Ruído do sintetizador Rolad Juno G !

    Autor Mensagem
    klausgroi
    Veterano
    # ago/13


    Por favor, me ajudem ! Meu sintetizador Roland Juno G, que tem poucos mais de dois anos de uso (e eu nem uso tanto assim), começou a fazer um ruído bem estranho há pouco mais de uma semana. Num belo dia, conectei-o ao amplificador (um Fender 25R), como sempre faço pelo fato de ele não ter caixas de som internas, e ele começou a fazer um ruído bem audível, numa freqüência bem alta. Tenho certeza de que o problema é nele porque o testei em outro amp (um cubo de baixo, na verdade) e com dois cabos diferentes, então deduzi que só poderia ser um problema do teclado Roland. Sou muito cuidadoso com tudo, até perfeccionista, então não sei o que eu fiz para ocasionar isso (se é que a culpa foi minha), mas tenho uma única suspeita até agora: deixei um cabo P10 conectado à saída de som dele por mais de um dia seguido (com tudo desligado, claro). Já ouvi falar que não se pode fazer isso em baixos ativos, como já fiz uma vez com o meu, mas será que isso também se aplica a outros instrumentos, chegando ao ponto de danificá-los ? Outra questão é que deduzo que este problema seja em alguma placa de som interna comum a todas as saídas de áudio do sintetizador, pois testei todas e todas fazem o ruído, incluindo a saída para fone (conseqüentemente, o ruído também sai em gravação de mesa de som).

    Agora que vocês já têm idéia do problema, ouçam por si próprios neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VtpZaiFTEVQ

    Estou um tanto quanto desesperado quanto a isso, pois preciso consertar logo para minhas gravações. Aceito qualquer sugestão, desde que tenha fundamento. Por favor, nem me falem que não tem jeito, que só comprando outro, porque, se eu tivesse dinheiro, já teria comprado outro e não estaria aqui desesperado por ajuda. Preciso é de uma *solução*.

    Agradeço desde já !
    Klaus

    TrebleH
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Klaus... creio que minhas asserções não são muito fundamentadas... mas vamos lá:

    1 - Pode ser um mal contato --> Olhe se há algum com a memória RAM do teclado... ou placa SRX se ele tiver.
    2 - Pode ser algum problema da fonte --> Veja se tem algum jeito de testa-lo com outra fonte. Chegue o ouvido perto da sua fonte... e veja se está fazendo algum barulho estranho ou forte.
    3 - Suponho que você já deve ter ligado o teclado em outras saída (fone, por exemplo). Se não tiver feito isso... faça para ver... pode ser algum problema na saída de audio.
    4 - Veja se abaixando o ganho do teclado ou resetando ele resolve.
    5 - ferrou

    klausgroi
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Klaus... creio que minhas asserções não são muito fundamentadas... mas vamos lá:

    1 - Pode ser um mal contato --> Olhe se há algum com a memória RAM do teclado... ou placa SRX se ele tiver.
    2 - Pode ser algum problema da fonte --> Veja se tem algum jeito de testa-lo com outra fonte. Chegue o ouvido perto da sua fonte... e veja se está fazendo algum barulho estranho ou forte.
    3 - Suponho que você já deve ter ligado o teclado em outras saída (fone, por exemplo). Se não tiver feito isso... faça para ver... pode ser algum problema na saída de audio.
    4 - Veja se abaixando o ganho do teclado ou resetando ele resolve.
    5 - ferrou


    TrebleH, vejamos:

    1 - Já mexi em vários lugares para ter certeza de que não era apenas um mal contato e não deu em nada... Mas onde seria a memória RAM do teclado ? Na verdade, eu mal sabia que teclado tinha RAM. E o que é placa SRX ? É placa de sons/efeitos ? Se for, eu não tenho nenhuma...
    2 - Não tenho outra fonte, mas já cheguei a pensar que ela seria o problema. Não ouvi nenhum barulho nela, então creio que ela esteja em bom estado.
    3 - Como disse na descrição do problema, todas as saídas de áudio do sintetizador estão fazendo esse ruído, incluindo a saída de fone. Justamente por isso, quando gravo com mesa de som, o ruído também aparece na gravação. Creio ser um problema de alguma peça interna que seja comum a todas as saídas de som do instrumento.
    4 - Liguei e desliguei várias vezes e testei todos os volumes, não adianta. É um ruído contínuo, permanente.
    5 - Essa não é uma opção !! Preciso muito deste sint ! Hehe...

    De qualquer forma, obrigado.

    Aceito mais sugestões, alguém as têm ???

    silvG8
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    klausgroi
    Eu iria sugerir o problema do cabo... como está acontecendo também com a saída de fone, eu imagino que o problema, se for coisa simples, será a fonte, mesmo que esta esteja aparentemente normal.

    Uma outra coisa interessante seria ver se o ruído existe mesmo com o volume no mínimo. Assim teria como saber se é alguma coisa da saída ou um ruído de interferência.

    Boa sorte!

    Berg Varela
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Berg Varela
    · votar


    klausgroi

    Já tive um JUNO-G.

    Uma perguntinha,vc consegue ouvir algum timbre do teclado ou somente o ruido na alta frequência.

    Creio por suas respostas que vc não instalou nenhuma memoria RAM e adaptador Compact Flash.

    Já tive problemas de memoria no JUNO-G e os sintomas foram diferentes,o teclado travava em algum timbre que usam os samples ou ficava travando na tela de boot,o meu levava 11 minutos pra ligar devido a muito samples.

    Pela minhas experiencia,eu acredito que não seja sua fonte,mas não custa testar,leve seu teclado em alguma loja de instrumentos e peça pra testar outra fonte,veja as especificações dela na traseira e ligue uma idêntica,a fonte do JUNO-Di,JUNO-Gi,JUNO-STAGE,GW-8 funciona no JUNO-G.

    Creio pelo vídeo que o problema estar na placa de áudio,mas vou torcer que não seja e torcer mais ainda para não ser a placa-mãe,pois tudo neste teclados da Roland da serie JUNO estão concentrados na placa-mãe.

    Boa Sorte,,estou torcendo por seu JUNO-G,um belo teclado,custo x beneficio que me trouxe muitas alegrias e aprendizado sobre samples e áudio WAVE.

    TrebleH
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Klaus

    Na verdade, eu mal sabia que teclado tinha RAM. E o que é placa SRX ? É placa de sons/efeitos ? Se for, eu não tenho nenhuma...

    RAM é um tipo de memória que seu teclado utiliza para acessos aleatórios (grava os dados... mas qd desliga eles se perdem!). É uma memória temporária geralmente usada em teclados que usam Sample. Sim.. o seu teclado tem :)

    SRX é um tipo de placa da Roland que pode expandir os sons do seu teclado (é como se fosse um cartucho de vídeo-game... só que com timbres).

    Como a galera falou... provavelmente vc não deve estar usando Srx ou o teclado não deve estar com problemas na RAM. :(

    Olhe a fonte primeiro... se não for o caso... não tem jeito.. vc vai ter que levá-lo em uma assistência :/

    klausgroi
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Certo, gente. Testarei algumas coisas que me foram sugeridas e outras em que pensei. Se nada der certo, realmente terei de levar pra assistência técnica na semana que vem.

    Enquanto isso, aceito mais sugestões se alguém as tiver !

    Obrigado.

    Gijun
    Membro
    # ago/13
    · votar


    klausgroi
    Meu amigo teve um problema semelhante e a solução foi trocar o cabo, não parece ser o seu caso. O cabo dele causava uma interferência, quando ele tocava em alguma parte metálica do cabo o ruído parava.

    Interessante foi notar que de uns dias para cá o problema parou. Ele simplesmente conectou tudo antes de ligar o teclado na energia, ligou, apertou a tecla power e tinha sumido o problema, ainda acredito que era a qualidade do cabo, pois quando ele usou o mesmo cabo para o violão o ruído também apareceu.

    Experimentou testar o cabo em outros equipamentos?

    klausgroi
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Atualização a todos que ajudaram: sou ateu convicto e super-cético com relação a tudo, mas estou quase começando a acreditar em milagres; descobri hoje que o problema realmente era a fonte, o que eu pensava ser menos provável. Toda vez que mexia nela, o ruído se alterava. Fui mexendo e mexendo até que, em um momento, o ruído simplesmente parou. Contudo, se foi embora tão fácil assim, pode voltar fácil também, então, de qualquer forma, tenho que descobrir se o problema é na fonte em si, para trocá-la, ou na entrada da fonte na parte traseira do sintetizador. De uma forma ou de outra, parece que a raiz do problema já foi encontrada.

    Obrigado a todos.

    TrebleH
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    klausgroi

    \o/... show :)

    Que bom que não era nada grave hehehehehe

    Fico feliz

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ruído do sintetizador Rolad Juno G !