Da para usar um teclado controlador com um tablet?

Autor Mensagem
Rafael423
Veterano
# jun/13


Estou pensando em comprar um tablet e um teclado M-audio Oxygen25 (ou algum outro, desde que seja pequeno) pra que eu possa treinar no trabalho quando não tive nada pra fazer. Só que não entendo muito disso, a minha duvida é, se com o tablet da pra rodar vst's? e um smartphone poderia fazer isso tambem?

Se não dá, teriam alguma outra solução? (boa e barata) aceito dicas :D

J.Dionatan
Veterano
# jun/13
· votar


Um controlador com saída midi-usb, um CCK e um ipad 2 funcionam perfeitamente para o que você propõe.

Edson Caetano
Veterano
# jun/13
· votar


Rafael423
Estou pensando em comprar um tablet
Tablet não, um iPad sim... no mínimo o 2
os gadegts androids não tem uma solução de latência, ou seja, tem pouquíssimas ofertas de apps musicais, enquanto na Apple Store são centenas, para não dizer milhares

Smartphone idem, tem que ser um iPhone no mínimo o 4, pode ser modulo com perfeição, mas neste caso ainda precisa de uma interface midi como o iRig Midi

Ou seja, infelizmente as opções não são baratas e são tabeladas, um ipad 2 devido aos novos lançamentos tem o preço de 1349, este é o mais barato que vai conseguir novo para fazer o que quer, mais o CCK (130, ) mais os apps que custam em média 5 doletas cada

É isso aí, boa sorte

NillMaker
Veterano
# jun/13
· votar


Eu sempre preferi usar o timbre do teclado mesmo mano.... Eu acho mais prático... rsrs!

Edson Caetano
Veterano
# jun/13
· votar


NillMaker
A pergunta:
Da para usar um teclado controlador com um tablet?

A resposta:
Sim, dá, com um iOS device

Consideração:
Se eu gosto ou desgosto desta solução não importa, mas com um Oxygen na mão como o colega creio eu que você não poderá fazer o que disse:
Eu sempre preferi usar o timbre do teclado mesmo mano...., já que este controlador não tem timbres internos

Rafael423
Veterano
# jun/13
· votar


Valew ai pelas respostas...

e vcs tem alguma indicação de um controlador que tenha timbres? as coisas que quero nele, é que seja pequeno, de preferencia teclas do tamanho normal, e que seja barato (ate 350R$),não precisa ter muitos timbres, se tiver piano ja ta bom, visto que é apenas para treino
(não comprei ainda o Oxygen, se for comprar é um usado)

waltercruz
Veterano
# jun/13
· votar


Rafael423
Um dos poucos controladores que tinha timbres era o Korg K61p, que já ta fora de linha há tempos.

Regadas
Veterano
# jun/13
· votar


e vcs tem alguma indicação de um controlador que tenha timbres?

Tenta esse: Cme U-key V2 (Não me lembro quem daqui tem).
Tens timbres internos e tá quase no preço que vc quer... Se comprar no Paraguay fica abaixo da sua expectativa.

Teclado controlador com 49 teclas
Possui: 128 Sons e 15 Loops já programados na memória.
49 notas
Ultra fino
Joystick programável
1 Botão de função
8 botão controlador programável
1 Codificador para entrada de dados
Musica MIDI `PadStyle`
Modo inteligente para melhorar a habilidade de seu desempenho
Função U-CTRL
Display LED
Firmware atualizado via USB
Compatível Win 7 32bits – Vista – XP e Mac OS X
Conector universal Pedal
1 Saida estéreo 1/8 "phone
1 MIDI I / O
USB bus -powered
Alimentação: Via USB ou adaptador 9V 500mA
Dimensões da caixa: 80 x 28 x 10 cm
Peso: 4 Kg
Fabricado na China
Inclui:
01 - Teclado
01 - Cabo USB
01 - Manual

Rafael423
Veterano
# jun/13
· votar


obrigado pela dica, mas esse ai não dá, pq é grande, pro q eu quero não dá (eu já ate tenho teclado, e ate controlador, o SP76II, mas é grande ^^)

Edson Caetano
Veterano
# jun/13
· votar


Rafael423
Meio incoerente comprar um controlador que tenha timbres, a essência do controlador é controlar alguma coisa... se não ele é um teclado apenas

Pelo preço que quer só os controladores simples de 25 teclas como os clones do UMX250

André Luiz Keys
Veterano
# jun/13
· votar


Já fiz testes com os seguintes modelos com sucesso:

Roland A-800PRO ( consequentemente A-300/A-500PRO)
Roland A-49 / A-88

Todos funcionam sem necessidade de interface, apenas usando o Camera Connection Kit.

Atualmente tenho um A-800 e um A-500PRO.

Edson Caetano
Veterano
# jun/13
· votar


André Luiz Keys
Não troco meu A-pro por nenhum outro por muito tempo, ele é muito completo, fácil de usar e compatível com tudo... Serve alem de controlador de sons, faz as vezes de control surface de DAW, um recurso mega interessante, principalmente para usuários de Sonar como eu hehe

Ismah
Veterano
# jun/13
· votar


Edson,

Como "funfa" essas teclas com sensibilidade padrão desenvolvida pela Roland?

Conseguiria transformar ele num bom workstation (ala forrozeiros)/arranjador? (Se depender de VSTi's, não é problema estou bem servido)

Salvio
Membro Novato
# ago/16
· votar


Pessoal, vou adiantando que sou novato, li e pesquisei bastante no fórum mas o que é óbvio para uns , é hieróglifo para outros!! Então os que puderem ajudar, agradeço, e aos demais peço compreensão heheheh Estou iniciando, tenho um Roland BK5 que gostaria de usar junto com um controlador, que será um A800 PRO. Antes de definir entre notebook ou módulo de som, que demanda conhecimento e inve$timento altos, vou iniciar pelo notebook até dominar o assunto. Então vai lá: além do controlador, do notebook, comprei uma interface MIDI USB pobém das mais baratas, marca TBLACK, que encontrei nas lojas de informática do centro. Sei que o Roland A800 PRO já vem com software incluídos. O que vou precisar de hardware e software para começar a explorar o equipamento? bora lá, sejam generosos nos comentrarios e sugestões, e lembrem que estão orientando um novato, que muito em breve não mais o será, e estará disponível para troca de informações rs.

Edson Caetano
Veterano
# ago/16
· votar


Salvio
Pode jogar a placa MIDI fora... O Apro tem MIDI USB, não precisa de nada, basta conectar ele ao seu notebook com simples cabo USB, mas porque esperar o Apro chegar ? Seu bk5 pode trabalhar como controlador

Aprenda com seu equipamento antes de sair jogando temers para a loja

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# ago/16
· votar


Salvio

Tenho um BK5 também (entre outros!!!)!! Conforme, o colega Edson Caetano já citou, você não vai precisar do adaptador MIDI-USB para conectar o seu A800 em um notebook ou módulo de som (este adaptador é necessário normalmente apenas em teclados mais antigos).

Novamente, siga a dica do colega. Explore o que você já tem. Use o BK-5 como controlador conectado ao seu notebook e "brinque" um pouquinho!!! Para isso, você só precisa do BK-5, do notebook (óbvio!!!) , um cabo USB-USB A/B (aquele cabo que normalmente se usa para conectar uma impressora no computador) e um software instalado no seu note (pode ser um VST standalone simples para você testar - Recomendo o TruePianos).

Se precisar de ajuda, estamos aí!!! Boa sorte!!

Edson Caetano
Veterano
# ago/16
· votar


Daniel_tecladista15
Você acha mesmo preciso usar o true pianos, acho interessante o piano da linha BK... Aliás eu uso um E66 até hoje, usando ele com alguns efeitos fica usável mesmo quase 30 anos depois de lançado

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# ago/16
· votar


Edson Caetano
Citei o TruePianos apenas para o cara poder brincar um pouco de controlador com o BK-5!!!! Acho a instalação e configuração dele bem simples, mas poderia ser qualquer um!!

Realmente, o BK-5 tem uns pianos bem interessantes. Apesar de que eu não consigo tocar piano no BK-5. Não me dou com as teclas dele para tocar piano!!!

Edson Caetano
Veterano
# ago/16
· votar


Daniel_tecladista15
Aí tocar piano em 61 teclas de peso leve tem que ser inspirado kkk, faz parte

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# ago/16
· votar


Edson Caetano
Ufaaa!! Aliviado em saber disso!! Já estava preocupado achando que o problema era comigo!!! kkkkkk Vlw!!

Salvio
Membro Novato
# ago/16
· votar


Valeram as dicas, já tinha levado um puxão de orelhas kkkk, pois de fato tenho ainda muito a explorar no BK5. Mas de fato quero aprender sem pressa a utilizar os recursos VSTi e outros.( diga-se puxão de orelhas merecido rs.).
Mas aproveitando o conhecimento, pergunto:
Pra iniciar, qual o melhor programa para instalar no Notebook, pra começar a aprender usar os VST junto com o BK5?
Meu note é um Dell Latitude core I5, e uso ele conectado a uma mesinha Behringer Xenix 1202, e esta por sua vez em uma amp. Se entendi bem, a interface de audio é totalmente desnecessária certo?
Uma pergunta ficou pendente, caso alguém tenha alguma apostila, ou site bem didático sobre controladores, VSTi e estes assuntos agradeço bastante. Também vale algum livro ou publicação que valha a pena.
Vlw

Edson Caetano
Veterano
# ago/16
· votar


Salvio
A placa de som é completamente INDISPENSÁVEL kkk mas você já tem ela instalado em seu notebook, em um Dell provavelmente é a realtek HD, funciona muito bem

Não conheço nenhuma publicação , apostila ou afins que trata especificamente disso, mas vá começando e colocando suas questões aqui... Eu ajudo tranquilamente a você superar este inicio

Vamos começar pelo básico... Instalar uma DAW, vai ser o programa que vai usar para gerenciar tudo que for relativo a audio, desde gravar, reproduzir e tocar instrumentos virtuais. Existem muitos, eu uso Sonar, mas não recomendo a usar nada pirata, então indico o Reaper, ele tem trial sem limites, ou seja dá para usar muito bem

www.reaper.fm

Instala, configura o áudio, o MIDI e aí basta partir para os vstis, que vai conseguir pegar em www.vst4free.com por exemplo

Vamos ver em que parte você vai travar kk
Até mais

petu_ce
Veterano
# ago/16
· votar


Salvio

Você não vai precisar de interface Midi. Pode ligar tanto o BK5, quanto o A800 diretamente nas portas USB do notebook usando cabos comuns. Ambos possuem portas Midi-USB padrão.

Mas, como disse o Edson Caetano, você vai precisar de uma interface de áudio para rodar os VSTs. Se for só pra tocar sem latência, até aquelas baratinhas da Behringer resolve.

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# ago/16
· votar


petu_ce
kkkkk Acho que você não entendeu a ironia do Edson Caetano!!! Ele disse que uma placa de som é completamente indispensável (óbvio), mas não que você precisa necessariamente adquirir uma, pois o notebook já tem uma onboard (óbvio de novo!!) que dá conta do objetivo do colega Salvio. Acho que não é a hora dele pensar em adquirir uma, nem mesmo a UCA da Behringer.

Salvio
O software que você vai utilizar depende basicamente dos seus objetivos. De início, para colocar a coisa funcionando, eu recomendo qualquer VSTi standalone, pois normalmente não precisam de muita configuração. O site citado acima tem vários. Depois você parte para usar um host de VST ou mesmo uma DAW (dependendo do seu objetivo).

Também não conheço nenhuma publicação específica sobre esse assunto. É o tipo de coisa que a gente aprende fuçando!!! Tem muita gente prestativa aqui no fórum que saca muito desse assunto e que vai te ajudar numa boa, mas você precisa dar os primeiros passos e ver onde você vai "engasgar"!!!

Edson Caetano
Veterano
# ago/16
· votar


petu_ce
Latência era coisa que a gente sofria uns bons anos atrás, hoje em dia sofrer com isso parece algo surreal, aliás Asio só se for específico do driver do equipamento, se não uso os nativos dos novos OSs como wdm, wasapi... Tudo ficou muito melhor e mais fácil

Você não imagina a briga que era fazer funcionar o B4II da Native 10 anos atrás kkk pegava o Asio4all desabilitava um monte de coisa no XP, instalava drivers, otimizava o sistema, e ainda engasgava... Juro que não tenho nenhuma saudade desta época

petu_ce
Veterano
# ago/16 · Editado por: petu_ce
· votar


Tranquilo, Daniel_tecladista15
Kkkkkkkk

petu_ce
Veterano
# ago/16
· votar


Ok, Edson Caetano. Vou querer umas dicas depois de configurações. Você está usando o Windows 10?

Edson Caetano
Veterano
# ago/16
· votar


petu_ce
Isso ai, no PC windows 10, no Mac El Capitan e a DAW principal ainda Sonar Platinum, usando teclados da Roland, Korg e equipamentos Behringer, Presonus, sobre isso e mais umas minorias eu posso palpitar muito bem kkk

O resto já faz parte do meu passado e só resolvo relendo minhas anotacoes ou pesquisando manuais kk

Salvio
Membro Novato
# ago/16
· votar


Pirei!!! Chegou o Roland A800, instalei tudo que tem direito do CD ROM. Primeira duvida: a propaganda da Roland informava que viria o programa Cakewalk Production Plus Pack, incluindo três instrumentos incríveis e software de produção. No entanto veio o Ableton Live 9. A minha pergunta: fui enganado? ou são produtos equivalentes. Não conheço, mas como o prazo de 7 dias de devolução ainda vale, gostaria que comentassem.....Me dêem esta força. Outro ponto , quem apostou que iria travar, ganhou kkkkkk, fiquei horas estudando manuais, rs....e nada

Edson Caetano
Veterano
# ago/16
· votar


Salvio
A Roland se me lembro vendeu a Cakewalk, como seu teclado é novo já deve estar no lote com novos programas, no caso o Ableton, quando,comprei o meu Apro cheguei a usar, mas na época vinha com o Sonar também nem cheguei a usar este pacote . No entanto,o que importa é o controlador e o Apro é muito bom, nem se preocupe

No meu controlador vem escrito Cakewalk ainda, no seu nem deve ter isso mais...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Da para usar um teclado controlador com um tablet?