| Autor | Mensagem | 
| Luziarte Membro Novato
 | # jul/14 
 
 Olá pessoal eu sou Novo no CifraClub Fórum
 E queria saber a opinião de vocês quanto a essa projeção que criei ontem a noite, apesar de ser bem diferente eu achei um outro método, porém pode ser o mesmo de uma outra forma, bem ta aí:
 Tríade Maior:
 1¤  5¤  8¤
 C    E     G
 
 Tríade menor:
 1¤  4¤  8¤
 C     D# G
 
 Tétrade Maior7
 1¤   5¤   8¤   11¤
 C      E     G     A#
 
 Tétrade menor7
 1¤   4¤   8¤    11¤
 C     D#   G       A#
 
 
 C,C#,D,D#,E,F,F#,G,G#,A,A#,B
 
 1¤ : C
 2¤ : C#
 3¤ : D
 4¤ : D#
 5¤ : E
 6¤ : F
 7¤ : F#
 8¤ : G
 9¤ : G#
 10¤ : A
 11¤ : A#
 12¤ : B
 
 
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| Luziarte Membro Novato
 | # jul/14 · votar
 
 no acorde de C.
 
 
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| fernando tecladista Veterano
 | # jul/14 · votar
 
 quanto ao nome das notas:
 C E G
 C D# G é o acorde menor, acorde de 3ª menor, então  é C Eb G
 C E G A# é acorde de 7 menor então C E G Bb....
 
 sonoramente é a mesma coisa mas quando você tiver 500 acordes na sua cabeça ofato de chamar algo de # ou b fá muita diferença
 
 eu não sei se entendi bem o que é isso:
 1¤ 4¤ 8¤ 11¤
 1¤ 5¤ 8¤
 
 mas já vi gente usando a forma de pensar na escala e achar os acordes
 e é assim que os músicos se comunicam, abaixa a 3ª, aumenta a 5ª adiciona a 9ª mexe na 13ª faz um sus 4ª
 também já vi gente contando semitons
 então de C a E seriam 4 semitons |||C a C#(1) / C#a D (2) / D a D# (3) D# a E (4) ||||   e de C a G são 7 semitons o que já dá diferença desse sistema teu, se você adotar o C como "zero" e não como 1 fica igual a esse segundo sistema
 quando você usa um tranpose em +12 ele toca um Dó acima, na sua tabela eu teria que pensar em +13 (ou +11?)
 colocar o tranpose em +7 faz o C soar como G
 
 se você inventar mais um será somente um teu, outra lingua, outro planeta, você vai encontrar muito material sobre harmonia na internet, mas todos falando o primeiro exemplo que comentei, ai você precisa converter, o que torna o processo lento e música precisa disso rápido
 imagina o BPM comendo a 132 você lendo a primeira vista e você fazendo continha pra descobrir que a 9ª que pediram na partitura é a 15¤ da sua tabela
 
 
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| Luziarte Membro Novato
 | # jul/14 · votar
 
 no caso eu contei todosvos semitons. Por exemplo: 1=C 2=Db ou C# e assim suscessivamente. Entendeu?
 
 
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| Jube Veterano
 | # jul/14 · Editado por: Jube · votar
 
 Luziarte
 Não querendo desmerecer, mas honestamente eu acho muito mais prático pensar nas escala para montar o acorde, acho que fica mais fácil do que contar semitom por semitom porque se estamos tocando G e pedem para colocar uma 4, eu já sei qual nota é sem ficar contando semitons.
 
 
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| vadimvv Veterano
 | # jul/14 · votar
 
 http://bit.ly/1lZG7p2
 
 
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| fernando tecladista Veterano
 | # jul/14 · votar
 
 Luziarte
 Entendeu?
 entendi
 no caso eu contei todos os semitons
 na verdade você contou teclas
 de Dó a  MI são 4 semitons, porque semitom é um intervalo, e intervalo é a distancia entre uma nota e outra, conta-se quantos saltos e não quantas teclas
 como de dó a mi são 2 "tons" / do a re / e  / re a mi / são 3 teclas brancas mas temos 2 tons
 
 no minimo eu consideraria essa ideia de contar o C como zero,
 0¤ : C
 1¤ : C#
 2¤ : D
 3¤ : D#
 4¤ : E
 5¤ : F
 6¤ : F#
 7¤ : G
 8¤ : G#
 9¤ : A
 10¤ : A#
 11¤ : B
 12¤: C
 
 você usaria a sua metodologia e ficaria padrão a contagem de semitons como se usa
 veja o exemplo do transpose que eu comentei
 o transpose em  + 4 faz o dó tocar um mi, na sua tabela de dó a mi é 5
 
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 outras coisas que você acaba descobrindo na hora do susto é contar de traz pra frente, por exemplo a 7m é um tom abaixo da tonica e a sexta um tom e meio,
 um acorde de C a 7m é sib duas teclas abaixo (dois semitons)
 mas são regrinhas que servem na hora do susto, o interessante é mesmo você saber o que se passa pra entender como funciona, tendo isso você monta qualquer acorde
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 quanto a nomenclatura pense na escala de Dó
 
 do - re - mi - fa - sol - la - si - do
 
 a 3ª do acorde de Dó é Mi já que Mi é a terceira nota da escala
 então a 3ª menor de Dó e Mib não pode ser RE# porque RE é a segunda
 tem partitura que aparece o acorde sus2 se referindo a segunda, vai ficar um tiroteio de RE# e RE normal  se começar a mudar os nomes
 
 a 7ª da escala é Si
 então 7m (acorde C7) é Sib, não Lá # já que lá é a sexta
 
 como tem os acordes com 5ª aumenta 5+ e quinta diminuta 5-
 5+ será sol# não lab e 5- será solb e não fa#
 
 marcar Cm como C D# G
 na mesma logica o acorde de Dm será D E# e A fica muito estranho, e dificil  de alguem entender porque no Cm se tem duas notas vizinhas: C e D e o Dm tem na verdade o D e F que não são vizinhas
 
 
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| Piano ON GRACE Veterano
 | # jul/14 · votar
 
 Gostei.
 
 
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