Korg m50 73 ou Yamaha mox6?

Autor Mensagem
Hátus LB
Veterano
# abr/12


Olá Pessoal!

Atualmente tenho um yamaha MM6, teclado muito bom e que supre minhas necessidades, mas estou buscando uma qualidade melhor nos timbres e estou pretendendo vender meu mm6 para ajudar a comprar um Korg m50 ou um yamaha mox6.

Não tenho oportunidade de testar os teclados, apenas assisto demonstrações no youtube e vejo as opiniões dos conhecedores aqui do fórum.

Gostei do m50 mas também gostei muito do mox6 (tem pianos melhores) só que o que pesa na hora de eu decidir é o número de teclas por que o m50 com 73 teclas está na mesma faixa de preço do mox6 (61 teclas).

Sempre toquei com teclados de 61 teclas e agora almejava um teclado maior, mas não será problema abrir mão da quantidade de teclas se a qualidade compensar.

Sou tecladista amador, toco na igreja e em alguns eventos.

Qual a opinião de vocês?

Obrigado!

Felipe Vianna
Veterano
# abr/12
· votar


Eu pessoalmente iria de M50 73. Apesar dos pianos mais fracos, acho que 73 teclas é essencial, não consigo mais tocar em teclados com 61. Os timbres podem ser melhorados com as programações de usuário (o Korgman disponibiliza algumas aqui no fórum).

Além disso, não sei se os pianos seriam assim tão inferiores a ponto de abrr mão das 73 teclas. Os pianos da Korg melhoraram muito nos últimos anos e, apesar de para mim ainda estar atrás da Roland, Yamaha e Kurz, creio que isso só fará tanta diferença se for tocar sozinho ou piano/voz. No meio da banda, ele cumpre muito bem seu papel.

kokada
Veterano
# abr/12
· votar


Hátus LB
Já tive o M50 73 mas troquei pelo MOX6. Sinto falta das teclas a mais quando uso AC nele, mas abri mão delas por causa da qualidade dos timbres do MOX.

O único timbre que achava melhor do M50 era o AC, apesar de muitos criticarem. Mas nos EP's, se vc curte bastante, vá de MOX - os do M50 achei muito fraco. Cordas(violão AC, guitarras elétricas), mil vezes melhor o MOX. E instrumentos acústicos, no geral MOX é muito bom tb.

Hátus LB
Veterano
# abr/12 · Editado por: Hátus LB
· votar


Felipe Vianna
Como nunca tive um teclado com mais de 5 oitavas não tenho como sentir falta das teclas "extras", apesar de sempre haver situações em que que preciso delas.
Obrigado pela ajuda, vou pensar no que você falou.

kokada
Obrigado pela dica. Gostaria de ter a oportunidade de testar os dois teclados mas infelizmente só vendo pela internet mesmo. Espero que depois da opinião de vários conhecedores aqui do fórum minha dúvidas possam estar menores.

dgsoul
Veterano
# abr/12
· votar


Assim como vc, já toco a algum tempo com o MM6, tive uma breve passagem pelo PC2 e agora tenho o M50. É certo que tem algumas coisas que não vem prontas no M50, mas seu poder de edição abre um leque de milhares de opções de Pianos, E.P‘s, Organs, Strings, Brass entre outras. Sem falar no sequencer que particularmente acho maravilhoso

Porém, acredito eu que vc queira praticidade e timbres prontos (pois esta sempre foi a proposta do MM6). Se realmente vc pensar desta forma, o MOX será uma ótima escolha.

Rick Pac
Veterano
# abr/12
· votar


Hátus LB
Você é de que cidade?

Hátus LB
Veterano
# abr/12 · Editado por: Hátus LB
· votar


dgsoul
Realmente eu necessito de algo mais prático com bons timbre já prontos sem necessidade de edição, Até mesmo por que não tenho experiência com edição de timbres. Neste ponto to vendo que o mox é a melhor opção.

Mas e com a edição, os timbres do m50 podem adquirir um qualidade próxima ao do mox?

Rick Pac
Sou de Porto Velho - Rondônia, bem aqui no norte do país.

dgsoul
Veterano
# abr/12
· votar


Sim, eu tbm fiquei meio cabreiro no começo, mas realmete dá pra se chegar em ótimos resultados editando no M50.

como tbm curto pra caramba os Pianos Acs dos Yamahas, adequei os meus timbres aos mesmos estilos (pianos bem Warm‘s, fat, caracterisicas de um Yamaha).

Hoje estou tentando aperfeiçoar alguns timbres de E.P‘s e tentando descob ir onde raios ficam as configurações de keyoff (pq eu sei que porque se não tivesse, Jack Hoftop (acho q se escreve assim) não teria feito uma porrada de timbres de Clavis com esses benditos ruidos keyoff

Rick Pac
Veterano
# abr/12 · Editado por: Rick Pac
· votar


Hátus LB
Eis aqui alguns pianos do MOX que postei no meu 4shared.
Caso queira que eu grave outros instrumentos , basta me dizer quais
Recomendo o MOX , sem a menor sombra de dúvida.

Demo de Pianos Acústicos e Layers
http://www.4shared.com/audio/VsZXHTfn/AcPianos
Na ordem:
A01-Full Concert Grand
A05-Romantic
A10-Ballad Key
A11-80's Layer
A12-Ballad Stack
A13- Piano Back
AB04- CP70 Chorus

Demo EP's
Presets de EP's do Yamaha MOX6:
B09 - SoftCase
B11-Vintage Case
B13-Sweetness
C01-NeoSoul
C03-Contemp
C04-ClickDyno
C06-Dyno Chorus
C09-MaxTine
C13-Natural Wurli
http://www.4shared.com/audio/5XOTqP0i/EPsMOX.html

DEMOS ELECTRIC PIANOS FM

Presets do Yamaha MOX6
Electric Piano FM

D01- DX Legend
D02- Bell DX
D03-DX Woody
D04- Full Tines
D06-DX Crisp
D09-DX-7II
D11-Galaxy DX
D12-TX 816 Bell Piano
D15-HybridEP
E07-DX Pad
http://www.4shared.com/audio/5z1a3EPI/FmEPsMOX.html

Shadad
Veterano
# abr/12 · Editado por: Shadad
· votar


dgsoul

Obrigado!

Hoje estou tentando aperfeiçoar alguns timbres de E.P‘s e tentando descobrir onde raios ficam as configurações de keyoff.

Graças a esse seu comentário eu tive a idéia de procurar as configurações de keyoff no meu Microstation e acabei achando. hehehehehehe

Eu nem sabia que o Microstation possui esse recurso.

=D

Como o Microstation pertence a mesma família do M50, as configurações devem ser semelhantes.

Veja a imagem abaixo:

http://img256.imageshack.us/img256/6784/microstation.png

Na aba de edição OSC/Pitch deve ser selecionada a aba OSC Common e aumentar o valor do parametro Delay ms até o valor máximo (quando o valor chegar ao máximo aparecerá escrito "keyoff") no oscilador onde estão as waveforms que voce quer que soem no keyoff. As waveforms soarão da mesma forma que estão configuradas no oscilador, por tanto será necessário deixá-las com sustain, decay e release curtos no envelope de amplitude.

No parametro Mode voce pode scolher entre as opções Key ou Key+Damper.

Escolhendo a opção Key: o keyoff soará assim que voce soltar a tecla.

Escolhendo a opção Key+Damper: o keyoff soará quando voce tirar o pé do pedal sustain, desde que este tenha sido pressionado antes da tecla e a tecla já tenha sido solta.

Veja aí no M50 e diga se funfou! :)

dgsoul
Veterano
# abr/12 · Editado por: dgsoul
· votar


Shadad

You are a Genius!!!!!


Eu tinha passado por estas configurações mas não tinha associado uma coisa a outra. Tudo certo por aki. Isto abre um leque para novas edições pra disponibilizar pra galera.

Aureo e MAB, é hora de fazermos um review daquelas CUSTOM COMBIS!¡!¡!

Shadad, mais uma vez, obrigado vc por ter nos esclarecido este mistério da KORG. agora é que so largo dele para um TOP.

Shadad
Veterano
# abr/12
· votar


dgsoul

Disponha!

Que bom que deu certo!

Que gênio que nada! Eu tô é empolgado com o Microstation (estou com ele a um mês) e passo o dia inteiro fuçando nele. É realmente muito instigante pra mim. Todo dia eu descubro algo novo nele. Uma tecnolgia bem a frente do meu TR velho de guerra.

Consegui fazer uma simulação de Hammond no MS com as 9 drawbars, percussions e tal... usando aquela velha e conhecida receita das ondas senoides.

Depois farei um tutorial (que deve servir para o M50 e o M3) e postarei aqui. Se no Microstation o resultado ficou bom, no M50 ou no M3 ficará melhor ainda.

Hátus LB
Veterano
# abr/12 · Editado por: Hátus LB
· votar


dgsoul
Que bom que os timbres podem ser melhorados!
Apesar de eu não entender muito de edição de timbres é mexendo que se aprende né.

Apesar de o m50 ser inferior ao mox ele não é um teclado ruim né.

Dependendo do lado financeiro posso até ter que abrir mão tando do mox quanto do m50 73 e acabar pegando o m50 61 mesmo, e deixando para comprar outro maior mais pra frente (no futuro penso em comprar o mox8).

Conhecem um teclado no preço do m50 61 (base de 3.800 k) que tenha timbes bons como os dele?

Rick Pac
Cara, gostei muito das demonstrações que você gravou.
Os timbres são muito bons, se conseguir o dinheiro suficiente vou ficar com o mox6 mesmo, caso contrário vou comprar o m50 61 e mais pra frente compro o mox8 daí fico usando o m50 como segundo teclado.

Por acaso você tem demonstrações do m50? Alguém tem?

Obrigado.

DuduXP
Veterano
# abr/12
· votar


Apesar de o m50 ser inferior ao mox ele não é um teclado ruim né.
Hátus LB
Quem te disse que o M50 é inferior ao MOX? Eles são totalemente equivalentes, em algumas coisas o MOX é melhor em outras o M50, isso é normal em todos os equipamentos, os sons se tratam de gosto pessoal, não compre o MOX no intuito dele ser superior aos seus concorrentes pois voce pode se decepcionar, voce sempre vai achar algo em outro teclado de outra marca de mesma categoria que tem algo melhor que no outro, mas no fim o que prevalesce é qual te atende melhor dentro do seu gosto pessoal!!!
Grande abraço.

Hátus LB
Veterano
# abr/12 · Editado por: Hátus LB
· votar


DuduXP
Obrigado pela opinião, você tem razão nesse ponto, cada teclado tem uma coisa que o faz se destacar.

Talvez eu tenha me expressado mal, quando disse que o m50 é inferior ao mox quis dizer que pro meu gosto o mox tem melhores pianos mas o m50 também é muito bom (vi vídeos no you tube e gostei muito dos timbres também) caso contrário não estaria congitando comprá-lo.

Abraço.

Rick Pac
Veterano
# abr/12
· votar


Hátus LB
Eles são totalmente equivalentes. As únicas diferenças são:
1) MOX 6tem uma interface de áudio embarcada que é espetacular
2) teclas bem superiores
3) Piano acústicos bem superirores

Mas gosto é gosto , não se discute. Já soube de brasileiro que até torce para a seleção argentina por causa do Messi. Acredita?

Gus79
Veterano
# abr/12
· votar


Rick Pac
eu ja experimentei o mox6 e achei as teclas uma porcaria.

Sao identicas a do psr s550.

kokada
Veterano
# abr/12 · Editado por: kokada
· votar


Hátus LB
Vc costuma dar preferência pra quais timbres além do piano acústico?

No geral acho os timbres do MOX muito mais bonitos que o do M50. Não sinto falta de nenhum timbre que tinha no M50. Mas estou falando dos timbres presets, pq eu não manjo quase nada de síntese, aos poucos estou tentando aprender. Aí pro cara alterar os timbres presets do M50 e fazer milagres já é outra coisa.

Costumo ver o pessoal elogiar os timbres de LEAD e Metais da Korg, mas com os que tem no MOX já me atendem bem.

Quanto às teclas, as do M50 achei um pouco mais "soltas"(ou leves) que as do MOX, que são mais firmes, portanto também achei elas melhores. As do MOX são um pouco melhores que as de um PSR. Mas tanto o MOX quanto o M50 tem teclas normais para um mid level.

E nesse preço 3.500,00, pq vc não compra um MOX usado no Mercado Livre? Se não encontrasse, eu pegaria até um MO6 ou MO8 usados!

Rick Pac
Veterano
# abr/12
· votar


Gus79
Ou você testou um MOX com defeito, ou um PSR S550 com teclas trocadas.
Posso te afirmar com toda a certeza : NEM de perto !. Se você morar no Rio ou arredores, te convido a vir no meu estúdio testar, pois posso conseguir um PSR -s550 em bom estado para você poder comparar com o MOX6 side by side.
Aí poderá opinar por fatos e não por achologia ortodoxa
Aliás , quem for da comunidade e quiser vir , manda msg no meu perfil , sem problemas..

Gus79
Veterano
# abr/12
· votar


Rick Pac

As teclas do MOX6 são idênticas à do PSR S550.

Testei um do lado do outro em uma loja aqui no Rio mesmo.

Na época até pensei em comprar um desses, mas na hora desisti. Fiquei com um Fantom XA (que, aliás, também não tem teclas melhores, são do mesmo nível).

Portanto, conclusão a que cheguei não foi de achologia. Foi pela experiência direta e imediata. ;)

Hátus LB
Veterano
# abr/12
· votar


kokada
Tenho interesse principalmente em bons órgãos, rhodes e piano elétrico.

Rick Pac
Veterano
# abr/12 · Editado por: Rick Pac
· votar


Gus79
Você testou lado a lado e achou iguais as teclas ?
Bem , aí chegamos a um ponto de avaliação subjetiva a qual não posso contra argumentar.
Mas os demais que queiram testar para constatarem tal coisa basta mandar recado via perfil.

kokada
Veterano
# abr/12
· votar


Hátus LB
Tenho interesse principalmente em bons órgãos, rhodes e piano elétrico.

Então é MOX mesmo. Os Rhodes e pianos elétricos do MOX são muito bons. Eu gosto muito de CP70 tb. Eu tinha um Kurzweil PC2 que era perfeito. O do MOX não chega a tanto, mas quebra o galho. Mas o do M50 não tem condições.

Hátus LB
Veterano
# abr/12
· votar


kokada
Obrigado pela dica. Já estava pendendo pro mox mesmo e agora to tendo mais certeza.
Abraço.

MAB Keyboard
Veterano
# abr/12 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


Gus79

Brother desculpa a intromissão, mas nesse ponto tenho que concordar com o Rick Pac que você está completamente equivocado.

Já até fiz um comentário sobre isso em outro tópico e não é achismo meu viu, pois já possui o MM6 e o MO6 e conheço perfeitamente as diferenças entre as teclas de ambos. No caso do MOX6 foi um avanço considerável e mais que necessário. Parabéns a Yamaha que deve ter ouvido o apelo dos usuários do MO6 na questão teclas. Agora por outro lado, ela pisou na bola em não ter colocado os Faders.

Por tanto, volto a reforçar: As teclas do PSR S550B são as mesmas do MM6 e demais PSR's. Por outro lado, as teclas do MOX6 são de um novo mecanismo de teclas que podemos classificá-lo como superior ao usado no MO6 e inferior ao do Motif que é TOP da marca.

É bom que isso fique claro para não confundir aqueles menos experientes e que pretendem adquirir o MOX.

Um abraço a todos.

Rick Pac
Veterano
# abr/12
· votar


MAB Keyboard
Há algum tempo tomei a seguinte medida : quando um músico fala uma coisa que não concordo, eu procuro não polemizar.
O Gus79 falou que tocou os 2 e achou iguais , vou dizer o que?
"Não .. eu estou certo..."? de maneira alguma.
Só sinto por quem escolher o equipamento baseado nesta informação, pois todos tem o direito de credibilizar as informações postadas, mas será de própria responsabilidade de não experimentar e fazer a compra errada.
Por isso me disponibilizei para quem se interessar em tocar nos 2 teclados aqui na minha casa. Pelo menos a gente tenta minimizar a situação.

Hátus LB
Veterano
# abr/12
· votar


E a minha dúvida? Alguém mais aí pode me ajudar?

Gus79
Veterano
# abr/12
· votar


bem, embora eu tenha testado os dois lado a lado, posso estar equivocado. Muita coisa subjetiva pode alterar nossa percepcao de detalhes em coisas tao sutis qquanto o feeling de um teclado.

Sao dois dizendo que eu estou enganado, entao e' grande a chance de eu estar mesmo! :)

Hátus LB
Veterano
# abr/12
· votar


Alguma outra informação além das teclas do teclado?
rsrsrsrsrs

dgsoul
Veterano
# abr/12 · Editado por: dgsoul
· votar


Hátus LB


Ce qué mais o quê meu filho!? Pra aquilo que vc precisa o MOX é uma maravilha,


Tem bom sequencer
Interface de audio “inside the machine“
Teclas boas
Timbres ÓTemos
Leve (como o MM6)
Poderoso nas “caxa di som da igreja“

Enfim, se tiver mais alguma dúvida - específica - é só mandar, do contrário é MOX na kbça. (reforço que antes de mais nada teste os equipos antes de fechar negocio.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Korg m50 73 ou Yamaha mox6?