O que estudar no inicio?

    Autor Mensagem
    Repifanio
    Veterano
    # mar/13


    Gente,

    Toco violão há 4 anos, o que sei aprendi sozinho (sem fazer aulas), e sei alguma coisa de teoria (escalas, formação de acordes, intervalos...) e ontem decidi aprender a tocar teclado. Agora vem a dúvida.

    Gostaria que os experts em teclado do FCC ajudassem...por onde preciso começar? e depois? e depois? Gostaria de um roteiro de estudo do básico ao avançado se possível. Sei que estou pedindo bastante coisa, mas confio na alma caridosa de vocês :)

    Obs: Não tenho condições de fazer aulas presenciais, pois trabalho e faço faculdade e na minha cidade não há professores no final de semana.

    Deus abençoe!

    Artref
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    O problema do teclado é que não há um estudo sistematizado e consagrado dele enquanto sintetizador. O teclado "sintetizador" na verdade é uma mistura de instrumentos de diferentes técnicas, e ainda tem a técnica própria, para a qual praticamente não há estudo. Você apenas acha material para teclado com acompanhamento automático (definitivamente não recomendo), orgão (não recomendo), cravo (não recomendo) e piano (aí sim). Dentro do estudo do piano há o piano popular e o piano erudito, cada um com suas particularidades. Você precisa ter ao menos uma idéia do que quer para podermos ajudar melhor.

    Independente do que você almeja, eu acho que quanto mais piano erudito você estudar, melhor, pois a técnica, a expressividade, o controle, a independência de mãos e muitos outros fatores que o erudito enfatiza são muito importantes pra se tocar qualquer coisa.

    Se decidir estudar piano erudito (a decisão mais correta, claro, hahahaha), tem bastante livro de iniciante gratuito pela net. O "Leila Fletcher", e o "Meu piano é divertido" são bastante usados pra começar.

    Mas, sem querer desanimar, adianto que sem professor o seu progresso vai ser bem mais lento e você tem boas chances de desenvolver vícios auditivos e de técnica, sendo que estes últimos podem barrar seriamente o seu desenvolvimento, ou até mesmo te gerar pequenas lesões e dores. Corra atrás de um bom professor, às vezes você acha onde nem imagina. Também pode ocorrer o fato bem comum, que é o aluno tocar todas as notas da partitura ou da Cifra, mas estar longe de fazer música de verdade por falta de orientação. E você precisa se organizar com o tempo, pois sem um mínimo de dedicação as coisas não vão acontecer, infelizmente.

    Repifanio
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Artref

    Agradeço a resposta, e ajudou a clarear bastante, provávelmente pelo que você falou, não encontrei muito material na internet sobre métodos para teclado. Vou procurar as bibliografias que você citou.

    Quanto à aprender 'sozinho' não sei explicar muito bem, mas como foi com o violão, eu consigui identificar os momentos em que 'travei', ai sim, com ajuda do forum e alguns amigos, voltei a progredir.

    Mais uma vez, obrigado pela resposta. Mais alguém tem opinião/duvida/crítica?

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a O que estudar no inicio?