Autor |
Mensagem |
maidenman Veterano |
# jun/13
Seguinte. Sou fanático por Yes, ELP, Rush e prog em geral. Como não tenho dinheio pra nem mesmo um Minimoog simples, arranjei um Casio velho e baixei o Arturia Minimoog, agora estou tentando reproduzir o famoso glide pu low pass sweep pra um cover de Tom Sawyer. Alguém sabe como reproduzir tal efeito?
PS: Tb estou compondo uma suíte e vou usar varios efeitos de decay, no começo de Roundabout, Geoff toca uma linha de piano que é parecida com fade in, consegui algo parecido mudando o attack time, porém quero deixar com mais attack. Seria só um truque de volume? PS²: Casio como controlador e o Minimoog ao vi
vo. Dá certo? Por inc
|
maidenman Veterano |
# jun/13
· votar
FCC pelo celular é horrivel ¬¬ Casio como controlador e o Minimoog ao vivo. Dá certo?
|
Casper Veterano
|
# jun/13
· votar
Caro maidenman:
O original não foi feito com Moog, mas dá para emular bem com o Arturia Minimoog. Mas antes leia isso:
http://www.rainycitynights.com/band/rush_stuff/tomsawyergrowl.htm
Nesse link tem a explicação exata:
"Its really fairly simple. The filter close should be obvious. Just set the cutoff freq. fairly low, and turn the "cutoff modulated by envelope" all the way up, and set the release for that envelope (and the amplitude envelope as well) to be fairly slow.
Turn the resonance way up too, but not high enough for it to oscillate.
The oscillators can be anything you want, other than sine or triangle. Probably best if both were sawtooth, but one can be a wide pulse. That will add some extra low end to the sound anyway. Detune them a wee bit and set the octave low. I set them both the same as opposed to one an octave higher than the other.
So, a fairly basic synth sound. The tricky part is the modulation.
There's an xmod button on the OB-X which may be how Geddy originally did it, but Im not sure. I really havent read anywhere exactly how he did it. Actually, the minimoog could do it as well, I believe. But keep in mind, every synth sounds different! I was playing around with my sequential circuits Six Trak and although it does the modulation routing, it definitely sounds different!
But here's how I do it. Fairly simple. Modulate the cutoff frequency with oscillator 1. In other words, you're modulating the filter at an audio frequency. The same frequency as the note you're playing. Thats where this sound can be tricky because not all synths have this modulation routing.
If you can modulate the cut off with the LFO that'll work too, as long as you can tune the LFO to that low E. The problem is, he uses that sound again in the "The world is the world is love and life are deep" part and in there you have to play B A and G notes, and the modulation frequency has to be the same as the fundamental frequency or it sounds really weird, messy. Thats why its best to just use osc 1 or 2 to modulate the filter.
After that, add some delay (outboard delay unit), around 120ms. When I was experimenting with this the other day I found that the initial thump gets echoed and sounds kinda weird, like a double hit, but Ive done it before and it sounded fine... not sure how! But if you listen closely to the original (not the live version), especially in headphones and compare it with the basic sound compared to the echoed one, you can hear the difference. Adding the second one (the echoed one) makes the sound a lot more juicey!"
|
maidenman Veterano |
# jun/13
· votar
Valeu! Outra perguntinha. Baixei o ORGANized trio e estou querendo a configuração de drawbars do Jon Lord porém n sei como "ler" a configuração de drawbars.
Tipo, 88 000 00000 mas tem mais de 10 drawbars no programa... algum hammondníaco ae?
|
silvG8 Veterano |
# jun/13
· votar
maidenman É bem simples… primeiro tem que entender como funciona um órgão, mas no geral é simples.
Pra criar um som, os órgãos usam uma espécie de síntese aditiva, onde cada drawbar representa um harmônico em afinação diferente. Depois de entender isso, precisa entender que um órgão, tem naturalmente 2 manuais e uma pedaleira, e que se controla o conjunto de drawbars de cada uma dessas partes.
Tendo essa noção básica, você precisa saber o que você realmente procura em termos de recriar os sons do Lord… no geral, no rock se usa uma configuração com as três primeiras drawbars no talo e pequenas alterações nas outras, com uma boa pitada de drive. Mas isso não é tudo… o que faz o organista é modificar essas drawbars enquanto toca, uso da Leslie, pedal, etc.
Enfim, depois de entender isso, é só entender que cada drawbar controla o volume de cada um desses harmônicos em 8 níveis….. no programa você vai perceber isso assim que começar a fuçar.
Boa sorte!
|
maidenman Veterano |
# jun/13
· votar
Valeu mesmo silvG8! To pirando muito aqui com os programinhas. Nem parece um Casio Tone Bank kkkkkkk
Ah, baixei também o Modular Moog V. Cara... parece um painel de avião rs
|
maidenman Veterano |
# jun/13
· votar
Uma coisa que eu descobri é que o Lord usa dois tipos de amps pro Hammond: Leslies e Marshall stack para distorcer o som do Hammond pela válvula. Genial esse cara!
|
maidenman Veterano |
# jun/13
· votar
Usava* infelizmente.
|