É possível ler partitura depois dos 30?

    Autor Mensagem
    Milenawins
    Veterano
    # mai/12


    Eu toco piano de ouvido, agora que estou aprendendo cifras, mas como toco bateria e já toquei violão, tenho facilidade. Tiro músicas como samba do avião ( Tom jobim) com certa facilidade e com ajuda das cifras. A questão é: estou dando uma olhada em partituras e estou achando muito complicado acostumar com essa linguagem nessas alturas do campeonato dessa vida! Alguém aí acha que dá pra aprender depois dos 30 anos?

    alexandrecoppo
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Milenawins
    com certeza é só da uma estudada que vc consegue. Na orquestra onde eu toco tem gente com até mais idade que comessou a pouco tempo e aprendeu a ler partituras, e nao esquenta n pq partitura depois q vc aprende vai ver como é facil e sem misterio.

    Tiago Correia
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Se você não soubesse ler e escrever abriria um Gibizinho qualquer e acharia super complicado o que uma criança da 1ª série tira de letra.

    10/15 min. diários são suficientes. Sugestão:

    >>>John Thompson's Modern Course for the Piano
    ou
    >>>Adult All-in-one Course: Alfred's Basic Adult Piano Course, Level 1 (muito bom)

    Para esses ou qualquer outro livro que escolher dê atenção exclusiva a leitura pois você já tem o nível prático.

    Se você pega um "ALFRED 1" por exemplo. Pratique 2 peças no máximo durante uma semana. Não tenha pressa, amadureça mesmo. Ao final de um ano já está lendo e tocando tudo (do livro).

    E se prosseguir em superar gradativamente obras mais complexas antes dos 40 terá uma bela performance semelhante a de um pianista.

    Milenawins
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Unnnnn........preciso conhecer esse livro!

    Shadad
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Milenawins

    Alguém aí acha que dá pra aprender depois dos 30 anos?

    Com certeza!!!

    Esse papo de "estou velho demais para aprender" não condiz com a realidade. Com um pouquinho, só um pouquinho de dedicação, é possível ler partitura em qualquer faixa etária. As pessoas fazem da partitura um bicho de 7 cabeças, mas na verdade é um coisa bem simples e direta, basta um pouco de estudo e orientação.

    Procure um professor! Se voce tentar aprender sozinha, o negócio vai parecer mais complicado do que realmente é. Pra voce ter idéia, eu tenho alunos que nunca tocaram em um teclado na vida e, em 3 meses de aula, já conseguem ler.

    O método que eu uso é o Pozzoli.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Milenawins
    Hoje em dia tem diversos Apps para smartphones com a função de ensinar notas... tem algo do gênero aí, poderia estar indicando algo, na fila do banco estudando notas hehe

    Aprendi a ler muito cedo, com o duas mãozinhas no piano do Mario Mascarenhas, linguagem infantil, com desenhinhos, talvez não precise ir tão pra trás hehe

    Mas hoje aposto nas versões digitais... e claro PROFESSOR

    mg64
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Tem gente com intensa produção intelectual com mais de 90 anos. Iniciar os estudos da música com 30 anos ou mais basta querer. Para você que já tem conhecimento prático será ainda mais fácil.

    Maestron
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Idade não é problema se houver força de vontade! Tá a fim de aprender? Se se dedicar, vai aprender a ler sim partitura, mas tem que espantar a preguiça...

    Artref
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Sim, é perfeitamente possível. Questão de treino, e se por um lado você não tem a cabeça tão livre das crianças para aprender, por outro você tem a maturidade para ajudar e entender o sentido do aprendizado.

    Jéfi
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Milenawins
    Com certeza, dá pra aprender não só partitura como qualquer outra coisa que se queira aprender. Sabe porque? Porque você não está morta, minha amiga. Minha esposa vai fazer cinquenta anos agora em outubro e comecei a uma semana atrás a ensina-la a tocar violão, e digo que ela está indo bem. O que eu te digo é que você tenha força de vontade e se dedique.
    Abraços.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    o problema em si é equilibrar a leitura com o ouvido
    conheço muita gente no mesmo caso teu

    enquanto o cara parou pra ler 3 notas da partitura o ouvido já disse 10 a frente
    e muitas vezes há uma briga entre ouvido e leitura porque você conhece a música de um modo que você acha que é, a partitura pode ser outro arranjo ou a forma certa que é, então você trava e fica brigando tocando a partitura e achando que não está certo

    alexandrecoppo
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    fernando tecladista
    eu tinha um professor q sempre frisava isso para esquecer o que o ouvido diz e se concentrar na partitura que da certo, caso contrario nunca encaixava e saia uma coisa horrivel.

    J.Dionatan
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Amigos, atendendo a pedidos de alguns colegas resolvi me aventurar no mundo do "ensino sobre partituras" em meu blog.
    É coisa muito simples, , , eu repito sempre que nada substitui um bom professor. Mas para quem quer apenas uma noção e também uma forma mais divertida de aprender, aí está mais uma opção:

    http://aprendatocarpiano.blogspot.com.br/search/label/COMO%20TOCAR%20P OR%20PARTITURAS

    E como sempre conto com a ajuda de vocês. Aliás se alguém não tiver nada para fazer e quiser gravar uns vídeos com os exercícios que eu for postando terei enorme prazer em anexar ao blog!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É possível ler partitura depois dos 30?