Autor |
Mensagem |
fred_d_rocker Veterano |
# jul/12
· votar
Bem, o assunto deste tópico desvirtuou um pouco, mas eu gostaria de falar sobre a reflexão do Casper. Eu sou um aspirante a tecladista há alguns meses, que aprendeu alguns acordes em um Casio CTK-100, emprestado e já devolvido, e estou passando por uma série de restrições para conseguir comprar o meu primeiro teclado. Para vocês terem uma idéia, acabei de comprar uma casa (a qual requisita muitos gastos com reparos e benfeitorias indispensáveis) e tenho que comprar os móveis do quarto do meu filho que vai chegar em outubro. Portanto o meu orçamento para investir em um teclado está limitadíssimo, mas não quero esperar por alguns anos para ter condições para comprar um teclado "básico". Ao dar uma olhada nas opiniões dos usuários do fórum vejo todos "metendo o pau" em teclados que estão fora do meu alcance, dizendo que o som não é igual ao de um Kronos ou de um Motif. Lendo este tópico eu me perguntei se eu quero aprender a tocar um teclado ou se eu quero possuir um teclado de renome (mesmo sem saber tocar). Por conta disso eu me decidi a arranjar um teclado que me possibilite aprender, por mais que o som dele não seja bom, por mais que as teclas dele não sejam boas, por mais que etc... Para muitos que estão lendo este desabafo podem achar que sou louco, mas quando vc se torna um pai de família e assume obrigações e compromissos, não tem como vc comprar um teclado que vai consumir boa parte do seu dinheiro....
Casper Ouvi sua gravação e curti bastante, boa sorte!
|
silvG8 Veterano |
# jul/12
· votar
Ouvi a gravação Ricardo. Ficou muito bom! Fiquei até surpreso com a qualidade em geral, principalmente da paciência pra fazer os timbres da bateria.
Boa sorte!
|
Casper Veterano
|
# jul/12
· votar
Caro fred_d_rocker:
Eu entendo perfeitamente sua colocação. Tenho compromissos com minha familia que jamais comprar um instrumento musical poderia ter prioridade sobre eles. Acumulei bastante coisa durante muitos anos, mas sempre de forma lenta e gradual.
Uma coisa interessante do teclado é que o investimento não precisa ser alto. Com, sei lá, 500 reais, compra-se um controlador USB/MIDI e com VST's consegue-se resultados. Eu particularmente não gosto dessa solução, mas não descarto que pode ser um modo de fazer a coisa interessante para muitas pessoas.
Essa gravação que fiz usando só um VST como fonte é um exercício interessante, recomendo fazer a brincadeira, sai de grátis e vc ganha ainda alguma experiência. Essa gravação fiz só com o mouse, nem usei o teclado.
|
Edson Caetano Veterano
|
# jul/12
· votar
Casper e vc ganha ainda alguma experiência Alguma experiencia? Ganhasse MUITA experiencia criando algo desta maneira
|
hbraga Veterano |
# jul/12
· votar
fred_d_rocker
Acho que sempre existe alternativas. No seu caso acho importante é ter um um controlador USB complementados com instrumentos virtuais, caso voc~e tenha computador. Os instrumentos virtuais não são tão caros. No Market Place do KRV você compra instrumentos virtuais de segunda mão com até 70% de desconto.
|
fred_d_rocker Veterano |
# jul/12
· votar
Casper é meu amigo, eu sei que a gente deve andar bem lentamente, mas sabe como é vc ter aquela vontade imensa de aprender a tocar um instrumento e não poder fazê-lo... Quanto ao uso de um controlador eu também cogitei bastante esta idéia, pois é muito mais barato do que um teclado iniciante, mas ficar preso ao pc e depender dele para tocar me deixa um pouco apreensivo... Tem alguma maneira de usar um controlador USB/midi sem o pc? (Sei lá tipo pendrive ou algo do tipo... Mas vou pensar com carinho nesta alternativa! Um abraço!
|
fernando tecladista Veterano |
# jul/12
· votar
fred_d_rocker vejo todos "metendo o pau" em teclados que estão fora do meu alcance Por conta disso eu me decidi a arranjar um teclado que me possibilite aprender
por uma parte vai se falar mal mesmo porque sempre se procura o melhor então nessa tem que achar uma área de conforto da grana que se tem pra investir, tem teclado por ai novo de 200,00 reais, eu acho que um destes vai te fazer ter raiva de teclado, são ruins com teclas duras ou moles ou fundas demais o timbre até passa, porém nunca vi um que não vem com bugs ou após pouco tempo de uso e começam aparecer notas no além quando você toca, então você passa a ter raiva, tranquilidade de compra você terá nos yamahas e casios, qualidade vai depender de quanto você tem pra gastar nestas marcas
a ideia do contrador é interessante, só acho que pra quem tá começando é muita informação de o que é midi, parametros, drivers, conflitos de software mais trocentas opções de vst free ou não e nessa o cara se perde pensando nisso e esquece de estudar
|
Casper Veterano
|
# jul/12
· votar
Tem alguma maneira de usar um controlador USB/midi sem o pc?
O controlador MIDI só recentemente que é associado diretamente com PC. Antes disso, o mais comum foi conecta-lo a algum módulo através de um cabo MIDI. Você pode encontrar centenas de módulos de qualidade com preço em conta, no eBay ou no Mercado Livre. Exemplos de módulos:
Alesis Nanosynth Yamaha MU -80 Roland XV-2020
|
fred_d_rocker Veterano |
# jul/12
· votar
Casper Eu pensei bastante nisso Casper, porém fico preocupado com a questão da latência, pois o meu notebook não tem uma super placa de som. Sobre o módulo parece ser uma boa saída, mas aí já são outros $$$! De qualquer jeito muito obrigado pela resposta!
fernando tecladista Pois é Fernando, concordo totalmente com você, existe mesmo estes riscos citados por você, e também concordo na ideia de confiar em um controle de qualidade decente. Estas marcas que você citou, Casio e Yamaha, são as que estou pensando em adquirir. Eu penso mesmo é que um teclado simples da Casio/Yamaha, que possua 61 teclas e entrada para pedal sustain possa me satisfazer neste inicio de aprendizado. Grande abraço.
|
waltercruz Veterano |
# ago/12
· votar
Pronto, só pra deixar registrado, acabei de fazer uma faxina aqui e apaguei um monte de plugins que nem tinham mais razão de existir aqui. :)
Só falta botar agora a mente em ordem.
|
Casper Veterano
|
# ago/12
· votar
Caro waltercruz:
Só falta botar agora a mente em ordem.
Deixou o mais difícil para o final... (risos)
Hoje eu só tenho o DUNE instalado, de VSTi. E é só temporário. Minha aversão por VST como instrumento cresce a cada dia, mas eu respeito que usa e gosta.
De forma contraditória, eu aprecio VST de efeitos, essa classe de software eu mantenho não mais que 10, em meu micro. Nas mixagens das JAMS, por exemplo, alguns foram realmente úteis.
|
JJJ Veterano
|
# ago/12 · Editado por: JJJ
· votar
a liberdade total de criação é mais limitadora que a criação com restrições
Sei lá se alguém falou (não li os posts), mas foi exatamente por isso que a MPB dos anos de chumbo foi tão prolífica.
(óbvio que não me refiro apenas a limitações tecnológicas, mas à censura também - e principalmente)
|
Gus79 Veterano |
# ago/12
· votar
fred_d_rocker cara, eu acho que nessa situacao o melhor pra voce e' um teclado da linha yamaha psr 3x3 (313. 323, 333), que vc acha usado por uns 400 ou 500 dilmas, ou da linha psr 4x3 (413, 423, 433), que vc acha usado por 500 ou 600 reis.
Eles sao bem decentes, com boa qualidade, bons recursos e sons relativamente bons.
A proposito, sei bem o que voce passa, pois tambem sustento a familia (mulher e filho) e nao tenho dinheiro para comprar aqueeele teclado. Eu me viro com teclados antigos para tocar com amigos antigos...
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# mar/14
· votar
Esse tópico é muito bacana, hoje li um texto muito interessante que concorda com o tópico e estou postando aqui pra quem quiser ler:
http://music.tutsplus.com/tutorials/how-to-kill-writers-block-start-co mposing-now--audio-20103
|
Casper Veterano
|
# mar/14
· votar
Um exemplo:
Eu cheguei a preencher um pedido de compra de um TC Electronic M350 (porque eu precisava, ou melhor, queria um delay com sonoridade analógica, mas com preço em conta).
Esse aqui:
http://www.sweetwater.com/store/detail/M350/
No final, pensei e abortei a compra. Não porque o equipamento não seja adequado ou não tenha a especificação que eu desejava, mas porque tem tanta opção, tantas variáveis (mesmo sendo um equipamento simples) que iria trazer mais angústia que solução. Acabei optando por outro equipamento mais simples, mas voltado exatamente para o tipo de som que eu procurava.
É o caso onde menos foi mais.
|