gersonflash Veterano |
# mai/14 · Editado por: gersonflash
Olá, Áureo.
Sou tecladista de uma banda de rock, e trabalho com um KORG TRITON STUDIO 88 teclas, um Roland AX-Synth e um SH-01 GAIA, além de usar MacBook Pro com o software MainStage com uma placa TASCAM MIDI/USB, que usa o AX-Synth como escravo... assim, posso usar somente os timbres do AX, somente os do MainStage ou os dois simultaneamente. Além disso, utilizo uma pedaleira BOSS ME-25 ligada no KORG, para usar alguns efeitos... para as "maluquices" que eu faço, o set funciona perfeitamente!
Ia comprar um KORG TRITON 76 teclas, mas acabou ocorrendo um incidente comercial, e me ofereceram esse modelo... semi-novo, único dono, com várias placas de expansão... completinho e inteiro... amor à primeira vista!!! Sempre fui fão de KORG... já tive um módulo i5M e trabalhei com 01W, i3 e N364, mas prfiro, sem sombra de dúvidas, o TRITON STUDIO. Ainda não trabalhei como o Oasys e o Kronos, mas estou contentíssimo com o meu TRITON. Estou pensando em adquirir um KROSS, mas ainda estou vendo se vale o investimento.
Tenho algumas dúvidas, e queria ver se tu podes me ajudar:
1) Como funciona o sampler dele? Tem algum vídeo na net explicando como funciona?
2) Estamos tirando algumas músicas do Rush (Time Stand Still é uma), que possuem backing vocals femininos... como não temos uma mulher na banda, estava pensando em tentar jogar esses vocais para o KORG. É possível eu extrair o áudio dos vocais e transformá-los em timbre, para ser usado no teclado?
3) Estou cursando Ciência da Computação, e vou fazer TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) no final do ano que vem, mas já tenho uma idéia definida... pretendo desenvolver um pedal e um software que controle esse pedal... a idéia é ter um pedal com entrada e saída MIDI, onde sejam ligados até 6 instrumentos ou equipamentos através de MIDI, com dois pedais, sendo um para avançar programação e outro para voltar programação. Através de um programa que faça a leitura de um repertório de banda, indicando as músicas, ons instrumentos utilizados e as trocas de timbres nos equipamentos, o pedal reconheça as linhas da tabela, identifique quais equipamentos tiveram mudança de programação e envie comandos MIDI para esses equipamentos, para que eles mudem para a programação específica.
Por exemplo: Em uma determinada música, tenho que usar 3 bancos de programação no KORG, 2 no AX-SYNTH, 2 no MainStage e 1 no GAIA, além de 1 na pedaleira BOSS. Ao inserir a música no repertório, vou usar 3 linhas da tabela, com as colunas número da música, nome, banda, KORG, AX-SYNTH, GAIA, MainStage e BOSS.
Ao selecionar a música, o pedal vai receber os comandos da primeira linha, e enviar aos equipamentos. Quando eu pressionar o pedal, vai identificar a segunda linha, e ver quais tiveram mudanças... no caso, mudou no KORG, não mudou no AX, mudou no MainStage, não mudou no GAIA e não mudou na BOSS, e envia os comandos aos equipamentos.
Ao pressionar novamente, recebe as informações da próxima linha e identifica que mudou no KORG, mudou no AX, não mudou no MainStage, não mudou no GAIA e não mudou na BOSS, e envia os comandos aos equipamentos.
Ao pressionar novamente, identifica que trocou de música, se tiver outro registro, recebe as informações do software, e envia os comandos aos equipamentos.
Estive pesquisando na net, e não achei nada parecido com isso. Pelo que eu li sobre protocolo MIDI, tem como fazer isso, pois é uma linguagem binária, que aceita vários softwares, desde que a reconheçam. Assim, posso criar um programa em alguma linguagem, para reconhecer esse protocolo MIDI.
Sobre esse projeto, gostaria de saber o seguinte:
- Como vai funcionar a questão do pedal? Existe algum kit de desenvolvimento pronto para esse tipo de função, ou terei de criar tudo do zero, inclusive com programação de processador?
- Tem como fazer isso na prática, ou há alguma limitação para esse tipo de função?
- Existe algum equipamento similar no mercado, no Brasil ou no exterior?
Fico agradecido se puderes me ajudar nessas dúvidas.
Grande abraço!
Gerson Moraes.
|