Teclado fixo para uso em estúdio (ensaio)

    Autor Mensagem
    flauius
    Veterano
    # set/12


    Pessoal,
    tenho um pequeno estúdio e, para oferecer mais comodidade a quem vier ensaiar, queria disponibilizar um teclado para os tecladistas não precisarem carregar os instrumentos. Por exemplo, para quem sai direto do trabalho ou mesmo não quer correr risco com seu próprio instrumento, assim como faço com guitarra, baixo e violão.

    O caso é que não entendo absolutamente nada de teclas e gostaria da opinião de vocês para escolher um modelo bacana, de 2000 reais, na média.

    É interessante que tenha recursos razoáveis e que vá servir à vários músicos e estilos. Também seria bom que fosse fácil de mexer para ninguém reclamar.

    Tentei na busca, e não achei nada nesse sentido. Ao procurar por teclados intermediários, fiquei mais perdido ainda. Não consigo definir as prioridades na hora da escolha/procura.

    Conto com apoio da galera... Obrigado.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    flauius
    Korg PS60, Roland Juno Di, Korg X50, Yamaha MM6, CasioXw-P1

    Todos synths, fáceis de mexer, com muitos e muitos timbres que certamente agradará a todos os estilos

    flauius
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Opa, obrigado, Edson Caetano.

    Anotarei as sugestões e vou buscar.
    É uma iniciativa bacana, certo? Como tecladista, gostaria de encontrar algo do tipo em um estúdio quando tiver de ir ensaiar?

    Olhando brevemente, observei que os preços novos x usados são praticamente os mesmos. às vezes, até mais caro. Mercado estranho.
    Alguma recomendação em especial para observar no caso de usados? O que perguntar ao vendedor? O que observar para saber se está em bom estado além da conservação?
    É que tenho meia dúzia de contrabaixos anunciados, se aparecer alguma troca, vai ser mais interessante que tirar grana do bolso.

    Mais uma vez, obrigado.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    flauius
    Eu particularmente gostaria de ter a facilidade que você pretende no Studio, as vezes para ensaiar 2 horas levo muitas outras para desmontar e montar todo o set, e isso mais de uma vez por semana

    Outra coisa, sao bandas que nao tem tecladista, certamente teriam um incentivo de colocar o instrumento dentro da pauta

    Porém Hehe
    Tecladista é mala, quer tecladão, as vezes um usado mais top seria melhor jogada mesmo, mas aí depende da oportunidade que aparecer

    Agora saber se um teclado está bom mesmo, só com outra pessoa que entenda, é um eletrônico, díficil afirmar sem saber mexer em opções avamçadas do key para determinar se estão funcionando, entao peça fotos do estado geral, físico mesmo, para ver arranhões, ferrugem, manchas, quebradiços, estas coisas

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Edson Caetano
    Tecladista é mala
    concordo

    quer tecladão
    também concordo

    as vezes um usado mais top seria melhor jogada mesmo, mas aí depende da oportunidade que aparecer
    eu sou desencanado com isso, se tiver algum interessante no local que eu vou ensaiar já me viro com o que tem só pra não ter que ensaiar, já ensaiei um bom tempo em um roland E-35 e estava feliz

    -----------------------------------------------------
    o problema de partir para "tecladão" é que vai ter trocentos timbres e configurações e isso pode deixar o cara perdido e ele preferir levar o dele
    outro fato é se partir para tecla pesada, também nem é todo mundo que gosta

    no final sempre vai ter um pra falar "porque não comprou o modelo XX"


    Korg PS60, Roland Juno Di, Korg X50, Yamaha MM6, CasioXw-P1
    eu gostei dessa lista

    flauius
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Outra coisa, sao bandas que nao tem tecladista, certamente teriam um incentivo de colocar o instrumento dentro da pauta
    Realmente, nem havia pensado nisso. Com o instrumento à disposição, pode animar a quem não tem teclado experimentar um pouco mais.

    Porém Hehe
    Tecladista é mala, quer tecladão, as vezes um usado mais top seria melhor jogada mesmo, mas aí depende da oportunidade que aparecer

    Isso é coisa só de tecladista não. Tenho uma meia dúzia de baixos meus e deixo o pessoal tocar em baixos médios, mas bacanas, para ensaiar. Mas quando olham e vêem toda a coleção, querem mesmo é o Music Man ou os Fenders... Quando vendi uma Strato e deixe a Ibanez para o pessoal, reclamaram também... Mas enfim... é o normal.

    as vezes um usado mais top seria melhor jogada mesmo, mas aí depende da oportunidade que aparecer
    Vamos lá, sem querer abusar da boa vontade. Quais seriam os usados nessa faixa de preço 2000 (até 2500), sem cair no problema da confusão dos recursos extras?

    no final sempre vai ter um pra falar "porque não comprou o modelo XX"
    É... queria evitar ao máximo esse tipo de coisa, por isso a ajuda de vocês, Edson Caetano e fernando tecladista, está sendo ótima. Sei que vai acontecer, inevitavelmente... mas... fazer o que?

    Aproveitando: existe ainda algum acessório extra indispensável?

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Aproveitando: existe ainda algum acessório extra indispensável?
    pedal de sustain

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    flauius
    Pedal de Sustain, mais do que indispensável

    E se parar para pensar, modelos acima dos que eu citei já são todos mais complicados, usados precisa de mais mão de obra... Acho que nem vai compensar mesmo, encara nestes synths acima, tudo mais ou menos no mesmo nível, que vai ficar tranquilo seja qual for o modelo

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/12
    · votar


    flauius

    no final sempre vai ter um pra falar "porque não comprou o modelo XX"

    É... queria evitar ao máximo esse tipo de coisa, por isso a ajuda de vocês

    já foi comentado mas eu acho que será muito difícil (para não dizer impossível) agradar gregos e troianos, principalmente qdo o som não "casar" com a espectativa da banda ... isso sem falar nos malas sem alça que tem por aí ... mas eu acho a iniciativa ótima! :)
    Boa sorte.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    flauius
    acho uma ótima iniciativa, e se o cara não gostar do teclado que você tiver pra ele, ele que leve o dele... carregue tudo e perca tempo montando...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/12
    · votar


    flauius

    Aproveitando: existe ainda algum acessório extra indispensável?
    passou batido ... mas três coisas são essenciais ... e a quarta de bom grado.
    1.estante de teclado e partitura (caso vc não tenha);
    2.pedal de sustain como o sugerido pelo fernando tecladista;
    3.cabo de força e adaptador de tomada para os dois padrões de tomada(antigos de 2 pinos chatos e 3 pinos tipo PC);
    4.banquinho ou puff ( eu saio tão mais disposto qdo ensaio descansando as pernas! hehe);

    Ontem pela segunda vez eu passei um perreio por causa de cabo, pois foram retirados os adaptadores da sala onde ensaimos eu a minha banda e o cabo do meu TX é do padrão antigo ainda .. e a primeira vez eu esqueci o danado do cabo de força em casa, se o cara do estúdio não fosse muito camarada em desligar um pc para emprestar-me o cabo de força não teria acontecido ensaio.
    Agora tenho esse "kit" em meu set, um cabo no padrão novo de tomada e um adaptador para o padrão antigo.

    fernandodi
    Veterano
    # set/12
    · votar


    O black ta certo... e adaptador de tomada as vezes enche o saco...

    macaco veio
    Veterano
    # set/12
    · votar


    flauius
    põe la um piano casio privia barato ou talvez um korg, teclados em geral tem que programar, cada musico gosta de um ou de outro, dentro de 3 anos não serve mais, etc.
    Ja um piano é pau pra toda obra e não fica tão fora de moda cedo, alem do mais esses pianos eletricos tem orgão e strings e alguns ate uns sons a mais, ja pre setado so apertar um botão.

    pirovani_es
    Veterano
    # set/12
    · votar


    flauius
    Gostei da iniciativa tbm! Acho q esses modelos citados são legais pra ensaio tbm (apesar d não ter tocado em todos, conheço os recursos e sonoridades). Acho q pra agradar gregos e troianos talvez seja interessante fugir de teclas MUITO leves e de teclas pesadas...
    Vou adicionar um teclado à lista, porém acho q está um pouco mais caro: Kurzweil SP4-7 (SP76II). Tem timbres pra todos os gostos e o cara não precisa parar pra fuçar muito pra encontrar algo "razoável" pra ensaio.

    Boa compra pr'ocê!

    fernandodi
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Kurzweil SP4-7 tem teclas semi pesadas, "agrada" quem quer teclas de piano e deve satisfazer quem quer teclas leves(o povo tem q deixar de ser tão exigente).
    Ele tem 128 timbres preset de qualidade, melhor que um P95 q tem só 10 timbres... O Sp76II (o mesmo Kurzweil SP4-7) é mais caro mas deve ser o suficiente.

    flauius
    Veterano
    # set/12
    · votar


    _BLACKMORE_
    Estas coisas são até tranquilas. Estante, assento e adaptadores têm aqui. Na verdade, até cabo e afinador eu costumo deixar à disposição. Se bem que cabo é falta de vergonha do músico, mas enfim... acontece de esquecer.

    macaco veio
    Ja um piano é pau pra toda obra e não fica tão fora de moda cedo, alem do mais esses pianos eletricos tem orgão e strings e alguns ate uns sons a mais, ja pre setado so apertar um botão.

    Pois é, uma vez me ofereceram um numa troca, mas fiquei com o pé atrás por conta da versatilidade. Se me aparece uma banda de prog, eles teriam sintetizadores nesses pianos eletrônicos?

    pirovani_es
    Kurzweil SP4-7 (SP76II)
    Foi para lista, obrigado. Ficarei de olho se aparece um desse também.

    Deco_ufrj
    acho uma ótima iniciativa, e se o cara não gostar do teclado que você tiver pra ele, ele que leve o dele... carregue tudo e perca tempo montando...

    É por aí...

    Vou abusar das perguntas: No caso de programação de timbres. Alguém que frequenta bastante o estúdio consegue deixar seus timbres pré gravados?
    Quantas possibilidades de gravações existem em um teclado deste?

    Obrigado mesmo...

    pernalonga_uftm
    Veterano
    # set/12
    · votar


    flauius
    Eu posso dar uma outra sugestão? Talvez fiquem um tico fora do orçamento, porém os mid-levels já permitem um poder de fogo maior, e esses tem mais chances de agradar mais o público e tem a opção da pessoa salvar a programação em pendrive e claro... ae se a pessoa ensaiar com frequencia e fizer gravações já vai ter tudo ali no pendrive.
    Que lê pendrive, acho que o Juno-Gi, e o MOx... e faz uma dobradinha, um P95 que não é muito caro e um mid-level... vai agradar gregos e troianos num geral. Porque quem quer teclas pesadas, vai ter as teclas pesadas, e quem precisar do synth vai ter o synth... e mais, com um equipamento assim, faz sentido cobrar mais!

    macaco veio
    Veterano
    # set/12
    · votar


    flauius
    p95 ou privia (mesmo um 330 que tem mais alguns sons) vai ficar devendo em synts se aparecer uma banda que use muito. O mais versatil dessa lista ai seria SP4-7 mesmo eu acho, mas ai depende do quanto que voce pode ou quer gastar. É o problema, se for so algo barato pro pessoal ensaiar eu colocaria um Privia CDP100 (nego ia torcer o nariz) ao inves de um sintetizador barato tipo alguns da lista acima (alguns iriam torcer o nariz tambem!). Se for pra ninguem botar defeito iria de SP4-7 pelo menos.

    silvG8
    Veterano
    # set/12 · Editado por: silvG8
    · votar


    Eu honestamente acredito que um Juno-Di é mais que suficiente. É um teclado portátil e que possui a possibilidade de controlar software no computador. Além disso, acredito que no valor seja a melhor compra.

    Se eu fosse a qualquer estúdio que tivesse um Di estaria mais que satisfeito... acho que todos os pianos digitais devem muito em termos de sons sintetizados e pra muitas bandas seria inviável, escravizando o tecladista a levar seus próprios equipamentos.

    pirovani_es
    Veterano
    # set/12
    · votar


    E outra, Juno-Di tu encontra em sites por aí com acessórios inclusos (fonte, pedal, bag e estante). Eu realmente acho uma boa opção. Acho q se o cara quer coisa "BOA" mesmo tem q levar o próprio instrumento, pq ele tecnicamente tem q estar acostumado a ele. Até boto fé q com um instrumento melhor possa ser cobrado mais caro, mas dependendo isso pode não valer a pena pra vc aí, a depender do "perfil" da galera q mais frequenta o teu estudio.
    Eu às vezes só fico meio bolado com teclas muuuito leves, pq pra quem tem pegada mais pesada, sei la, talvez possa detonar o teclado aí HUAhah. (Sobre isso acho q o pessoal do forum pode opinar melhor)

    flauius
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Obrigado mesmo. Estou pesquisando e vendo o que há aqui.

    Volto para contar qual a escolha final e o que o pessoal achou quando por a idéia em prática.

    Por ora, estou pendendo pelo SP76II/SP4-7 ou Juno Di.
    Os pianos digitais, achei que se ganha muito na praticidade, mas se perde nos timbres. Eu mesmo, adoraria entrar numa jam de prog aqui e faria falta, para tocar qualquer coisa no estilo ELP, por exemplo.

    Agradeço muito a todos.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # set/12
    · votar


    já pensou num Arturia ou no Komplete?

    flauius
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Pessoal, mais uma vez, vou solicitar a opinião de vocês...

    O Yamaha MO8 é uma boa pedida?
    Parece bem mais caro do que estava disposto a gastar, porém, como é um cenário de troca onde não vou desembolsar nada, pareceu interessante.

    Sairia por aproximadamente 3.500 reais. Média de preço mesmo, pelo que vi anunciado.

    Vai agradar? É um teclado com bons recursos e, ao mesmo tempo, fácil para mexer por qualquer um que chegar ao estúdio.

    Obrigado...

    pirovani_es
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Cara, é sim um bom teclado!!! Pra quem vai ensaiar, acho q a pessoa não vai ter do q reclamar ;) Se vc está disposto a fazer essa troca... é um teclado bacana pra deixar em estúdio.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Se tem como pagar pelo MO8, vai de MO8.

    Mas eu iria satisfeito para um estudio ensaiar se encontrasse lá um MM6/Juno-Di ou mesmo o SP4-7 (SP76-II). Este último é um instrumento versátil, com boas teclas e um conjunto de sons que encaram a maioria dos setlists. Lembrando sempre que o cara vai lá pra ensaiar, ou seja: sentar no banquinho do teclado, ligar e tocar, não pra configurar os patches de um teclado que nem é dele.

    Ou seja: voto num rompler com boas teclas.

    Além do mais, se o tecladista da banda quiser algo melhor, ele que leve o próprio teclado. Lembre-se: você está dando uma facilidade para os tecladistas das bandas, não um teclado pra cada um deles.

    guibarcelos
    Veterano
    # set/12 · Editado por: guibarcelos
    · votar


    Jonathas Lacerda
    concordo em número e grau...

    quem sentir falta de algo...que leve o seu!
    você já está de boa vontade disponibilizando um teclado pra facilitar a vida dos tecladistas..não se preocupe demais com isso...acho que um entry level...juno di,PS60,MM6 já estaria de bom tamanho..é apenas um ensaio...

    mas se há possibilidade do MO8 sem se apertar ... vai tranquilo tmb.

    flauius
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Só para atualizar, fechei com o MO8 mesmo. Não entendo muito, mas achei um baita teclado pelo que fucei pelo manual e recursos.

    Quando fui concretizar a troca, o rapaz lá tinha um Juno G, a principio, até achava mais interessante 1- por atender, 2- por ser menor e 3- parecer ser mais simples para mexer.

    No entanto, depois de ligar os dois, não tive dúvidas em escolher o Yamaha. Incrível como a sonoridade pareceu muito superior. Achei muito mais agradável de escutar. Não sei se é pessoal mas diria que os timbres são bem superiores para teclados que nem diferem tanto em valores assim. Sei que o ouvido pesou na escolha.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/12
    · votar


    flauius

    parabéns pela compra!
    desejo-lhe muita sorte e sucesso no estúdio! :)
    é um diferencial gigante de teu estúdio!

    abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado fixo para uso em estúdio (ensaio)