Uvas ou Maçãs - Monitor x Caixa Ativa

    Autor Mensagem
    lusojunior
    Veterano
    # jan/13


    Amigos,

    Estive algum tempo afastado da música, que tenho por hobby, sem aspirações profissionais, mas vez por outra sou convidado para tocar em pequenas igrejas com audiência de no máximo 400 pessoas em locais fechados.

    Tenho uma Antera Cp 10.1a em casa, e utilizava uma Cp 12.1a nas apresentações e esta potencia já bastava para piano digital disparando VSTs com notebook e uma placa M-Audio Fast Track Pro e microfone.

    Entretanto, a minha 10.1a queimou o driver original (Novik Neo DFE 110, que nao encontrei em lugar nenhum) e a Antera mudou o projeto de suas caixas adotando um driver que achei bem inferior, o qual após a instalação e pequena alteração nos componentes eletrônicos aos meus ouvidos nao soou muito bem.

    Estão tive a idéia de comprar outras caixas para fazer um esquema estéreo, e aqui residem as duvidas entre um par de monitores KRK Rokit 8 + Subwoofer KRK 10s ou um par de caixas RCF ART 310a.

    Esta é a inusitada comparação entre uvas e maçãs do título, pois são equipamentos para aplicações completamente diferentes.

    Eu busco um som de qualidade, mas queria alguma potencia. Nao sei dizer se os monitores + o sub teriam a potencia necessária, apesar de nominalmente serem superiores à Antera 12.1a, e sei também que as RCF ficariam sobrando, mas me daria possibilidades de encarar projetos um pouco maiores.

    As RCF custariam R$ 3.800,00 na C Borges

    O conjunto KRK ficaria em R$ 3.400,00 no Mercado Livre

    Consegui ainda as duas RCF + um par de pedestais para suporte da On Stage por R$ 3.620,00 em uma importadora de confiança, com entrega em até 90 dias.

    Todos os precos à vista já incluem frete a impostos.

    Desde já agradeço a ajuda, inclusive com outras sugestões para contribuir ainda mais com a minha indecisão, rsrs.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Para eventos, certamente o par de caixas ativas... Mais robustas : mais tranqüilidade de manuseio e transporte

    Leo Vaz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Amigo, eu vi um colega usando um sisteminha Samson que, dada das devidas proporções financeiras, me impressionou. Mais ou menos a metade desse valor ai. Portátil Xp308i Expendition

    Ele tem duas caixas, mesinha embutida que destaca do sistema, ativo, e ainda vem uns microfoninhos de brinde.. Bem legal!

    lusojunior
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Leo Vaz

    Eu já havia cotado o Fender Passport 300 Pro e o Yamaha Stage Pass 300 que vão bem nesse rumo, mas faltou quem pudesse opinar sobre eles.

    Infelizmente nosso mercado não tem tanta variedade, e ficamos apenas olhando de longe tudo o que acontece ao redor do mundo.

    Artref
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Caixas ativas, amigo. O outro esqueminha não vai funcionar direito ao vivo.

    lusojunior
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Saudações Sr. Artref, é sempre bom despertar a atenção de um dos grandes do FCC.

    Estive pensando e talvez fosse o caso de abandonar o sub KRK, pois as Rp8 já tem bastante graves.

    Deste modo, poderia comprar o par de monitores e uma caixa ativa RCF Art 310a. Duas ativas com tanta potencia seria desperdício em casa, e acho que com essa nova configuração estaria bem servido por ora. O que acham?

    Mestre Duarte
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    lusojunior

    Com certeza, o sistema com ativas é mais prático e proporciona qualidade visto que a potência já é balanceada para o projeto acústico da caixa. Porém, se você tem planos de fazer um upgrade futuramente, o set particionado vai te dar mais flexibilidade. Ou seja, se você optar por substituir só o ampli, ou só a mesa, ou novas P.A's.
    Só uma perguntinha: você usará pedestais para as caixas ou só como monitores?
    abração.

    lusojunior
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Mestre Duarte

    Como disse anteriormente, a coisa toda não tem muita ambição, motivo pelo qual deixei de lado um projeto personalizado com amplificador, mesa, etc.

    O principal seria a qualidade até certa medida em detrimento de potencia, e isso e, um equipamento portátil.

    Tenho a pretensão de utilizar pedestais, e não apenas utilizar como retorno.

    Fiz uma rápida pesquisa aqui no forum, mas não encontrei muitas informações sobre a RCF, embora ela seja considerada superior às Mackie em vários sites internacionais. Inclusive a italiana RCF já fez parte do grupo empresarial da Mackie.

    Outra coisa, já havia cogitado optar por cubos, como o Peavey KB 5, mas no final das contas o custo x beneficio não foi atraente.

    André Luiz Keys
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    lusojunior

    Já usei as ART-310a por alguns anos e acredito que será mais versátil para seu projeto.

    Tanto pela qualidade quanto pelo peso. A potencia que uma caixa dessa oferece da para sonorizar cerca de 150/200 pessoas em som ambiente, de forma bem traquila.

    lusojunior
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    André Luiz Keys

    Como nao haveria nenhum desconto para a compra de duas unidades, decidi fazer o pedido de apenas uma RCF Art 310a.

    Assim talvez eu compre monitores menores para brincar em casa e no futuro posso adquirir outra caixa ativa para fazer par com esta.

    Quando receber eu posto minhas impressões aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uvas ou Maçãs - Monitor x Caixa Ativa