Piano ou Violino?

    Autor Mensagem
    MagusV
    Veterano
    # fev/12


    Olá pessoal.

    Bom... primeiramente digo à vocês que não tenho experiencia alguma com musica... jamais tentei aprender algo... e ultimamente pensei em aprender algum instrumento... o problema é: Qual?

    Gosto muuuito dos dois, gosto tanto que queria até aprender os dois por duvida de qual aprender... mas tenho 19 anos ;/ é muito tarde pra começar? será com minha idade é possivel aprender os dois? tenho muita vontade mesmo de aprender e possivelmente vou fazer um curso...

    Será que eu aprendo algum primeiro e depois vou pra outro? será q o conhecimento de um poderia ser aproveitado no outro também? como por exemplo... Harmonia, partituras e coisas do genero que acredito ser "universal" no mundo dos instrumentos...

    enfim... sou muito inocente no assunto e gostaria de opniões e experiencias suas se possivel!

    se fosse começar com piano... axo que pegaria um piano digital de até 2000... um p95 da yamaha ta de bom tamanha pra começar piano? pra ter as noções e tal...

    e o violino não sei nem qual marca é boa e nem nada...

    Agradeço desde já a ajuda e aguardo ansiosamente uma resposta! obrigado!

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    MagusV
    mas tenho 19 anos ;/ é muito tarde pra começar?
    nunca é tarde.
    o que acontece com instrumentos eruditos é que se for pra seguir uma carreira séria é mais dificil se começar tarde, pois muita gente começa novo e a concorrencia na sua idade pode ser maior.
    mas tudo depende do que voce busca com isso. se é por prazer, se é pra ter uma banda ou um grupo, se é pra tentar ingressar em alguma orquestra ou algo assim.

    Será que eu aprendo algum primeiro e depois vou pra outro? será q o conhecimento de um poderia ser aproveitado no outro também? como por exemplo... Harmonia, partituras e coisas do genero que acredito ser "universal" no mundo dos instrumentos...
    voce pode tentar os dois, eu sempre acho que saber mais de um instrumento sempre é legal.

    toda a parte teórica é a mesma sim, como voce já disse. dá pra aproveitar muito. mas o foco é diferente.
    o piano é um instrumento muito mais harmnico, por que voce pode tocar muitas notas ao mesmo tempo.
    um violino (assim como muitos outros) é mais melodico, só toca uma linha em geral, e a harmonia só acontece em grupo. assim, estuda-se menos harmonia.
    eu acho que é melhor voce começar por um dos dois. eu sugiro piano, acho que é mais "universal", dele voce consegue usar mais o conhecimento em qualquer instrumento (nao só violino) do que o contrario.
    principalmente se voce tem condições de comprar um piano agora, por que violino deve ser mais barato, entao seria mais facil de começar.

    se fosse começar com piano... axo que pegaria um piano digital de até 2000... um p95 da yamaha ta de bom tamanha pra começar piano? pra ter as noções e tal...
    não sei.
    eu acho que tá bom, mas não entendo nada do assunto.
    pesquise mais e aguarde gente que entende.

    Agradeço desde já a ajuda e aguardo ansiosamente uma resposta! obrigado!
    espero ter ajudado em algo!

    MagusV
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Nossa! Muito Obrigado MESMO! ^^

    me ajudou muito... seria mais mesmo por prazer de tocar, como um hobby... axo muito incrivel orquestra e adoraria torcar em uma... mas isso ainda n é a minha preocupação... mas axo q vou seguir seu conselho e começar com o Piano, ou se possivel, os dois ^^

    e obrigado mais uma vez pela ajuda e descupem pelo texto gigante ^^"

    bom... minha duvida principal agora é... Qual piano digital de até 2000 reais e um violino basico de até 500 ou 800 no maximo... escolher?

    Obrigado desde já! e aguardo resposta.

    twisted transistor
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Digamos que a teoria é praticamente a mesma, se um acorde Dó é formado por Dó Mi e Sol, em todos os instrumentos o acorde Dó terá essa combinação, assim também é para partituras, vai mais da questão de vc conhecer o instrumento, eu mesmo toco teclado, violão, guitarra e contra-baixo, mas, por esse tempo peguei um cavaquinho, aí, por já conhecer as manhas consegui tirar alguns acordes do cavaquinho, é claro, não como alguém que já toca a anos um cavaco, mas consegui tirar alguns acordes, o que podemos analisar em questão do violino e piano, não sei ao certo, mas, o violino é um instrumento monofonico, ou seja, reproduz somente uma nota por instrumento, sendo assim, a partitura seria facilitada para este instrumento, já o piano é polifônico, ou seja, dá para tocar mais de uma nota nele, aí talvez afetaria a partitura, mas é bom, se vc aprender bem a teoria vc pega os instrumentos com facilidade.

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Sem puxar sardinha para o meu lado... Aprende PIANO

    Depois da resposta perfeita do Kiki nem tem muito o que escrever aqui a não ser deixar registrado a minha preferencia pessoal...

    Aprendendo piano vai poder tocar órg"ao, sintetizadores, teclado, escaleta, tecnologia Midi Vsts, tem uma gama do grupo de teclas bem interessante que indo para o Violino vai ficar sem

    Boa sorte na escolha

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    mas tenho 19 anos ;/ é muito tarde pra começar?
    depende, você n ão é mais um guri de 6 anos como se vê alguns começando aprender violino, também não tem 12 onde a unica preocupação na vida é video-game, então vai ter que saber lidar com isso X suas outras preocupações

    será com minha idade é possivel aprender os dois?
    tirando a parte teorica, cada instrumento vai ter que ter seu tempo individual de estudo

    tenho muita vontade mesmo de aprender e possivelmente vou fazer um curso...
    tem que fazer um curso

    Será que eu aprendo algum primeiro e depois vou pra outro?
    se não sabe nada de música talvez é interessante dar um ano de diferença entre um e outro, a parte teorica será repetida nos dois cursos

    será q o conhecimento de um poderia ser aproveitado no outro também? como por exemplo... Harmonia, partituras
    sim

    J.Dionatan
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    E pra fechar: P95 é a melhor comprar que se pode fazer de piano digital com até 2.000 reais. Sucesso na empreitada

    MagusV
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    ^^ Nossa! vcs me ajudaram MUITO mesmo! obrigado a todos que deram a sua sincera opnião e complementou ainda mais as resposta que já estavam boas =D

    muito bom mesmo!

    vou começar com curso de piano mesmo e com o piano digital yamaha p95! e possivelmente depois de um ano... começo violino ^^ como o fernando tecladista mencionou

    só não vou agradecer um por um, porque tem muitos comentarios e muitas idéias q eu apreciei muito... e seria dificil listar aki... mas agradeço MUITO mesmo a todos!

    Obrigado mais um vez e até mais =D
    Deus Abençoe a Todos!

    Maestron
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MagusV

    Comecei a aprender teclado com 15 anos e violino com 19. Quando fui aprender violino, não abandonei o teclado, muito pelo contrário, passei a aprender piano e me dediquei muito mais. Claro que quando mais cedo nós começamos, melhor, mas com certeza não é tarde pra você, Já vi gente começar bem depois e hoje em dia tocar em orquestra.

    Tudo vai depender do seu esforço, talento, tempo para estudar diariamente, vontade de estudar e principalmente seus objetivos pessoais com o estudo desses instrumento. Se você tem tempo e vontade, pode entrar de cabeça nos dois instrumentos, sabendo que cada um é um universo a parte com dificuldades e retornos bem diferentes...

    Tenha certeza que sua harmonia, teoria, desenvoltura técnica será bem melhor aproveitada se você se dedicar a mais de um instrumento. boa sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Piano ou Violino?