Teclados caros(MID e TOP),usado como controladores,ostentação ou burrice?

    Autor Mensagem
    Berg Varela
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Berg Varela


    Tenho vistos alguns colegas no Facebook usarem teclados como KORG PA 2X PRO,Roland JUNO-STAGE,JUNO-Gi,Yamaha MOX,KORG M-50,Yamaha PSR S750,S950 e etc... como controladores ou arranjadores no KONTAKT.

    Não seria melhor ou seja mais barato comprar um Controlador ou um arranjador mais barato ao invés de um teclado caro,as vezes custando os seus R$8,000,00

    Sei que muita gente,vai dizer que o Windows é instável e é melhor o tecladista ter uma segunda opção pra garantir,mas ai, não seria melhor um ENTRY como controlador,como um JUNO Di.?

    E ai o que vcs acham?

    catamilho
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Quem sabe sei lá, o cara tem apenas este teclado e só depois de ter comprado este único teclado a duras penas, que foi entrar no mundo do VST?

    Pode acontecer, e o cara pelo contrario, por não se garantir em saber realmente a qual mundo vai se fixar, e não por ostentação ou burrice, coloca momentaneamente seu teclado mid level ou top mesmo, neste uso em que um controlador bastaria ou ate cumpriria melhor nesta função.

    Ou o cara é besta mesmo, metido a ser o tal e esbanja seu poder de compra e esnoba o brinquedo deixando quem quer este modelo e no momento não tem, indignado como as coisas são injustas vendo um cara colocando um equipamento deste nível naquela situação.

    As variantes são muitas.

    É a vida, fazer o que...

    Abraços a todos..

    TrebleH
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: TrebleH
    · votar


    O "Catamilho" disse mais ou menos o que penso e estou passando por isso, apesar do meu teclado ser Entry Level.

    Essa indecisão sobre usar VST's ou continuar com o teclado é uma questão bem complexa, por causa do medo do PC dar algum pau na hora de um show.

    No meu caso eu gostaria do controlador pra ter opções melhores (Knobs, Faders, Endereçamento mais objetivo de canais... etc). Mas, da forma que eu ligo meu JUNO-Di, eu consigo aproveitar tanto o teclado, quanto os VST's. Funciona assim, eu reservo os canais 1 e 2 para o teclado (Patch e Perf) e só uso VSt's a partir do canal 3, também não ligo o Notebook/interface na mesa de som eu ligo no amplificador do Juno Di (Mic ou Ext Int) e controlo o volume em tempo real. Assim, se der qualquer problema ao vivo, imediatamente eu desabilito o modo controller e uso os sons do teclado.

    Outra opção é para tocar em ensaios ou de zoeira mesmo, ter o teclado dispensa todo o transporte com Notebook... Interface... Suporte para isso... Preocupação com chuva... etc

    Berg Varela
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Berg Varela
    · votar


    TrebleH

    O JUNO DI é o que mais vejo por aqui em banda de baile,usado como controlador.

    É altamente justificado o seu uso como controlador e teclado.

    Estou falando de teclados caros (MID e TOP)de mais de R$4,000,00 sendo subutilizado com a função de controlador.

    Esses dias tava falando com um amigo que tem um KORG PA 2X PRO que custou mais R$8,000,00(USADO) e tava comentando sobre programações de samples.
    O cara me falou que não tava usando nada do teclado,só Kontakt com samples na função de arranjador no notebook,ou seja,só as teclas e botões de viradas em canais midis.

    Eu fiquei passado com a resposta e me calei,e fiquei pensando,tô no ramo errado.

    Um simples Yamaha PSR-550B daria conta do recado,mas isso ai é burrice ou ostentação?

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    catamilho
    TrebleH
    Berg Varela


    Eu também vejo isto acontecer. Acho que é aquele caso de compra não otimizada.

    Por exemplo um PA2X é bom, mas não serve pra mim, por que eu não utilizaria tais recursos para o que eu faço, mesmo sendo um bom equipamento. Se eu comprasse o PA2X e se um vst grátis da internet resolvesse o meu problema, com certeza o PA2X ficaria encostado.

    Mas também tem aqueles que compram um controlador de 4.000 igual o Roland A88 (sem controles) para usar vsts de sintetizadores e depois enxerga que poderia comprar dois sintetizadores de 2.000 de diferentes marcas.

    Um simples Yamaha PSR-550B daria conta do recado,mas isso ai é burrice ou ostentação?

    Eu usei um Medeli, que tinha a sensibilidade nas teclas muito melhor do que o PSR 550B. Usei Acorn Master Key, com apenas 4 knobs, muito bons para solos com Lead e Armações com Pads, com boa sensibilidade.

    E ainda cito o exemplo do JUNO DI relatado acima pelo TrebleH. Está sendo usado como teclado e controlador com motivo, necessidade e inteligência.

    Estes três fatores finais que citei é que devem determinar as nossas compras, se for comprar por GAS, ai o resultado é este:

    Sintetizadores encostados, clavinovas e pianos digitais empoeirados, super arranjadores utilizados como controladores...

    O cara não quer saber pro que serve, utilizar os recursos, só que saber das coisas básicas e que é bom por que foi caro. Plugar um cabo USB no teclado e no computador é muiiiiiiiiiiiiito básico. Quer resolver tudo com somente um botão, mas na hora da compra ele quer o aparelho mais caro com 258.744.574.163,02 botões.

    Esta é a característica do consumidor eternamente insatisfeito. Compra uma coisa e não sabe o que vai fazer, não conhece o aparelho. Depois quando descobre a capacidade do equipamento, fica com preguiça de aprender. Ai improvisa o básico e se acha o rei. Depois quer vender pelo preço de novo, para comprar um controlador baratinho.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    O que sei é que muitos não tem noção do que estão fazendo ... e não tem noção de preço também.
    Alguns anos atrás, se falava em controladores CME, que eram pau para toda obra, pois tinham várias saídas MIDI, vários knobs, faders e botões programáveis ... mas com a grande variedade e facilidade de acesso a opções o pessoal esquece para que existem algumas coisas. Um exemplo que não é muito antigo é o uso de notebooks, o pangaré não sabia e não tentava aprender a configurar sua placa de áudio e sempre comprava coisa mais cara pensando que seria melhor ou resolveria o problema sozinha.
    Estamos na época da facilidade, na época de comprar ... e não saber para que serve ... o que importa é que tenho o melhor. Isso não acontece apenas com teclados não ... mas com baixos ... guitarras ... amps ... e tudo mais que envolve a música e áudio.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    eu sempre vi como alguém que gosta de se sentir na moda
    comprou um motif XF porque tá na moda e usa VST porque tá na moda
    se amanhã aparece outro iphone ele encosta o dele e compra o novo, mesmo se só usa pra telefonar e tirar foto, que desde o primeiro modelo faz isso

    um Motif XF um Fantom X, G... um M3 um kronos... tem tudo lá, synth, sampler, hammond, piano, e opções de você mexer e remexer, se o piano da parte do synth não é bom, você tem o sampler, se achou o timbre simples, você tem os combis, os performs....

    mas é mais facil entrar na internet e baixar samplers prontos pra kontakt
    e usar a própria saída de fone do PC pra matar e mandar o audio

    manasses.ss
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Não me refiro a todos mas tem muita gente que vai pelo lado da moda da ostentação, eu particularmente se tivesse a oportunidade ter um Motif XF ou um Kronos, pra quê que eu vou precisar de carregar um notebook que vai ser mais fios e mais trabalho para programar e também tem aqueles que são insaciáveis e querem sempre timbres novos e nunca estão satisfeito com o que tem.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Não é bem assim.
    Existe mais opções, não se ressume somente a "ostentação ou burrice".
    Se for mais a fundo na combinação teclado x softwares muito coisa boa na música pode ser feita, muitos detalhes a serem aprendidos para usar mais recursos para uma boa produção musical.

    Tem um ponto essencial: teclado puramente controlador não tem sons próprios, isto por si só é uma grande limitação, e um grande problema.
    Claro conforme o setup do home studio um bom teclado controlador tem a sua função.

    Poder usar o teclado normal seja mid ou top também como controlador é uma das várias opções.
    Conectando pedais melhor ainda.
    Os teclados arranjadores tem muitos recursos que possibilitam criar músicas independente da DAW do computador.
    Claro no final na master geral tudo passa pelo computador.

    Na maioria das vezes eu gosto de usar o meu Teclado Yamaha PSR s 910 para criar boa parte dos meus arquivos midi,, depois exporto para midi e completo o trabalho numa DAW.
    E uso também como controlador.
    E gravo também os timbres do teclado, muitas vezes desligando todos os efeitos, para ficar com o som puro adicionar efeitos dentro da DAW, o que possibilita obter mais variações de timbres.
    E muitas vezes dá para fazer o contrário isto é usar softwares e usar os timbres do teclado como se fosse um módulo e fazer muitas descobertas.
    Por exemplo é incrível a relação entre um programa como o Band In a Box e um bom teclado, dá para interagir e programar estilos originais muito bons nas duas plataformas, além de um melhor controle na aplicação e dosagem de efeitos e outros comandos, e edição muito mais detalhadas do midi. (se o teclado e o software forem compatíveis melhor ainda).
    E dá para usar editores de partitura junto com o teclado.
    No computador dá para editar melhor as linhas de automação.
    E com uma boa automação e fazendo uma boa mixagem na DAW, dá para usar os timbres do próprio teclado e criar passagens únicas para partes de uma música, coisa que dificilmente somente usando o teclado seria possível.
    Enfim cada lado (teclado ou softwares) dependendo do uso tem as suas vantagens.
    E assim muitas vezes um midi bem trabalhado viaja de uma lado para o outro, e obviamente a finalização sempre é no computador, muito embora alguns teclados até possibilitem exportar o áudio.
    Tocar no teclado e gravar midi dá mais realismo e com outras ferramentas do software e aplicação de técnicas de humanização dá para ir mais fundo ainda.
    A conexão softwares e teclados possibilitam "n" interações.
    Quanto o uso de teclado controlador não sou muito fã, limita muito o músico.
    Muita gente faz bem dizer todo o trabalho de midi dentro de uma DAW.
    Mas um bom teclado tem dentro de si uma espécie de DAW, que também possibilita fazer um belo trabalho, e muitas vezes até superior.
    A edição dentro do teclado aparentemente é mais difícil, mas depois que se pega o jeito, vai bem é uma questão de adaptação.
    Tem que ir a fundo, estudar, testar etc...
    E assim conforme os recursos do teclado melhor ainda e muito melhor ainda que um teclado simplesmente controlador, que serve mais para mandar informações midi e ativar certas funções dos softwares.

    Eu prefiro sempre um teclado com timbres próprios a um controlador sem som nenhum.
    Quanto as chaves as seleções quando uso como controlador prefiro fazer a maioria dos ajuste na própria DAW.
    Para mim um bom teclado tem que possibilitar criar músicas independente do computador.
    Vale muito mais a pena comprar um Korg Microstation e usar como controlador, do que um teclado limitado a controlador.
    Tenho também o Microstation que além de ser portátil dá para compor e criar midis dentro dele, uma grande máquina pequena só por fora.
    E as vezes tenho que fazer presença na sala da casa, e aí conecto um fone de ouvido e posso ir trabalhando no Korg como se estivesse num computador.
    Já um teclado controlador sem o computador não se faz nada.
    A tendência dos lançamentos de teclados mais top é de ser controlador também, e cada vez mais nos futuros lançamentos vão contar com mais recursos neste sentido. (nas duas vias, ou pontas)
    E assim cada vez mais vai aumentar a interação computador x teclado e outros componentes.
    E hoje em dia Vsts já é uma indústria consolidada, e faz parte do processo de gravação, sejam com instrumentos reais sejam com virtuais.
    Um bom teclado ajuda muito o processo de composição e criação de midi.

    Quantos mais recursos o teclado tiver melhor, e melhor será a interação com o computador.
    Claro cada vez mais conexões, cabos e etc,, o que as vezes cansa .
    Quanto ao desejo de ter mais timbres faz parte da natureza humana, eu por exemplo estou sempre a procura de timbres, mas tem que saber separar, e principalmente saber aproveitar o que o teclado de cada um tem de bom.

    O uso do computador é muito bom, mas causa muito stress, e cansa a visão, e o acesso fácil da internet nos dispersa, as vezes gosto de ficar um dia ou dois só trabalhando no teclado (ou as vezes algumas horas do dia), e me livrar por certo tempo da dependência perigosa do micro-computador e de outras variações.

    Claro existe o consumismo o exibicionismo , modismo e outros "ismos"
    E tem gente que se fica sem celular ou internet fica até doente, mas isto leva a dispersão e a falta de concentração.

    Quanto mais ferramentas e interações com outros aparelhos melhor, mas tem que ter equilíbrio.

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Adler3x3

    Neste caso quem compra dois ou mais teclados, controladores, módulos para combina-los, realizar tarefas com estação de trabalho, sabe o que está fazendo.

    Tem aqueles que juntam tudo isto para nada. Mas cada caso é um caso.

    JeanCarlo
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    "Teclados top e controladores: Ostentação ou burrice?
    Até onde vai a busca pelo set perfeito?
    Seria o Medo do notebook falhar?
    Ou apenas o prazer de torturar os outros?
    Sexta-feira, no Globo Reporter"

    Gente, uso teclado + note e posso garantir uma coisa pra vocês: uma máquina bem configurada, sem programas à toa, um controlador legal e uma placa de som bacana fazem e muito bem o serviço... Toco até em casamentos com meu note + teclado + placa, e vejam que ironia do destino: Se acabar a luz, e voltar depois, o único que geralmente fica ligado é o meu note! (já aconteceu isso em um casamento, foi a maior adrenalina da minha vida kkkkk)

    Quer um bom motivo para se usar um top com VSTs? Articulações. Um top hoje seria a melhor opção de controlador! Eles geralmente tem 8 faders, uns 8 knobs, uns 16 botõezinhos e tal, aftertouch, SW1, SW2 (no caso da Korg), além de muitos outros parâmetros... Você consegue extrair o máximo de um VST de minimoog com todos esses recursos!

    "Ah, mas existem controladores com esses Knobs no mercado, mimimi"

    Uma coisa que os Tops tem que dificilmente se achará em um controlador de baixo custo, é a qualidade das teclas. Tive um M-Audio Oxygen, ele tinha vários botões, mas as teclas eram horríveis; Behringer UMX 61 (o pai do UMX610) tinha teclas mais ou menos... O meu edirol PC80 é o que tem as melhores para se tocar, mas para quem toca direto, não acho saudável usar um controlador como teclado principal.

    Eu pretendo adquirir um Korg Krome, mas eu quero fazer tudo zuado: Fazer dual layer com teclado e VST, split com teclado e VST também... um verdadeiro arregaço! Ambos tem muito a oferecer...

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    JeanCarlo
    explicou o porque de usar o top como controlador na questão mecânica, isso eu concordo e entendo que não vamos ter mesmo nesses controladores de 500 conto, teclas boas como os teclados projetados para não serem descartaveis

    mas o que eu sempre me pergunto é "por que o VST?"
    entendo que se eu usar um PSR 433, um Juno D, um MM6 ou até em algum melhorzinho, até meu G1000 ficaria lindo com um VST de piano com suas teclas (melhor que o piano dele estilo XP80) e meu 01/W que nem piano que presta tem
    eu vou melhorar muito meus timbres , os timbres do VST seram bem melhores do que os teclados que citei
    mas eu me pergunto se um piano sampleado em um fantom X ou G, no M3 ou o do kronos estão a anos luz de qualidade de um piano de VST?

    será que preciso usar o minimoog em VST, do que usar a edição que consigo com esses 8 faders, uns 8 knobs, uns 16 botõezinhos e tal, aftertouch, SW1, SW2.... aplicados no próprio timbre do teclado

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    fernando tecladista
    mas eu me pergunto se um piano sampleado em um fantom X ou G, no M3 ou o do kronos estão a anos luz de qualidade de um piano de VST?

    Quem falou isso pra vC?? Vc usa VST?? Se usa, e tem essa impressão, usa os VSt's e samplers errados. Não troco meus timbres, principalmente de pianos, por nenhum desses que vc citou, e o lha que tenho quase todos pianos desses modelos.

    dgsoul
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    NINO_D.BOB

    não vamos esculachar tbm porque tem muito sample ai que "diz" ser de NORD, de KRONOS que é uma porcaria (nem vou comentar os samples de metais e leads pra forró).

    Concordo em parte com sua afirmação de que existe muita coisa no mundo dos VST's que dão de 10 a zero em muito teclado por ai (Neo Soul Keys, Ivory, entre outros produtos do mercado que deixam um Nord no Chinelo). Mas temos q avaliar o quesito praticidade e versatilidade também...eu por exemplo trocaria sem chorar qualquer mac com Kontakt + controle por um TOP simplesmente por ser menos parafernalha pra carregar, mais praticidade na edição e configuração dos meus timbres e menos probabilidade de dar um pau na hora "H". Disparador de sample já existe mesmo nos TOPs então estou bem servido. E outra, a maioria das bandas que eu ouvi a vida toda marcaram época usando teclados até piores que os da atualidade (M1, Korg Trinity, Triton, Motif Classic, XP-80, Triton Le, etc...) então pra quê complicar se posso chegar no mesmo resultado com algo atual e dedicado no mercado?

    Temos que ver o outro lado da moeda também, por que não?

    manasses.ss
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    dgsoul
    Concordo com você foi o que eu falei acima, pra mim o ponto chave hoje de se usar controlador + notboock é produção musical em estúdio, e ao vivo mais pra quem realmente precisa economizar dinheiro comprando um controlador que tem preço mais acessível, pois é mais mão de obra, além de que Sintetizador/ Workstation TOP, lhe oferecem recursos para melhorar os timbres que vem de fábrica.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    NINO_D.BOB
    Quem falou isso pra vC?? Vc usa VST?? Se usa, e tem essa impressão, usa os VSt's e samplers errados. Não troco meus timbres, principalmente de pianos, por nenhum desses que vc citou, e olha que tenho quase todos pianos desses modelos
    ninguem falou nada, só perguntei, não afirmei, nem disse que tenho impressão de nada, nem disse que uso, nem disse que não uso, só perguntei se os VSTs estão a anos luz de distancia dos que citei

    e olha que tenho quase todos pianos desses modelos
    mas se de algum modo o que forma esses timbres que citei são os multisounds, waves, samplers e etc... que foram sampleados de algum piano original, então os que você tem são samplers feitos por alguem em casa a partir de outro samplers, então entendo que não serve de comparação

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    dgsoul
    não vamos esculachar tbm porque tem muito sample ai que "diz" ser de NORD, de KRONOS que é uma porcaria (nem vou comentar os samples de metais e leads pra forró).

    fernando tecladista
    mas se de algum modo o que forma esses timbres que citei são os multisounds, waves, samplers e etc... que foram sampleados de algum piano original, então os que você tem são samplers feitos por alguem em casa a partir de outro samplers, então entendo que não serve de comparação



    Outra coisa que não adianta. Ter um hiper-mega-ultra-super-plus-2000-xyz-ecologic-dualogic-saravalogic-tet rafuel-hi-tec teclado e alimenta-lo com samples "tabajara" ou gravados em uma sala vazia e sem portas de um "botequim"

    Tem piano de PSR 1xx se passando por Yamaha C7, piano do Motif, Nord etc... E tem gente acreditando.

    JeanCarlo
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    nem vou comentar os samples de metais e leads pra forró
    kkkkkkk só de pensar me dá um arrepio na espinha.... "Lead do Aviões", aí vc vai ouvir é um Square lead e Sawtooth Lead dos mais sem vergonha (tipo o puro mesmo)... Isso aí todos os teclados têm... Todos os VSTs tem... Essa é a base da Síntese pô!!!!

    Synth-Men
    Tem piano de PSR 1xx se passando por Yamaha C7, piano do Motif, Nord etc... E tem gente acreditando.
    Tem mesmo... anda faltando pra galera ouvir Jazz, Soul... Essas coisas com piano puro mesmo... Não pode deixar os samples impregnarem a cabeça

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclados caros(MID e TOP),usado como controladores,ostentação ou burrice?