Teclado no metal

    Autor Mensagem
    ckpr
    Veterano
    # jun/12


    Olá, sou ouvinte de metal (heavy, trash, metalcore e afins) e estou muito afim de começar a tocar teclado, mas queria tocar algo do meu genero, procurei vídeos no youtube e percebi que nao ha muitas bandas que usam o instrumento ou tecladistas que tocam um som mais pesado.
    Qual a opiniao de vcs sobre o teclado no metal, vcs acham que teclado fica legal nesse tipo de som? Vale a pena começar a aprender pra tocar esse tipo de som?

    Algumas bandas que conheço que fazem uso do teclado: Sonata arctica, Nightwish, Dream Theater, Delain.

    A proposito, se puderem sugerir mais bandas fico muito agradecido.
    Vlw.

    WillAkumA
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: WillAkumA
    · votar


    eu acho q fica legal =p estou mais ou menos no mesmo caminho
    ouve awe
    children of bodon
    arch enemy (tecladista convidado se nao me engano)
    opeth
    indica
    ancient bards
    (embora nao seja metal) pink floyd
    por ai vai xD

    Mr. Window
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Ah amigo, o teclado no metal, principalmente no power metal/melodic, que geralmente tem por fundamento a miscigenação entre metal e música clássica, é algo que abre um leque imenso de possibilidades. É ótimo para criar harmonias com timbres diferentes, melodias, enfim, é uma ótima pedida, um teclado no metal.
    Por que você não escuta Angra? Especialmente o segundo CD - Holy Land, e você verá isso. Avantasia é outro ótimo exemplo. Acredite: teclado e metal têm tudo a ver!

    juninholiveira
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eu ja ia citar Nightwish . .. . . . é um ótimo exemplo de teclado no metal, que nem falaram aí em cima, é tipo a mistura de musica erudita e metal, abrindo novas possibilidades, vc pode fazer uma base harmonica para a musica com o teclado que fica legal. Enfim, pode fazer uq quiser . . . . e fica legal,s e souber usar.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Para o som que eu curto, progressivo, metal progressivo, é obrigatório Keys... vide aí o exemplo que já deu Dream Theather, o que seria desta banda sem o Kevin no passado, o Derek no meio e o Jordan no final

    Só acho que se o estilo for Trash Metal, puro mesmo, estilo os bons tempos do metallica, megadeth, pantera, slayer e afins, o nosso querido teclado fica um pouco fora da proposta, eu pelo menos nunca gostei de ter que colocar teclados em músicas muito pessadas, porque no final se resume a colocar um timbre com over agressivo, bordão e tentar fazer a vez de uma guitarra

    Opinião apenas

    WillAkumA
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    nao diria nem musica erudita, usar como efeitos mesmo .-.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Uma época, tinha uns 17 anos, fiz um teste para uma banda de metal pesado mesmo, mandei ver vários clássicos, inclusive do melódico, como a intro do Eagle Fly Free, mas os caras queriam mais peso, quando fui reparar, na verdade ia ficar de sonoplasta mandando efeitos... vai se fu hehe

    É muito mais fácil pagar um tecladista para fazer uma back track para acionar durante o evento, do que manter um músico fixo para sonoplastia, soltar ventinho, pads sinistros, é limitar muito a ação de um tecladista

    Morsmordre-Di
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ''Qual a opiniao de vcs sobre o teclado no metal, vcs acham que teclado fica legal nesse tipo de som? Vale a pena começar a aprender pra tocar esse tipo de som?''

    Cara, metal e teclado tem muito a ver, veja bandas como Dimmu Borgir, Tristania, Theatre of Tragedy, Deathstars, Gothminister, Cradle of Filth, Epica, Luca Turilli's Dreamquest... (obs. quase todas essas bandas estão situadas no gothic metal ou no black metal). Nessas e em muitas outras bandas (além das que vc citou) do gênero o teclado está muito presente nas músicas, mas é claro, se vc estiver procurando teclado em bandas de tipo thrash metal eu acho que vai ser meio difícil encontrar, hehe.

    OverZakk
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Tudo a ver Metal e teclado. Agora Sonata tem um guitarrista frustrado nos teclados, e melhor você estudar um pouco de piano clássico, que vai aprender muita coisa, muita gente gosta de sair tocando as musicas, mais o legal mesmo e aplicar técnicas de outro estilo dentro do metal, como Malmsteen fez, o Jordan Rudess estudou piano a vida inteira e arregaça no teclado. Da uma pesquisada nos pianistas classicos e alguns tecladistas tais como Jordan, Rick Wakeman dentre outros.
    Abrass

    Gab122009
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Gab122009
    · votar


    Sim, cara fica bom teclado com metal, não sei se você conhece a banda Oficina G3 eles tocam Metal Progressivo, e o tecladista dele toca muito é o Jean Carllos, de uma olhadinha nesse vídeo e vê os solos que ele manda no teclado, muito show.
    Ve só o vídeo eles mandam muito. Ouvi o solo do teclado no Intro






    NillMaker
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Mano!! Eu curto muito um som mais pesado.. principalmente na linha melódica que o Sonata Arctica faz...
    Mas te dou um conselho... não fique preso somente a um estilo de música.. ouça de tudo... Soul, Fusion, Salsa, Jazz... Não precisa ficar expert em tudo.. apenas tenha experiênca... você vai enriquecer e muito sua qualidade como músico....

    Além do mais, você vai ter inspiração pra depois usar como quiser... seja no metal ou não... num fique preso como muita gente faz... achando que é só metal, só metal, só metal.... eu era assim.. me arrependo profundamente!!!

    Mas vai nessa pegada.. num desiste não!


    Eu acho teclado nas músicas maravilhoso!! Num gosto muito dessas bandas que fazem solos atrás de solos e atrás de solo... curto a levada, a melodia, os efeitos, o "tema" da música pra mim é essencial!!

    Sou cristão... e curto muito bandas tipo: Mehida (ex-banda do ex-tecladista do Sonata, Mikko Harkin...), Narnia, Oficina... apesar de, ultimamente, eu estar muito ouvindo fusion.. =)

    Boa sorte parcero!!!!

    OverZakk
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Seria legal mesmo estudar outros estilos como o amigo propôs, o bom do teclado e que você pode dar outra cara para a musica, como por exemplo musicas que não tenho teclado como The Unforgiven do Metallica, eu toco ela com minha banda e coloco teclado, fiz até uns playbacks para deixa muito cheio o som com strings, harpas, Coros dentre muitos outros que você pode fazer.
    The Unforgiven ficou dos Anjos com os arranjos de teclado.

    Morsmordre-Di
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Isso é o legal dos teclados, especialmente dos sintetizadores, não ficar preso basicamente apenas em alguns estilos. Curto bastante metal sinfônico e coisas do tipo, mas tbm trilhas sonoras e new age, talvez alguma música eletrônica tbm, quando bem elaborada. E nesses gêneros é essencial os sintetizadores, a não ser que se faça uso apenas de instrumentos acústicos, o que sairia bem mais caro e menos ''divertido''.

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Nos meus teclados que vendi, sempre tinha muitos timbres e ritmos de Rock Metal. Espero ter ajudado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado no metal