Qual a sua opinião sobre a música erudita?

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge


Por incrível que pareça, não existe um tópico desses aqui no fórum de teclado. Nem faria muito sentido perguntar isso no fórum de música erudita, pois, além disso, existe um grande povo que só frequenta um dos sub-fóruns e nem olha os outros (infelizmente). E como o fórum de teclado acaba englobando os assuntos sobre piano, acho que existe um elo mais próximo com a música erudita, por isso o questionamento.

Portanto, para conhecer o perfil da galera do FCC8 sob esta perspectiva, lá vão algumas perguntas:

- Vocês gostam de música erudita? (ouvir ou tocar)

- Tocam ou gostariam de tocar?

- Cite algum compositor e/ou peça que tenha alguma importância para você.

Dissertem livremente sobre o tema proposto pelo tópico.

Abraços.

Maestron
Veterano
# nov/12
· votar


Interessante o tópico. Música erudita para mim, em termos de técnica, estará sempre a frente de qualquer outro tipo de música. Pois a essência da música erudita é justamente a técnica, o estudo, o eterno aperfeiçoamento, a busca da perfeição. Mas música não é apenas técnica, é também sentimento, paixão, e nesse ponto está no mesmo nível de todos os outros tipo de música.

- Vocês gostam de música erudita? (ouvir ou tocar)

Sim, gosto muito de ouvir e tocar (tenho mestrado em composição)

- Tocam ou gostariam de tocar?

Já respondido

- Cite algum compositor e/ou peça que tenha alguma importância para você.

Além dos óbvios (Mozart, Beethoven, Bach, Vivaldi) gosto muito de Mendelsohn, e a sua peça "A Gruta de Fingal" é especial para mim...

perkyba
Veterano
# nov/12
· votar


Respondendo:

Sim, eu gosto muito de ouvir e de tocar música erudita. Toco música erudita desde que comecei a aprender piano, quando era criança.
Meu compositor favorito é Chopin, e a peça que eu mais gosto é a Polonaise Heróica (acho que deve ser a mais famosa dele também).

Gosto também de Mozart, que é bastante criativo e as suas composições são mais "limpas" (não sei bem se é esse o termo, mas não encontro nada que possa explicar melhor) que as de Chopin, que era de outro período, o romântico.

Pra falar a verdade eu acho que só a música erudita não é suficiente, a gente precisa conhecer e tocar o popular também. Se o popular não demanda a técnica que a erudita exige, a harmonia da música popular é talvez tão rica (ou até mais) do que a erudita (vide as composições do Jobim), portanto complementa o músico.

Agora, quando a gente vai assistir a um concerto (na sala São Paulo tem concertos o ano todo) e a orquestra começa a pegar pesado, é difícil não se impressionar com aquilo. Aquele som batendo de frente com a gente é uma coisa inexplicável. Só vendo.

Tá respondido?

pauloedson
Veterano
# nov/12
· votar


musica erudita eu nao gosto! acho meio monotono...

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Vocês gostam de música erudita?

dificil de responder , porque , oque é musica erudita afinal?
se a gente partir do que é musica erudita para o consenso , seria onde enquadraríamos lizt , bach ,mozart e toda a turminha do mal ai .

mas para o proprio dicionario ,erudição signifca :
s.f. Saber aprofundado em um ramo do conhecimento; instrução, cultura vasta e variada.

o que é cultura vasta? oque é instrução ? um doutor em fisica quantica é mais instruído que um pescador ? não é o caso , o doutor em fisica quantica provavelmente seria tão ruim em pegar peixe quanto o pescador em fisica quantica, a meu entender , existem tipos diferentes de instrução. então a definição do dicionario tambem não serve.

vamos então tomar o erudito no sentido , de minoria , de exceção ,aquelas pessoas que tem um gosto diferente da maioria .levando pra musica seria a musica que causa efeito para um publico pequeno e não para a massa geral (independente de ser comercial ou não),seria a musica que a massa desconhece.

a massa não conhece as fugas de bach , nem os rhapsodios hungaros de litz ,mas a massa conhece pour elise.por mais que não conheça beethovem .

então a meu ver o termo musica erudita que se tornou uma denominação a musica orquestrada antiga ,não se trata de um estilo musical e sim de uma caracteristica da musica por exemplo pour elise é barroca ,não é erudita , mas o primeiro movimento da 4 simfonia do beethoven é barroco e erudito, da mesma forma que sweet child o mine não é erudita , mas qualquer coisa do robert jonhson no mundo de hoje pode ser considerada como erudita tambem.

agora as perguntas

- Vocês gostam de música erudita? (ouvir ou tocar)
gosto ,mas não é meu estilo preferido.
- Tocam ou gostariam de tocar?
odeio musica disciplinar , gosto de fazer as coisas do meu jeito ,não gosto de reproduzir detalhes ,e acho tedioso ouvir alguem fazendo.

- Cite algum compositor e/ou peça que tenha alguma importância para você.
não considero erudita , mas seria o quarto movimento da nona do tio beto ,o dialogo entre as vozes no começo é a coisa mais linda que eu ja ouvi, ai entra aquela fuga(o movimento rapido dos violinos e violas ,não sei o termo certo) que te desperta todas as frustações toda a força ,tudo que vc tem dentro é algo muito profundo a parte da fuga ai vai aumentando aumentando ,repentinamente ,como levar um soco na cara , tudo para! silencio total ! os celos fazem uma leve ameação , vc acha que vai na primeira ,mas não vai ,derrepente na segunda ameaçada do cello , e entra o coro cantando ode a alegria e te lembra que apesar de tudo a alegria é o motivo pelo qual vivemos ,pelo qual sofremos ,pelo qual amamos e pelo qual as pessoas existem ,tudo é tão simples quanto a alegria e apesar de tudo que voce pensou , a coisa vale a pena ,pra sentir alegria denovo... dai a musica começa a ficar lenta e fica chata pra k7 .mas essa parte dessa musica é minha musica preferida ,totalmente mais que qualquer blues ,rock ou qualquer outra coisa.

Casper
Veterano
# nov/12
· votar


- Vocês gostam de música erudita? (ouvir ou tocar)
Gosto muito, de ouvir e tocar. Tenho predileção pela dase barroca.

- Cite algum compositor e/ou peça que tenha alguma importância para você.

30 Esercizi - Giuseppe Domenico Scarlatti
Adágio em sol menor - Tomaso Albinoni
24 Capriccio - Niccolò Paganini
Variações Goldberg - Johann Sebastian Bach

Lelo Mig
Membro
# nov/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Die Kunst der Fuge

Permite uma reflexão meio alongada amigo?....rs

Nasci e cresci dividido entre dois mundos, distintos, contudo harmônicos entre si:

1- Fazendo pipas, desenhando, jogando bola, jogando botão, brincando com castelos e bonecos, almoçando e tomando café e etc, sob a trilha sonora de minha mãe, cantando (e a danada cantava bem): Serestas, Velha Guarda, Samba Canção, Modinhas e etc...

2- Brincando de carrinho no tapete da sala, montando blocos, desenhando, e etc, sob a trilha sonora de meu pai ouvindo: Villa Lobos, Schubert, Strauss, Debussy, Bach, Beethoven, Mozart, Stravinsky, Paganinni, Vivaldi, e absolutamente tudo que puder imaginar em erudito. De Thomas Tallis à Sergei Rachmaninoff.

Portanto:

Vocês gostam de música erudita?

Sim, muito, faz parte de minha formação. Assim como gosto de Jazz, MPB e Rock, e tudo mais que agradar meu ouvidos e cérebro.

Tocam ou gostariam de tocar?
Tocava algumas peças simples, coisas de música medieval como Greensleeves e coisas do gênero. Alguma coisa de Villa Lobos, Tarrega e Segóvia.
Tudo de ouvido, tudo mal tocado... apenas para deleite pessoal.

Ainda que tenha dois amigos de infância bem sucedidos na carreira, um é baixista na OMB e outro violinista em uma orquestra americana que não me recordo agora (não temos contato há algum tempo), nunca ambicionei ser músico erudito.
Não tenho disciplina, ambição, dedicação e talento para tal.

Cite algum compositor e/ou peça que tenha alguma importância para você.

Não tenho preferência ou a que gosto mais. Mas como sou um cara muito frio, quase não rio ou choro, creio que Clair de Lune de Debussy, de alguma forma seja especial. Essa música me faz chorar absurda e descontroladamente, é um elo de ligação com meu falecido pai. Não é um sentimento ruim, pelo contrário é muito bom, mas como choro de soluçar e descontroladamente quando ou onde estiver, evito ouvi-la.

As vezes, me permito coloca-la à noite (moro sozinho) ao deitar, e choro até dormir tombado pela exaustão.


Obs: Muitas vezes, quando eu tinha entre 8 e 12 anos, meu pai colocava alguma música impressionista ou abstrata para tocar.
Deitávamos na grama, no quintal, e com sua luneta e/ou olho nú, meu pai me ensinava as constelações, onde estavam, quais estrelas as formavam, para onde e em que tempo se moviam e como identifica-las.

Nessa idade, não me dava muita conta, achava normal..... Hoje, tenho 50 anos, e sei que não era normal. Pai de amigo algum fazia isso.

Meu pai era um homem especial... assim como a música que ele ouvia esta acima do alcance da maioria dos "comuns".

ogner
Veterano
# nov/12
· votar


Não entendo nada tecnicamente, fuga, peça, barroco e etc.

Algumas me tocam muito e gosto pra dedéu. Mas por outro lado acho muitas chatas pra dedéu tb!

Não sei nome de nenhuma que gosto. Mas lembro que tenho uma empatia com as composições do Beethoven.

Um dia ainda me aprofundo.

manasses.ss
Veterano
# nov/12
· votar


- Vocês gostam de música erudita? (ouvir ou tocar)
Não gosto ou pelo menos não aprendí a gostar.

- Tocam ou gostariam de tocar?
Não toco mas gostaria de tocar em termos tecnicos pois quero um dia me tornar um músico completo e para isso é preciso também aprender partitura e escalas diferentes.

- Cite algum compositor e/ou peça que tenha alguma importância para você.
Nunca parei para ouvir nenhuma.

Rick Pac
Veterano
# nov/12
· votar


Infelizmente muitos músicos não tiveram acesso à música clássica.
Graças a Deus está entrando aos poucos a nova lei que obriga o ensino de música na escolas.
Não é para obrigar ninguém a gostar mas sim apresentar a todos o que é música clássica : "escuta que pode ser bom ".

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Rick Pac
pq apresentar musica classica a todos é mais importante que apresentar musica etnica da tribo do judas no uzurbequistão?
a educação ,por melhor que seja sempre vai ser uma merda por causa disso ,através da disciplina as pessoas querem universalizar o seu conceito pessoal de certo e errado ,bom e ruim .

catamilho
Veterano
# nov/12
· votar


Infelizmente muitos músicos não tiveram acesso à música clássica.
Graças a Deus está entrando aos poucos a nova lei que obriga o ensino de música na escolas.
Não é para obrigar ninguém a gostar mas sim apresentar a todos o que é música clássica : "escuta que pode ser bom ".


Eu concordo, Ter a chance de poder pelo menos saber o que é não faz mal a ninguem.

Eu quando menino, colecionava os faciculos de lps da Abril (a primeira serie que apareceu a de capa branca) não sou fanatico mas gosto de musica clássica, o nome ja fala por si e pronto.

Abtaços a todos.

waltercruz
Veterano
# nov/12
· votar


Fiquei emocionado com o depoimento do Lelo Mig

waltercruz
Veterano
# nov/12
· votar


Tive/tenho pouco contato (nada que não de pra mudar!)

- Vocês gostam de música erudita? (ouvir ou tocar)
Pouco. Sei tocar pouco e mal. Minha área é mesmo popular. Entrei na ULM pra estudar piano popular, minha técnica era muito ruim e me passaram pro erudito, acabei saindo de lá 2 anos e meio depois.

- Tocam ou gostariam de tocar?
Toco muito pouco, 1/4 de uma das variações goldberg, alguma outra coisinha de bash e olhe lá.

- Cite algum compositor e/ou peça que tenha alguma importância para você.
Bach e Villa-Lobos.

fernando tecladista
Veterano
# nov/12
· votar


- Vocês gostam de música erudita? (ouvir ou tocar)
sim tenho trocentos CDs aqui, já lí muito sobre os compositores e tal

- Tocam ou gostariam de tocar?
já toquei melhor quando fiz conservatório, levava mais a sério, também tinha mais tempo pra estudar essas músicas
- Cite algum compositor e/ou peça que tenha alguma importância para você.
adoro bach

Dissertem livremente sobre o tema proposto pelo tópico
não

Rick Pac
Veterano
# nov/12 · Editado por: Rick Pac
· votar


rhoadsvsvai
[
a educação ,por melhor que seja sempre vai ser uma merda por causa disso ,através da disciplina as pessoas querem universalizar o seu conceito pessoal de certo e errado ,bom e ruim .
Pois é camarada, o trabalho que faço em escolas estaduais na periferia do Rio de Janeiro faz exatamente isto . Não é dizendo o que é certo ou errado , mas apenas apresentando algo que elas nunca escutaram. Dos alunos para os quais fizemos os concertos didáticos , cerca de 99% NUNCA escutaram música clássica tocada ao vivo ou pertinho deles ou mesmo no rádio ou CD. Fazemos o contato delas com instrumentos e tem que sentir a emoção dos adolescentes e educadores.
Sejamos pragmáticos , né? apresentar todos os tipos de música fica impossível dentro de um contexto de tão escassas oportunidades para a cultura.
Com certeza não falamos que batidão é ruim , ou que samba é mais ou menos, apenas mostramos a música clássica que é o nosso objetivo e deixamos bem claro : existe isto aqui também .
Quem sabe se você elaborar um projeto com músicas orientais, jazz , blues ou rock e apresentar a um órgão cultural e daí eles aprovem ...

kokada
Veterano
# nov/12 · Editado por: kokada
· votar


- Vocês gostam de música erudita? (ouvir ou tocar)
Eu tinha posto que "gostava mas nem tanto", mas pensando melhor acho chato pra burro! Rarament ouço - pra ouvir prefiro música pop, eletrônica, rock. Quando eu vejo passando na TV Cultura aquelas orquestras com músicas clássicas que eu não conheço, deixo um pouco pra ouvir, mas depois fico entediado e mudo de canal. Mas quando resolvo tocar, eu gosto. Marcha Nupcial com Pipe Organ é da hora! rs Sequenciar Canon in D tb é muito legal! Pra ouvir, acho legal só nas cerimônias de casamento mesmo! rs

- Tocam ou gostariam de tocar?
Raramente. Só tocava aquelas clássicas pra cerimônias de casamento: marcha nupcial, ave maria, Jesus alegria dos homens, Canon in D, etc. Como agora não toco pra fora(no bom sentido), então agora quase que raramente nunca. rs Eu sei, é triste isso mas é verdade.

- Cite algum compositor e/ou peça que tenha alguma importância para você.
Erik Satie - Gymnopedie.
Música simples, meio deprê mas acho bonito.

Gostei dela nesta versão no estilo "Chill Music":



Artref
Veterano
# nov/12
· votar


Gosto muito de música erudita, tanto para ouvir como para tocar. Atualmente é o que estou estudando; antes eu era do popular, mas há alguns anos conheci o erudito e não parei mais. Citar só um compositor seria injusto com os outros, então meus favoritos são os mais conhecidos: Bach, Mozart, Beethoven e Chopin. Haydn também, embora eu não conheça muita coisa.

Edson Caetano
Veterano
# nov/12
· votar


rhoadsvsvai
Olha, tenho uma opiniao semelhante sobre a musica Erudita, acho que hoje perdeu um pouco o contexto de classificação, mas isso porque EU acho tão ou mais técnico, elaborado, cheio de contra pontos, etc... outros estilos, como o progressivo, e ele é popular? Como assim Hehe O som que eu escuto nao tem nada de popular, tenho 3 grau completo, pos-graduação e mestrado, entao a musica que eu faço é Erudita ? Hehehe complicado né

Mas o estilo Erudito é muito bem definido, e não se trata só de musica antiga e consagrada pelos grandes compositores, é um estilo ativo e muito bem vivo, concordando a gente ou nao com a classificação oficial, que separa o Erudito do Popular

Quantos as perguntas....

Gosto de Erudito, mas bem restrita, gosto do período Romântico principalmente e de peças para piano e orquestras, já opéra eu fujo bastante

Já tive meus bons momentos como instrumentista de erudito, época em que mandava a Marcha Turca de Mozart, fazia minha versão mais lenta em alguns trechos da Sonata 22 de Betthoveen e quando eu matava no peito as 2 vozes de Bach...

desanimei pela gigante necessidade de DEDICAÇÃO ao instrumento... Eram meses para terminar uma peça, hoje dúvido que eu toque de novo sem treinar por bastante tempo de novo

Meus compositores preferidos o grande BBB alemão, Bach, Bhrams e Beethoveen... Com muito Mozart

Ou seja, fiquei entre o barroco de Bach, o clássico de Mozart e Beethoveen que invadiu o Romântico disparado dos demais, Schumamm, Lizt, Chopinho, Czerny, Rachmaninoff, Bhrams, entre tantos, certamente a melhor fase erudita

Já as atualidades estou boiando bastante

O fórum 8 deve ser popular na maioria, chute meu, a galera do Erudito não tem tempo a ficar comentando, tem que sentar a bunda no piano e ficar lá por horas e horas a fio...

Adler3x3
Veterano
# nov/12 · Editado por: Adler3x3
· votar


Bem primeiro:
O termo erudito não me parece ser o que melhor defina a música clássica.
Clássico e erudito se confundem em muitas definições dadas por muitos autores.
E não sou eu que vou definir.
É um período muito amplo.
Mas respondendo:
01- Vocês gostam de música erudita? (ouvir ou tocar)
Eu gosto.muito de ouvir, todo o dia e escuto desde pequeno, pelo que me lembro nem andava e já escutava sentado.
Tocar: não tenho nenhum instrumento apropriado (ou seja autêntico)
Uso o teclado e o violão para tocar pequenos trechos.
Atualmente estou sequenciando partituras para aprender com os mestres, criando arquivos midi para gravar com instrumentos virtuais (home studio)

02- Tocam ou gostariam de tocar?
Respondido parcialmente no ítem 1.
Claro gostaria de tocar melhor.

- Cite algum compositor e/ou peça que tenha alguma importância para você.
- É difícil responder, existem centenas de bons compositores e milhares e milhares de músicas, mas vou tentar, e tudo depende do momento:
O repertório é imenso e até hoje não existe uma lista completa, sempre são encontradas novas partituras e compositores antigos são redescobertos em todos os continentes.
- Vivaldi
As quatro estações, Beatus Vir, Glória., e muito mais.
Mozart::
Operas , Concertos, Missas, Divertimentos, Sonatas, Sinfonias, até a primeira quando ele só tinha 6 anos.
tudo também.
Bach:
Tudo, tudo o que ele fez é bom.
Handel:
Concertos para órgão, aleluia.
Tudo também.
Beethoven:
5º e 9ª Sinfonia, mas dá para dizer também tudo.
Telleman
Tudo
Outros: Frescobaldi, Schumann, Shubert, Sibélius a lista não tem fim.

Isto é o que importa são séculos e séculos de boa música.

Mesmo no século XXI escutar uma música feita em séculos anteriores é uma surpresa muito agradável.
E por incrível que pareça nos sentimos renovados.

A melhor música é aquela que ainda não consegui ouvir.
A melhor música é aquela que estou ouvindo agora.

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


- Vocês gostam de música erudita? (ouvir ou tocar)
Sim, mas só do século XX pra frente, o resto é bem brega.

- Tocam ou gostariam de tocar?
Tocava violão, é um instrumento bem chato pra música clássica...

- Cite algum compositor e/ou peça que tenha alguma importância para você.
John Cage e Iannis Xenakis (Music of Changes e Gendy3) abriram minha cabeça para música aleatória. Curtis Roads para música eletrônica (Nanomorphosis ou o cd inteiro Point Line Cloud), Steve Reich e La Monte Young no minimalismo (Electric Counterpoint e Well-Tuned Piano), a descoberta de cada um desses foi equivalente à uma pancada na cabeça.

waltercruz
Veterano
# nov/12
· votar


Dissertem livremente sobre o tema proposto pelo tópico.

Hum, algo que me lembrei agora por causa de um post compartilhado aqui comigo: nos desenhos antigos, pica-pau e essas coisas sempre tinha alguma intervenção de música clássica. Podia não ser a melhor introdução a ela, mas era sempre uma boa forma de ter ao menos algum contato inicial.

Edson Caetano
Veterano
# nov/12
· votar


Musica Clássica --- diferente --- Musica Erudita
Musica Clássica --- um período --- do Erudito

Isso ao meu ver é a primeira grande confusão, Erudito nao é obrigatoriamente Clássico

E agora... Como dizer o que é Moderno? Ravel é de 192..., estamos quase 100 anos na frente do moderno

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


pessoal ,vou desvirtuar um pouoco que o Rick Pac tocou num ponto interessante e eu acho que vale a pena discutir ,por mais que não seja o assunto do topico.

Rick Pac
oi ,pra começar ,com todo o respeito , primeiro queria deixar claro que minha intenção não foi desmerecer seu trabalho ou o das pessoas que trabalham com oque vc trabalha ,foi apenas fazer uma critica a uma ideia citada e com isso ter uma discussão (não no sentido de briga) interessante sobre o assunto .

vc diz que 99% nunca ouviram musica classica na vida, nunca tiveram acesso ,é bem provavel que vc tenha razão nesse sentido (mas exagerou o percentual medio pra acentuar sua ideia), mas isso os torna vitima de alguma coisa? sim ,vc ta mostrando um mundo novo a eles , e talves genios que nunca saberiam seu talento vão ter a chance de descobrir sua vocação ... e isso realmente é um ponto positivo .mas penso que se eles não conhecem nada,convenhamos no mundo de hoje que até mendigo pode pagar lanhouse uma vez por mês (e que é uma acessível até em favela das mais pesadas) , eles tem um pouquinho de culpa de não procurarem algo alem do mundo deles ( o homen forte não é totalmente "alienavel" ,independente do ambiente) quer dizer , seria apelar muito ,dizer que a culpa é TODA de um determinismo social ,capitalismo e etc ,a pessoa sempre tem um escolha ,ninguem é determinado a nada. o que eu questiono é( não sei se na escola que vc da aula , é materia obrigatoria sua aula de musica ou opcional ,mas vou supor que seja ) e os outros?

e o cara que não gosta de musica (assim como deve existir alguma forma de arte que te cause tedio extremo , filmes cult , arte moderna ,cantos indigenas , não é dificil pensar em alguma coisa )ta sendo obrigado a ter uma aula que não vai servir de nada na vida dele?

voce me contou uma experiencia de vida , vou te contar a minha tb (por mais que eu ainda seja um muleque ,eu tb vivi algums anos nesse mundo).

aula que não vai servir de nada na vida dele

um tema muito interessante , qual o papel da escola ?

vai ser meio longo ,então se prepara,mas vou escrever com muita sinceridade.

os sistemas asiaticos e europeus , são considerados os melhores sistemas educacionais do mundo , são extremamente rigidos e vizam criar disciplina nos alunos , mas como vc tocou em pragmatismo , vamos ser pragmaticos? isso serve pra alguma coisa? talves você esteja se perguntando onde estou querendo chegar , pq parece meio contraditório,uma vez que esses paises são potencias economicas e tem idh geralmente elevadíssimo.

mas eles tem os melhores profissionais? eles tem o maior numero de pesquisas e patentes? eles tem as melhores universidades?

a resposta pra todas essas perguntas é não!

um pais em divida financeira maior que seu proprio pib , com idh quase de pais em desenvolvimento , é que tem o sim pra todas essas perguntas.Os EUA esta em divida com seu maior inimigo geopolitico da atualidade (a china)
e ainda sim exerce muito mais influencia sobre a vida de qualquer brasileiro , de qualquer argentino ,de qualquer tcheco , de qualquer angolano que qualquer outro pais.Eles tem uma coisa muito dificil de tirar chamada poder hegemonico.

fale ,com qualquer estudante de intercambio ,sobre a escola (elementary e high) nos eua. eles vão te dizer sabe o que? que é uma merda , que é mais fraca que no brasil , que é mais fraca que no brasil , um estudante da frança ou da alemanha ou de qualquer outro pais , vai compartilhar a mesma opinião ,sobre a educação media nos eua ser fraca. e te digo por experiencia propria , é facilima, mas discordo de todos os meus colegas , ao a considerar ruim , na verdade ela é muito superior a educação ,de qualquer outro pais ? sabe porque ? porque ela é pragmatica!

escolas de cidades pequenas com menos de 2 mil habitantes , te oferecem uma variedade de cursos que vai de calculo matematico até arco e flecha, e adivinha , VC ESCOLHE! existem poucas materias obrigatorias (por exemplo seniors do ensino medio , voce é obrigado a pegar calculo IV) mas que realmente são excenciais .

o cara que tem talento pra ser musico é incentivado pela escola a ser musico , o cara que gosta de trabalhar na parte de carpintaria da escola ,é incentivado a ser carpinteiro , o cara que gosta de esportes ,é incentivado a fazer esportes , SUA VOCAÇÃO É MAIS IMPORTANTE QUE QUALQUER OUTRA COISA IMPOSTA! e essa é a grande sacada!a mesma escola vai formar pessoas matriculadas em havard e viradores de hamburguer no macdonalds ,depende da pessoa não da escola !

toquei nesse ponto que não tem nada haver , pq os adultos sempre me disseram que escola é importante ,meu pai , meus avos , os psicologos,pedagogos (sou tdah ,então quando era mais novo era um diabo , vivia fazendo traquinagem e indo parar na cordenação) ,nunca souberam me explicar o porque é importante , sempre senti isso como um dogma ,as coisas importantes pra min sempre foram as coisas pelas quais eu me interesso (até por causa do tdah) e não as coisas as quais as pessoas dizem ser importantes.

apesar disso tudo ,minha mae sempre foi diferente dos adultos , e até hoje é,ela sempre foi super sincera comigo ,me bateu apenas uma ou duas vezes na vida ,em situações que eu teria batido no meu filho tb ,e nunca se fez de santa , me contava que tambem se sentia assim , que matava aula , que ja fumou maconha ,que reprovou no primeiro ano ,os pais como castigo a mudaram de escola , onde ela passou daquele estquema do tecnico pras ciencias sociais (segundo ela naquela epoca tinha um esquema ,em que vc escolhia algo assim , não lembro direito os detalhes).Ela sempre me deixou bem claro , de quando eu era muito pequeno (com 7 ~8 anos) quando eu perguntava sobre a escola , que nem a escola ,nem as coisas ensinadas no ensino medio as quais não me interessavam, iriam me servir para alguma coisa , mas que eu ainda sim devia terminar a escola e conseguir um diploma universitario , pois se não minhas chances de ter uma trabalho legal seriam muito baixas .Minha mae ja era mestre em direito na epoca , hoje é doutora pelo cnpq ,e continua com a mesma opinião.

oque , esse monte de coisa tem haver com Musica erudita?

eu ganhei minha primeira guitarra a quase 9 anos ,a musica tem sido o centro da minha vida dês de então ,posso não ter nem um terço do talento de muitas pessoas , mas eu adoro musica e não pretendo largar nunca.

MAS ODIEI MEU PRIMEIRO CONTATO COM MUSICA.

minha situação financeira sempre foi boa ,sempre pude estudar em escola particular , na terceira serie (não lembro ,mas devia ter ums 6~9 anos ) mudei para uma escola que na grade de materias na minha idade , tinha artes ,educação fisica e musica , eu nunca tive talento pra desenho e pinturas ,mas adorava a aula de artes , adorava criar historinhas com desenhos , comprar mangas dos cavaleiros do zodiaco e colorir ,ficava brincando com bonecos imaginando historias de ação durante horas, educação fisica eu gostava ,mas odiava quando tinha alguma data comemorativa (carnaval ,dia das mães etc) que o professor um mes antes colocava as turmas pra fazer um evento ,alguma dança algo assim , eu sempre optava por fazer um trabalho digitado ,minha mae geralmente fazia pra min mesmo... mas musica era especial! o professor era um cara muito bacana , formado no conservatorio carlos gomes da minha cidade que é um conservatorio que tem premios na europa inclusive. Eu odiava o cara , odiava aquilo , odiava estar sendo OBRIGADO a fazer aquilo. Simplesmente porque eu não conseguia entender qual era a utilidade da musica , ou melhor eu entendia ,mas pra min não era util nem interessante! briguei muito com o professor ,tratava mal o cara , e infernizava as aulas ,eu era uma criança , me arrependo disso ,mas como falei , eu era um diabo... quando a musica chegou a min ,por min mesmo , pq eu via as guitarras em uma loja do shopping ja com ums 10 anos de idade , e me imaginava com elas (nem pela musica ,mais pela imagem, eu não gostava de musica até ouvir cazuza , ja mais ou menos nessa idade), ai com 11 ganhei a minha primeira guitarra... tenho certeza que de todos aqueles alunos , aquele professor nunca imaginaria ,que eu seria um dos poucos que veria musica com seriedade e paixão no futuro, as vezes a melhor influencia pra uma pessoa , é a influencia dela sobre si mesma.

e é aqui que concluo o pensamento , sou CONTRA , sou contra a obrigatoriedade de quimica , de fisica ,de matematica , de musica , de tudo que não interessa a pessoa , ninguem precisa ser culturalizado , as taxas de suicidio só vem a cresce, não existe cultura certa ,não existe nescessidade , uma coisa é vc mostrar musica classica pra alguem , outra coisa é voce forçar ela a ter contato ,mesmo que seja pro bem dela .

as pessoas não tem que ter noção doque é musica de verdade , até porque a importancia disso ,pra nós musicos pode ser muito grande , mas não vivemos em um mundo de musicos , vc não ia gostar que te obrigassem a estudar a estetica do cinema cult , algums iam se apaixonar. mas não é universal.Tudo é subjetivo , Todos são subjetivos , o caminho não é procurar oque vai funcionar para a maioria , o caminho é deixar as pessoas escolherem seu caminho!

nada é universal.
abc!

Maestron
Veterano
# nov/12
· votar


rhoadsvsvai

Apesar de sentir falta da "sucintez" nas suas colocações, gostei de ler a sua história e acho que entendi o ponto central do que quer colocar. Acho que posso opinar aqui porque sou profissional da educação musical e sei muito bem como professores e alunos se sentem nas aulas de música. Muitos me questionam sobre a importância da música nas escolas, mas a resposta nunca é curta, nunca é muito objetiva.

Concordo plenamente com você quanto a importância das diversidades das matérias, esse sistema de professores especialistas de cada disciplina, ao meu ver, a depender do desenvolvimento da educação, estará com os dias contados. O que veremos no futuro serão professores de matemática dando aula de matemática aplicada a física, professores de história falando de história da música e por aí vai.

Mas discordo quanto a obrigatoriedade das disciplinas. Português e matemática sempre serão fundamentais na educação, elas são absolutamente essenciais até mesmo para pensar, não dá para ignorá-las, elas são importantes até para o entendimento de qualquer outra disciplina, inclusive aquelas da "sua escolha". Quase tão importante estão as outras, História, Geografia, Química... Você pode até achar que nunca vai usar elas na prática, e não vai mesmo, mas elas foram fundamentais para que você compreendesse muitas situações que você viveu e poderá viver. Você se pergunta, onde irei usar trigonometria na vida? Mas para aprender trigonometria, você precisou como pré-requisito geometria e equações. Já para equações, você precisou de álgebra e tabuada, ou seja, é cumulativo, quem aprendeu trigonometria, jamais esquecerá a base matemática, que acredite ou não, usamos o tempo todo inclusive para não sermos passado para trás... Se você estudar bem português, saberá se expressar muito melhor, escrever de forma mais legível e será melhor compreendido, realmente acha que isso não tem importância?

Não podemos esquecer que, por mais que tenhamos um modelo perfeito de educação na cabeça, precisamos adequá-la ela a nossa sociedade, ainda vivemos nas atrasada cultura dos vestibulares, do enem, e os alunos, queriam ou não, precisam ser preparados para isso, no nosso país, o que vale é o diploma. Ou seja, não dá pra mudar tudo de uma hora para outra.

Veja um cara que escolheu ser funcionário do MacDonald's (existe alguém assim?), ele dispensou o português, história, só viu matemática até a 4 série e coloque numa roda de conversa numa festa social, ele entrará mudo e sairá calado. Ou seja, precisamos ter sim um conhecimento comum, algumas matérias devem ser obrigatórias, o que deve mudar é o sistema a forma como são ministradas.

Enfim chegamos as aulas de música, elas devem ser obrigatórias ou não? Concordo que é um assunto bastante discutível, mas do muito que já estudei da educação musical, na minha opinião, todos deveriam tocar um instrumento, todos deveriam saber se expressar através de melodias e ritmos, isso representa uma riqueza imensa para qualquer ser humano, qualquer cultura e se justifica por si só como disciplina nas escolas. Não importa que seja música erudita ou popular, não importa talento, vocação ou interesse, o que importa é conhecer, é aprender o que é universalmente considerado a essência do ser humano. Essa é a minha opinião.

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Mas discordo quanto a obrigatoriedade das disciplinas. Português e matemática sempre serão fundamentais na educação, elas são absolutamente essenciais até mesmo para pensar, não dá para ignorá-las, elas são importantes até para o entendimento de qualquer outra disciplina, inclusive aquelas da "sua escolha". Quase tão importante estão as outras, História, Geografia, Química... Você pode até achar que nunca vai usar elas na prática, e não vai mesmo, mas elas foram fundamentais para que você compreendesse muitas situações que você viveu e poderá viver. Você se pergunta, onde irei usar trigonometria na vida? Mas para aprender trigonometria, você precisou como pré-requisito geometria e equações. Já para equações, você precisou de álgebra e tabuada, ou seja, é cumulativo, quem aprendeu trigonometria, jamais esquecerá a base matemática, que acredite ou não, usamos o tempo todo inclusive para não sermos passado para trás... Se você estudar bem português, saberá se expressar muito melhor, escrever de forma mais legível e será melhor compreendido, realmente acha que isso não tem importância?

cara ,por mais que paressa contraditorio , eu concordo com boa do que vc escreveu ai ,eu inclusive ali expressei essa ideia. "existem poucas materias obrigatorias (por exemplo seniors do ensino medio , voce é obrigado a pegar calculo IV) mas que realmente são excenciais ." mas é qnem economia , todo economista concorda que o estado tem que por o nariz no mercado , mas nenhum concorda com o outro em relação ao qual é a medida certa (seja liberal ,seja autoritario).

eu não acho que justifique dizer que equação de primeiro grau é util pra alguem que não tenha empatia com matematica ,porque no futuro vão piorar a coisa e ensinar logaritimo pra ele. é uma imposição , não faz parte da vida que ele leva em livre escolhar , só é nescessario saber o primeiro porque é obrigatorio o segundo,pela mesma razão que o primeiro é obrigatorio.

eu acho ,que é muito complicado dizer que a essência dos seres humanos é tal ou tal.Mas isso ai , sua opinião , interessante e coesa, valeu a pena ler.


ja sobre "Veja um cara que escolheu ser funcionário do MacDonald's (existe alguém assim?), ele dispensou o português, história, só viu matemática até a 4 série e coloque numa roda de conversa numa festa social, ele entrará mudo e sairá calado. Ou seja, precisamos ter sim um conhecimento comum, algumas matérias devem ser obrigatórias, o que deve mudar é o sistema a forma como são ministradas."

é claro que o mundo não é verdadeiramente meritocratico, oque não significa que não tenhamos uma parcela de culpa pelos nossos demeritos ,independente de sorte.

ps: saquei a indireta , sei que meu portugues é uma merda , mas entrei em direito em uma exelente universidade por vestibulinho , e no word ,na hora de digitar uma coisa séria mesmo ,eu me garanto digitar direito , sou feliz desse jeito :D

abc ,boa contribuição ao tema!
obrigado por ter saco de ter lido!

Scrutinizer
Veterano
# nov/12 · Editado por: Scrutinizer
· votar


Musica Clássica --- diferente --- Musica Erudita
Musica Clássica --- um período --- do Erudito

Isso ao meu ver é a primeira grande confusão, Erudito nao é obrigatoriamente Clássico


Isso o que você disse é a primeira grande confusão de quem geralmente acabou de aprender o que é música erudita.
Preciosismo desnecessário, em inglês mesmo todo mundo diz "classical music", e quando querem diferenciar usam "classicism" para indicar o período.

Maestron
Veterano
# nov/12
· votar


rhoadsvsvai

eu não acho que justifique dizer que equação de primeiro grau é util pra alguem que não tenha empatia com matematica ,porque no futuro vão piorar a coisa e ensinar logaritimo pra ele. é uma imposição , não faz parte da vida que ele leva em livre escolhar , só é nescessario saber o primeiro porque é obrigatorio o segundo,pela mesma razão que o primeiro é obrigatorio.


Amigo, eu detestava esse assunto, logaritmo, mas para aprender logaritmo, você tem que ter uma bagagem, estudando logaritmo, você está firmando ainda mais seus conhecimentos de equações e sentenças matemáticas, que é básico, ou seja, se você aprender logaritmo na escola, com certeza vai esquecer logaritmo, como eu já esqueci, mas lembrará muito mais fácil de equações e álgebra que são a base de qualquer operação matemática. E lhe digo mais, hoje em dia eu lamento não ter dado mais atenção para logaritmo, comprei um livro de acústica para ajeitar o meu estúdio e não entendi buiufas dos cálculos, se tivesse dado mais atenção a essa matéria...


ps: saquei a indireta , sei que meu portugues é uma merda , mas entrei em direito em uma exelente universidade por vestibulinho , e no word ,na hora de digitar uma coisa séria mesmo ,eu me garanto digitar direito , sou feliz desse jeito :D

Ah sim, as vezes eu cometo uns erros absurdos, as vezes fico até envergonhado, mas depois penso que o que importa mais do que tudo é passar a minha idéia, passar exatamente o que eu penso, e pelo que você me respondeu vi que escrevi minhas idéias coerentemente, assim como você escreveu as suas. Parabéns pela universidade e sucesso!

Lelo Mig
Membro
# nov/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


rhoadsvsvai


Matou à pau "moleke" (com tudo de bom que o "adjetivo" moleque trás em seu cerne).

Você é especial garoto, já te disse isso...Puxa, 19 anos!! Tem gente, a grande maioria, que nasceu para seguir regras, outros, como você, para fazê-las.

Continuo apostando minhas fichas em ti.

alv2707
Veterano
# nov/12
· votar


rhoadsvsvai
Quanto a obrigatoriedade do ensino de certas matérias eu também já pensei igual a você. Mas você tem que levar em conta que a maioria dos meninos em idade escolar não tem idade, maturidade ou conhecimento suficiente pra escolher o melhor caminho. As pessoas mudam o tempo todo, os gostos, as ideias e em uma pessoa jovem essas mudanças ocorrem com mais velocidade e frequência. Acho meio imprudente deixar um adolescente escolher não fazer determinadas disciplinas.


O cara com 14 anos queria ser historiador, então ele não fez matématica, fisica nem quimica. Ai quando ele envelheceu ele viu que gostava mais de engenharia, sacou o drama?
Agora se você obriga ele a cursar todas essas matérias ele teria base pra fazer o que quisesse quando tivesse mais maturidade.

Conhecimento é um só todas as matérias estão ligadas entre si, essa separação em matérias diferentes é só pra facilitar a aprendizagem. Antigamente nem tinha isso, os grandes nomes do passado eram de tudo um pouco.

"pintor, músico, matemático, astrônomo, inventor, físico, escritor, filosofo"
Você provavelmente já deve ter visto uma descrição assim pra algum desses caras. kkkkkkkkkkkkkkkk


Na minha opinião: Melhor o aluno reclamar de ter sido obrigado a cursar certas matérias do que se lamentar por ter feitos escolha erradas.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Qual a sua opinião sobre a música erudita?