Iniciando na Síntese VAST

    Autor Mensagem
    adao chagas
    Veterano
    # nov/13


    Olá

    Estou criando este tópico para discutir a síntese VAST dos teclados Kurzweil.
    Apesar de ser um tipo de síntese muito poderoso é difícil encontrar informações a seu respeito e só os manuais mais antigos, como o do K2000 e K2500 é que trazem informações mais completas. Há, também, bons tutoriais no Youtube que me servira de iniciação. Confesso que tenho apanhado um pouco para programar simulações de timbres analógicos mas tem valido a pena. Abaixo 2 simulações de minimoog, usando 3 osciladores e um filtro de 4 polos:

    https://soundcloud.com/parametric777/sets/moog

    Greenwood
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    adao chagas

    Muito muito bom!!! Lembrei na hora de Welcome to the Machine...

    Parabéns!!! Não vou poder contribuir com nada sobre Kurzweil, mas terei o maior prazer em ouvir suas experiências. Simplesmente me amarro em sons assim.

    Sugestão: escolhe um só timbre e faz uma sequência melódica legal. Fica mais palatável.

    Boa sorte!

    DuduXP
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Eu também tenho apanhado muito da sintese VAST, até porque, o que faço, faço as cegas, na forma de tentativa e erro, mas adianto que tenho conseguido compreender bem como funciona o sistema, agora não posso postar nenhuma experiencia porque estou no trabalho, mas quando estiver em casa com mais tempo vou ver no que posso contribuir.
    Antes que me esqueça, parabéns adao chagas pela iniciativa de criar este topico, que foge um pouco do padrão do forum, apesar que esxistem alguns colegas que todos sabem quem são, que sempre tentam enriquecer o forum com bons topicos.
    Parabéns!!!

    adao chagas
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Greenwood

    Obrigado. Coloquei mais duas demos com melodias conhecidas.

    https://soundcloud.com/parametric777/todo-o-azul-do-mar

    DuduXP

    Estou começando com a síntese analógica mas quero também mexer com a FM. Apesar de conhecer a síntese analógica há algum tempo eu nunca tive um sintetizador desse tipo e tiro as informações que preciso dos manuais.

    Um abraço

    silvG8
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: silvG8
    · votar


    adao chagas
    Eu tenho uma curiosidade que acho que você poderia me responder... o que na verdade é o VAST? É alguma coisa diferente de um sintetizador subtrativo ou apenas o apelido da tecnologia VA no Kurzweil?

    Na minha cabeça não faz sentido ser alguma coisa totalmente diferente de um VA comum. Existe de fato alguma diferença?

    Parabéns por publicar alguma coisa diferente aqui! :)

    Synth-Men
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    É! Boa pergunta!

    VAST seria Virtual Analogic STrument?

    adao chagas
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    silvG8

    A síntese VAST surgiu com o K2000 no início dos anos 90 e vem sendo aprimorada desde então. Ela consta de vários layers (32 no PC3), cada um consistindo de vários blocos (de um até 4) agrupados em diferentes algoritmos. Cada bloco, dependendo do algoritmo, pode ser configurado como um oscilador, filtro, amplificador, mixer ou modificador e ainda processar as formas de onda da ROM ou samples. Podem ainda ser modulado por uma grande série de controles e os layers podem ser ligados em cascata. A síntese VA ou KVA como é chamada pela Kurzweil foi introduzida no PC3 e nada mais é do que uma melhoria na qualidade dos osciladores de forma de onda analógica que são anti-aliasing.

    Na simulação de Moog eu usei 3 osciladores, um com dente-de-serra, um com onda quadrada e PWM e o outro com uma onda chamada SHAPED SAW, que varia de uma senóide a uma dente-de-serra. São 4 layers ligados em cascata: 3 osciladores e o filtro de 4 polos.

    Há, ainda, a possibilidade de configurar os blocos como operadores de FM e usar algumas fórmulas matemáticas para fazer modulação e controle.
    Há um tutorial muito interessante aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=-pGDi4P51EI

    Um abraço

    adao chagas
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Synth-Men

    VAST significa Variable Architecture Synthesis Technology.

    silvG8
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    adao chagas
    Obrigado pelas explicações... depois dou uma olhada nesse vídeo que você compartilhou aqui.

    Pelo que você descreveu, é bem semelhante a um VA mesmo, mas tem uma estrutura mais livre de encadeamento dos componentes. Interessante...

    adao chagas
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Mais 2 experimentos:

    https://soundcloud.com/parametric777/arturia-mini-moog-x-pc361
    https://soundcloud.com/parametric777/jump-pc361

    adao chagas
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    O timbre de Moog foi elaborado com 3 osciladores e um filtro VCF e gravado juntamente com o Minimoog V Original da Arturia. Além do Kurzweil, só conheço o Korg King que possui esse recurso para simulação de sintetizadores monofônicos, pois é necessário que os 3 osciladores passem através de um filtro já com a desafinação. Já para o timbre de "Jump" cada oscilador tem o seu próprio filtro. Eu baixei o demo do VST OP-X PRO para analisar e comparar a programação e o VA do Kurzweil ficou praticamente idêntico. O próximo desafio será emular o Matrix 12 que possui2 osciladores, mas os mesmos produzem 3 formas de onda simultaneamente. Até tive a oportunidade de experimentar um Matrix 6 na semana passada, que um amigo trouxe de surpresa. Infelizmente ele não possui controles em tempo real e está com alguns problemas de estabilidade na afinação, apesar de os osciladores serem digitais. Também pretendo instalar o demo do Arturia Prophet V e terei alguns dias para copiar os timbres.

    silvG8
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    adao chagas
    Infelizmente esse tipo de tópico não dá ibope. O trabalho que você está fazendo é bem legal, mas no geral as pessoas se interessam pouco pelo assunto... comentar então, é ainda mais difícil.

    No geral, você vai perceber que não é difícil emular os emuladores. O OP-X Pro II eu realmente acho improvável que o Kurzweil tenha feito igual, pois de trata de um dos melhores que já ouvi (nunca usei).

    Um outro detalhe é que o que define a "analogicidade" dos instrumentos não é simplesmente se os osciladores são jogados em conjunto em um mixer para então serem destinados a um filtro... é a combinação de todos os fatores, incluindo osciladores, filtro, amplificador, envelopes, etc.

    É realmente uma coisa que só se experimenta usando. Não estou dizendo que o Kurzweil fez feio... os timbres estão legais, mas assim como o Arturia V, seu som não parece sair de um Moog. Até lembra o som que esperamos criar com o Moog, mas as características são completamente diferentes.

    Vou deixar aqui algumas demonstrações do Little Phatty pra você ter uma idéia... https://soundcloud.com/synthway/sets/moog-little-phatty-1

    Aqui, outro exemplo, criando vários sons de baixo com o Little Phatty em tempo real. Você vai conseguir ouvir uma diferença em relação a cada um dos componentes do som. https://soundcloud.com/synthway/baixos-fcc8/s-VnWZZ

    Abraço e boa sorte com os experimentos!

    adao chagas
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    silvG8

    Só o fato de o tópico ter o seus comentários já vale o sacrifício. Não sei porque não consegui gravar o OP-X, assim como fiz com o Arturia Mini Moog, mas posso lhe dizer que a diferença é muito pequena, principalmente devido ao fato de que a programação é simples. O que eu quis dizer é que o resultado de se colocar os filtros antes ou depois da desafinação dos osciladores é importante. Eu experimentei os Moogs na última Expomusic e sei do que você está falando; criei alguns sons de baixo e percebi cada detalhe à menor alteração nos knobs. Acredito que é extremamente difícil e até impossível criar todos os arranjos com um VA, mas, por outro lado, há timbres que são possíveis emular com uma boa qualidade.

    silvG8
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    adao chagas
    Obrigado pelo elogio! :)

    Eu entendo o que quis dizer... não é o que diferencia os sons dos analógicos, mas pode ter diferença no roteamento de VAs com toda certeza.

    Diria que é impossível emular os analógicos em toda sua complexidade, mas dá pra recriar sons que remetem à qualidade destes.

    Uma dica: a afinação em sintetizadores analógicos é desigual no teclado. Utilizar um keytrack diferente de 100% (103, 105%) ou keytrack como um modulador do fine tune do 2º oscilador funciona legal!

    Boa sorte!

    _KOG
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    adao chagas
    Muito interessante os seus experimentos. Parabéns!!!

    Comprei um K2600S há poucos meses, mas não conheci nada do VAST. (Ainda)

    Pelo visto as possibilidades são enormes.

    Você chegou a conhecer este editor?
    http://www.tangentcats.com/
    http://www.youtube.com/watch?v=87kDPhJrQpo

    O site não cita, mas será que não funciona com seu PC361?

    adao chagas
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    silvG8

    Excelente dica!

    _KOG

    Sim, as possibilidades de criação de módulos de síntese são muito expressivas. Eu acredito que o editor não funcione com o PC3, mas eu tenho um editor da SoundTower que usei, mas aparentemente causou problemas em alguns timbres e foi preciso resetar o teclado.

    Um abraço

    Gus79
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    silvG8

    Pelo que você descreveu, é bem semelhante a um VA mesmo, mas tem uma estrutura mais livre de encadeamento dos componentes. Interessante...

    Eu tenho um K2000V3. Eu diria que o VAST é um pouco mais profundo do que isso.

    O motor VAST seria uma combinação entre:

    - síntese substrativa, com aspectos de um grande sintetizador modular, em que tudo pode modular tudo em qualquer posição da cadeia de modulações;
    - na síntese substrativa, podem ser usados muitos e muitos osciladores (waves e/ou samples e/ou partials [harmônicos de síntese aditiva]); por exemplo, tenho programas que usam mais de 10;
    - sampler/sample player inserido na cadeia de modulações;
    - síntese aditiva inserida na cadeia de modulações (podendo adicionar muitos e muitos partials);
    - FM idem;
    - pode fazer tranquilamente síntese LA;
    - e com a possibilidade de escrever e reescrever livremente os próprios algoritmos que regem a cadeia de modulação, não ficando preso aos algoritmos presets.

    Desde que comprei o K2000 tenho ficado cada vez mais impressionado com a VASTidão (hehehe) das possibilidades de síntese da máquina. É realmente inacreditável, e pode fazer a gente se esquecer da vida só tentando dominar o monstro.

    Só de curiosidade: o cara que imaginou essa síntese é Ray Kurzweil, escritor, filósofo e inventor, que, para contribuir com o desenvolvimento do K2000 (que foi o primeiro sintetizador a explorar todo o potencial desse modelo de síntese) contratou nada menos que o próprio Bob Moog.

    Eu penso na síntese VAST como a síntese absolutamente sem limites (modular, sample, aditiva, multicamadas, FM, LA, tonewheel, com a liberdade de escrever os próprios algoritmos) dos sonhos dourados do mr. Bob.

    Gus Martins
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Amigos, fico muito feliz de ver um tópico destes por aqui.

    A síntese VAST dá um universo de possibilidades muito grande. Já que o Gus79 contou um pouco da história da Kurzweil, recomendo que leiam a história e assistam ao vídeo deste link.

    Espero no ano que vem começar finalmente a disponibilizar mais conteúdo para quem desejar se aprofundar na síntese VAST e nos teclados Kurzweil em geral.

    Assim que tiver as novidades eu aviso a galera aqui.

    Abraços.
    Gus Martins- Especialista de Produtos - Kurzweil Brasil | Equipo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciando na Síntese VAST