Compra de Accordeon

Autor Mensagem
MFSTOLL 08
Veterano
# jan/13


Gente gostaria de comprar uma gaita (como aqui no sul é chamado) ... Mas não entendo nada sobre a mesma. O que devo saber ?? Marcas?? Qual a diferença entre elas? Quero tocar músicas sertanejas e gaúchescas e também sertanejo universitário . Não pretendo pagar muito. o que me recomendam? Obrigado

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


MFSTOLL 08
Não pretendo pagar muito...

Aí é o problema... como nos teclados, este instrumento, os bons modelos, não costumam ser baratos

Eu não sabia, alias, não sei muito sobre elas, mas teve um cara no forum que me ensinou bastante, é o seguinte, se eu fosse começar, pegaria um instrumento com 80 baixos e de uma marca conceituada tipo um Scandalli

claro que iria pesquisar pra caramba antes, mas um modelo de 80 baixos na media mais de 2000,00

pelo fator, não quero pesquisar muito, o que tenho visto nas lojas de musica são os modelos da Eagle de 8Baixos, como pode pensar, bem limitado, provavelmente só com a baixaria fundamental e maior e já custa mais do que um PSR333

É algo que eu gostaria de ter, ou melhor aprender, mas na frente tem muitas outras coisas hehe

Boa sorte aí na procura

MFSTOLL 08
Veterano
# jan/13
· votar


Alguem sabe de uma loja boa para isso??Eagle e Michael são marcas boas?? Onde consigo uma Scandalli?? Tem Scandalli por esse preço? Todeschini é uma boa marca?? Qual o problema em pegar gaitas antigas??

fernando tecladista
Veterano
# jan/13
· votar


MFSTOLL 08

você já toca alguma coisa ou está começando praticamente do zero?

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


MFSTOLL 08
Já ouviu teclado Michael? Eu já, imagine a gaita, são marcas de segunda linha, mesmo nesse ramo

Suas duvidas, você já sabe a resposta

Comprar usado? Porque não , podem ser uma grande oportunidade

Onde encontrar, em lojas do ramo

Vou encontrar algo barato? Díficil....
posso estar enganado, mas no mínimo 2k de investimento

rodsom
Veterano
# jan/13
· votar


Eagle e Michael são marcas boas??
eagle ate que sim, mas michael, deus me livre.

Tem Scandalli por esse preço
se for usada acha

Todeschini é uma boa marca??
sim

Qual o problema em pegar gaitas antigas??
problema nenhum, tem gente que ate prefere.

fernando tecladista
Veterano
# jan/13
· votar


Qual o problema em pegar gaitas antigas??
o unico problema em sí
é a conservação, tem sanfona por ai, que era do avô e o velhinho faleceu e a sanfona ficou lá parada por 10 anos, guardada em lugar com umidade, ou traça, ou cupim....
então tem que reparar nisso quando comprar
se for um antigo que está na ativa onde o dono sempre selou, fez manutenção é melhor que essas chinesas por ai

MFSTOLL 08
Veterano
# jan/13
· votar


fernando tecladista relacionado a teclas .. toco teclado . Pois é tem gaita boa para 1,5k 2k?? Compensa mais uma scandalli usada ou uma nova de alguma marca por aí?? Tem algum site que me recomendam?

fernando tecladista
Veterano
# jan/13 · Editado por: fernando tecladista
· votar


MFSTOLL 08

tempos atras eu estava procurando captadores e vi muito site de vendedor do sul, se colocar no google algo como
acordeon e gaita venda
aparece vários sites do sul
pra quem é de fora parece que existe mais acordeon no sul do que congestionamento em SP

nestes sites vende sanfona igual se venda carro usado por aqui
compra, vende troca, financia...
acho que dá pra entrar em contato com alguns deles e talvez algum até próximo a você e ir pessoalmente testar algumas destas scandalli ou todeshini e ver o estado de conservação

quanto a indicar sites, não conheço nenhum deles, os das megastores de música como playtech, madeinbrazil, foxtrot e sites do tipo geralmente só vende acordeon novo e destas marcas chinesas

do que eu ouvi opiniões sobre as chinesas sempre foi algo assim
não é a mesma qualidade, tal marca até que dá, não é uma brastemp, tal peça é de plastico... tinha um puto tempos atras aqui porque a sanfona nova já veio com e ou 4 notas falhando, mas como nunca toquei em uma não posso eu falar nada sobre elas
mas também quem se deu bem com elas, não entra na internet pra falar bem

mas eu gosto de coisa velha, do tempo que era feito pra durar, tenho teclado com 20 anos na minha mão, então minha tendencia natural seria procurar uma destas antigas pra comprar, mas iria na loja testar, não compraria por site sem ver a cara

Mestre Duarte
Veterano
# jan/13 · Editado por: Mestre Duarte
· votar


Ali na Mil Sons da Coronel Vicente (POA) tem uma Michael preta 120 baixos na estante atrás das guitarras, bem no corredor de entrada.
A sonoridade dela é boa, os baixos roncam bem e as teclas descem apenas 3 mm. R$ 3.290,00; mas eles fazem em 10 vezes o preço à vista.
Pede para o Renato deixar tu experimentar. Tu vai gostar.

MFSTOLL 08
Veterano
# jan/13
· votar


Cara... Fiquei sabendo que meu Tio tem uma gaita... Vo segura a compra.. Bom acredito que seja Todeschini nao vi ainda... Mas se for to feliz ta vida... Nao sei quanto tempo tem mas deve ter de 10 - 15 anos... Nao foi usada. Se foi usada uma ou outra vez... Assim que pegar ela compartilho com vocês ...

pliscki
Membro
# jan/13
· votar


Comprar usado não é problema. É uma realidade bem comum entre acordeonistas.
Você pretende fazer o que com o acordeon? Tocar em shows ou só em casa?

Se pretende tocar em shows tenha consciência que será difícil conseguir algo de qualidade por menos de 3k. Acordeons são mais caros que teclados.

Atualmente, a maioria dos acordeons utilizados em música gaúcha e sertanejo universitário são aqueles que possuem ressonância dupla/duplo cassoto, que deixa o som mais aveludado e encorpado.
Um dos mais famosos da scandalli aqui no brasil é o Super VI. E ele sai pela bagatela de R$ 26.000,00. Você dificilmente encontrará um acordeon com cassoto por menos de 10 mil.

Isso quer dizer que acordeons que não tem cassoto são ruins? Não, existem vários acordeons sem cassoto que conseguem atender bem as músicas gaúchas e sertanejas.

Eu recomendo acordeons todeschini fabricados entre 1960-1965 ou com o selo verde(são os melhores).
Aí tem vários modelos: Artist 4, Super 5, Super 6, Super 7 e Super 8.
Os preços podem variar de 3 à 11 mil.

pode recomendar site? eu conheço alguns.

Mestre Duarte
Veterano
# jan/13
· votar


Só uma nota para este tópico:

O nome em português é acordeão e seu plural é acordeões.

Abração, queridos. Amo vocês!

felipebaixista
Veterano
# jan/13 · Editado por: felipebaixista
· votar


[b]MFSTOLL 08[b]

RESPONDENDO Á SUA DUVIDA SOBRE GAITAS, em Porto Alegre vc encontra a casa da gaita ponto, pode digitar casadagaitaponto no google, ou no MERCADOLIVRE digite gaitas todeschini .
Pra começar a ter uma noção de instrumentos, indico a TODESCHINI, qualquer uma delas eh o timre padrão pra musica gaúcha e sertaneja, com preços a partir de R$ 2.500 ate as mais caras q são as SELO VERDE q é o top de linha, pode encontrar alguma Scandalli começando nessa faixa de preço.

Não precisa ser uma super gaita pra o q vc pretende, pode ser uma todeschini 2 registros no teclado e 80 baixos q não é uma gaita pesada e tem um teclado macio.... NAO ENTRE NA ONDa COMPRAR GAITA MICHAEL OU GROOVIN porque são pesadas s teclas sao um pouco mais largas como no teclados eletrônicos, por ser instrumentos de linha sem tradição, tem o fole mais rigido e vc irá fazer mais força pra abrir e fechar.

Só pesquisando vc nao vai ter uma noção vc tem q ver o intrumento e experimentar tocar pra ver se vc se adapta à ele. escolha uma 80 baixos , pois nao vai ser preciso mais do q isso.

MFSTOLL 08
Veterano
# jan/13
· votar


gente... pergunta de leigo... 80 baixos x 120 baixos o que muda? o que posso fazer a mais? Todeschini X Scandalli??

fernando tecladista
Veterano
# jan/13 · Editado por: fernando tecladista
· votar


80 baixos x 120 baixos o que muda?

a de 80 são 5 filas, nessa ordem:
1- terça do baixo
2- fundamento do baixo
3- acorde maior
4- acorde menor
5- acorde com 7ª


a de 120 tem um fila a mais
6 - acorde diminuto

além de mais duas colunas de cada tom de cada lado

achei esse mapa de uma de 120, são 6 filas e 20 colunas
http://blogdocaze.com.br/wp-content/uploads/2011/02/sanfona-quadro-dos -baixos.pdf

a de 80 são 5 filas e 16 colunas
http://douglasrosa1.files.wordpress.com/2012/09/mapa-dos-baixos-e-do-t eclado2.png
--------------------------------------------


o que posso fazer a mais?
diminuto não é um acorde que aparece toda hora, então como geralmente é de passagem, na de 80 ou toca-se somente o baixo e fazer o resto na mão direita, ou ignorar, ou substituir, algo como um trecho com C C#º e Dm, fazer algo como C- A7-Dm caso esse não choque com a melodia, tudo depende de tocar sozinho, com banda...
o lance das 4 colunas a mais te ajuda a não ter que buscar um acorde no outro canto do acordeon em uma música cheia de # ou b que a mão esquerda fica mais nos cantos do baixos

Todeschini X Scandalli?
loira ou morena?

MFSTOLL 08
Veterano
# jan/13
· votar


fernando tecladista deu pra entender agora! vo espera pegar a gaita de um tio meu pra ver o que dá. nunca vi ela, nunca foi tocada hahahah

fernando tecladista
Veterano
# jan/13
· votar


Mestre Duarte
O nome em português é acordeão e seu plural é acordeões
isso é, mas isso é uma corruptela aceita

falando em nomes, o termo "teclado" é usado erroneamente por nós
"teclado" é uma parte do instrumento, sanfona tem teclado, piano tem teclado, orgão, escaleta tem teclado
e o termo "orquestra" era o nome do local onde ficavam os músicos e não do grupo em sí, mas é assunto para um outro tópico

pliscki
Membro
# jan/13 · Editado por: pliscki
· votar


Todeschini X Scandalli?
loira ou morena?


Eu já tive um acordeon todeschini e toquei em vários outros também, hoje eu tenho um scandalli, e posso dizer que, no geral, sacandalli é melhor. Ele leva vantagem no quesito mecânica, precisão, sonoridade. Porém, esta é uma comparação um pouco desleal. Porquê? Porque estamos comparando um acordeon produzido na década de 60 com um produzido nos dias atuais.
Por isso, todeschini merece respeito.

Ah, só lembrando que, recentemente, os acordeons todeschini voltaram a ser produzidos pela empresa italiana Giulietti, porém eles são totalmente diferentes daquele produzidos antigamente na serra gaúcha e eles ainda não ganharam seu espaço no mercado.


80 baixos x 120 baixos o que muda?
Além do que foi dito pelo fernando tecladista , os acordeons com 80 baixos, geralmente, possuem 37 teclas do lado direito, contra 41 dos acordeons 120 baixos.

MFSTOLL 08
Veterano
# jan/13
· votar


Andei pesquisando alguns accordions e achei:

Todeschini Super 5 80 Baixos (muito bem conservado) -R$4000
Scandalli Super 5 120 Baixos(muito bem conservado) - R$5000
Todeschini 2 registros 80 Baixos - R$3000

Entre elas alguem tem alguma recomendação ?? Faz Muita diferença 80 - 120 ? Obrigado

MFSTOLL 08
Veterano
# jan/13
· votar


up

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


MFSTOLL 08
Um de 120 baixos faz acordes de sétima diminutas e tem mais notas vai de lá grave a lá sustenido, 20 colunas, ou seja vai fazer diferença de acordo com o tipo de som que vai fazer

MFSTOLL 08
Veterano
# jan/13
· votar


120 Baixos estou descartando pois não preciso pra tocar sertanejo e Gauchesca... Ai fica a dúvida investir mais e pegar a Scandalli ou pegar a Todeschini?

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


MFSTOLL 08
Se Você descartou os 120 baixos, sobrou só o Todeschini...

A gente reclama que teclado é caro, acordeon é mais heim Hehe

MFSTOLL 08
Veterano
# jan/13
· votar


Pesquisando ainda... Achei uma Todeschini Artist 4 Selo Verde, 120 Baixos por 5000 inteira! O que acham da série artist? Melhor que Super 5?

pliscki
Membro
# jan/13
· votar


Pesquisando ainda... Achei uma Todeschini Artist 4 Selo Verde, 120 Baixos por 5000 inteira! O que acham da série artist? Melhor que Super 5?

A série Artist é muito boa, super leve. Mas tem teclado reduzido (41 teclas de tamanho menor) e tem pouco presença de palco. Além de que se você tiver mãos grandes pode ter um pouco de dificuldade.
Ah , quando digo "leve" não é só o peso do instrumento, mas também em relação a pressão do fole que é bem menor do que uma super V.

Em termos de sonoridade, da elas por elas com a super V, mas eu fico com a última pelos motivos citados acima.

MFSTOLL 08
Veterano
# fev/13
· votar


Assim to pesquisando BASTANTE MESMO!! Então to achando algumas por ae.. quero saber gente o que devo olhar para comprar uma gaita... Como saber se está em boas condições e talz... Obrigado

MFSTOLL 08
Veterano
# fev/13
· votar


Gente.. Urgente! Numa sequencia de B-F#-C#m ou E-C#m-A-B como fica o sustenido no baixos de uma de 80??

pliscki
Membro
# fev/13
· votar


Gente.. Urgente! Numa sequencia de B-F#-C#m ou E-C#m-A-B como fica o sustenido no baixos de uma de 80??

Não entendi o que você quis dizer. Explique melhor.

fernando tecladista
Veterano
# fev/13
· votar


MFSTOLL 08
também não entendi a pergunta, mas é só olhar a tabela do link que coloquei acima:
http://douglasrosa1.files.wordpress.com/2012/09/mapa-dos-baixos-e-do-t eclado2.png

você vai tocar bem no canto da sanfona, mas tá tudo lá

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compra de Accordeon