KORG TR - 1 efeito de inserção (IFX) é muito pouco?

    Autor Mensagem
    ThePlague
    Veterano
    # jul/12


    Boa tarde, para quem já tocou em um Triton normal ou M50, M3 e depois em um KORK TR, faz muita falta mesmo os efeitos de inserção adicionais que não estão presentes no TR? Pergunto isso porque já toquei vários teclados com 5 ou mais IFX e muitos deles tinham o som magro e pouco realista (muito efeito fica até artificial)...
    Obrigado

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Para criar timbres com apenas um FX é muito pouco sim... fica muito limitada sua edição

    E não é porque tem um monte de Fx que o som ficará bom, tem que saber usa-los...

    Fiz uns testes outro dia, enfiei uma porrada de efeito, fica horrivel, simplesmente porque não teve criterio nenhuma, as vezes alguns até se anulam...

    Artref
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Os efeitos fazem falta sim, mas não é só o efeito que faz o som de um TR não ter o mesmo desempenho de um Triton Extreme, por exemplo. É uma série de fatores, componentes e, pelo que li uma vez, tipo e número de chips do teclado - o TR seria um teclado de "1 chip", enquanto Extreme seria "2 chips".

    silvG8
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Edson Caetano
    Engraçado, tenho olhado bastante sobre isso porque estou em processo de aquisição de pedais de efeitos. Os caras da guitarra passam uma idéia muito interessante sobre o uso de efeitos e a cadeia ideal. Vale a pena procurar pelos vídeos do De Ros!


    ThePlague
    Eu diria que depende muito cara... meus teclados não precisam de efeitos para ter um timbre "gordo" e muitos utilizam apenas 1 efeito mesmo. O lance é ter critério. No geral, se for apenas 1 insert + reverb e chorus indepentes, é mais que suficiente...

    ThePlague
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Os efeitos fazem falta sim, mas não é só o efeito que faz o som de um TR não ter o mesmo desempenho de um Triton Extreme, por exemplo. É uma série de fatores, componentes e, pelo que li uma vez, tipo e número de chips do teclado - o TR seria um teclado de "1 chip", enquanto Extreme seria "2 chips".

    Não soa como um Extreme mas também não soa tão fajuto assim, correto?

    ThePlague
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Eu diria que depende muito cara... meus teclados não precisam de efeitos para ter um timbre "gordo" e muitos utilizam apenas 1 efeito mesmo. O lance é ter critério. No geral, se for apenas 1 insert + reverb e chorus indepentes, é mais que suficiente...

    O TR possibilita 1 FX + 2 MFX por Programa? Nesse caso então não tá mal!

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ThePlague
    Para fazer um órgão com drive e wha? Contando com reverb e delay no mfx... Xiii hehe mas o Tr é bacana

    silvG8
    Verdade, sabe que a sua dica é boa... Roteamemto de fx os guitas manjam muito o que colocar no ifx, o que no mfx no tfx... Mais coisa para ver hehe

    Shadad
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ThePlague

    Tenho um TR. Ele possibilita usar 1 IFX + 2 MFX + 1 EQ paramétrico de 3 bandas, tanto no modo PROG quanto no modo COMBI. Se isso é pouco ou muito, pra mim vai depender do modo em que o teclado está. Para o modo PROG, eu acho essa quantidade de FX mais do que suficiente, mas quando entramos no modo COMBI... aí o bicho pega. Por exemplo, se eu for fazer um split de piano + órgão, precisarei usar leslie, overdrive, reverb e um equalizador para deixar o órgão bom. Desses efeitos, o único que o piano dessa COMBI poderá aproveitar será o reverb. Se os pianos da síntese HI da Korg já não prestam quando estão com efeitos, não será "secos" que eles prestarão.

    Mas, como o Artref disse, não será somente a quantidade de FX que ditará se um determinado teclado soará melhor. Existe outros fatores envolvidos: tipo se síntese, tamanho e quantidade das amostras, qualidade dos geradores de áudio, qualidade dos conversores de áudio e até as teclas podem influenciar na sonoridade.

    Além do TR, eu tenho um Korg Microstation. Ele me possibilita usar 5 IFX, 2 MFX, 1 Total FX e tem muito mais recursos de síntese que o TR, mas mesmo assim o som do TR é mais "gordo".

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    é muito pouco?

    depende
    lembrando que um DX7 não tem efeito nenhum um D-50 tem um reverb e delay basico e esses teclados fizeram muito sucesso

    mas nos dias de hoje
    quanto mais opções de recurso melhor, quanto mais slots para placas e memoria em um pc melhor quanto mais portas usb melhor... usar todos eles nem sempre vai deixar seu pc bombando

    vários inserts de efeitos ajudam na montagem de splits e layers
    vejo pelo meu 01/w
    tem um timbre muito lindo, com uma guitarra distorcida delay que dá um feedback e um pad de strings na esquerda
    programaram muito bem, mas usaram o limite do teclado que são dois efeitos por combi
    se eu quiser colocar um chorus, um flanger... nesse strings já não dá porque já usaram todos os 2 canais de efeitos
    o fato de não tem não deixa o timbre dele mais magro, somente me corta a opção de outras ideias
    também se eu resolver colocar um hammond nesse mesmo combi para usar com um controller via midi, este também vai ficar seco, em um teclado com insert eu já poderia pensar em colocar uma simulação de leslie, mais um insert e colocar um overdrive acionado por pedal

    waltercruz
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    2 osciladores levemente detunados é'praticamente um chorus ;)

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    waltercruz
    sim é uma boa ideia
    mas no meu caso com um teclado antigo com uma polifonia de 32 notas e outras coisas rolando tem que se pensar, como também o tal strings já pode ser uma mistura de duas waveforms
    teve uma época que eu ligava o teclado em dois canais do mixer e pra tocar "kashmir" do led eu colocava os dois pans no centro pra dar um flanger

    ----------------------
    essa falta de inserts eu sofria mais quando eu sequenciava no 01/w que todos os timbres ficam "pelados" tinha que saber endereçar nos dois efeitos

    Artref
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Não soa como um Extreme mas também não soa tão fajuto assim, correto?

    Claro, amigo, é um teclado de nível profissional. E eu já vi coisa bem programada nele que soava absurdamente bem. Eu mesmo trabalhei com um TR por 6 meses e tirava um som bem bacana dele.

    R Santiago
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ThePlague
    Certamente com 1IFX + 2MFX e o Equalizador da para melhorar e muito o timbre no TR. Eu tenho o Le76 que é exatamente igual nesse quesito e posso te garantir que tem como dar bastante peso ao som e criar efeitos bem legais. Na minha opinião um dos grandes pontos fortes da Korg é a possibilidade de melhorar o timbre com os efeitos. O próprio X5D que é bem mais simples e vc pode juntar apenas dois efeitos tem uma ótima capacidade de som.

    Gus79
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    precisa de mais efeitos?

    Use pedais, como o silvg8 disse.

    Eu tenho minha coleçaozinha de pedais e afirmo: um bom set de pedais faz milagres ate com teclado da sandy junior.

    korgman
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: korgman
    · votar


    Boa tarde, para quem já tocou em um Triton normal ou M50, M3 e depois em um KORK TR, faz muita falta mesmo os efeitos de inserção adicionais que não estão presentes no TR? Pergunto isso porque já toquei vários teclados com 5 ou mais IFX e muitos deles tinham o som magro e pouco realista (muito efeito fica até artificial)...

    ObrigadO

    Olá amigo ThePlague, realmente após o lançamento do Korg m50, com suas 16 partes em um comb, cinco inserções, dois master e um finalizing, ou agora omKorg Kronos com suas 12 inserções com as inserções personalizadascomo por exemplo dos pianos elétricos, o antigoTR acabou ficando um teclado limitado, entretanto, ele é um Korg possui som denso, e uma ótima espacialidade e projeção de sons agregados, e claro que é possivel encontrar uma solução para o caso de necessitar de mais inserções.

    Para isso é possível, transformar os dois master Efects em inserções independentes, para isso basta, escolher os efeitos para cada um dos dois Masters, na sequencia vá a tela de ajuste da inserção localizada abaixo do ajuste de inserção de cada parte para os instrumentos do comb que deseja atribuir estes efeitos, e claro aumentar o valor do roteamento master destes efeitos no modo master efetuados pelos dois parametros RTN, e você terá três efeitos de inserção independentes.

    E finalmente equilibre toda esta gama de sons usando o equalizador master, este ultimo de extrema importância para tornar as frequências graves medias e agudas como desejar.

    Informo que possuo um tutorial que ensina como editar o equalizador master, caso queira obter este tutorial, peço que por favor me envie um e-mail para korg@pridemusic.com.br com o titulo "QUERO RECEBER GRATUITAMENTE O TUTORIAL EQ MASTER PARA O KORG TR E TRITON LE" e eu enviarei para você.

    Espero ter ajudado nesta sua questão

    Valeu,

    Áureo Galli - Suporte Korg
    http://www.pianissimas.blogspot.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a KORG TR - 1 efeito de inserção (IFX) é muito pouco?