Quanto vale a criação de um "music style" pra um teclado arranjador?

    Autor Mensagem
    tiko_y
    Veterano
    # fev/13


    Galera,
    recebi uma proposta para participar de projetos envolvendo a criação de ritmos para teclados arranjadores brasileiros, inclusive participar do novo Brazilian Pack para arranjadores Yamaha.
    Fiquei bem feliz com a oportunidade.
    Porém, dentre as coisas, me perguntaram quanto é o meu valor pra criação de um ritmo completo (bateria, baixo, bases, frases, etc).

    E agora???

    Alguém tem uma ideia de valores???

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Olá tudo bem?

    Você ainda mora em D. Caxias? Eu sim.

    Bom neste caso, procure o sindicato dos músicos, mas apenas para você saber a base da faixa salarial de um músico arranjador. Tendo uma base, você poderá cobra pelo tempo disponível para a realização destes trabalhos, ou um valor que compense as suas apresentações, etc... Isto é só uma sugestão.

    Aqui abaixo segue a tabela dos sindicatos dos músicos do Rio de Janeiro por trabalhos realizados: http://www.sindmusi.org.br/site/texto.asp?iidSecaoPai=11&iidSecaoSelec =24

    kokada
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: kokada
    · votar


    Uia! Teremos styles pra Yamaha made by Thiago? Tb não tenho noção de quanto o pessoal cobra... mas tem um cara da Roland que deve saber, trabalha lá... Leandro Wagner Justino, procura no facebook!

    Aliás, vc devia trabalhar na Roland e criar ritmos pra eles! Ve se não cria só arroxa e forró, por favor! rs

    Pensei melhor agora, e acho que um valor justo pra criar styles deve ser igual ou maior que o valor cobrado para sequenciar uma musica. Digo maior, porque na minha opinião dá mais trabalho fazer um style decente que fique próximo do original, do que sequenciar uma música. Não parece, mas na criação do style tem que se pensar na maneira como o estilo vai se comportar com a mudança dos acordes, nas viradas, se o acorde não vai ficar esquisito. O INTRO e o ENDING tudo bem, pq vc programa pro cara dar um acorde só e aí vira uma sequencia.

    Pag. da Yamaha styles (estão em média U$ 8.95 cada estilo):
    http://www.yamahamusicsoft.com/en/instrument/Keyboard/PSR-S710/categor y/Style+Files/product/1207014?currency=USD

    Acho bem feitos os da Roland Mega Ritmos pro GW8 (em especial os do Michael Jackson):
    http://rolandbrasil.com.br/ritmos/prelude_gw-8.html

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Tenho visto por aí que a média de $$ de presets/styles individuais custam 2U$, em uma empresa grande eles rapidinho recuperam o investido no artista, vamos então definir a gente um preço, só a ponto de curiosidade qui da galera

    Eu acho que seria justo uns 200 reais por unidade, um style com intro, viradas, final, muito bem trabalhadas, é até uma pechincha para o contratante

    Será que está muito fora da realidade isso?

    Berg Varela
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    tiko_y

    Quando eu aprendi a fazer styles num PSR-510 eu fazia questão de passar para todo mundo que tinha o PSR-510,vinha gente que eu nem conhecia,passava porque eu achava legal ver alguém tocando com um style feito por mim,fiquei até conhecido das lojas,comprou o PSR-510 mandava lá pra casa.

    Passou os anos,comprei um ROLAND G-800 e já fazia styles mais elaborados um por musica,saia pra tocar com 5 disquete lotado de styles,esses eu passava também.

    Mas com o tempo a concorrência foi aumentado e vi perder trabalho para tecladistas que eu próprio havia passado os styles.

    A partir dai me neguei a passar,mas sempre viam alguns amigos meus,mais chegados e eu dava,não tinha jeito de negar,com o tempo eu ia dar uma volta com minha esposa e tava lá um tecladista que nem conhecia tocando com meus styles e nem sabia como aquele cara havia conseguido aquilo(algum chegado que passou é claro)

    Hoje tento não passar mais pra ninguém,pois levo as vezes de 4 a 6 horas pra fazer um bem elaborado e ninguém ver o trabalho que dar,muita gente se aproxima de mim para eu dar de graça,mas não dou mais,parece aquele ditado"eu estou dando a bala para o cara atirar em mim depois",sei que já perdi até amizade por causa disso.

    Um styles é como a criação de um timbre,as vezes dar um trabalhão copiar ou fazer uma performace para musica tal em um synth,com layers,efeitos e splits.

    E sabe o que é engraçado tem muito tecladista que toca muito,mais muito mesmo e não sabe fazer ou não tem paciência,quer tudo feito.

    Se realmente fosse cobrar pelos meu trabalho,ficaria o preço fácil neste $200,00 por styles que o Edson falou.mas as vezes ainda recebo propostas de fazer styles evangélicos e cobro $50,00,e dependendo do style cobro até menos,as vezes a musica que vai ser criado o style é bem facinha,mas as vezes pego coisas do David Sacer,Regis Danese e etc.. que passo das 5 horas de trabalho.

    Como vc vai fazer para empresa Yamaha fecha um pacote,um caché.

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Eu fiz muitos styles para igreja o qual tocava.

    Se você cobrar na faixa de R$ 200,00, vai ficar igual ao preço do sindicato.
    1 style em 6 horas é a jornada de um dia. Tá bom a beça!


    Se você fizer 2 styles por semana à R$ 200,00, dá 8 x 200,00 = 1.600,00, na base do sindicato. Parece justo.

    kokada
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Synth-Men
    é verdade, 1 style em 6 horas tá muito bom.

    Acho complicadíssimo fazer bons styles.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    tem também o tempo de pesquisa

    uma coisa é eles te pedirem, faz um ritmo igual a música "humilde residencia"
    então não tem muito o que pesquisar é ouvir a música e fazer

    outra coisa é: precisamos de um ritmo de "maracatu"
    então você encontra 10 vídeos de maracatu no youtube cada um com uma levada diferente do outro

    ---------------------------------

    essa pergunta de quanto, geralmente eu sempre pergunto em seguida "você já pensou em algum valor, já tem alguem que faz para você? qual a média do preço do mercado?"

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    fernando tecladista

    Boa tarde
    Já passei por isto com forró na época do forró-universitário. Acabei fazendo o mais simples e deu certo.


    fernando tecladista ajuda-me, caso eu esteja errado. Devido a paixão por tocar, muitos músicos não procuram a base de preço dos seus serviços prestados, generalizando tudo com o seguinte termo: "Hoje eu vou tocar"

    Seja no studio, em uma banda, apresentando-se, fazendo arranjos, cada uma uma destas modalidades tem um preço, mas muitos não sabem forma-los. Gastamos com combustíveis, carregadores, frete, hotel.

    Fora os outros equipamentos como cabeçotes, crossovers equalizadores, que acabam esquecidos na formação do preço da prestação de serviços. Depois reclamamos que o músico é desvalorizado.

    Espertos são os DJs. Alguns que ainda não são nem profissionais, fazem festas, bailes e outros eventos aqui no RJ por até R$ 3.000,00, por 3 ou quatro horas de serviço. E se o som não estiver corretamente ligado (por conta do dono da festa), nem perdem tempo, partem para outra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quanto vale a criação de um "music style" pra um teclado arranjador?