Alguem sabe algum site de partituras?

    Autor Mensagem
    SgtPeppers
    Veterano
    # jan/04


    Gostaria de saber se alguem sabe algum site de partituras de teclado e como lê-las, apesar de naum ser tecladista tenhu um em casa e as vezes tento alguma coisa...obrigado

    LeandroDoria
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Bem, com a minha pouca experiência em leitura de partitura, tentarei explicá-lo.
    A partitura de teclado (ou piano) é composta por 2 pautas. A pauta de cima está na clave de sol. O dó começa abaixo da primeira linha (conta-se de baixo p/ cima). Este dó é representado por uma bolinha com um tracinho cortando-a ao meio. Nessa pauta, são lidas as notas que serão tocadas com a mão direita.
    A pauta de baixo está na clave de fá. Nessa clave, aquela bolinha cortada q eu expliquei anteriormente na clave de sol, no caso da clave de fá, esta bolinha cortada representa o mi. Nessa pauta, são lidas as notas que serão tocadas com a mão esquerda.

    Que maisss...hummm, xovê... ah, sim!!

    Os valores das notas.

    Semibreve - uma bolinha branca sem aquele traço vertical. É só a bolinha. Esta nota vale 4 tempos.

    Mínima - bolinha branca com o tracinho vertical. A partir dessa, todas levam esse tracinho. Esta nota vale a metade da semibreve: 2 tempos.

    Semínima - bolinha preta c/ o tracinho. Vale 1 tempo.

    Colcheia - Exatamente como a semínima, só que com uma espécie de... cabelo! Essa contém 1 só cabelo, vale 1/2 tempo, metade da semínima.

    Semicolcheia - Essa tem 2 cabelos e vale 1/4 de tempo, metade da colcheia.

    Fusa - 3 cabelos. vale metade da semicolcheia, 1/8 de tempo.

    Semifusa - 4 cabelos. vale metade da fusa, 1/16 de tempo.

    Tem tb as pausas, mas é mais complicado explicar sem ilustrações.

    Na hora de tocar:

    Aquele dó q eu disse lá em cima, lembra? As outras notas é só vc ir seguindo a ordem. bolinha em baixo da primeira linha com tracinho cortando ela ao meio é dó (isso na clave de sol). Uma bolinha mais acima sem nada cortando-a é o ré, bolinha cortada na primeira linha é mi, bolinha no primeiro ESPAÇO (primeiro espaço entre 2 linhas) é fá, e assim sucessivamente.


    Bem, não sei se consegui ajudar muito, mas qualquer dúvida que vc tiver, não hesite em perguntar, hein! Falow!!

    SgtPeppers
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    eh..deu pra intende +/-...vlw

    LeandroDoria
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Falow!

    thifm
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Pega um programa chamado GuitarPro (faz uma busca q existem uns 10 topicos explicando como funciona, onde baixar, etc.) e entra no site www.mysongbook.com

    Abs!!

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Vo tenta explicar aqui
    pentagrama:
    linhas superiores
    --------------------------------- 5ª linha
    4º espaço
    --------------------------------- 4ª linha
    3º espaço
    --------------------------------- 3ª linha
    2º espaço
    --------------------------------- 2ª linha
    1º espaço
    --------------------------------- 1ª linha
    linhas inferiores
    As claves usadas hoje em dia são a de sol e a de fá
    O pentagrama é composto de 5 linhas e 4 espaços, onde cada espaço e cada linha representa uma nota diferente. Pode-se colocar mais linhas ou espaços dependendo da necessidade.
    Clave de Sol: o Sol está situado na 2ª linha. A partir dai vc pode concluir que o lá está no 2º espaço e assim por diante.
    Clave de Fá: o Fá se localiza na 4ª linha.
    O tempo da notas está bem explicado pelo LeandroDoria.
    Vc pode pegar meu ICQ ( 94626143 ) pra tirar mais dúvidas. Também tenho uma apostila de teclado em pdf que pode ser útil.

    Tedy
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    as teclas pretas são bemol e sustenida, o Dó Bemol é o si, o si bemol é o lá sustenido, é dificil pra explica, qualquer coisa 108437571 icq#

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguem sabe algum site de partituras?