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Lord fafe Veterano |
# fev/12
Gente hoje na aula de história da música descobri que na técnica do cravo não se utilizava polegares!!! Como é que eles tocavam isso se utilizar os polegares?????
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gtr_man Veterano |
# fev/12
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Cara, dei uma pesquisada aqui vou mostrar o que reuni de informações:
As pessoas atribuem à Bach o uso obrigatório do polegar devido à sua digitação, isto ele absorveu de conversas com outro compositor chamado Couperin o Grande.
Alguns dos prelúdios de Couperin, no seu trabalho entitulado 'A Arte de tocar Cravo', requerem obrigatoriamente o uso do polegar, por apresentarem saltos de oitavas ligadas, ainda com ornamentos.
Antes de Bach, as digitações eram mais fáceis, as notas do contraponto mais cerradas, etc. Isso facilitava o uso de somente 4 dedos de cada mão, e inclusive em compositores como Haendel, D. Scarlatti e outros virtuoses das teclas dessa época, é comum achar música que não use tanto o polegar.
Espero ter ajudado!!!
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TG Aoshi Veterano |
# fev/12
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gtr_man Ia falar do Bach, mas seu post foi muito melhor! hehe!
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Lord fafe Veterano |
# fev/12
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gtr_man TG Aoshi O uso do polegar era ESTRITAMENTE PROIBÍDO, só depois do surgimento do "piano forte" ouve-se a necessidade do uso do polegar... Daí agora todo mundo usa polegar, mais na época era diferente...
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Lord fafe Veterano |
# fev/12
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A e outra coisa, tinha umas exceções mais era muitas regras...
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TG Aoshi Veterano |
# fev/12 · Editado por: TG Aoshi
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Lord fafe Vou pesquisar melhor sobre o assunto, não entendo muito sobre, mas não é verdade que era estritamente proibido.
Como disse o gtr_man, já na época de Bach se usava o polegar pra grandes intervalos. É só pegar qualquer fuga do WTC, que você vai encontrar intervalos em oitavas. A diferença é que ele foi um dos primeiros a propor um novo dedilhado, com melhor aproveitamento dos 5 dedos das mãos e uso mais completo do polegar.
Já li que, ao contrário de hoje, o raro emprego do polegar deve-se mais por não parecer intuitivo e natural usá-lo de forma frequente, do que uma restrição propriamente dita.
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Lord fafe Veterano |
# fev/12
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TG Aoshi Ops há um erro... Precisamos lembrar que Bach era "ORGANISTA" e tocatas e fugas eram escritas pra órgão que tem um sistema pesadíssimo, mais do que o "piano forte" por isso vc tá achando estranho mais eles ñ utilizavam o polegar mesmo, só em extrema necessidade, me equivoquei com eu exemplo musical, eu falei de cravo e dei um exemplo de música pra órgão...
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TG Aoshi Veterano |
# fev/12
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Lord fafe Não entendi o "pesado".
hehe! Nem tinha pensando na especificidade instrumental das composições. Mas enfim, os dois ciclos de prelúdios e fugas do WTC não foram escritos especificamente para órgão. Além disso, ele escreveu diversas toccatas e fugas para o cravo (apesar de não ocorrerem simultaneamente no contexto de uma obra só, como acontece no órgão).
Além disso, quanto ao excerto que você postou, a Arte da Fuga foi escrita sem especificar um instrumento. Apesar de haver um certo consenso apontando para os instrumentos de teclas, especialmente o cravo, provavelmente é um assunto que ficará eternamente em aberto.
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Lord fafe Veterano |
# fev/12
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TG Aoshi O fato ñ é pra que foi escrito e sim por quem!!!! Bach era organista e compunha como tal, mais esquecendo um pouco de Bach, que já um compositor transitório do "polegar" mais o fato era que o polegar antes disse era desprezado...
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TG Aoshi Veterano |
# fev/12
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Lord fafe Bom, desculpa a minha chatisse inerente... =p
Mas realmente, isso mais o fato era que o polegar antes disse era desprezado... é fato.
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waltercruz Veterano |
# fev/12
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já ouviram falar de uma técnica chamada 'thumbs up' para execução de escalas?
basicamente é o seguinte: ao invés de passar o polegar por baixo, vc tira toda a mão e continua com o polegar, sacam? Dizem que é possível executar passagens mais rápidas assim.
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waltercruz Veterano |
# fev/12
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http://www.pianofundamentals.com/book/en/1.III.5.1
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TG Aoshi Veterano |
# fev/12
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waltercruz Eu prefiro thumbs up. Se bem que do jeito que toco, acho que não é nem um nem outro... =p
É realmente mais fácil tocar rápido, mas é muito mais demorado de aperfeiçoar.
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waltercruz Veterano |
# fev/12
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ops, o nome correto da tecnica eh thumbs over.. hehe
eu dei umas testadas com ela... assim.. eh muito complicado mudar de thumbs under pra thumbs over.... o corpo jah tah muito acostumado.
Mas achei interessante por ir contra aquilo que se aprende normalmente.. sera que eu sou do contra? hehehe
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TG Aoshi Veterano |
# fev/12
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waltercruz heuheueh!
Na verdade não tem certo e errado, sempre existiram diversas "escolas" (tradições) de piano e há várias abordagens diferentes de técnica.
Brincadeiras a parte, não tem muito essa de ir do contra, hehehe! Mas acho legal olhar a técnica de modo mais crítico. Aliás a melhor lição desse livro é exatamente esse olhar mais racional sobre o pianismo. De resto é bom ler o livro com um tom mais crítico e não ir aceitando tudo o que ele fala sem pensar.
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waltercruz Veterano |
# fev/12
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Eu estudei pouca técnica, até um tempo atrás não sabia que tinha uma forma mais rápida de fazer escala cromática - aprendi isso melhor vendo um vídeo do Jordan Rudess.
Esse debate de thumbs under/over é massa, pena ter pouco material.
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