LeandroDoria Veterano |
# jan/04
· votar
Bem, com a minha pouca experiência em leitura de partitura, tentarei explicá-lo.
A partitura de teclado (ou piano) é composta por 2 pautas. A pauta de cima está na clave de sol. O dó começa abaixo da primeira linha (conta-se de baixo p/ cima). Este dó é representado por uma bolinha com um tracinho cortando-a ao meio. Nessa pauta, são lidas as notas que serão tocadas com a mão direita.
A pauta de baixo está na clave de fá. Nessa clave, aquela bolinha cortada q eu expliquei anteriormente na clave de sol, no caso da clave de fá, esta bolinha cortada representa o mi. Nessa pauta, são lidas as notas que serão tocadas com a mão esquerda.
Que maisss...hummm, xovê... ah, sim!!
Os valores das notas.
Semibreve - uma bolinha branca sem aquele traço vertical. É só a bolinha. Esta nota vale 4 tempos.
Mínima - bolinha branca com o tracinho vertical. A partir dessa, todas levam esse tracinho. Esta nota vale a metade da semibreve: 2 tempos.
Semínima - bolinha preta c/ o tracinho. Vale 1 tempo.
Colcheia - Exatamente como a semínima, só que com uma espécie de... cabelo! Essa contém 1 só cabelo, vale 1/2 tempo, metade da semínima.
Semicolcheia - Essa tem 2 cabelos e vale 1/4 de tempo, metade da colcheia.
Fusa - 3 cabelos. vale metade da semicolcheia, 1/8 de tempo.
Semifusa - 4 cabelos. vale metade da fusa, 1/16 de tempo.
Tem tb as pausas, mas é mais complicado explicar sem ilustrações.
Na hora de tocar:
Aquele dó q eu disse lá em cima, lembra? As outras notas é só vc ir seguindo a ordem. bolinha em baixo da primeira linha com tracinho cortando ela ao meio é dó (isso na clave de sol). Uma bolinha mais acima sem nada cortando-a é o ré, bolinha cortada na primeira linha é mi, bolinha no primeiro ESPAÇO (primeiro espaço entre 2 linhas) é fá, e assim sucessivamente.
Bem, não sei se consegui ajudar muito, mas qualquer dúvida que vc tiver, não hesite em perguntar, hein! Falow!!
|