Timbres de módulos em teclados alheios

    Autor Mensagem
    masterpro
    Veterano
    # mar/14


    Olá, eu nunca utilizei de módulos de timbres, porém essa semana chega meu motif rack, e gostaria de saber o seguinte: De fato, o módulo funciona em qualquer teclado que tenha conexão midi, porém a dúvida é se os timbres se diferem entre um teclado e outro, pelo fato por exemplo, de terem teclas diferentes e afins... Isso é relevante ou em qualquer teclado o timbre soara da mesma forma? Se eu ligá-lo em um S90 ou em um PSR, haverá alguma diferença NOS TIMBRES?

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Se eu ligá-lo em um S90 ou em um PSR, haverá alguma diferença NOS TIMBRES?

    o timbre em sí não
    mas... dependendo do teclado você consegue nuances melhores desse timbre
    usar um controlador de tecla pesada vai sonar melhor do que ligar um PSR 510 pra usar o timbre de piano desse módulo
    talvez pra um timbre de lead o 510 funcione melhor do que usar teclas pesadas

    todos os dois que citei tem lá seu velocity de 0 a 127 o que muda é a curva de sensibilidade, mas o velocity em 100 de um soa igual ao velocity em 100 do outro

    waltercruz
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    masterpro
    o timbre soará o mesmo, mas por exemplo, a mêcanica das teclas irá influenciar.

    Imagine que eu ligue o módulo num teclado que não tenha sensibilidade, por exemplo. Todas as notas sairão na mesma intensidade. E eu posso ter teclados com teclas melhores ou piores.

    masterpro
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Obrigado pelas respostas. Mas sabe quando uma coisa não entra na cabeça de jeito nenhum? haha
    Deixe me ver se consigo ser bem claro, por exemplo: Eu ligando o módulo em um S03 ou em um Motif XF6, existirá diferença no timbre final, mesmo ambos tendo teclas semelhantes? Note não estou me referindo ao acabamento, ou se uma é mais firme do que a outra... A "velocity" de um teclado influencia no timbre do módulo, ou essa "velocity" depende apenas do timbre, e irá funcionar da mesma forma mesmo em teclas diferentes?

    tecladogospel
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Em síntese cara: teclas com sensibilidade, mais pesadas você consegue "coloridos" melhores, mais "sentimento", igual o fernando falou mais nuances.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Eu ligando o módulo em um S03 ou em um Motif XF6, existirá diferença no timbre final, mesmo ambos tendo teclas semelhantes?

    não dá diferença

    dando um exemplo diferente
    é como você perguntar se o texto de seu word, sairá mais bonito na tela se você trocar o teclado QWERT de seu PC

    o máximo que acontece trocando o teclado QWERT é você digitar melhor e entregar seu trabalho em menos prazo e ao final não estar com seus dedos estrupiados
    e eu vendo você digitar com um qwert ruim posso achar que você ou o pc, ou o próprio word são ruins quando o problema é o teclado
    então vejo você em um pc com teclado qwert melhor digitando melhor e vou achar que esse outro PC tem o word melhor que o primeiro

    masterpro
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Agora entendi de verdade haha. Valeu aí todos que comentaram!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbres de módulos em teclados alheios