Patch Morpher - Uma idéia para os próximos sintetizadores

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # nov/13


    Ontem um usuário do forum da DSI compartilhou um aplicativo que ele fez para iPad, que esta disponível gratuitamente, muito interessante. Este é o Patch Morpher, que faz exatamente o que o nome sugere...

    Eu particularmente achei genial e tenho certeza que vou poder usar bastante com o meu Prophet 08 que está pra chegar. Queria saber o que vocês acham...

    No site tem uma descrição completa e um vídeo demonstrativo.
    http://www.jazzman-ltd.co.uk/

    Maestron
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Genial mesmo... Não é uma ideia nova... Na música erudita os compositores brincam de mudar o instrumento no meio de frases orquestrais rápidas gerando um efeito parecido, mas transpor essa ideia para os teclados é algo inusitado, genial! Ainda mais de forma tão instintiva como foi demonstrado no video...

    Jean Michel Jarre tem umas composições que pareciam timbres sendo modificados do decorrer da execução, depois eu fui descobrir que ele usava um efeito de phase, que aliás gosto muito de usar nos strings que faço...

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Genial mesmo... Não é uma ideia nova..
    Vector synth do PSS 790 ou 51
    este mexe nos volumes, até 4 timbres, o teclado em sí é tosco, mas cada canto fica com um canal midi e dá pra mandar isso pra um synth bacana
    mostrado toscamente no inicio deste vídeo
    https://www.youtube.com/watch?v=cfJeu9WmIU4

    ouvi falar que o E-mu Morpheus é algo nesse caminho, mas na parte de edição, acho que não tão intuitivo como esse ai

    silvG8
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Maestron
    fernando tecladista
    Esse aplicativo não mexe com volume dos timbres....... por isso achei tão interessante. O que ele faz é gerenciar os timbres de forma que ao mover o cursor, ele modifica todos os parâmetros entre um som e outro, assumindo características dos dois sons. Isso não é incomum no mundo dos softwares, mas nos teclados, existe muito pouca coisa assim...... geralmente nos teclados vemos uma mesclagem dos sons em quesito volume, não a transição de todos os parâmetros como é com esse magnífico software. De qualquer forma, mesmo comparado a coisas para computador, achei que esse pequeno aplicativo tem um destaque muito legal, pela interface do iPad e a simplicidade para fazer as coisas "on the fly".

    Casper
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Caro silvG8:

    Só que imagino que alguns cuidados tem que ser tomados.

    Por exemplo. em um Patch um oscilador está ligado, e no outro
    o som vem só do filtro. Na transição, alguma coisa bizarra
    pode ocorrer, se o oscilador entrar 100% imediatamente.
    Imagino que o software vai ter que ligar o oscilador com
    volume 0 e ir aumentando. No caso de synths sem controle
    de intensidade do oscilador, ai então a mudança será brusca,
    de qualquer maneira.

    Mas continua sendo uma ideia sensacional.
    Pretendo testar.

    silvG8
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Casper
    Sim, com toda certeza isso que você falou faz sentido...

    Uma coisa que poderia evitar isso é o "filtro" de parâmetros que existe no programa... você pode escolher modificar apenas os envelopes e filtro por exemplo, deixando todo o resto como o timbre original. O programa permite uma infinidade de seleções, com alterações mudando "sessões" diferentes do som.

    Realmente é um aplicativo muito bem pensado. Adoraria ver como ele se comportaria com meus Moog. ;)

    [OFF] Está sumido hein!? Nunca mais teve jam nem nada...
    Vou tentar montar uma jam a partir do dia 13 pra comemorar o ano novo! (É quando acabam minhas provas!!) [/OFF]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Patch Morpher - Uma idéia para os próximos sintetizadores