Sobre o curso de piano

    Autor Mensagem
    fernandokolbe
    Veterano
    # abr/13


    pessoal, me matriculei num curso de piano, até aí beleza

    eu já tinha uma base pois estudei por uns meses antes de começar, aí logo no começo já fui pegando umas peças simples de estudo pra tocar

    mas já passaram 6 meses e até agora é tudo que faço, cada semana pego uma pecinha diferente e mais difícil da anterior

    o que quero saber é:

    1) o curso é todo assim? é essa progressão chata mesmo?

    vou ficar toda semana pegando uma peça mais difícil e o professor corrigindo eventuais erros e a forma de tocar?

    pq se for, to sentindo que vai ser dinheiro jogado no lixo

    quando que as coisas mudam? se é que mudam

    Artref
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Um bom curso de piano trabalha o seu progresso como músico, artista e instrumentista, te ensinando sobre essa arte linda e infinita em seu conhecimento que é a música. Idealmente você conheceria cada vez mais sobre música, no geral, sobre seu instrumento, sua técnica, estilos e etc, e adquiria ferramentas para se expressar artisticamente através dos sons. Para isso você precisa estudar muito: história da música, harmonia, apreciação, estilo, técnica do instrumento, como funciona seu corpo, treino de audição, auto-crítica, fornecimento de ferramentas técnicas para resolver o seu problema, etc.

    É bem complexo, belo e importante, não sendo só questão de corrigir pecinha. Não entendo exatamente onde está a questão. O que você esperaria de um curso de piano? O que você não esperaria?

    fernandokolbe
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: fernandokolbe
    · votar


    não quis desmerecer o papel de um curso ou de um professor, mas sei lá, senti que não é pra mim

    eu esperava que não fosse tão mecânico, que fosse um estudo mais direcionado a criar e não reproduzir

    o que senti é que o curso que faço é destinado a formar concertistas, o que não é o que busco

    por exemplo, eu posso pegar um livro desses de estudo e ir avançando por conta própria, posso estudar teoria por conta própria (o que já faço e já tenho uma base, por sinal)... ce acha que dá basicamente no mesmo ou há um abismo de diferença que justifique eu frequentar um curso? pq meu objetivo não é ser nenhum virtuoso

    o que quero saber é se tem algo que eu não posso aprender por conta própria

    ps: no contexto do estudo do piano, "estilo" significa algo específico?

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    fernandokolbe
    O que quer não é um curso erudito e sim um popular, troque de professor ou converse com ele exatamente sobre o conteúdo deste tópico

    Usar um professor é essencial, ao meu ver evita que perca tempo usando técnicas erradas e adquirindo vícios

    E mais importante, não é fácil aprender a tocar bem nenhum instrumento, é necessária paciencia e persistencia

    fernandokolbe
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    entendi, vou perguntar pro meu professor e ver o que ele acha ^^

    mas o que voce acha por exemplo, de eu pegar os livros da bibliografia de cursos de bacharelado e tentar estudar por conta própria?

    por exemplo, o básico eu já sei, escalas, acordes, campo harmônico, intervalos, etc

    teoria vai muito além disso?

    sei que a pergunta parece idiota mas sabe pq eu pergunto? pq se vc procura cursos na internet eles morrem praticamente nisso aí

    mas aí eu vou ver a ementa de cursos de piano em universidades e caaara, é um outro universo, tem muita coisa que nunca ouvi falar :P

    O que quer não é um curso erudito e sim um popular, troque de professor ou converse com ele exatamente sobre o conteúdo deste tópico

    Usar um professor é essencial, ao meu ver evita que perca tempo usando técnicas erradas e adquirindo vícios

    E mais importante, não é fácil aprender a tocar bem nenhum instrumento, é necessária paciencia e persistencia


    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    fernandokolbe
    Aprender sozinho, de maneira correta, os livros avançados de um curso de bacharelado acho uma missão impossível...

    Pra que ter que inventar a roda sozinho se já pode colher o resultado de décadas de aperfeiçoamento continuado por milhares de pianistas

    Teoria vai sim muito alem disso, o básico é isso aí, mas sacar de harmonia funcional sozinho é embassado, e tem mais, o que quer composição...

    curso de internet é para iniciantes, a brincadeira vai mais longe no universo professional, pense muito bem se vai ter disposiçao de encarar isso

    Artref
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    que fosse um estudo mais direcionado a criar e não reproduzir
    No caso do erudito você vai criar sua própria interpretação, sua sonoridade e até mesmo sua técnica, mas se você quer criar músicas novas aí já não é o foco - talvez você devesse procurar um curso de piano popular/harmonia/improvisação, como disse o Edson.

    por exemplo, eu posso pegar um livro desses de estudo e ir avançando por conta própria, posso estudar teoria por conta própria (o que já faço e já tenho uma base, por sinal)... ce acha que dá basicamente no mesmo ou há um abismo de diferença que justifique eu frequentar um curso?

    Há exceções, mas no geral, estudar sem um professor significa avançar muito mais lentamente e com uma boa chance de adquirir algum vício que irá te prejudicar. Na pior das hipóteses (como foi comigo), você vai ter dores depois de um certo tempo tocando sem técnica, vai travar seu desenvolvimento e vai achar que está tocando bem, quando na verdade está deixando de lado muitos fatores interpretativos que só um bom professor pode lhe dizer. Pegar uma partitura e tocar as notas ali é apenas uma pequena parte de tocar piano. Tocar bem, interpretar, com estilo, técnica, sonoridade, conforto e expressão vai muito além disso, e acho bem difícil adquirir sozinho.

    o que quero saber é se tem algo que eu não posso aprender por conta própria Um milhão de coisas! hahaha. Sempre tem algo que você pode aprender de alguém e não sozinho.

    ps: no contexto do estudo do piano, "estilo" significa algo específico?

    Por "estilo" eu quis dizer a coerência do modo de tocar com a peça em questão. Por exemplo: não se toca Chopin como se toca Bach. Um é do romantismo, bastante pedal, sem exageros de dinâmica, o som geralmente é bem ligado, vc precisa fazer um acompanhamento legal com a mão esquerda, enfim. Enquanto o outro é Barroco, nem são peças feitas pra piano, você precisa tocar muitas notas "non legato", outras ligadas, saber qual é qual, conduzir vozes, e o uso do sustain é bem comedido. Dentre outras coisas.

    teoria vai muito além disso?
    Vai. Muito!

    pq se vc procura cursos na internet eles morrem praticamente nisso aí
    É por isso que você nunca viu um concertista que chegou ao nível que está só com cursos de internet (risos).

    Por fim, você disse que não quer ser concertista. Tudo bem. Mas tocar bem, sem se machucar, e conseguindo curtir a música você quer, não é? Um bom professor vai te ajudar em tudo isso.

    Cara, quando você está tocando certinho, com conforto, técnica, sabendo o que está fazendo, bem orientado e etc, mesmo que seja algo simples, a curtição é outra, te garanto! :)

    Bons estudos.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    , cada semana pego uma pecinha diferente e mais difícil da anterior
    1) o curso é todo assim? é essa progressão chata mesmo?

    não acho isso chato
    e também é um sinal que você tá indo pra frente, porque o contrario ficaria com a mesma pecinha por 3, 4 semanas

    também não acho interessante o professor ficar falando sobre certas coisas de teoria que não se usa, acho um crime um aluno de dois meses começar estudar no papel, "formação de escalas, formação de acordes, intervalos e etc... " se nem tocar o pastorzinho direito ele consegue
    como também acho um crime cursos que você fica mais de 3 anos e nunca viu issopq se for, to sentindo que vai ser dinheiro jogado no lixo


    [i]por exemplo, eu posso pegar um livro desses de estudo e ir avançando por conta própria

    até pode, mas vai tocar porcamente


    do mais assista "karate kid" (a primeira versão)

    você vai ficar por um bom tempo, pintando cerca, lixando tabua, encerando carro..." até que um dia a coisa acontece

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Piano ON GRACE
    · votar


    o curso é todo assim? é essa progressão chata mesmo?
    Nisso tive sorte, meu professor era um ótimo incentivador.

    pq se for, to sentindo que vai ser dinheiro jogado no lixo
    Voce sente que seu professor faz serão na hora da aula? então pula fora do barco.

    mg64
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Não basta ser músico competente e ter um currículo invejável para torna-se um bom professor. Ensinar acima de tudo é um dom natural.

    O ensino de um instrumento musical depende também de uma metodologia compatível com as necessidades e interesses do aluno. O professor deve deixar bem claro qual a programação das aulas e as metas a serem vencidas desde o início do curso. Acho importantíssima a utilização de uma apostila que contemple teoria e prática e a sugestão de bibliograifia de grandes autores. É o mínimo que o aluno deve exigir.

    No mais, dedicação, disciplina e humildade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o curso de piano