Criação de sons em Sintese FM

    Autor Mensagem
    crmedeiroz
    Veterano
    # jan/05


    Criação de sons em Sintese FM

    crmedeiroz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Se alguem sabe alguma coisa sobre criação de sons em teclados de sintese FM, por favor me ajudem.
    Possuo um Yamaha SY77, que possui essa tecnologia e estou meio perdido. Agradeço desde ja.

    Valeu

    yanni540
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    crmedeiroz
    Amigo neste site vc achará muitas coisas com relação à síntese FM:
    http://www.music-center.com.br/

    Rodolfo Rigo Calabrezi
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Fala, crmedeiroz!


    Cara, desculpe fugir do tópico... Mas tenho uma curiosidade, não especificamente relacionada à criação de síntese, mas ao seu teclado. Estou procurando um para servir de controlador para o PC além de usá-lo como instrumento também.

    Minhas dúvidas: como são as teclas do teu? Semi-pesadas (como a de um Roland A-37, ou Alesis QS6.x caso conheça) ou leves (como a dos Yamaha PSR)? E, se puder dizer: quanto pagou no teu?

    Fiquei interessado em possivelmente adquirir um SY77 também. Aconselha? =0)

    Grato!


    []'s

    Aureo Galli
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Caro crmedeiroz,

    É um grande prazer conhecer alguem iteressado em passar "noites e noites" acordado programando em sítese Fm.

    Digo isso porque tive um DX7 em 1988, e sei bem como demora para se conseguir resultadoseditando por este tipo de sintese.

    Entretanto a aqui vai minha dica:

    Voc~e deve pensar antes de comecar quantas amostras necessitará para criar o timbre que deseja, (PORTADORES - quadrados inferiores do algorritmo ), e também modquantos filtros e bem como geradores de envoltória irá necessitar para transformar partes destes portadores (MODULADORES -, quadrados superiores. Depois disso escolha um algorritmo, aquelas formulinhas que possuem quadrados interligados por traços e analise-os da seguinte forma

    Aa coisa funciona como uma saia justa, muitos portadores (quadrados inferiores), e poucos moduladores significa que voce terá um monte de formas de onda e poucas chances de modulá-las isto porque o modulador dependendo da interligação que é visualizada no algorritimo pode transformar apenas o portador que estiver interligado a ele, muito embora exista um algorritmo básico com 5 portadores ligados para apenas um modulador o que simplifica um pouco a programaçãpo, mas nãoresolve a maioria dos problemas de edição..

    Depoisi disso comece a rastrear a frequency coarse dos portadores e bem como seus parâmetros até encontrar uma miníma parcela sonora do timbre desejado, depois utilize o modulador (quadrado superior) para alterar a envoltória e filtragem.

    Parece fácil mas não é, voce precisa ficar rastreando a frequency coarse Hz por Hz e ao mesmo tempo alterar o modulador, para ver se "pesca" alguma coisa, durante este rastreamento com certeza voce irá encontrar outras frequencias que poderão dar proceguimento para a edição de outros timbres , quando chega nestes estágios, salve esta amostra em um outro lugar para uma futura edição mais apropriada no modulador, e volte novamente ao timbre anterior e continue a "caçada".

    Digo caçada porque, nunco consegui chegar a bons timbres por equação, sempre foi por acidente...

    Não sei se o SY é tão difícil de se programar quanto o DX7, pois nunca utilizei ou programei nenhum SY, caso ele possua algums PCMs para ajudar a chegar mais rápido pode ser uma boa solução.

    A vantagem de se conseguir chegar nos timbres por FM, é que tirando os timbres de piano e Emsembles o resto é muito ruim entretanto, quando se combinsa estes timbres esquisitos com timbres semelhante em PCM com qualidade em outro teclado via MIDI, este Blend (mistura), fica com uma sonoridade incrível, e é exatamente o que eu fazia, combinava os timbres de meu antigo DX7, com um rack Roland de nome U110, eu consegui timbres muito bons, "para aquela época, hoje prefiro mais trabalhar com sampler, você enfia o microfone no instrumento que quer, grava no teclado e bingo, "noites de sono".

    Entretanto aconselho a você a proceguir em sua empreitada, pois a sintese Fm, lhe ensinará a se tornar um programador de mão cheia afinal, ela trabalha muito mais com acustica que as tradicionais sinteses que se utiliza por aí a fora, vá em frente.

    Espero ter ajudado um pouco...

    Áureo Galli - Suporte SAC Korg.

    Aureo Galli
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Aureo Galli
    · votar


    Caro crmedeiroz,

    É um grande prazer conhecer alguem interessado em passar "noites e noites" acordado programando em sítese Fm.

    Digo isso porque tive um DX7 em 1988, e sei bem como demora para se conseguir resultados editando por este tipo de sintese, mas naquela época não se sabia até onde este tipo de sintese poderia chegar, e a julgar pela qualidade dos timbres de piano acustico e elétrico da época, ter um o DX7 valia a pena.

    Entretanto a aqui vai minha dica:

    Voc~e deve pensar antes de comecar quantas amostras necessitará para criar o timbre que deseja, (PORTADORES - quadrados inferiores do algorritmo ), e também modquantos filtros e bem como geradores de envoltória irá necessitar para transformar partes destes portadores (MODULADORES -, quadrados superiores. Depois disso escolha um algorritmo, aquelas formulinhas que possuem quadrados interligados por traços e analise-os da seguinte forma

    Aa coisa funciona como uma saia justa, muitos portadores (quadrados inferiores), e poucos moduladores significa que voce terá um monte de formas de onda e poucas chances de modulá-las isto porque o modulador dependendo da interligação que é visualizada no algorritimo pode transformar apenas o portador que estiver interligado a ele, muito embora exista um algorritmo básico com 5 portadores ligados para apenas um modulador o que simplifica um pouco a programaçãpo, mas nãoresolve a maioria dos problemas de edição..

    Depoisi disso comece a rastrear a frequency coarse dos portadores e bem como seus parâmetros até encontrar uma miníma parcela sonora do timbre desejado, depois utilize o modulador (quadrado superior) para alterar a envoltória e filtragem.

    Parece fácil mas não é, voce precisa ficar rastreando a frequency coarse Hz por Hz e ao mesmo tempo alterar o modulador, para ver se "pesca" alguma coisa, durante este rastreamento com certeza voce irá encontrar outras frequencias que poderão dar proceguimento para a edição de outros timbres , quando chega nestes estágios, salve esta amostra em um outro lugar para uma futura edição mais apropriada no modulador, e volte novamente ao timbre anterior e continue a "caçada".

    Digo caçada porque, nunco consegui chegar a bons timbres por equação, sempre foi por acidente...

    Não sei se o SY é tão difícil de se programar quanto o DX7, pois nunca utilizei ou programei nenhum SY, caso ele possua algums PCMs para ajudar a chegar mais rápido pode ser uma boa solução.

    A vantagem de se conseguir chegar nos timbres por FM, é que tirando os timbres de piano e Emsembles o resto é muito ruim entretanto, quando se combinsa estes timbres esquisitos com timbres semelhante em PCM com qualidade em outro teclado via MIDI, este Blend (mistura), fica com uma sonoridade incrível, e é exatamente o que eu fazia, combinava os timbres de meu antigo DX7, com um rack Roland de nome U110, eu consegui timbres muito bons, "para aquela época, hoje prefiro mais trabalhar com sampler, você enfia o microfone no instrumento que quer, grava no teclado e bingo, "noites de sono".

    Entretanto aconselho a você a proceguir em sua empreitada, pois a sintese Fm, lhe ensinará a se tornar um programador de mão cheia afinal, ela trabalha muito mais com acustica que as tradicionais sinteses que se utiliza por aí a fora, vá em frente.

    Espero ter ajudado um pouco...

    Áureo Galli - Suporte SAC Korg.

    crmedeiroz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Rodolfo Rigo Calabrezi
    Cara é o seguinte: Não sei se as teclas são parecidas com as que vc citou. Mas elas são mais pesadas que os da linha PSR, digo isso pq possui um PSR520. Gostei muito mais do SY, a resposta é mais rapida, uq facilita em fraseados mais rápidos. Ele se assemelha as teclas do M1. Eu paguei R$1700.

    P.S. no site www.instrumentosusados.com.br tinha um esse dias.

    Valeu

    crmedeiroz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Aureo Galli
    Valeu a ajuda. Vou passar a noite ocupado hoje. eheheh

    Falow

    Zara
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Nussa, isso aki ta tipo Discovery Channel, mas blz.

    Sou meio leiga no assunto, mas curto bastante esse lance de formulas e tal. Pra começar, o DX7 q eu toquei tava todo programado. O Korg 01/W utiliza esse mesmo tipo de síntese? Atualmente a Sintese FM ainda está em alta? Qdo toquei em um 01/w, fucei nele até que apareceu um gráfico na tela. Isso tem a ver com a tal da sintese FM? Da pra aprender a fuçar nisso sozinha, sem ler manual e "perdendo noites de sono" ou não?

    Teoricamente, o que fazem os Algorítmos? Tem alguma fórmula matemática pra isso? Se eu tiver viajando vcs me falam, pq pelo horario (03:24) eu já to meio lesada...

    Valeu ae =)

    Rodolfo Rigo Calabrezi
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    E ae, crmedeiroz! =0D


    Interessante, vou abrir os olhos nele então. Por hora as únicas soluções que me apareceram foram os QS da Alesis, como no tópico que abri falando disso... Legal, mais um teclado a estudar. Valeu pela informação!


    []'s

    Gabriel Aleixo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Olá crmedeiroz,

    Também possuo um Sy77 a pouco mais de um ano e com certeza é um excelente sintetizador, procure-me no MSN: aleixo_keys@hotmail.com para que a gente possa trocar umas idéias sobre o synth e sobre síntese FM!
    []s

    Zara
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    fiquei no vão..

    crmedeiroz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Zara
    Naum sei se o 01/w é FM, mas eu creio q naum. Até hj nunca vi um Korg com esse tipo de síntese. A FM é uma sintese muito antiga (tipo 1987), é famosa pela larga opçõees de criação. Mas uq dificulta é a criação q é muito complicada, isso justifica o meu tópico. Mas se estiver interessada, a hora é essa. Lembre-se do seguinte. Os teclados com essa síntese por serem antigos, são dificeis de encontrar, e tem alguns parametros q podem ser considerados ultrapassados, como por exemplo a polifonia, o meu so tem 16vozes, mas mesmo assim é um teclado dukarai.
    Espero ter ajudado.

    Valeu

    Gabriel Aleixo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    16 só se o seu estiver estragado hehehe... pq o Sy77 têm 32 vozes de polifonia ^^ !!! E a síntese FM (volto a repetir) não é tão complexa, basta ter um pouco de paciência e dedicação a seu sintetizador!!! Flws ae,
    []s

    avatar
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Bom, mais ou menos. Não sei se é só ter um pouco de paciência e dedicação não. risos .... Adorei o que o Áureo escreveu pq me identifiquei com muita coisa da história dele. Tenho um DX7 da primeira geração, daqueles marrons com corpo de metal e que pesam quase 30 quilos... risos. Quando vc toca o dx7 pela primeira vez , só tendo tocado teclados mais modenos, a sensação é meio estranha. Não tem reverb, soa pouco eletrônico e nada aveludado. O Som é mais seco, não sei se estou conseguindo explicar isso.

    Depois de alguns dias tocando nas vozes que vieram com ele(que eram as originais e mais os cartuchos da yamaha) ocorre a necessidade de buscar algo novo. Baixei mais de 5000 bancos da Internet com sons classificados por categoria e coloquei o aparelho de 1982, mais velho que eu, pra trabalhar em MIDI com meu PC. Pequei o FM7(emulador do DX7), o DXmulator(que edita as vozes no micro e permite enviar de volta para o DX7). Passando pelos diversos sons esbarrei com coisas horríveis, mas tb com outros sons únicos que fazem do DX7 um sintetizador incrível. Sem comentários para os timbres de piano elétrico, para o vibes, marimba e também para vários sons de orgão excelentes.

    Depois disso resolvi estudar o manual do DX7, seus algoritmos, a síntese FM, meus antigos livros de eletrônica e física(para as formas de onda) e vi que a realidade era um pouco mais cruel. risos. Começar uma voz do 0 , traçar um objetivo e obter o resultado esperado é muiiiito difícil. O que não quer dizer que não seja divertido. Na maioria das vezes estava nesse processo quando "achava" timbres muito interessantes e às vezes parava por ali mesmo. :)

    Hoje das 32 vozes que uso na memória, apenas 4 foram criadas por mim. Porém a outra grande vantagem de entender os parâmetros que foram as vozes no DX7 é a possibilidade de deixar aquele timbre fantástico mais próximo da sua necessidade em uma música, alterando o volume de um dos operadores, a frequencia de um dele, a forma de onda , a sensibilidade de modução para after touch, pedais e roda de modulação.

    No final das contas acho que será mais fácil trabalhar com qualquer teclado depois da experiência no DX. Um abraço.

    Kelsen Pereira
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Prezado Medeiros Sobre sintese por FM, leia algo a respeito de Modulaçâo por FM em assunto ligado a radio transmissor e atenha-se a variavel taxa de modulação pois é através desta variavel que os synths por FM podem gerar timbres ricos em harmonicos provocando sons excitantes . SY77/99 e TG77 são produtos que devido a arquitetura tem a capacidade de criar timbres bastante exoticos, digo isto pois alem de teclados e modulo PCM (Sample Playback) tenho um TG77 e um FS1R e acho-os fascinantes . Aconselho-o a ter algum software de edição pois pelo display é muito dificil de edita-lo alem de que o manual é muito resumido.[u][/u]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criação de sons em Sintese FM