Produtores musicais (e outros) que não tocam piano

Autor Mensagem
    soruji
    Veterano
    # mai/13

Em sua maior parte, vejo produtores musicais, maestros, regentes que são pianistas/tecladistas. Sei que o piano é um instrumento que agrega uma sensibilidade musical muito grande, mas na opinião de vocês, um baixista, baterista, por exemplo, teriam que, digamos, transformar seus instrumentos em "pianos" para que possam atingir uma sensibilidade maior para se trabalhar nessas áreas?
    Lembrando que não estou falando sobre competência profissional, pois todos os músicos, creio que são mais que vitoriosos por transpassarem as dificuldades de seu instrumento e profissão.

Toyledo
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Toyledo
    · votar

soruji

Não vai ser o piano que vai te habilitar a trabalhar nessas áreas, quem encara estas paradas estudam a música como um todo, anos de prática vão aumentar sua sensibilidade musical, não um instrumento específico.

Você só tem que acreditar naquilo que gosta, e estudar sempre que possível.

Abraço.

Maestron
    Veterano
    # mai/13
    · votar

soruji

Aulas de piano não é essencial para desenvolver a sensibilidade de um músico, muito menos de um produtor musical.

A importância do piano no aprendizado musical está na disposição das notas, todas ali na sua cara e por ser um instrumento harmônico, isso faz dele um instrumento universal, o que facilita muito o aprendizado da teoria musical, mesmo para quem não é ou não quer ser pianista.

Na Universidade Federal da Bahia, se você quiser se formar em composição ou regência, tem que ter, no mínimo, dois anos de aulas de piano e mais outro instrumento a sua escolha, o piano é obrigatório. Em outros cursos, o piano é ofereciado como disciplina optativa. E se você tem interesse em seguir a carreira acadêmcia, fazer mestrado em música por exemplo, com certeza, em algum momento, sentirá muita falta de saber tocar piano numa situação ou outra, certamente se arrependerá se não tiver o mínimo de habilidade com esse instrumento.

Portanto, o piano é fundamental para o aprendizado de teoria musical, pode sim ser substituído por outro, mas pelo piano é mais fácil e lógico compreender a teoria... Mas não é de forma alguma obrigatório para um produtor ou para quem quer desenvoler a "sensibilidade" musical...

Casper
    Veterano
    # mai/13
    · votar

Não precisa tocar piano para ser produtor.
    Acho que a maioria nem toca nenhum instrumento.

Edson Caetano
    Veterano
    # mai/13
    · votar

Eu virei produtor musical através de um curso das Universidades Tabajara e em nenhum momento é falada a palavra piano... Não precisa tocar não

O que precisa é bagagem musical, precisa ouvir muita coisa, precisa vivenciar muita coisa, é preciso experiência, prática, prática, prática

Tem que meter as caras e fazer, tirar leite de pedra hehe

Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/13
    · votar

soruji

O lançe do piano/teclado, como já disseram aí, é mais pra compreensão.

Porque é o instrumento que apresenta de forma mais clara a escala cromática e diatônica, com as teclas brancas e pretas.

Em quase todas as gravações que eu faço uso piano/teclado. Só que tudo arranjado no Fruity Loops.

mas eu não sei executar uma música no piano, não tenho técnica nenhuma, nem time nem nada. Mas eu sei a teoria então consigo arranjar o que eu quero que o piano/teclado faça, mas eu não toco.

Então acho mais importante pro produtor musical entender e conseguir arranjar linhas de piano/teclado do que saber propriamente tocar o instrumento. Assim como entender a função de cada instrumento numa peça, como o baixo, percussão etc.

abs

manasses.ss
    Veterano
    # mai/13
    · votar

Eu acredito que quem toca piano/teclado tem mais facilidade pra trabalhar nessa área até porque o teclado é um instrumento versátil aonde você intuitivamente aprende a trabalhar na parte de arranjo de musica sequenciamento, regência e etc.

waltercruz
    Veterano
    # mai/13
    · votar

Bom, eu não digo que seja importante, mas me parece que tocar um pouco de piano é importante para TODOS os músicos.

Nos EUA me parece que assim, lá ao menos todo mundo sabe montar acordes no piano. Na ULM, na época que saí de lá, estavam implementando o curso de piano complementar. Acho que o fato é precisamente o apontado pelo Maestron: A importância do piano no aprendizado musical está na disposição das notas, todas ali na sua cara e por ser um instrumento harmônico, isso faz dele um instrumento universal, o que facilita muito o aprendizado da teoria musical, mesmo para quem não é ou não quer ser pianista.

Casper
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Casper
    · votar

Conhecimento é poder, concordo.
    Mas, a característica mais importante do
    produtor, na minha opinião, é saber direcionar
    o sentido global da produção, orientar
    de forma não tão pontual onde está o fim
    do túnel.

Artref
    Veterano
    # mai/13
    · votar

Em sua maior parte, vejo produtores musicais, maestros, regentes que são pianistas/tecladistas

Fique tranquilo, porque na minha opinião na verdade eles não são maestros, não são regentes e muito menos pianistas de fato, rs.

Entretanto, estudar piano é bacana, recomendo pra qualquer um.

Darlan Felix
    Veterano
    # mai/13
    · votar

Veja o produtor do Thalles Roberto.. É o baixista, Fábio Aposan.. E os arranjos são demais!

JJJ
    Veterano
    # mai/13
    · votar

Liminha.

Produtor Musical e, como músico, essencialmente baixista.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Produtores musicais (e outros) que não tocam piano