O que fazer no teclado quando ele não tiver muita participação na música?

    Autor Mensagem
    semaforo
    Veterano
    # ago/12


    Olá pessoal queria pedir uma ajuda de vocês.

    Daqui algum tempo, eu e uns amigos iremos tocar em um showzinho, tipo, bem showzinho mesmo, sem importancia xD

    Eu sou o tecladista, mas acontece que na música não tem teclado (isso mesmo XD), então eu irei tocar os instrumentos que a gente não tem, que seria o violino, flauta e de vez em quando o acordião.

    E mesmo tocando tres instrumentos no teclado, minha participação fica só na introdução, no solo e no final da música. Em outras palavras, a música tem 4 minutos, e eu vou tocar uns 30-40 segundos xD

    Então queria perguntar duas coisas.

    O que eu faço com a mão esquerda e o que eu faço enquanto eu não estiver tocando?

    Tipo, violino, flauta e acordião eu toco apenas com a mão direita no teclado, minha mão esquerda fica somente quando tenho que mudar de instrumento. O resto da música ela literalmente fica repousada no meu colo xD

    O que eu faço pra não dar aquela impressão de que "o tecladista está ali só de enfeite"?

    Obs, tenho zero de experiencia em composição >.>

    Slash_1989
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    semaforo
    poe um timbre de strings e fica fazendo os acores da musica, bem sutil mesmo. faz 8tava com a mao esquerda e quinta e tonica com a direita. Mas só se ficar legal na musica! As vezes empetecar demais acaba estragando.

    Quanto aos solos que vc nao usa a mao esquerda, deixe ela apoiada no canto do teclado, perdo daquelas "rodinhas pra mudar o pitch" (sou guitarrista, nao sei o nome tecnico disso), se couber bem, faz uns bends no acordeon!!

    abraços

    sebber
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Não sou tecladista, mas acho que dá pra fazer as bases com um harmond com volume baixo, só pra preencher o som.

    Artref
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Teclado é o instrumento com mais possibilidades sonoras que existe. Solte sua imaginação, invente, crie. Sempre dá pra colocar um som de pad, ou piano elétrico, ou hammond, ou strings, e fazer harmonia, sendo assim discreto e ao mesmo tempo colaborando pra deixar a música com muito "mais molho".

    Aliás, deixar "com molho" é papel fundamental do tecladista. Sugiro também que você toque o seu instrumento, que é teclado, e não se prenda a apenas imitar os outros, como flauta, acordeon e etc. Tecladista não se resume a imitar os outros.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Cansei de tocar váriaaaaas músicas que nem em sonho tiveram alguma vez teclados e adaptei nosso instrumento a todas elas

    Se for uma banda de metal por exemplo com um guitarrista, dá para vir fazendo esquema de bordão com qualquer timbre grave, se for baladinhas, mais fácil ainda

    Inventa a criatividade é sua

    Mas a banda tem que entender que a banda tem tecladista, e que ele precisa tocar como um membro do conjunto... Então nada de podar você, mete a mão e aumenta o caldo da cozinha

    semaforo
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Slash, obrigado pela dica, irei tentar fazer isso.

    Aos outros, sim, preencher a música é bem o dever do tecladista, mas o problema é que nunca o fiz antes D=

    Eu sempre toquei sozinho, agora é a primeira vez que estarei tocando junto com eles.

    É uma música de folk rock, como a música não tem teclado e tem tres instrumentos que nós não temos, eu pensei que pelo menos nessa eu imitaria os outros instrumentos.

    E como disse, minha experiencia em compor é zero, então eu teria que tirar algo já existente, como fazer o que o slash falou.

    Obrigado pela ajuda pessoal, acho que estou conseguindo melhorar a música aqui xD

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    semaforo
    Como assim compor, a música já existe, toque a harmonia que ela pede, tentando simular no teclado os 3 instrumentos que vocês não tem...

    semaforo
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Edson, com compor quis dizer fazer uma parte para o teclado tendo como base só os outros instrumentos da música xD

    Eu nunca fiz isso antes. Quis dizer para serem um pouco mais específicos, sacou? xD

    Acho que é a primeira vez que não estou seguindo uma música por partitura, então eu não estou acostumado a fazer isso.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    semaforo

    tem algum link da música (youtube?)

    assim fica mais facil de dar sugestões

    dificil ter música só com acordeon no começo, geralmente pode rolar uma intro dele e ele aparecer de novo no refrão ou na segunda parte da música

    semaforo
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    fernando, acho que não tem a música no youtube xD

    Foi um dos meus amigos junto com outros caras que não conheço que comporam a música. Eu estou tocando com eles pra substituir os instrumentos só até eles econtrarem alguém pra preencher as vagas mesmo xD.

    Hoje eu me encontrei com ele, falei com ele e tal, mostrei o tópico aqui e terminou que ele me ajudou a fazer alguns acordes e arpeggios na hora do refrão pra preencher mais a música.

    E fernando, no começo é só violino e flauta, acordião é só no final.


    Obrigado pela ajuda pessoal \o, agora não me sentirei mais como um enfeite no palco kkkkkkkk

    PeterBull
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    semaforo

    Nas partes onde tiver os outros intrumentos vc simula eles e quando não tiver faz um PAD, cara vc não tem ideia de como um pad é importante e quase não se percebe...

    Posso dizer que praticamente TODA produção tem um pad p/ dar uma encorpada no som e não prejudica a estrutura da música.

    E vc não fica com os braços cruzados...

    Abraço@

    Gugu tecladista
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Qual o seu teclado??

    Carlos Alves
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Acordião?!!![b][/b]

    Pelo amor de deus...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que fazer no teclado quando ele não tiver muita participação na música?