Juno Di Vs DX7 (yamaha)

Autor Mensagem
pianista1minuto
Veterano
# mar/12


oq vc podem me dizer desses teclados?

silvG8
Veterano
# mar/12
· votar


pianista1minuto
Po...... muito vago.

Comparando coisas completamente diferentes e de épocas completamente diferente. Eu mesmo nunca compraria um DX7, embora reconheça suas possibilidades em síntese FM. É basicamente um equipamento com síntese FM, muitos timbres famosos, muito conteúdo pré-programado na internet afora. Para muitos, é uma ótima compra, mas depende muito do que se quer.

Juno Di...... é um excelente entry-level. Preço camarada, sons interessantes, bem menos editável que o DX7. Acho que é um equipamento com um ótimo custo-benefício e que agrada a muita gente. Vem com basicamente tudo pronto e terá timbres básicos que cobrem desde o jazz até a eletrônica. Não conheço todas as possibilidades do equipamento, mas conheço o ótimo review abaixo como uma idéia.
http://www.sonicstate.com/news/2009/07/27/sonic-lab-roland-juno-di-on- test/

Valeu!

fernando tecladista
Veterano
# mar/12
· votar


oq vc podem me dizer desses teclados?

o DX7 tem toda uma hístória de importância na música, tanto quanto um moog, um hammond teve cada um em seu segmento

hoje você compraria um por motivos:
- saudosista, alguém que viveu a época e sempre sonhou ter um
- estudar/programar em FM o que poderia ser por software mas juntando o motivo acima é mais desafiador em um hardware
foi lançado em 1983
é um teclado que você compra sabendo o que quer, geralmente quando você já tem outro teclado mais atual

não é comprar na loteria, eu posso chegar em uma loja com X.000 e levar qualquer teclado atual que terá alguma coisa que eu me viro pra tocar, com timbres prontos utilizaveis

pianista1minuto
Veterano
# abr/12
· votar


Se fosse pra comprar agr, em termos de qualidade sonora e possibilidades ficaria a dica pra qual?

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


pianista1minuto
Vai tocar em uma banda dos anos 80?? Não... Compra o Di

Maestron
Veterano
# abr/12
· votar


Você tem certeza absoluta do que quer? Tem certeza absoluta que quer um DX7? Se não tem, aceita as sugestões acima, escolha o Juno Di...

adao chagas
Veterano
# abr/12 · Editado por: adao chagas
· votar


pianista1minuto

Eu tenho os dois teclados e só uso o DX7 como piano elétrico, que é a única coisa que ele faz com qualidade. Não tem piano acústico e os timbres de cordas são muito ruins. O Juno Di lhe dará muito mais possibilidades e variedades de som, principalmente em timbres analógicos. Eu gosto muito dos pianos elétricos DX7 mas, se tivesse que ficar com apenas um dos dois, ficaria com o Juno.

tecladoprofusao
Veterano
# abr/12
· votar


Desculpa, mas não dá pra deixar passar essa...

adao chagas
Eu tenho os dois teclados e só uso o DX7 como piano elétrico, que é a única coisa que ele faz com qualidade
NÃÃÃÃOOO.... Eu não li isso! Diga que não é verdade!

Cara... Já meteu as caras na síntese FM ou vc usa só preset? Já editou pads, leads e baixos? Esse tipo de síntese permite texturas riquíssimas, com um espectro mais preenchido que os romplers. Pads etéreos, baixos sólidos, leads presentes, polisynths loucos e toda sorte de timbres surreais. Ele não imita instrumentos acústicos "com qualidade" PQ É UM SINTETIZADOR FM! XD
Voltando à programação normal...

adao chagas
Veterano
# abr/12
· votar


tecladoprofusao

Ele não imita instrumentos acústicos "com qualidade" PQ É UM SINTETIZADOR FM! XD
Foi isso que eu quis dizer. Já fiz edição de pads, mas não há meio de eliminar os batimentos característicos da síntese FM. Esse é o grande trunfo dos pianos elétricos mas prejudica bastante a síntese de pads e strings.

trendset
Veterano
# abr/12
· votar


São dois universos completamente differentes, o Dx7 é o supra-sumo dos sints Fm , Leia: só timbres com sons eletroncos, nada de acustico nem richard claydeman, logo voce tem pianos rhodes exelentes e imitados até hoje por todos os fabricantes, baixos e leads magnificos, e outros, sou apaixonado pelo dx7, na igreja que eu estou agora, tinha um, venderam antes de eu chegar lá se nao teria impedido,

ja o juno é um sinth de baixo custo, da pra voce tocar de tudo com ele, é mais leve, os strings sao muito mais realistas que os Fm, porem é um sintetizador resumido, nao tem muitas possibilidades, hoje em dia ninguem mais passa as madrugadas progamando e quebrando o cranio no Dx7, qquer coisa baixa um pacote de timbres e talz, mas é isso ae, se vai tocar numa banda anos 80 ou gosta muito do DX7 vá com ele e prepare a coluna

se nao, compre um Juno e use o FM7 pra emular o DX e vá ser feliz.

pianista1minuto
Veterano
# abr/12
· votar


pow vlw galera, é que eu vi dois amigos meus discutindo sobre eles, e queria uma opiniao mais ampla de vcs^^

fernando tecladista
Veterano
# abr/12
· votar


pianista1minuto

dá pra levantar os prós e contras de cada um "individualmente", mas não dá pra fazer uma comparação de A X B

é como querer pegar um mustang 74 e um Prisma GM novo

posso falar que o mustang tem motor V8, mas bebe muito, tem história, desenho clássico
um prisma é 1.4 desenho igual a outros carros, mas é economico tem mais itens de segurança
o qual será melhor depende do que eu preciso ou gosto

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


pianista1minuto
Tenho um pacote de 200.000 timbres do Dx7, isso mesmo duzentos mil timbres, foi um teclado muito trabalhado, já foi criado muita coisa mesmo com ele, mas são sempre timbres bem característicos, éum key muito antigo, tenho duvidas quanto a durabilidade dos modelos remanescentes

Tenho um colega que tem 3 dx7, só um funciona, os outros são banco de peças, ele é técnico e manja disso

fernando tecladista
Veterano
# abr/12
· votar


Edson Caetano
Tenho um pacote de 200.000 timbres do Dx7
eu acho que tenho um pacote destes no PC

já foi criado muita coisa mesmo com ele
isso foi mesmo, a única coisa chata hoje é que o teclado só tem 32 timbres internos, então tem que ser os timbres programados escolhidos a dedo, bom seria andar por ai com 500 timbres na memoria

outro fato em sí é que o tipo de trampo de hoje é diferente dos anos 80
se eu me proponho hoje a tocar em bandas "de baile" ou a fazer gigs por ai tenho que ter um teclado com timbres reais de strings, sanfona, brass, piano AC, que é algo que não fazia tanta diferença na decada de 80 onde quanto mais o teclado fosse "synth" melhor, hoje da pra usar bem um DX como segundo teclado juntar um processador de EFX nele fica mais lindo

Gus79
Veterano
# abr/12
· votar


os dx7 que ainda funcionam e sao bem cuidados tendem a funcionar por mais trinta anos...

Eles tem uma construcao muito doida, nao entra poeira.

LucMcLeite
Veterano
# abr/12
· votar


Gus79
Bem que podiam reinventar esse tipo de carcaça com um toque mais moderno....

Ficar sem poeira no key seria uma boa!!!

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


Que teclados hoje lêem arquivos do Dx7, o meu kronos faz, o fm7 também, quem mais tem acesso ao DX7 sem ter o mesmo???

trendset
Veterano
# abr/12
· votar


A yamaha devia largar de ser safada e lançar um dx7 novo, com todas as funçoes Fm e tambem novas sinteses, claro aproveitando essa carcaça que nao pega poeira, deixa-lo mais leve porem funcional, a Roland esta investindo nesse seguimento relançando o Jupter,

Apesar de que o Dx7 sempre será o DX7, nenhum teclado será igual a ele

Edson Caetano

nao tenho certeza. mas os arquivos do Dx7 sao em Sysex, acho que se aceitar esse formato, entao lê.

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


trendset
Sim, tem que ler sysex, que Keys atuais fazem isso??

Muita gente quer o dx7 original, mas tem opções para ter o Dx em algo novo

waltercruz
Veterano
# abr/12 · Editado por: waltercruz
· votar


o kronos lê os sysex do DX7, assim como o FM8.

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


waltercruz
Sim, só estes dois? Um key e dois vsts (fm7 e fm8)

waltercruz
Veterano
# abr/12
· votar


e os derivados do dx7.... tx7 (que eu tenho), tx816 e a placa PLG150-DX, que eu queria ter.

LucMcLeite
Veterano
# abr/12
· votar


O Motif xf, que é da própria yamaha não lê?

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


LucMcLeite
Acredito que tenha que adicionar uma placa de expansão, mas estou por fora disso aí

LucMcLeite
Veterano
# abr/12
· votar


Imagino que deva ler, por mais que tenha de ter uma placa de expansão!
É o top da marca que criou o DX7, se não rodar nele, foi um grande erro da yamaha, a não ser que esles queiram criar um novo tipo de DX... Mesmo assim....

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


LucMcLeite
São arquiteturas diferentes, Motif e DX7, não é porque é da mesma marca que precisa ter retrocompatibilidade, o Kronos lê tranquilamente porque na verdade tem 9 teclados distintos dentro dele, 9 engines, uma sendo específica para FM que o possibilita tocar arquivos do DX7

Por isso perguntei que outros teclados fariam isso, teclados mesmo, vsts não me interessam muito, fiquei curioso tambêm

O próprio Walter ali em cima deu umas dicas como a placa PLG150-DX

LucMcLeite
Veterano
# abr/12
· votar


Edson Caetano
Legal, é sempre bom estar aprendendo...

waltercruz
Veterano
# abr/12
· votar


a partir do XS, a linha motif não aceita mais as placas de expansão PLG, só até o ES..

ah, tem um outro módulo da Yamaha, o FS1R, que tinha um formant filter e é caro pra cacete que tb le os sysex do DX7. O Squarepusher que usava esse módulo.

LucMcLeite
Veterano
# abr/12 · Editado por: LucMcLeite
· votar


A yamaha parece que economizou bastante nesse motif xf, né

waltercruz
Veterano
# abr/12
· votar


assim, evolui de um lado e atrasa outros... ehheh

Mas a memória flash é bem útil, e achar um TX-7 nem é tão impossível assim :)

Acho que o teclado da Yamaha que incluiu o maior número de tecnologias diferentes foi o EX5.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Juno Di Vs DX7 (yamaha)