Vangelis - É possivel isso?

    Autor Mensagem
    Alexandre Prado
    Veterano
    # abr/14


    Ola,,,faz tempo q nao pareço por aqui e nao posto nada,,, Mas fiquei intrigado com esse video.
    É real isso?? toca tudo isso (timbres,etc,) em tempo real? ou é playback?

    https://www.youtube.com/watch?v=4HpVUrFGKzw&list=WL4zAXMNNXw-fb6m6ToHz oWw

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Ih meu caro!
    Postei este vídeo no tópico de videos.

    O Vangelis faz isto há muito tempo, mesmo antes de existir este recurso que ele esta usando.

    Nefelibata
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Alexandre Prado

    DAFUQ? É BRUXARIA?

    O cara tah fazendo isso tudo em tempo real?

    Casper
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Vangelis é um músico e compositor excepcional.
    Aqueles módulos sobre o teclado eu não consegui
    identificar, mas provavelmente foram feitos por encomenda
    e com especificações absurdamente boas.



    Casper
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Achei. São módulos encomendados mesmo, únicos.

    http://forum.vangelis.fr/printview.php?t=1041&start=0&sid=f70b907ba893 5ac08ebd110c4f4c9f5d

    Alexandre Prado
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Gente , sei q o cara é excepcional , um musico maravilhoso , sabe tudo e mais um pouco. O que to falando é da parte fisica do instrumento utilizado no video , seja modulo,hardware,plugins, e tudo mais q possa existir.
    Conseguir todos esses sons, todas essas variaveis ,arpejos,etc,etc, ,,,, em tempo real??? Estranho.

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    O cara facilitou o próprio trabalho. Ao invés de vários Synths, grandes, caros, pesados, vários módulos, leves, pequenos com poucos botões e muito conteúdo.

    Ele faz músicas do outro mundo, mas é aqui da terra.


    Alexandre Prado.

    Conforme eu falei lá em cima, ele já fazia isso antes (década de 70, 80), com sintetizadores analógicos e digitais ligados aos processadores de efeitos mais qualificados que já existiram no mundo da produção artística..

    - A resposta para a sua pergunta é: Sim é possível fazer o que ele está fazendo, com muito midi, pedais de expressões, velocity e aftertouch.



    https://www.flickr.com/photos/kampfobia/6503194243/sizes/o/in/pool-818 652@N22/









    Maestron
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Casper

    Finalmente!!! Grande achado, Casper!

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Como era antigamente meu caro Alexandre Prado.










    Adler3x3
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Sim é possível.
    Num outro post aqui do fórum foi discutido este mesmo vídeo.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/295612/p3

    Sou fã do Vangelis um dos maiores músicos do século XX ainda na ativa.

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Este video é do final da década de 80, veja como ele evoluiu no som dos equipamentos e módulos







    Gus79
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Gus79
    · votar


    Como disseram aqui, sim, o Vangelis faz isso em tempo real. Sem sequenciamento, nem playback.

    Vangelis é um gênio da música do século XX.

    Comparável aos maiores gênios musicais de todos os tempos.


    Edit: nesse vídeo acima, em cima do controlador de 88 teclas, um Korg 01/W descaracterizado! :D

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Gus79

    De uma certa forma ele faz uma pré-programação e um certo sequenciamento sim, no vídeo inicial isto fica demonstrado.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    É importante lembrar que estes caras estão na ativa desde meados dos anos 60 e muito da tecnologia que existe se devem a caras como Vangelis, Keith Emerson, Rick Wakeman e etc.

    Isso, porque, eles tiveram idéias e improvisaram equipos de acordo com suas necessidades e a industria foi assimilando e sofisticando, facilitando, aprimorando, tornando mais práticos e efetivos.

    Eles são os pais das grandes idéias para criarem timbres, sequenciadores, arpegiators e etc.

    Veja o "aparato" que Emerson utilizava no início dos 70´s, alterando parâmetros através de cabeamento, ou seja, um cabo P10, conectado no jack Y e no jack X = parâmetro W. Muito parecido com o que se fazia em telefonia na época, para possibilitar acessos de linhas diferentes e ramais.

    (Ele fazia "na mão" o que um CI, que neguinho nem sabe que existe dentro do teclado, faz hoje em dia)

    Keith Emerson

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Gus79

    Boa observação.

    Este vídeo se não me engano é de 1988/89 ou 1990, e o lançamento mundial do 01/W foi em 1990 ou 1991, coincidindo com a sua observação.

    Na verdade o ponto que quero chegar é o seguinte: Nós falamos muito de XP 50,60 e 80, mas o 01/W é um grande workstation até hoje e foi lançado 04 anos antes da linha XP, sem perder em nada de recursos e qualidade de timbre. A maioria dos recursos da linha XP, já existiam no 01/W.

    O 01/W conseguiu a proeza de ser melhor que o M1 no fim dos anos 80 e meados dos anos 90.


    Editado: O vídeo é de 1992, e eu havia escrito que o vídeo era do final da década de 80.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Alexandre Prado
    se você reparar nas pernas dele, tão se mexendo o tempo todo pra fazer o entra e sai de timbres
    só com um combi de orquestra dos korgs já dá pra brincar bem usando somente a dinamica e ir aparecendo timpanos e trumpets quando se toca com mais intensidade, imagina isso em um sistema mais complexo de midi, só um dos pedais pode ser um combi do M3 que está ao lado

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Gus79
    Edit: nesse vídeo acima, em cima do controlador de 88 teclas, um Korg 01/W descaracterizado!
    eu não entendi o que é "descaracterizado"

    chuto que o de baixo é um 01/w proX pelo reflexo de tela que aparece no meio dele do vídeo, embora a qualidade do video não me deixe ver muita coisa


    outra aula de 01/W e vangelis é o album "the city"

    Gus79
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    fernando tecladista

    "descaracterizado" porque parece que apagou as marcas pintadas em branco. ;)

    Não é um proX porque só tem 5 oitavas.

    Outro dia eu vi um DVD de um show do Peter Gabriel, o "Secret World", em que o teclado dominante era o 01/w proX.

    Eu sou fã do 01/W.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Gus79
    "descaracterizado" porque parece que apagou as marcas pintadas em branco.
    agora que vi, com vídeo em 240 não se vê muita coisa :(

    Não é um proX porque só tem 5 oitavas
    comentei do abaixo deste, no que ele está tocando
    considerando que em naquela época não existia controlador de penca pra comprar como hoje e esse não tem cara de KX
    visualmente tá bem parecido

    JeanCarlo
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Vangelis tá em alta! Vi ele umas 6 vezes esse mês no face, fora fóruns por aí....

    Casper
    São módulos encomendados mesmo

    Então, o que tem de encomendada aí é a estrutura MIDI para controlar todos os aparatos dele! Essas engenhocas brancas nada mais são do que controladores muito, mas muito, muito, muuuuuuito avançados mesmo!! No fórum do link o rapaz explica os equipos usados: Roland JD990, 2x Roland JV1080, Korg M1R and another Emu Proteus module.

    Alexandre Prado
    Conseguir todos esses sons, todas essas variaveis ,arpejos,etc,etc, ,,,, em tempo real??? Estranho.

    Uma sonoridade interessante já era possível com módulos naquela época... Que o diga nosso amigo Don Airey (mantendo as proporções dos dois tecladistas):


    Voltando ao Vangelis...
    Esse é o Rack dele... A foto me parece atual, mas creio que ele não use nada de virtual não :
    https://lh5.googleusercontent.com/-9puuq8ou0v4/TuPvxJ8hcNI/AAAAAAAAAG0 /reDcUdiPHWo/s640/IMG_2255.JPG

    Lógica: um Rack lotado de módulos, embaixo as conexões MIDI que vão até a unidade controladora que inclui as infinidades de botões e telinhas com hieroglifos egípcios, e os pedais infinitos deles; os teclados servem somente para "teclar" mesmo.

    O resultado disso tudo é uma sonoridade bem próxima do meu Korg PS60.

    (aguardando as pedradas na cabeça)

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Os pais da maioria aqui, nem tinha nascido, e o Vangelis já detonava em teclados obscuros da década 50/60.

    Reparem na grande variação timbral que ele consegue (dada as devidas proporções à época em questão) em 1967.

    Prá um cara que tirava leite de pedra, nestas "máquinas de lavar roupa", tocar num teclado atual é "sopinha no mel".



    O Aphrodite Child´s era um trio.........o cara preenchia a canção de forma absurdamente boa e de bom gosto, mesmo com a precariedade timbral dos teclados da época.


    Esse é um dos poucos que têm a moral de olhar para um de nós e dizer: Sabe de nada inocente!

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Mermão! Manoprimo!

    Não é de hoje que o cara assobia, chupa cana, bate o pé, bate palma, se coça e anda para frente, olhando para trás ao mesmo tempo.

    JeanCarlo
    "inclui as infinidades de botões e telinhas com hieroglifos egípcios"

    E além disso conforme disse o amigo JeanCarlo, tinha parentesco em primeiro grau com Faraó, apesar de ter nascido na Grécia.

    kkkkkkkkkkkk!! Só para descontrair.



    Edit:

    JeanCarlo

    "O resultado disso tudo é uma sonoridade bem próxima do meu Korg PS60.

    (aguardando as pedradas na cabeça)"



    - Vamos atacar quando você estiver distraído. kkkkkkkkkkkk!! Só para descontrair II.

    d joe hard
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    O Vangelis é um dos músicos que mais admiro. Ele é genial, tem composições absurdas. Blade Runner não seria tão incrível sem a música dele, e olha que esse é um dos meus filmes favoritos. O trabalho dele como um todo é genial, sendo simples ou complexo sempre tem grande qualidade musical. Um exemplo é o "Main Theme" de Missing... Simples e genial.
    Enfim, eu sou guitarrista mas penso em comprar um teclado em breve. Essa gama de timbres é muito boa, mesmo pra extravasar nas composições (obviamente penso em algo básico, mesmo assim soa legal) . O que ele fez aí foi absurdo, e mesmo muito tempo atrás ele mandava muito com a tecnologia bem mais limitada em comparação ao que é hoje. Genial.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    (aguardando as pedradas na cabeça)"
    - Vamos atacar quando você estiver distraído. kkkk

    igual saida de escola, te pegam lá fora

    pedrada nada, vai é um meteoro RX100

    Gus79
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    fernando tecladista
    Não é um proX porque só tem 5 oitavas
    comentei do abaixo deste, no que ele está tocando
    considerando que em naquela época não existia controlador de penca pra comprar como hoje e esse não tem cara de KX

    Pode ser mesmo! :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vangelis - É possivel isso?