Juno Di - Pequeno segredo ?!?!

    Autor Mensagem
    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12


    Pessoal, alguém pode dar uma olhada nesse vídeo e dizer do que se trata ?

    https://www.youtube.com/watch?v=rPmOaaWYWXg

    Não entendi nada do que ele falou !

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Ele diz no finalizinho que o Juno Di tem 4 osciladores e que não sabe porque a Roland não comenta isso

    Como ele chegou a essa conclusão, ele mostra os timbres montados que tem a inclusão de layers variando de acordo com a velocity e a região, tipo lá em cima no agudo é um layer, no meio outra e no grave outra, o,segundo exemplo ficou bem claro que se tratava de um timbre com 4 sons distintos

    Ou no orquestral, que na primeira oitava acrescenta um tímpano, isso pode ser bem explorado no after touch ( em outros modelos ) no Di a Roland colocou as amostras já gravadas, por isso ela nao comenta de 4 osciladores

    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Ok, agora que vc explicou ficou mais fácil. Valeu mestre Edson !

    É que eu nunca tinha ouvido a pronuncia da palavra "oscilator" (principalmente "oscilaror"). Agora, ACHO que, peguei no início ele já fala (é o que consigo entender):

    "The Di shares a lot in common to Juno G and Juno stage, what I mean about that is that: That Di patch mode is really four oscilators in patch mode. And I dont know why Roland didnt advertise this"

    Mas apesar de ter fica claro, eu não entendo muito a respeito do assunto. Eu estou procurando, e não encontro, um professor de teclado que também entenda dessa parte eletrônica e de softwares. Assim que encontrar eu começo as aulas.

    Mas Edson, eu estou tomando uma surra de lance de tanta opção e novidade. E vou continuar apanhando por um bom tempo. Tenho que praticar os dedos, escalas, acordes, leitura de partituras, leitura teórica e TENTAR no meio disso tudo aprender a tocar alguma música pra não desanimar. Essa parte complexa do aparelho eu vou deixar pra depois, ainda nem instalei os softwares :)

    Obrigado por ajudar mais uma vez.

    abraços.

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    vadimVladimir
    Cara a música ainda é a parte essencial, exatamente pela motivação, divida seu tempo 50% para tirar musicas, afinal a diversão de tocar é o principal e o cara motivado toca melhor

    Os outros 50% divide entre teoria, técnica e equipamento, o Di é sussa, não vai ter grandes dificuldades

    Bons estudos

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    eu não sou bom em inglês então não entendi patavina do que o cara disse, mas achando o que o cara quis dizer e somando o que já foi falado aqui...

    eu não conheço o juno Di e sua forma de edição então vou comentar dois exemplos que tenho aqui

    mas pra ser considerado que ele tem 4 osciladores cada região que ele mostra no video terá que ter um LFO, VCF e VCA para cada parte do timbre, um para o tímpano, outro para a flauta e outros 2 para os strings...
    então eu poderia editar o filtro do timpano, sua entrada e caida, mudar a wave do timpano e colocar um carrilhão, alterar a partir de onde o timbre vai sumindo ..... e manter o resto do timbre
    no Di como nunca mexi não sei como é mas comparando com outro roland meu D-20 é assim

    o que seria diferente de eu ter um waveform ou multisound (korg) que já vem com essas divisões
    meu 01/w é assim, eu tenho lá no prog um timbre onde tem carrilhão até um certo ponto, timpanos em outro e pratos em outros.... mas não é um combi é um prog criado assim se eu for na edição do ADSR e deixar o attack mais lento, timpano, carrilhão e pratos todos ficam mais lentos

    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Fernando, o cara falou em inglês, vc em russo ! :)

    Obrigado por participar, mas não entendo uma vírgula do que vc diz.

    abraços.

    waltercruz
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    vadimVladimir

    Tem um tópico aqui que tem uma apostila de síntese subtrativa do véio Casper, dá uma olhada e baixa ela, acho que vc vai sanar bastante dúvidas com relação a síntese.

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    fernando tecladista
    É, na minha opinião o cara viajou, ele considera por ter 4 layers aquele segundo timbre, sendo 4 osciladores

    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Walter, obrigado pela indicação, eu entrei no blog synthway e me perdi de tanta informação, é coisa demais que preciso ler !!! Mas ele tem uns vídeos sobre Fundamentos da programação de sintetizadores que é exatamente o que eu gostaria de saber, fantástico. Valeu mesmo pela dica.

    Mestre Edson, agora percebi que preciso de mais tempo... kkkkk
    Essa parte de sintetização é muito interessante, mais coisa pra entrar na lista dos estudos.

    abraços e obrigado a todos.

    adao chagas
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    O Juno Di trabalha com até 16 layers. Cada layer pode ter 4 osciladores, 8 formas de onda diferentes, 4 filtros, 4 amplificadores, 8 LFos. Os 4 osciladores podem ser agrupados em 90 formas diferentes. Quais outros sintetizadores da sua categoria conseguem fazer isso?

    vadimVladimir
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Passei neste tópico pra mostrar uma coisa interessante. Estou aproveitando o "nadismo" de fim de ano e estudando um pouco sobre sintetizadores.

    Uma das grandes reclamações que vejo a respeito do Juno Di é a falta de botões para controlar de forma mais fácil os patches, pois ficou quase tudo no software editor.

    Eu tirei uma screenshot do rack de alteração de no modo patch só por curiosidade.

    Olha isso !!! Já pensou se o painel de edição do Juno Di fosse um rack ?!?!

    Juno Di Editor Rack !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Juno Di - Pequeno segredo ?!?!