tiver 500 acordes na sua cabeça ofato de chamar algo de # ou b fá muita diferença
eu não sei se entendi bem o que é isso: 1¤ 4¤ 8¤ 11¤ 1¤ 5¤ 8¤
mas já vi gente usando a forma de pensar na escala e achar os acordes e é assim que os músicos se comunicam, abaixa a 3ª, aumenta a 5ª adiciona a 9ª mexe na 13ª faz um sus 4ª também já vi gente contando semitons então de C a E seriam 4 semitons |||C a C#(1) / C#a D (2) / D a D# (3) D# a E (4) |||| e de C a G são 7 semitons o que já dá diferença desse sistema teu, se você adotar o C como "zero" e não como 1 fica igual a esse segundo sistema quando você usa um tranpose em +12 ele toca um Dó acima, na sua tabela eu teria que pensar em +13 (ou +11?) colocar o tranpose em +7 faz o C soar como G
se você inventar mais um será somente um teu, outra lingua, outro planeta, você vai encontrar muito material sobre harmonia na internet, mas todos falando o primeiro exemplo que comentei, ai você precisa converter, o que torna o processo lento e música precisa disso rápido imagina o BPM comendo a 132 você lendo a primeira vista e você fazendo continha pra descobrir que a 9ª que pediram na partitura é a 15¤ da sua tabela
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Luziarte Membro Novato |
# jul/14
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no caso eu contei todosvos semitons. Por exemplo: 1=C 2=Db ou C# e assim suscessivamente. Entendeu?
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Jube Veterano |
# jul/14 · Editado por: Jube
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Luziarte Não querendo desmerecer, mas honestamente eu acho muito mais prático pensar nas escala para montar o acorde, acho que fica mais fácil do que contar semitom por semitom porque se estamos tocando G e pedem para colocar uma 4, eu já sei qual nota é sem ficar contando semitons.
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vadimvv Veterano |
# jul/14
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http://bit.ly/1lZG7p2
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fernando tecladista Veterano |
# jul/14
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Luziarte Entendeu? entendi no caso eu contei todos os semitons na verdade você contou teclas de Dó a MI são 4 semitons, porque semitom é um intervalo, e intervalo é a distancia entre uma nota e outra, conta-se quantos saltos e não quantas teclas como de dó a mi são 2 "tons" / do a re / e / re a mi / são 3 teclas brancas mas temos 2 tons
no minimo eu consideraria essa ideia de contar o C como zero, 0¤ : C 1¤ : C# 2¤ : D 3¤ : D# 4¤ : E 5¤ : F 6¤ : F# 7¤ : G 8¤ : G# 9¤ : A 10¤ : A# 11¤ : B 12¤: C
você usaria a sua metodologia e ficaria padrão a contagem de semitons como se usa veja o exemplo do transpose que eu comentei o transpose em + 4 faz o dó tocar um mi, na sua tabela de dó a mi é 5
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outras coisas que você acaba descobrindo na hora do susto é contar de traz pra frente, por exemplo a 7m é um tom abaixo da tonica e a sexta um tom e meio, um acorde de C a 7m é sib duas teclas abaixo (dois semitons) mas são regrinhas que servem na hora do susto, o interessante é mesmo você saber o que se passa pra entender como funciona, tendo isso você monta qualquer acorde -----------------------------------------------------------
quanto a nomenclatura pense na escala de Dó
do - re - mi - fa - sol - la - si - do
a 3ª do acorde de Dó é Mi já que Mi é a terceira nota da escala então a 3ª menor de Dó e Mib não pode ser RE# porque RE é a segunda tem partitura que aparece o acorde sus2 se referindo a segunda, vai ficar um tiroteio de RE# e RE normal se começar a mudar os nomes
a 7ª da escala é Si então 7m (acorde C7) é Sib, não Lá # já que lá é a sexta
como tem os acordes com 5ª aumenta 5+ e quinta diminuta 5- 5+ será sol# não lab e 5- será solb e não fa#
marcar Cm como C D# G na mesma logica o acorde de Dm será D E# e A fica muito estranho, e dificil de alguem entender porque no Cm se tem duas notas vizinhas: C e D e o Dm tem na verdade o D e F que não são vizinhas
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Piano ON GRACE Veterano |
# jul/14
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Gostei.
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