Patches para korg X50

    Autor Mensagem
    teclado roots
    Veterano
    # jul/12


    Olá amigos , gostaria de unir aqui informações sobre o teclado korg x50, macetes , atalhos, dicas , sugestões , criticas construtivas e compartilhar configurações ou patches como queiram chamar.

    Eu adquiri um recentemente , parece ser muito bom , mas muito complicado de mexer , o manual parece que não foi tão bem traduzido, parece que jogaram no Google Translate e pronto, não abrasileiraram ele , a leitura não ta muito boa e não explica algumas coisas!

    No meu caso , saí de um psr E 413 para um korg x50 e estou meio perdido, já sei algumas coisas como: split em até 8 regiões, octave de cada timbre, inserir efeitos para cada canal.

    Porém:
    1- Ainda não sei o que e onde é exatamente o local onde se edita os timbres, em que comandos do teclado é necessário mexer para fazer a edição de timbre;

    2- Depois que escolher o efeito (Reverb , Chorus , Delay) , onde mexe pra regular os tipos de Room , o tempo do Delay , etc;

    3- Escolher uma peça de percussão (ex: Cobra, timba , carrilhão) e soltar ela no meio da música apertando um botão do painel ou um tecla do teclado. "Eu fazia isso no psr, eu gravava o som do Cobra pro ex , e gravava no próprio teclado e quando queria disparar esse som eu apertava no play do teclado";

    4- Preciso saber basicamente como editar um bom BRASS e um bom PIANO. Brass estilo ataque, estilo banda mesmo , Trumpet , trombone e sax, e um piano acústico bom.

    "Se acharem que esse tópico já existe , ou que é redundante, denunciem , fechem ou então ponham links nesse tópico do assunto já abordado em outros tópicos".

    Shadad
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Shadad
    · votar


    1- Ainda não sei o que e onde é exatamente o local onde se edita os timbres, em que comandos do teclado é necessário mexer para fazer a edição de timbre;

    Basicamente, no modo PROG, voce deve apertar a tecla MENU e, depois disso, entrar nas telas dos osciladores e dos filtros.

    Entendi, Shadad, mas como saber onde mexer nos filtros e nos osciladores para deixar o timbre bem editado?

    Isso é uma tarefa complicada e pessoal. Voce deve ter uma noção de como funcionam os osciladores e os filtros antes de começar a mexer neles e ninguém aqui vai te dar uma fórmula mágica. Procure saber o que são amostras PCM, waveforms e síntese subritativa! Isso vai te ajudar.

    2- Depois que escolher o efeito (Reverb , Chorus , Delay) , onde mexe pra regular os tipos de Room , o tempo do Delay , etc;

    Também apertando o botão MENU, existe duas abas (MFX e IFX) onde são editados os efeitos e seus parametros. Se voce sabe escolher os efeitos mas não sabe onde se edita, isso signica que voce ainda não explorou as abas direito. No seu PSR havia vários reverbs do tipo "room". No X-50 só há um reverb "room", no qual é possível controlar o tempo, a profundidade e a mixagem com o som seco a seu gosto. Com o delay e os outros efeitos acontece coisas parecidas. Mas de nada vai adiantar voce entrar no menu de edição do efeito sem saber editar os parametros ou como os efeitos funcionam.

    3- Escolher uma peça de percussão (ex: Cobra, timba , carrilhão) e soltar ela no meio da música apertando um botão do painel ou um tecla do teclado. "Eu fazia isso no psr, eu gravava o som do Cobra pro ex , e gravava no próprio teclado e quando queria disparar esse som eu apertava no play do teclado"

    Não será possível fazer da mesma forma que voce fazia com o PSR, pois o X-50 não tem "gravador". No modo COMBI, voce deve esolher o efeito percussivo desejado e atribuí-lo a uma região (de preferencia as teclas mais agudas ou mais graves) do teclado e disparar o efeito por essas teclas.

    4- Preciso saber basicamente como editar um bom BRASS e um bom PIANO. Brass estilo ataque, estilo banda mesmo , Trumpet , trombone e sax, e um piano acústico bom.

    Como eu já havia dito antes, editar um timbre é uma tarefa complicada e pessoal. Antes de tentar editar, voce deve saber como funciona um naipe de metais, as regiões e tessituras de cada istrumento. Acho improvavel que alguém aqui te diga como montar um naipe e, mesmo se disserem, não haverá garantia alguma de que a fórmula irá funcionar no seu teclado ou de que voce irá gostar do resultado.

    Mas... tenho uma dica - que funcionou razoavelmente em todos os teclados que experimentei - que consiste em misturar 2 timbres do tipo Brass Section com um deles transposto uma oitava abaixo. A partir daí, Adicione o(s) instrumento(s) que voce acha que está(ão) faltando na sonoridade - trombone, sax tenor, sax barítono ou trumpete. Por vezes, nem é necessário adicionar mais instrumentos.

    Quanto ao piano, voce nunca, jamais, em tempo algum conseguirá um piano acústico bom com um X-50.

    Acho que voce deu um passo muito grande. Para uma pessoa que não tem muita experiencia com teclados sair de um PSR-E413 para um X-50 é uma coisa de outro mundo.

    teclado roots
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ok amigo , vou tentar fazer tudo isso!

    Pelo menos os pianos do x50 tao melhorzinho do que os do psr , aliaz , bem melhores!

    teclado roots
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Alguem tem algum arquivo do x50 editor de piano ou orgao ou clavinet que me possa passar?

    O Guimesmo
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Pena não ter praticamente nada nesse tópico... consegui novamente um X50 e agora estou em desespero querendo os pianos e orgãos que eu tinha anteriormente. Se alguém tiver bons progs e combs e puder compartilhar vou ficar agradecido mesmo!

    Grande abraço!

    O Guimesmo
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Achei!

    Procurando na internet encontrei ESSE LINK (http://www.korgforums.com/downloads.htm) onde vários PCGs para o Triton são disponibilizados. O problema é que a maioria deles é detinado ao banco E que não existe no X50. Procurando mais um pouco encontrei um cara mostrando como fazer pra mudar o banco (http://www.korgforums.com/forum/phpBB2/viewtopic.php?t=31885). Assim consegui converter alguns e os resultados são bons.

    Acho que não há problemas com isso. Eu gostei.


    Eraques Neto
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Não há compatibilidade dos PCGs do Triton Heaven com o Korg X50. Caso queiram, eu tenho o Backup do meu antigo X50, que tem umas edições bem legais, inclusive um piano que ficou bem convincente. Posso enviar o link do download para quem desejar...

    Eraques Neto
    Veterano
    # jun/16
    · votar




    O Guimesmo
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Na verdade eu mesmo já fiz importação de PCGs e funciona sim... Depois dou um jeito de disponibilizar o que alterei, talvez faça uma seleção (quando minha mulher deixar eu gastar um pouco de tempo com o bixo)

    O Guimesmo
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Belo piano!

    mhrc
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Não há compatibilidade dos PCGs do Triton Heaven com o Korg X50. Caso queiram, eu tenho o Backup do meu antigo X50, que tem umas edições bem legais, inclusive um piano que ficou bem convincente. Posso enviar o link do download para quem desejar...

    Boa tarde!
    Pode disponibilizar pra mim esse link?

    O Guimesmo
    Veterano
    # set/16 · Editado por: O Guimesmo
    · votar


    Infelizmente perdi minha programação do que tinha no meu X50 antigo.

    Comprei outro esse ano e minha programação atual está aqui:

    https://drive.google.com/folderview?id=0Bx3lkykvivdwVmNLNWFTZDh6blU&us p=sharinghttps://drive.google.com/folderview?id=0Bx3lkykvivdwVmNLNWFTZ Dh6blU&usp=sharing

    acho que da pra achar alguma coisa legal nesse Xall.

    gabrielinague
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    [Korg X-50] Fala pessoal. Por acaso sabem como editar o nível de reverb de um timbre no Korg X-50 e MANTER esse nível salvo para poder acessar novamente e automaticamente ele estar nesse nível de reverb?
    Mexi e mexi nele mas só consegui editar o tipo e intensidade do reverb só quando ele é modulado pelo knob de reverb.
    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Patches para korg X50