Casio X Piano Acústico? Veja só!

Autor Mensagem
Mestre Duarte
Veterano
# dez/12


Bem amigos do FCC: se não convence, pelo menos surpreende pela coragem e ousadia.



adao chagas
Veterano
# dez/12
· votar


Pelo contrário, o sons parecem ser muito bons. Resta testá-lo ao vivo.

http://www.casio-europe.com/euro/emi/airspecial/videos/#video_player

mg64
Veterano
# dez/12
· votar


O vídeo com legendas em inglês. Acredite se quiser:


CASIO AiR Digital Piano vs Acoustic Grand Piano
Publicado em 05/12/2012

Tiago Correia
Veterano
# dez/12
· votar


Pois é. Tô feliz da vida com um px 130. Um digital que conferi de perto antes de comprar para evitar preconceito.

A casio geralmente tem o menor custo e se a qualidade é equivalente ou até superior por que não comprar!?

Gostei de saber que a empresa está evoluindo.

ricardo_ssa
Veterano
# dez/12
· votar


eu possuo um piano casio, alem de um teclado yamaha...estou super satisfeito com meu piano...!

Mestre Duarte
Veterano
# dez/12
· votar


Ele ser um Piano digital de qualidade tudo bem, mas equipará-lo a um acústico de cauda e ainda comemorar sucesso é algo que nem o V-Piano, nem o AvantGrand, nem o LP-355 ousaram fazer.
Ao meu ver, trata-se de uma conquista espantosa ou um engodo lamentavelmente escabroso.

fernando tecladista
Veterano
# dez/12
· votar


Mestre Duarte
tem que pegar esses entendidos de pianos e fazer um teste cego
gravar coisas tocadas iguais no acústico e no digital e metade desses entendidos não vão saber
já fizeram esse tipo de teste com stradvarius e violino comum e uns conceituados erraram, claro que depois falaram que o teste também tinha erros

o que falta nesse teste é ouvir ao vivo
nele o que fizeram foi microfonar o acústico e microfonar o digital, eu gostaria de ouvir os dois em uma sala de concertos

mg64
Veterano
# dez/12 · Editado por: mg64
· votar


A Casio postou estes vídeos em sua página como gravações originais da linha de pianos Celviano. Surpreendente.



CASIO AiR Digitalpiano: Natalia Posnova - Celviano AP-450

CASIO AiR Digitalpiano: Natalia Posnova shows the impressive sound of the Celviano


CASIO AiR Digitalpiano: Dirk Ebersbach - Celviano AP-450

Mestre Duarte
Veterano
# dez/12 · Editado por: Mestre Duarte
· votar


Em novembro, o nosso colega De Tecladista criou um tópico relatando sua dificuldade em estudar piano erudito, visto que não tem grana para comprar um piano de verdade (insubstituível para quem faz bacharelado).
Acho que, agora, a Casio resolveu o problema do nosso amigo.

mg64
Veterano
# dez/12
· votar


Apesar de ser um admirador da Linha Casio Privia, a alta qualidade destas gravações me deixam dúvidas quanto à fidelidade do instrumento. Tenho que ser sincero. Ouço este vídeos com certa reserva.

Mestre Duarte
Veterano
# dez/12
· votar


Bom, pela lógica, se em 2012 a Casio lançou um digital que é idêntico ao acústico, vale a pena esperar para adquirir o que será lançado em 2013, que certamente será SUPERIOR a um original. Não acham?

mg64
Veterano
# dez/12 · Editado por: mg64
· votar


Algumas considerações complementares sobre estes vídeos demonstrativos:

Que a linha de pianos digitais Casio evoluiu bastante desde o lançamento em 2009 do gerador de som Linear Morphing é fato, a exemplo dos modelos PX 130/330/730/830. Aperfeioamentos no software foram introduzidos na linha 2012, batizado de AIR, com aumento da capacidadade de reprodução da ressonância acúsitca.

Contudo, não consigo indentificar nas gravações acima a assinatura da timbragem dos pianos Casio, caracterizada por um som mais brilhante e de forte ataque, diferentemente dos pianos digitais Yamaha, que possuem um timbre mais aveludado.

Além disso, as gravações foram captadas dos alto falantes do piano digital diretamente por microfones. Por melhor que sejam estes alto falantes, a ambiência de um piano acústico se destaca em relação ao digital até pela questão física, uma vez que o som ressoa por toda a tábua harmônica e pelo próprio gabinete do piano. Um piano de cauda é grande não por uma questão estética, mas também pela necessidade de amplificar o volume do som.

Outra questão a ser destacada. A Casio não divulgou na mídia que a Linha Celviano é superior à Linha Privia e que amostragens totalmente diferentes, e consequentemente de qualidade superior, foram incorporadas aos pianos Celviano.

Aguardamos novos vídeos demonstrativos de terceiros para uma melhor avaliação.

João Martins
Veterano
# dez/12
· votar


Achei bem bacana.. em vista que a Casio ja fez muita raiva rsrs.... Começando a perder o título de que fabrica somente Relogios.. heheh'

Eraques Neto
Veterano
# dez/12 · Editado por: Eraques Neto
· votar


mg64

Pelo que sei, a nova linha dos pianos Privia PX-150 e PX-350 também possuem a mesma tecnologia de geração de timbres AIR...

crisão
Veterano
# dez/12
· votar


bem legal o video... acho q a nova linha da casio ta bem legal, mas o video eh 100% suspeito.... mas q deve ser mto bom deve....
alguem sabe qdo chegam o px 150 e 350.no.Brasil?

crisão
Veterano
# dez/12 · Editado por: crisão
· votar


Vi denovo o video e tenho 2 apontamentos:
1. nao ta igual, ta bem legal mas o acustico ainda eh mto melor.
2. o video deixou claro que a gravação leva em conta o som a 1 metro e meio do pianista, as caixas nao competem com a acustica de um piano..

mg64
Veterano
# dez/12
· votar


Tem algo de muito estranho nestes vídeos comparativos entre o Casio Celviano e um piano acústico.

O som de um piano digital Casio, que conheço bem, é o mostrado neste vídeo:


Casio Celviano AP-450 - Demo Grand Piano by Max Tempia Parte 3

Bem diferente...!!!

Zebrão
Veterano
# dez/12
· votar


mg64
Bem diferente...!!!

Realmente, mas é porque foi gravado em outro local, outros microfones, outros equipamentos (menos o piano), outra equalização, "outros tudo",.
Resultado lógico: timbre diferente.

O vídeo da casio quase me convenceu. Por quê? Porque sou um músico igual a 90% ou mais dos músicos do mundo, nunca toquei em um piano acústico, não tenho acesso a todo tipo de equipamento pra testar, e acredito que pelo método que foi usado (aparentemente), ele é a melhor forma de comparar os dois. E digo mais, o resultado foi o que sempre esperei que aconteceria. Entre os pianos digitais modernos "top de linha" e acústicos, a diferença pode ser e é considerável pra quem está lá na hora da gravação, tocando ou apenas in loco ao lado dos dois, mas... depois da gravação pronta, ou seja, até o som do acústico já vai estar em formato digital (Cd, mp3, dvd, etc. etc.) a diferença me arrisco a dizer que seria imperceptível, a menos que alguém disposto a especializar-se nessa "arte" desenvolvesse maneiras de diferir os dois instrumentos. Estamos nos referindo aos Casio, porém yamaha, korg, roland, kurzweil e talvez outras marcas podem fazer o mesmo comparativo que acredito que o resultado seria o mesmo. É relevante afirmar, e é obvio também, que até entre pianos acústicos existem diferenças enormes de timbre que vai do lindo, maravilhoso até o horrível e detestável.

Falei tá falado, agora podem me linchar... rsrs

mg64
Veterano
# dez/12
· votar


O melhor piano digital que já ouvi até hoje é o Roland V Piano Grand. Este sim, bem próximo da sonoridade de um legítimo grand. Preço: R$ 45.000,00. Vale a pena? Com R$ 30.000,00 dá para comprar um Yamaha acústico GB1 ¼ de cauda novo.


Roland V-Piano Grand Premiere - Los Angeles - Yana Reznik (Part 1)


Roland V-Piano Grand Premiere - Los Angeles - Yana Reznik (Part 2)

TheRover
Veterano
# dez/12
· votar


Tem uma diferença brutal. O som do acústico é muito melhor.

mg64
Veterano
# dez/12
· votar


Zebrão

Realmente, mas é porque foi gravado em outro local, outros microfones, outros equipamentos (menos o piano), outra equalização, "outros tudo",.
Resultado lógico: timbre diferente.


Sinceridade? Continuo achando a sonoridade deste "Celviano x acústico" muito diferente de tudo que já toquei e ouvi de um piano digital Casio. Por exemplo, a Linha Privia é uma ótima opção de digitais entry level na faixa entre R$ 1.800,00 e R$2.700,00. Já um Celviano rivalizar com um piano de cauda em pleno palco é algo que não me convenceu.

Zebrão
Veterano
# dez/12
· votar


TheRover
Tem uma diferença brutal. O som do acústico é muito melhor.

Tá, podem ter usado uma bruta edição ou até o vídeo pode ser fake, Mas falar que percebe uma diferença BRUTAL entre os dois (tendo o vídeo como base), isso eu não existe, os timbres estão idênticos, aliás fizeram o vídeo com essa finalidade e publicaram por que realmente ficou, isso é incontestável.

crisão
Veterano
# dez/12
· votar


perai, identico nao. fecha.o olho e voce vai percebet a diferença.

Edson Caetano
Veterano
# dez/12
· votar


Até acho que os pianistas estão deixando correr este tópico sem falar nada Hehe, é muito claro para mim, que hoje nenhum digital conseguiu chegar perto de um autentico piano acústico de qualidade

Já entrei em grandes discussões afirmando que o poder da tecnologia, em algum ponto conseguiria isso, mas podem ter certeza que não chegou este dia ainda e muito menos seria a Casio a chegar lá primeiro

Sim, a qualidade é excelente, a dos grandes pianos digitais estilo V-Piano, Samples como o Imperial da Vienna que são centenas de gigas, tops vsts de piano por modelação física como Pianotech4, alguns super digitais edicados, o que for, nenhum chega lá

Em uma gravaçao, muito bem feita e trabalhada, pode até amolecer os incautos, mas senta em um BOM acústico, que acredito poucos tenham a oportunidade, toca algo e vai na hora ficar quieto

Não vale comparar com aqueles velhos Brasil que tem em alguns conservatórios, estou falando de um Grand Piano mesmo

Não entra o mérito os prós de um piano digital como portabilidade, preço, tamanho, variedade de timbres, capacidades de controlador, etc, etc,... Mas não, não é esse Celviano Air aí que vai superar o autentico grand piano

Mas fico feliz com a satisfação dos users, e da entrada de mais um competidor sério na busca do piano digital perfeito

Nem vamos entrar em questões técnicas

Zebrão
Veterano
# dez/12
· votar


fecha o olho e você vai perceber a diferença.

Sugiro o mesmo teste pra quem for assistir pela primeira vez, porém acredito, que ninguém diferencia um do outro, apesar das frases da música dar uma dica. Sustento minha opinião que pra quem está no local ou tocando, a diferença existe de forma destacada mas, depois da gravação pronta precisaria de uma análise bem profunda pra perceber alguma coisa.

Já entrei em grandes discussões afirmando que o poder da tecnologia, em algum ponto conseguiria isso, mas podem ter certeza que não chegou este dia ainda e muito menos seria a Casio a chegar lá primeiro

Quanto a isso digo que a tecnologia nunca vai conseguir agradar no que se refere a uma apresentação ao vivo ou aquela "coisa de pele" (rsrs), ou seja a sensação de estar sentado a um bom piano acústico ou qualquer outro instrumento (arpa, orgão, violão, guitarra, baixo, bateria, etc.), mas no que se refere à música como produto pronto para divulgação e distribuição, esse dia já chegou pra vários instrumentos e estamos às vésperas pra que chegue a todos.
Tem uma brincadeira aqui nos vídeos do cifraclub, que é um dueto de um teclado yamaha (não lembro qual) com timbre de violão e um violão acústico tocado pelo fofão, o resultado, pelo menos para mim que ainda estou maravilhado com o mundo dos teclados é espantoso, outra vez uso o termo idêntico pra definir isso.

vadimVladimir
Veterano
# dez/12
· votar


Honestamente aqui falta é um pouco humildade. Se vc não ouve a diferença "absurda" pode ser que vc não tenha ouvido pra isso. Até eu que sou "mais besta" consigo ouvir essa diferença absurda.

E segundo se pergunta o próprio carinha da Casio o objetivo é saber: "Como estamos indo ? O quão perto estamos ?"

Ainda estão longe demais, podemorar anos, decadas ou nunca conseguir. Mas uma coisa é certa, não é todo mundo que tem ouvido pra entender a diferença.

Zebrão
Veterano
# dez/12
· votar


Então existe uma diferença brutal e absurda, meu ouvido não consegue perceber isso, talvez os produtores do vídeo também não percebem pois publicaram isso como publicidade positiva. Fico por aqui, nada mais a declarar.

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


Zebrão
Tenha certeza que a culpa não é sua, a culpa é a falta de referencia que temos, em vídeos muito bem trabalhados as diferenças parecem sutis... Mas tudo tem que ser levado em consideração, o nivel do piano, a qualidade do sistema de som, blá, blá, blá

O importante é gostar do que se ouve e pronto, o resto é frescura, e olha que no nosso meio tem muito Hehe, ainda mais quando o assunto é AC

Uma analogia, tenho um amigo que afirma que o amplitube fender substitui com perfeição os originais, basta o iPad dele e uma caixa genérica que mata a pau, este é outro caso que tem muita controvérsia, mas eu tenho certeza que os originais detonam os simuladores

Feliz ano novo

mg64
Veterano
# jan/13 · Editado por: mg64
· votar


Como já foi dito, o digital tem as vantagens de ser um piano bem mais acessível no que diz respeito ao preço e a portabilidade. O digital e o acústico se complementam.

A tendência atual e futura é que o piano digital crie seu próprio espaço e nicho de mercado, como um teclado de qualidade, sem a obsessão de ser exatamente igual a um acústico.

crisão
Veterano
# jan/13
· votar


penso assim tambem. muitas vezes um. bom piano digital. eh melhor q um mal piano acustico....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Casio X Piano Acústico? Veja só!