As restrições e o tempo - reflexões filosóficas do Véio Casper.

Autor Mensagem
fred_d_rocker
Veterano
# jul/12
· votar


Bem, o assunto deste tópico desvirtuou um pouco, mas eu gostaria de falar sobre a reflexão do Casper.
Eu sou um aspirante a tecladista há alguns meses, que aprendeu alguns acordes em um Casio CTK-100, emprestado e já devolvido, e estou passando por uma série de restrições para conseguir comprar o meu primeiro teclado. Para vocês terem uma idéia, acabei de comprar uma casa (a qual requisita muitos gastos com reparos e benfeitorias indispensáveis) e tenho que comprar os móveis do quarto do meu filho que vai chegar em outubro. Portanto o meu orçamento para investir em um teclado está limitadíssimo, mas não quero esperar por alguns anos para ter condições para comprar um teclado "básico".
Ao dar uma olhada nas opiniões dos usuários do fórum vejo todos "metendo o pau" em teclados que estão fora do meu alcance, dizendo que o som não é igual ao de um Kronos ou de um Motif. Lendo este tópico eu me perguntei se eu quero aprender a tocar um teclado ou se eu quero possuir um teclado de renome (mesmo sem saber tocar).
Por conta disso eu me decidi a arranjar um teclado que me possibilite aprender, por mais que o som dele não seja bom, por mais que as teclas dele não sejam boas, por mais que etc...
Para muitos que estão lendo este desabafo podem achar que sou louco, mas quando vc se torna um pai de família e assume obrigações e compromissos, não tem como vc comprar um teclado que vai consumir boa parte do seu dinheiro....

Casper
Ouvi sua gravação e curti bastante, boa sorte!

silvG8
Veterano
# jul/12
· votar


Ouvi a gravação Ricardo. Ficou muito bom! Fiquei até surpreso com a qualidade em geral, principalmente da paciência pra fazer os timbres da bateria.

Boa sorte!

Casper
Veterano
# jul/12
· votar


Caro fred_d_rocker:

Eu entendo perfeitamente sua colocação. Tenho compromissos
com minha familia que jamais comprar um instrumento musical
poderia ter prioridade sobre eles. Acumulei bastante coisa durante
muitos anos, mas sempre de forma lenta e gradual.

Uma coisa interessante do teclado é que o investimento não
precisa ser alto. Com, sei lá, 500 reais, compra-se um controlador USB/MIDI
e com VST's consegue-se resultados. Eu particularmente não gosto
dessa solução, mas não descarto que pode ser um modo de fazer a coisa
interessante para muitas pessoas.

Essa gravação que fiz usando só um VST como fonte é um
exercício interessante, recomendo fazer a brincadeira, sai de grátis
e vc ganha ainda alguma experiência. Essa gravação fiz só com
o mouse, nem usei o teclado.

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


Casper
e vc ganha ainda alguma experiência
Alguma experiencia? Ganhasse MUITA experiencia criando algo desta maneira

hbraga
Veterano
# jul/12
· votar


fred_d_rocker

Acho que sempre existe alternativas. No seu caso acho importante é ter um um controlador USB complementados com instrumentos virtuais, caso voc~e tenha computador. Os instrumentos virtuais não são tão caros. No Market Place do KRV você compra instrumentos virtuais de
segunda mão com até 70% de desconto.

fred_d_rocker
Veterano
# jul/12
· votar


Casper
é meu amigo, eu sei que a gente deve andar bem lentamente, mas sabe como é vc ter aquela vontade imensa de aprender a tocar um instrumento e não poder fazê-lo...
Quanto ao uso de um controlador eu também cogitei bastante esta idéia, pois é muito mais barato do que um teclado iniciante, mas ficar preso ao pc e depender dele para tocar me deixa um pouco apreensivo...
Tem alguma maneira de usar um controlador USB/midi sem o pc? (Sei lá tipo pendrive ou algo do tipo... Mas vou pensar com carinho nesta alternativa! Um abraço!

fernando tecladista
Veterano
# jul/12
· votar


fred_d_rocker
vejo todos "metendo o pau" em teclados que estão fora do meu alcance
Por conta disso eu me decidi a arranjar um teclado que me possibilite aprender

por uma parte vai se falar mal mesmo porque sempre se procura o melhor
então nessa tem que achar uma área de conforto da grana que se tem pra investir, tem teclado por ai novo de 200,00 reais, eu acho que um destes vai te fazer ter raiva de teclado, são ruins com teclas duras ou moles ou fundas demais o timbre até passa, porém nunca vi um que não vem com bugs ou após pouco tempo de uso e começam aparecer notas no além quando você toca, então você passa a ter raiva, tranquilidade de compra você terá nos yamahas e casios, qualidade vai depender de quanto você tem pra gastar nestas marcas

a ideia do contrador é interessante, só acho que pra quem tá começando é muita informação de o que é midi, parametros, drivers, conflitos de software mais trocentas opções de vst free ou não e nessa o cara se perde pensando nisso e esquece de estudar

Casper
Veterano
# jul/12
· votar


Tem alguma maneira de usar um controlador USB/midi sem o pc?

O controlador MIDI só recentemente que é associado diretamente
com PC. Antes disso, o mais comum foi conecta-lo a algum
módulo através de um cabo MIDI. Você pode encontrar centenas
de módulos de qualidade com preço em conta, no eBay ou no
Mercado Livre. Exemplos de módulos:

Alesis Nanosynth
Yamaha MU -80
Roland XV-2020

fred_d_rocker
Veterano
# jul/12
· votar


Casper
Eu pensei bastante nisso Casper, porém fico preocupado com a questão da latência, pois o meu notebook não tem uma super placa de som.
Sobre o módulo parece ser uma boa saída, mas aí já são outros $$$!
De qualquer jeito muito obrigado pela resposta!

fernando tecladista
Pois é Fernando, concordo totalmente com você, existe mesmo estes riscos citados por você, e também concordo na ideia de confiar em um controle de qualidade decente. Estas marcas que você citou, Casio e Yamaha, são as que estou pensando em adquirir.
Eu penso mesmo é que um teclado simples da Casio/Yamaha, que possua 61 teclas e entrada para pedal sustain possa me satisfazer neste inicio de aprendizado.
Grande abraço.

waltercruz
Veterano
# ago/12
· votar


Pronto, só pra deixar registrado, acabei de fazer uma faxina aqui e apaguei um monte de plugins que nem tinham mais razão de existir aqui. :)

Só falta botar agora a mente em ordem.

Casper
Veterano
# ago/12
· votar


Caro waltercruz:

Só falta botar agora a mente em ordem.

Deixou o mais difícil para o final... (risos)

Hoje eu só tenho o DUNE instalado, de VSTi.
E é só temporário. Minha aversão por VST
como instrumento cresce a cada dia, mas eu
respeito que usa e gosta.

De forma contraditória, eu aprecio VST de efeitos, essa
classe de software eu mantenho não mais que 10,
em meu micro. Nas mixagens das JAMS, por exemplo,
alguns foram realmente úteis.

JJJ
Veterano
# ago/12 · Editado por: JJJ
· votar


a liberdade total de criação é mais limitadora que a criação
com restrições


Sei lá se alguém falou (não li os posts), mas foi exatamente por isso que a MPB dos anos de chumbo foi tão prolífica.

(óbvio que não me refiro apenas a limitações tecnológicas, mas à censura também - e principalmente)

Gus79
Veterano
# ago/12
· votar


fred_d_rocker
cara, eu acho que nessa situacao o melhor pra voce e' um teclado da linha yamaha psr 3x3 (313. 323, 333), que vc acha usado por uns 400 ou 500 dilmas, ou da linha psr 4x3 (413, 423, 433), que vc acha usado por 500 ou 600 reis.

Eles sao bem decentes, com boa qualidade, bons recursos e sons relativamente bons.

A proposito, sei bem o que voce passa, pois tambem sustento a familia (mulher e filho) e nao tenho dinheiro para comprar aqueeele teclado. Eu me viro com teclados antigos para tocar com amigos antigos...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/14
· votar


Esse tópico é muito bacana, hoje li um texto muito interessante que concorda com o tópico e estou postando aqui pra quem quiser ler:

http://music.tutsplus.com/tutorials/how-to-kill-writers-block-start-co mposing-now--audio-20103

Casper
Veterano
# mar/14
· votar


Um exemplo:

Eu cheguei a preencher um pedido de compra
de um TC Electronic M350 (porque eu precisava,
ou melhor, queria um delay com sonoridade
analógica, mas com preço em conta).

Esse aqui:

http://www.sweetwater.com/store/detail/M350/

No final, pensei e abortei a compra. Não porque
o equipamento não seja adequado ou não tenha
a especificação que eu desejava, mas porque
tem tanta opção, tantas variáveis (mesmo sendo
um equipamento simples) que iria trazer mais
angústia que solução. Acabei optando por outro
equipamento mais simples, mas voltado exatamente
para o tipo de som que eu procurava.

É o caso onde menos foi mais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a As restrições e o tempo - reflexões filosóficas do Véio Casper.