Ajuda para ganho no Juno Di?

    Autor Mensagem
    Beto91
    Veterano
    # set/12


    Olá pessoal, andei olhando no fórum e não vi nenhuma duvida relacionada com a minha, então estou postando aqui. Eu comprei um Roland Juno Di para tocar na igreja, a qual possui um PSR-233 da Yamaha, que fica muito fraco no quesito timbres especialmente no momento de acompanhamento quando se junta com contra-baixo, 2 violões, guitarra e as vezes flauta doce, porém ele consegue acompanhar. Quando levei e toquei com o Juno Di fiquei surpreso, pois o som dele desaparecia com os outros instrumentos, não tinha ganho nenhum, percebi então que o problema pode estar no sustain. A minha duvida é a seguinte: Eu não uso pedal de sustain, uso apenas o efeito release dele, que acredito que faz a mesma coisa, pergunta: estaria ai o problema? Eu deveria usar pedal, faria diferença? Ou é algo que eu não estou entendo que alguém possa me ajudar, as vezes combinações de timbres, ou até mesmo na sensibilidade do teclado, visto que o PSR não tem sensibilidade. Pessoal peço ajuda, pois o PSR-233 ta melhor neste momento que o Juno Di la na igreja, acreditem se quiser. Desculpem ai a minha falta de conhecimento em algumas coisas. Abraços.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Beto91
    Sustain é sustain, Release é Release, são coisas distintas

    O Release é um envelope que vai agir no final do som, pode ser curto como em instrumentos de sopro, ou longo como em um Pad, o sustain sustenta a nota dependendo do timbre indefinidamente

    Deveria não, deve usar um pedal, vai estar na função correta, vai ter a mao liberada para outras tarefas, custa pouco, não tem motivo de não ter um pedal de sustain

    Por ser um teclado sensitivo, precisa colocar mais pressão nas teclas para o volume aumentar, é algo que você vai precisar se acostumar a dosar, não tão fraco e não tão forte, faz parte da dinamica e influencia sim no volume final

    Beto91
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Edson muito grato por sua resposta voce me ajudou a tirar essa duvida, estava com medo de comprar o pedal em vão sem saber se resolveria meu problema, mas agora tenho certeza de que irá. É verdade isso que disse a respeito da sensibilidade, na verdade o que noto é que teclados não sensiveis são totalmente diferentes dos teclados sensiveis (no modo de tocar) terei de me acostumar. A propósito vou comprar o pedal DP 2 da Roland me pareceu mais apropriado para o juno di. Um grande abraço.

    Betobk
    Veterano
    # set/12
    · votar


    http://www.4shared.com/rar/Ckqzqfca/PATCHES.html

    Meu Irmão,
    baixe pro seu PC esses timbres do Adão Chagas,
    e salve no seu Juno Di...vai ver uma diferença enorme.
    O Di é um ótimo teclado, mais tem que editar,
    Falei o mesmo que você...meu PSR 550 falava mais.
    Aí ...comprei um pedal...criei algumas coisas...baixei tudo que achei do Adão.
    E o tecladinho virou outro...O Adão é fera ...vai na fé...e fica na Paz..

    Beto91
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Betobk fiquei muito entusiasmado com sua ajuda, estou baixando e não vejo a hora de passar para o Juno Di, eu volto para postar como ficou, um forte abraço. E a paz do Senhor.

    fernandodi
    Veterano
    # set/12
    · votar


    No forum do Di tem um outro pacote de timbres q tem um violino muito bom! me apaixonei por aquele violino.

    Berg Varela
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Beto91

    Eu não tenho um JUNO Di,e nunca toquei em um,mas vou tentar lhe ajudar com a minha experiencia.

    Existe a Função de TOUCH:LIGHT/MEDIUM/HEAVY

    Coloque no MEDIUM ou HEAVY,vc vai achar os pianos abafados,mas é uma característica de um piano de verdade.
    No Piano de verdade,se vc tocar na dinâmica em (p)piano,ele também vai soar abafado,até abrir os agudos e harmônicos na dinâmica (fff))muito fortíssimo.

    O Problema esta ai,pois a maioria que tem estes teclados D,Di,G,Gi,XA,X e F-G,muda o TOUCH para LIGHT para tirar esse abafado do Piano.

    Ai a banda cresce a pegada no refrão e vc senta o dedo mais os outros instrumentos cobre o JUNO-Di,pois o mesmo já tem um sistema de teclas simples e a sensibilidade ruim e esta no TOUCH-LIGHT e a VELOCITY direto no 127,ai vc pode até quebrar as tecla que não vai aumentar o volume.

    Ai vc aumenta o volume,mas o cubo não aguenta a pressão e ai vira zuada e vc diz que o teclado é ruim e ai outro fala,outro fala,e ai fica a fama que todo ROLAND some no meio da banda.

    Toque em um piano de verdade e veja como a sensibilidade e a dinâmica é importante,na escala de (ppp) molto-pianissimo a (fff) molto-fortissimo,veja dentro de sua própria banda através do guitarrista,baixista,baterista,quanto mais força eles tocam,mais alto fica o volume do instrumentos.

    Essa mesma escala de sensibilidade vc tem que ter em seu JUNO-Di e vc só vai conseguir mudando o TOUCH para MEDIUM ou HEAVY.

    Vc sem querer estar ajudando a criar essas más famas com os Rolands aqui,que acho totalmente injusta,tem neguinho que toca em KORG com o piano bem agudinho e estaladinho tanto na dinâmica (pp)pianíssimo e (ff)fortíssimo e acha o máximo,mas um piano de verdade não é assim.

    fernandodi
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Berg, vou tentar mudar isso depois...

    Beto91
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Oi Fernandodi.
    Na verdade eu comprei o Roland por ser o que há de melhor no mercado, as declarações sobre esta marca já dizem isso, no entanto devido a minha falta de experiência com teclados em geral e especialmente sintetizadores senti essa grande diferença que escrevi no inicio. Estou tentando de tudo, coloquei os patchs que o Betobk me passou, no entanto não da para dizer, pois ainda não toquei em acompanhamento, na verdade preciso primeiro do pedal sustain, acredito que o maior problema meu esteja ai. Mas essa sua dica foi algo de muita valia e assim que eu chegar em casa irei mudar o Touch para Medium ou Heavy como me aconselhou, fico muito grato pela sua ajuda e peço que continuem dando sugestões, eu volto para postar os resultados. Abraços.

    Berg Varela
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Beto91
    Muda TOUCH e edita o piano com CUTOFF e RESONÂNCIA pra deixar ele mais agudo ou coloca um EQ como FX ou ENHANCER como FX..

    Beto91
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Não consegui achar onde mudo o touch, você poderia me ajudar. Agradeço.

    WillAkumA
    Veterano
    # set/12
    · votar


    menu-> velo sens e velo curve

    fernandodi
    Veterano
    # set/12
    · votar


    O teclado ta na igreja pq essa semana e culto todo dia... quando tiver tempo com ele eu mudo isso ai..

    Beto91
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Beleza Fernando conto com sua ajuda. Vou tentar mexer de novo, mas acho que não vou conseguir. Abraços.

    fernandodi
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Beto
    As ideias foram do berg nao minhas..

    Berg, acho q vc confundiu ou no di é ao contrario, testei retestei e tenho certeza q qando ta heavy a sensibilidade fica mais fraca,necessitando mais força pra sair mais som... ja no caso do da light sai mais som sem precisar de muita força. E o Di tem um configuraçao dw velocity chamada real.
    vou deixa como estava, velocity real e velo curve medium

    Berg Varela
    Veterano
    # set/12
    · votar


    testei retestei e tenho certeza q qando ta heavy a sensibilidade fica mais fraca,necessitando mais força pra sair mais som... ja no caso do da light sai mais som sem precisar de muita força

    É isso mesmo,não sei porque vc não entendeu o meu post,mas vc mesmo resumiu o post.

    Eu não estou te falando nada para editar o piano pra ficar melhor ou mais agudo ou mais estalado.

    Só to falando de com vc pode melhorar a sensibilidade das teclas.
    Coloque no MEDIUM ou HEAVY e toque bem maneiro sem colocar muita força e coloque o retorno com uma boa pressão,quando a banda entrar no refrão e a pegada aumenta,só basta vc por mais forca nas teclas para o volume aumenta.

    Mas realmente o sistema de teclas do JUNO Di,Gi e G são muito ruim,foi uns dos principais motivos para eu vender,porque 60% dos timbres que eu são piano e com muita sensibilidde .

    Berg Varela
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Berg Varela
    · votar


    post repetido

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Berg Varela
    Mas aí é sacanagem Hehe, os Junos não foram feitos para tocar piano, são teclas leves de synth..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para ganho no Juno Di?