O Fórum estar perdendo espaço para o FACEBOOK?

Autor Mensagem
Berg Varela
Veterano
# jul/13


É impressão minha ou fórum estar perdendo espaço para o facebook,nas comunidades criadas para tecladistas,pois estou vendo bastante gente daqui por lá e por aqui cada vez menos.

Edson Caetano
Veterano
# jul/13
· votar


Berg Varela
O Facebook infelizmente descentraliza, são dúzias e mais dúzias de comunidades, qualquer um que não esteja contente com as regras do FCC, vai lá e abre uma...

O problema é que não dá para acompanhar tudo de bom que acontece, e acabamos criando um monte de panelinhas

Mas é inegável que tem muita coisa boa por lá, principalmente referente as empresas e alguns caras feras que realmente se dedicam

Indo mais longe, tem ainda as mail lists, private groups, international fórums, e mais um monte de coisa, então para mim é tudo impressão, as opções aumentaram e muito então vai ver tecladistas em um monte de lugar e não necessariamente abandonando uma ferramenta

Lembro ainda que este universo da internet é composto ainda pela minoria, a maioria dos músicos que eu conheço não querem e nem conhecem este negócio de comunidade que eu tanto comento com eles hehe

Agora o FCC tem uma força empurrando o fórum, como é o maior site de música do Brasil, basta digitar qualquer coisa no google que sempre vai direcionar para cá e isso ainda não ocorre com as comunidades do Face

waltercruz
Veterano
# jul/13
· votar


Berg Varela
Eu participo de um ou outro grupo... Não tenho quase ninguém do fórum aqui no meu face! hehee

Mas sempre volto pro forum, sempre.

renatocaster
Moderador
# jul/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Eu acho que tá perdendo sim, mas ao mesmo tempo não considero essas comunidades do Facebook como algo sustentável. Um formato de fórum é bem mais organizado, com regras estabelecidas, moderadores, ou seja, a coisa tem limite. Até tem essas coisas nos grupos, mas não funciona tão bem quanto funciona num fórum.

Há um tempo atrás um imenso grupo de guitarristas do Facebook (Roberto Torao) foi hackeado e nego tocou o terror. Agora está limitadíssimo e só moderadores e admins do grupo podem criar novos tópicos. Aí a coisa fica meio sem sentido, perde o rumo e a finalidade.

O fluxo e o volume de informações (qualitativo e quantitativo) é bom, mas não tem jeito, uma hora baba e todo mundo volta pros fóruns da vida.

waltercruz
Veterano
# jul/13
· votar


renatocaster
uma coisa que qualquer fórum ganha do facebook (embora nem sempre todos usem) é a BUSCA.

As informações que circulam no face podem até ser interessantes, mas eu sempre fico com a sensação que elas são meio voláteis.

macba
Veterano
# jul/13 · Editado por: macba
· votar


O problema lá que como disse waltercruz difícil se achar uma informação, se fazer pesquisa, só se tiver no dia a dia ali pra ver. Nesse ponto até o Orkut era mais organizado. Não creio que o face tenha sido formatado pensando em qualidade de informação ou segmentação de temas ou comunidades. Creio que é algo até mais tweeter, informações rápidas, até certo ponto rasas ou pequenas, pra rápida dispersão.

Shadad
Veterano
# jul/13
· votar


waltercruz

As informações que circulam no face podem até ser interessantes, mas eu sempre fico com a sensação que elas são meio voláteis.

É apenas nessas horas que sinto saudades do Orkut.

Lelo Mig
Membro
# jul/13
· votar


Berg Varela

Eu não tenho Facebook...

Acho que essas "comunidades virtuais" acabam restringindo à grupo coesos, de gente parecida, que se fecham em panelas.

Me incomoda um pouco gente que não quer ser contrariada, não quer ouvir diferente, não quer que ninguém discorde dele.... e acabo vendo muito isso nessas comunidades.

Prefiro o FCC porque é heterogêneo, ninguém precisa fingir que gosta de mim, nem de minha opinião. Ninguém precisa ser meu "amigo" nem puxar meu saco.

Desde que não hajam ofensas pessoais ou opiniões que nada têm a ver com o assunto, creio que um espaço como esse é muito mais honesto.

O ser humano é vaidoso... quer ser aplaudido até quando fala besteira!

Mas, sei lá, posso estar errado... é apenas uma opinião.

J.Dionatan
Veterano
# jul/13
· votar


O ser humano é vaidoso... quer ser aplaudido até quando fala besteira!
Esta é a máxima do Facebook, aliás é por isto que ele é um sucesso. Se houvesse a opção "não curti" já iria falir.
Por isto o fórum é uma ferramenta profissional. E vejo que as grandes mentes do FCC8 não abandonam o fórum em troca de curtidas. Então não vejo problema se migrarem para outra área, afinal se não consegue se manter no nível do fórum e melhor mesmo que procurem outro lugar para trollar.
Participo de vários grupos bons de tecladistas, mas não tem como comparar com a qualidade do fórum. São coisas distintas.

Maestron
Veterano
# jul/13
· votar


O Facebook arrasou com o Orkut. Em um ponto o Orkut era melhor que o Face, as comunidades. Já debati muito em comunidades do orkut, mas elas eram instáveis, tinha gente que roubava comunidades grandes e quando reclamavam com os editores do orkut eles lhe mandavam criar outra comunidade, isso ajudou a perder o crédito que tínhamos com o Orkut.

Já o Facebook, como já falaram acima, sem histórico, não é passível de consulta, é um bate-papo entre amigos com interesses comuns, por isso acho que as comunidades do orkut ainda permanecerão e fóruns centralizadores como o FCC não vão perder espaço para o Face.

renatocaster
Moderador
# jul/13
· votar


Acho que é bem isso mesmo, o Facebook ganha em popularidade. O próprio Roberto Torao admitiu, quando no auge do sucesso do seu grupo de guitarristas no Facebook, que ele gostaria de levar o grupo a um formato de fórum. Estava até recrutando desenvolvedores, programadores, web designs, etc, para colocar a ideia em prática.

Mesmo com a popularidade do Facebook em alta, eu acho difícil isso abalar a solidez de um fórum que já está muito bem estabelecido como o FCC. É aquilo, depende também da pessoa. Aqueles que só querem "sugar", ficam aqui, ficam lá, e por aí afora, pulando de galho em galho.

Agora, quem tem um pouco mais de desprendimento e se prontifica a ajudar, compartilhar conhecimento, ideias, fica aqui por anos e anos.

Gus Martins
Veterano
# jul/13
· votar


O que eu percebi é que o pessoal tem mais receio de postar dúvidas ou informações aqui no fórum do que no Facebook.

Como disse bem o Edson, lá não tem regras, ou moderação. Tem muita coisa por lá que já se tem informações e respostas por aqui, mas as pessoas não gostam muito de pesquisar.

Mas confesso que os usuários deram uma sumida aqui também, meus tópicos sobre Kurzweil não rendem muito...rs

Sobre criar panelinhas, isso acaba acontecendo em qualquer lugar, inclusive aqui, já que sempre os mesmos usuários postam e respondem coisas, então, somos da "Panelinha do fórum".

Outra coisa interessante é o EGO.

Tem pessoas que não se contentam em postar uma dúvida em um tópico de 2006, e querem ter o "tópico delas" com a mesma dúvida de 2006.
No Facebook, quem posta por último está no topo da timeline, depois com o tempo vai pro fim dela, e não tem busca que ressuscite o tópico. Ai cada um posta DE NOVO as mesmas dúvidas, e todos se sentem respondidos de forma VIP.

Coisas do novo mundo =P

petu_ce
Veterano
# jul/13
· votar


Prefiro o forum. Aqui já existe uma grande quantidade de boas informações, além disso é um espaço mais organizado para postar as novidades.

fernando tecladista
Veterano
# jul/13
· votar


estou no facebook em alguns grupos especificos onde me incluiram
e vejo que é somente um assunto
de kontakt e na do motif uns 90% é pedição de timbre o resto é perguntando como usar o kontakt pelo motif ou o motif com o kontakt (a ordem dos fatores é de acordo com tipo do grupo

nas outras mais genéricas
90% é venda de teclado ou procura de tecladista pra projeto autoral com influencias em Dream Theater ou alguma banda de algum pais onde faz frio o ano inteiro
o resto se divide em divulgação de trabalho, videos de 3ºs

aqui ainda esta muito melhor

berg-rn
Veterano
# jul/13
· votar


faz quase uma semana que não entro no face, e quando entro, passo poucos minutos!!
estou me chateando com tanta propaganda de multiclick, bbom, nnex, etc...
rsrsrsrs!!

preferia o orkut mesmo na questão das comunidades, era bem mais fácil e organizado que o face!!!

por isso não deixo esse fórum!! é o melhor!!!

waltercruz
Veterano
# jul/13
· votar


Uma coisa que eu sinto um pouco de falta aqui no fórum é uma feature que eu tenho no kvr: seguir uma thread via e-mail.

As vezes rola de esquecer um tópico legal que tá rolando, ou de tópicos paias ficarem em primeiro lugar (tipo quando entre alguém querendo saber tudo sobre o kurzweil, ok vlw), e aí tópicos legais ficam pra trás.

hbraga
Veterano
# jul/13 · Editado por: hbraga
· votar


waltercruz

E aí vem gente falando bobagem e posta .....

.... (tipo quando entre alguém querendo saber tudo sobre o kurzweil, ok vlw), e aí tópicos legais ficam pra trás.

Esquecendo que no fórum tem pessoas com interesses diferentes. O que é tópico legal? Arranjadores, analógicos... coisa bem subjetiva.

waltercruz
Veterano
# jul/13
· votar


hbraga
Hum... tem razão, talvez tenha sido um pouco desnecessário esse comentário.

Mas ainda assim aqui é um espaço bem mais bacana que facebook e mais organizado.

renatocaster
Moderador
# jul/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Sei que isso não é muito bem relacionado ao assunto que está sendo discutido, mas vou aproveitar o momento. Apesar de não frequentar aqui a sala de teclados, eu admiro bastante o pessoal daqui. Acho que é a galera mais bem educada de todo o FCC, a maioria pelo menos tem um comportamento exemplar neste fórum.

Vide os posts acima, se fosse no fórum de guitarra, já teria rolado um barraco porque o colega provavelmente não iria digerir bem a crítica que foi feita pelo outro colega. Posso estar enganado, mas eu vejo por aqui um clima bem mais cordial entre os membros do que nas outras salas.

Como moderador eu só tenho a agradecer vocês, que não dão trabalho quase nenhum praticamente, rsrsrsrs. Muito pelo contrário, alguns ainda ajudam a manter o fórum mais "clean" fazendo as denúncias. Claro que de vez em quando aparece uns "pontos fora da curva", mas em relação aos outros fóruns é uma quantidade ínfima.

Edson Caetano
Veterano
# jul/13
· votar


renatocaster
E olha que já fomos em muito maior número... Não tem jeito Fcc8 é demais...

Mas é isso que falou, talvez por sermos em menos pessoas, acabamos, a maioria virando bons amigos

O Walter é um desses, viu a elegância que rebateu o questionamento... Muito bom, ainda temos futuro

makumbator
Moderador
# jul/13
· votar


Edson Caetano
O Walter é um desses

Ele é um gentleman.

Maestron
Veterano
# jul/13
· votar


Hummm... Também tinha percebido a elegância do waltercruz na resposta, um belo exemplo para todos nós!

hbraga
Veterano
# jul/13
· votar


waltercruz

Peço desculpa pelo tom do meu Post. Embora tenha ficado bastante chateado com o seu comentário debochado "ou de tópicos paias ficarem em primeiro lugar (tipo quando entre alguém querendo saber tudo sobre o kurzweil, ok vlw)", já que tal comentário foi direcionado para mim. A minha verdadeira intenção era provocar uma reflexão "O que é um tópico interessante" e não de provocá-lo. Foi mal.

waltercruz
Veterano
# jul/13
· votar


hbraga
Na verdade, não foi não! :)

Não sei se vc acompanhou, mas cerca de um mês atrás, teve um usuário que tava com algumas dúvidas em relação a um teclado dele, o Shadad acompanhou bem de perto, que era um SP-76.

Aí ele criava um tópico: Como faço para resolver o problema A no SP-76? 5 minutos depois, outro tópico: Como faço para resolver o problema B? depois, o problema C... Foi um carinha bem chato que azucrinou o fórum durante umas duas semanas.

Desculpa eu se pareci lhe fazer uma indireta, eu costumo não fazer, até pq quando fazem comigo eu não entendo! hehehehe

hbraga
Veterano
# jul/13
· votar


waltercruz

Então, peço desculpas novamente. Eu fiz uma pergunta ao Gus Martins sobre a remodelagem da Marca e ele respondeu com um pequeno histórico e de forma muito educada sobre o projeto K3000. Exatamente um minuto depois, você postou aquele comentário. Então fiquei bem chateado, pois todos nós aqui no Fórum, somos ávidos por novidades e não vi nem um sentido no seu comentário. Inicialmente, fiquei na dúvida, pois você sempre é um cara côrtes educado. Foi traído pela cronologia dos fatos.... bola pra frente, vamos continuar a filosofar sobre o assunto do tópico.

waltercruz
Veterano
# jul/13
· votar


hbraga
Assunto resolvido! Ei, eu não comprei um software de vc no kvr? acho que o Lounge Lizar Session, se não me engano!

MauricioBahia
Moderador
# jul/13
· votar


Perder espaço ou ganhar espaço é a mesma coisas, se olharmos o "espaço" como uma imensa biblioteca. Umas tem mais livros interessantes que os outros.

Quem busca o "espaço", o conhecimento, somos nós!

:)

MetalJames
Membro
# jul/13
· votar


Até o Mercado Livre tá perdendo pros grupos de venda e troca regionais... Mas o fórum, é mais organizado, eu prefiro frequentar um ambiente tipo aqui, do que uma bagunça no face, se bem que aqui também é uma bagunça, só que em bem menor escala, mas não por culpa dos moderas, eles trabalham, problema é quem não usa a busca...

neto souza
Veterano
# jul/13
· votar


Esses dias pensava se o fórum ia perder espaço para o face, e fiquei receoso disso acontecer. Aprendí muita coisa aqui , fiz amizade, admiro e tenho estima por todos os colegas que aqui participam. Não posto muito , acredito que tenho mais para aprender do que para ensinar. Mas todos os dias entro e leio tudo o que é postado pelos colegas. Tenho orgulho em participar deste fórum... Abraço a todos.

Casper
Veterano
# jul/13
· votar


Como não sou usuário de nenhuma rede social nos
moldes do Facebook, por motivos diversos, não saberia opinar
sobre a questão de "ganhar" ou "perder" espaço.

O FCC é bem genérico, é mais difícil encontrar informações
sobre equipamentos específicos. Para isso, alguns
fóruns mais especializados são realmente mais úteis.

O Facebook, por outro lado, é mais genérico ainda,
e as informações ficam ainda mais pulverizadas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Fórum estar perdendo espaço para o FACEBOOK?