Editor de partituras Daccord.1

    Autor Mensagem
    tobana
    Veterano
    # out/13


    Gostaria de saber se alguém conhece esse editor.
    Gostaria tb. de saber se o Encore 5.0 traduzido é bem fácil, mas façinho mesmo....é só para eu escrever músicas que componho para registro...só quero algo bem simples....
    Ah! Não me incomodo de comprar .

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/13
    · votar


    tobana
    Não conheço a existência deste Daccord.1 nem no site da empresa, mas l[a tem um editor Free que parece fácil
    http://www.freeclef.org/pt/

    Encore facinho mesmo não é, porem tambem não é díficil

    Shadad
    Veterano
    # out/13
    · votar


    tobana

    Também não conheço o Daccord.1, mas ultimamente estou usando um editor de partituras free chamado Musescore.

    http://musescore.org/pt-br

    Estou gostando do Musescore, a pesar de usar o Encore a 14 anos. Uma coisa que me agradou no Musescore é a possibilidade de ler samples (SF2)

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    tobana
    O Encore é bom, mas já esta ultrapassado, o software parece que parou no tempo.
    Gosto muito da daccord e tenho vários softwares., uma empresa brasileira muito boa, que faz a tradução de vários programas para o português, incluindo aí o Encore, Mixcraft, Finale e outros.
    O Encore já foi uma das melhores opções.
    Não me lembro da última versão que experimentei, foi uma Demo, mas não gostei.

    Uma boa opção é a que o "Shadad" recomendou o Muse Score que é free (grátis).
    Não deixe de experimentar, só pelo recurso de importar e exportar arquivos xml já vale a pena. (importa xml compactados o que muitos outros softwares "ditos" top não fazem.
    E ainda tem opções de fazer downloads pelo próprio software de várias partituras disponíveis no site do Muse.
    Então faça download e instale independente se vai adquirir outro software ou não.

    Outra opção paga e o Notion 4 que tem muitas características inovadoras, e comparando os preços com o Encore, acaba saindo mais barato e vem com uma boa biblioteca de instrumentos de orquestra.
    Obviamente toda a mudança de um software para outro requer um certo tempo para a adaptação.

    Neste post aqui no fórum, fiz um review do Notion:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/300548/

    O Finale o Sibelius são os tops do editores de partituras, mas custam bem caro. E o Notion é inovador em muitos pontos.
    O Free Clef que foi indicado acima também é free, mas contém dentro de si a mesma base na questão dos caracteres especiais de notação que o Muse, só que o Muse é bem mais completo.

    tobana
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Obrigada a todos...foram muito gentis. Vou tentar todos

    tobana
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Instalei o freclef
    http://www.freeclef.org/pt/

    Não consegui colocar a armadura : fui em editar, inserir, armadura, escolhi armadura , cliquei no lápis e não escreveu. No resto parece tudo muito simples.

    Alguém por favor me ajude.

    Brigada

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/13
    · votar


    tobana
    Eu baixaria o Musescore, dois colegas aqui neste post já se pronunciaram que usam, tanto o Shadad como o Adler3x3 poderiam falar melhor nesta plataforma

    O Freeclef nunca usei, e nem vou instalar, dei a sugestão por ser free, mas como me parece ser bem simples, tem que ver se existe a opção que está querendo... é fuçar no programinha mesmo

    tobana
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Eles fazem de propósito, acho..(o site.)...porque se fôsse simples assim ninguém compraria os outros que eles vendem.
    Gostei por ser bem fácil.
    Os outros devem ser em Inglês ou complicados....se o único problema fôr a armadura vou tentar assim mesmo

    Obrigada

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    tobana

    Vou detalhar um pouco mais, talvez seja útil para você, tudo depende de até onde quer chegar.
    E pode ser útil para outros membros do fórum que estejam iniciando.

    Tem que ir testando e experimentando todos e ficar com aquele que mais se adapte.
    A notação musical é universal.
    Como simples editor de notação até o Freeclef serve.
    Entretanto depende da finalidade de usar em conjunto com outros softwares, principalmente instrumentos VST o mais recomendável no momento é o Notion pela praticidade e integração via rewire com outros softwares.
    O Musescore também é muito bom naquilo que se propõe.
    No Linux existe uma DAW chamada Muse, que é mantida pelo mesmo desenvolvedor do Muse Score.
    O dia que juntarem ou integrarem os dois softwares vai ficar muito bom.
    Tanto o Muse como Freeclef usam bibliotecas de um outro software free o Lillypound. que é originário da plataforma Linux, mas tem versão para o windows free também.
    E a própria plataforma Linux oferece uma gama bem ampla de softwares para produção musical, com foco no software livre.

    Outra opção é o Anvil Studio, que também trabalha com partituras, a versão básica é free, mas a medida que se quer ter mais recursos, tem que pagar pelos complementos.

    Até a maioria das DAWs (digital áudio workstation) trazem dentro de si um pequeno editor de partituras.
    Tudo depende da utilização que você queira dar ao seu trabalho.
    Para os mais puristas de teoria musical um Editor de partituras é a ferramenta ideal.
    Mas para produzir e gravar a música vai necessitar de uma DAW de verdade.
    Assim nos dias de hoje, um bom editor de partituras esta mais para uma ferramente auxiliar de uma DAW.
    No processo todo o editor de partituras é mais uma ferramenta, a parte dos softwares mais importante é a DAW.

    Se for somente edição e impressão de partituras o musescore serve, sem ter preocupação com a qualidade do áudio, que é sofrível.
    Pois tudo depende da qualidade dos instrumentos virtuais, que consomem muitos Gigabytes de espaço no disco.
    Um simples VST de Piano por exemplo, pode exigir mais de 1 Gigabyte de espaço, agora imagine uma orquestra inteira.
    Tem alguns bugs, mas nada que comprometa, o ideal é a medida que for progredindo na notação ir sempre salvando o trabalho.

    O Freeclef, já instalei e usei é bem simples, é uma opção free que tem que ser respeitada.
    Agora se quer ter um som melhor, e além de fazer simples notação, quiser gravar as peças musicais vai ter que integrar com uma DAW de verdade, para melhor usar os instrumentos VSTIs e efeitos VSTs.
    E os instrumentos custam mais caro que os Editores de Partitura e DAWs juntos.
    VSTIs de qualidade custam bem caro, por isto que o Notion tem um custo benefício muito bom, já que vem com alguns instrumentos da Sinfônica de Londres.
    Hoje em dia o somatório dos instrumentos musicais virtuais necessários para uma boa gravação de instrumentos de orquestra custam mais caro que os softwares básicos (DAW e Editores de Partitura).
    Uma boa opção para começar é o Miroslav Philhamonik da Ik Multimédia.
    È um software antigo que tem uma razoável qualidade e um custo acessível.
    Agora para ter uma biblioteca completa de instrumentos, vai ter que investir aos poucos, pois hoje em dia os softwares top de orquestra estão mais especializados (vendidos separadamente), do tipo Pianos, Orgãos, Cordas, Metais, Sopros etc..
    O ideal é usar os editores de partitura para criar a música através da notação tradicional, para depois exportar o arquivo para usar numa DAW.
    E para produzir e gravar músicas de orquestra tem que aprender a usar as articulações especializadas dos instrumento com também modulação/tratamento de humanização de midi, como também usar teclados controladores.
    Daws:
    Cubase, Nuendo, Sonar, Reaper, Mixcraft e muitas outras.
    O Cubase é a DAW melhor preparada para trabalhar com midi e com instrumentos de orquestra, existem muitos templates com técnicas especiais para uso de midi com instrumentos virtuais.
    O Pro-tools é a DAW mais famosa é a mais utilizada pelos grandes estúdios nos EUA, o Cubase é mais forte na Europa,
    Entretanto o Pro-tools é muito fraco na questão de tratamento midi, muito embora tenha evoluído neste quesito nas últimas versões.
    Eu prefiro o Cubase, mas a versão completa com todos os recursos tem um alto custo.
    O Sonar também é uma ótima opção.
    A DAW que mais uso é o Mixcraft que também tem um pequeno editor de partituras bem funcional.
    Na maioria das vezes finalizo os meus trabalhos no Mixcraft, pois é mais prático e objetivo, mais fácil de usar, mais simples, mas nem por isto deixa de ser poderoso.
    Uso mais o Notion e o Finale para as partituras, e depois exporto para a DAW.
    E o MuseScore uso com certa frequência mais para importar e fazer conversões de arquivos, e as vezes serve de ponte para editar pequenos trechos.
    E quando você exporta para midi, isto é transforma a notação para poder importar numa DAW, tem que humanizar o midi.
    Um arquivo midi bem humanizado soa bem, mas quando se importa para fazer o reverso de midi para partitura, não funciona bem, pois algumas notas vão ficar meio fora do padrão, pois as notas foram humanizadas.
    Partitura > mid - necessita de humanização;
    Midi > Partitura - necessita de correções para acertar os compassos e tempos;
    Eu faço tudo por partes, e tento utilizar o que cada software tem de melhor.
    Obviamente tudo tem que ter um início, e assim você tem que começar pelo básico.
    O bom de se usar notação com bons instrumentos musicais virtuais, é que o trabalho fica mais prazeroso e inspirador na medida em que fazemos a inserção de nota por nota podemos ouvir o resultado com um som melhor mais próximo da realidade.
    Digo próximo pois os instrumentos virtuais nunca vão substituir plenamente os instrumentos reais.

    Recomendações:
    - Usar uma DAW intermediária com um custo acessível, tipo Mixcraft ou Reaper;
    - Usar o Musescore para edição de partituras e posterior exportação do midi para a DAW;
    - Na medida que for evoluindo adquirir o Notion 4;
    - Fazer Downloads dos instrumentos Free de orquestra, como uma Demo do Miroslav Philarmonik, Sonatina Free, Kontakt Player Free e outros gratuitos;
    - Na medida que aprender a usar Vsts ir adquirindo softwares de sua livre escolha;
    - é um processo que não tem fim.
    E como o Edson Caetano escreveu é tudo questão de dedicação, muito estudo e prática.
    Os softwares profissionais hoje em dia são bem complexos, e toda complexidade exige mais para se aprender.
    Pois a notação usa símbolos tradicionais, e não é fácil um editor de partituras adaptar tudo, são muitos detalhes, e assim um programa de notação nunca é de simples uso, muitas vezes para acertar um certo compasso perdemos muito tempo. (e cada software tem as suas manhas).
    Assim classificar um software como simples é relativo, até o que parece mais simples é complexo.
    Mas tem que ir por partes começando do básico.
    Vai de Muse Score mesmo, no momento é o melhor software free e tem versão em português:

    http://musescore.org/pt-br

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/13
    · votar


    tobana
    Todos os programas da Daccord se não me engano são em português... mas certeza que não iriam colocar a solução definitiva de graça, eles são comerciantes

    Complicados é questão de ponto de vista, ler e escrever era difícil, e a gente aprendeu, é tudo questão de querer

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Eu tenho diversos softwares mantidos pela Daccord.
    É uma empresa brasileira sediada em Pernambuco, que além de criar softwares próprios, faz também a tradução e a versão em português de diversos softwares consagrados mundialmente.
    Por ter comprado vários softwares, recentemente tive o benefício de comprar um dos tops dos editores de partitura o Finale, com um superdesconto de 80%.

    tobana
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Todas as explicações são muito válidas....acho que sempre é melhor comprar...claro...eles são comerciantes e não dá para esquecer disso.
    Meu problema é só o Inglês. Vou comprar o Encore Daccord.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    tobana

    Vá em frente, não deixa de ser uma boa opção.
    E no final o que deve prevalecer é a sua vontade e não a opinião dos outros.
    E de certa forma esta também a prestigiar a industria nacional de software que fez a tradução do programa.
    E esta versão do Encore trabalha com VSTis, e só isto já é muito bom.
    E o Encore por se um software bem antigo, tem na Internet um vasto repositório de partituras.

    Mas não subestime o Muse que é free e pode ser uma ferramenta auxiliar e a maior parte do software já esta traduzido para o português.

    Numa segunda etapa considere começar a usar instrumentos Vsti para melhorar a qualidade do som dos instrumentos.
    Pode fazer download e instalar os seguintes Vstis, que são gratuitos ou versão demo que contém instrumentos:

    - Sonatina;

    http://sso.mattiaswestlund.net/

    - Sampler Tank 2, que vem com alguns instrumentos do Miroslav Philharmonik.

    http://www.ikmultimedia.com/products/sampletank/

    Mas para fazer isto primeiro você deve estudar um pouco sobre o uso de Vsts.
    A maioria dos softwares Vst é em inglês, mas uma vez corretamente instalados, dá para identificar facilmente os instrumentos.
    E você pode usar o navegador Google Chrome, que tem uma aba de tradução de várias línguas para entender melhor.
    E aqui no fórum tem muito material sobre VSTs.

    tobana
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Brigada :)))

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Editor de partituras Daccord.1